Sema - BA participa de discussão sobre queimadas no Oeste

Segunda-feira, 6 de junho de 2011 às 10h56
Sema - BA participa de discussão sobre queimadas no Oeste

As diversas formas de intensificar o controle e combater os focos de incêndios no Cerrado foram discutidas na última quinta-feira (2 de junho de 2011), em encontro realizado durante a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães. A discussão envolveu representantes estaduais, municipais, Ibama (Prevfogo) e esferas governamentais preocupadas com a situação dos incêndios, comuns na região.

A secretária municipal do Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, falou sobre algumas ações de prevenção e combate aos focos, desenvolvidas no município, como o treinamento aos agricultores em suas propriedades. Ela informou que solicitou ao Ibama um treinamento e formação de brigadas voluntárias para o município.

Fernanda explica ainda que existe uma resolução municipal que determina, nos condicionantes das licenças concedidas a empreendimentos como postos de gasolina e usinas de algodão, a se associarem ao Plano de Apoio Mútuo (PAM), para que recebam o treinamento necessário voltado para o manejo com fogo nas atividades rurais. "Essas medidas têm o intuito de buscar controlar a incidência de queimadas acidentais no Oeste, distribuindo responsabilidades também para solucionar as queimadas", destacou.

O Prevfogo, programa do Ibama que atua no controle, orientação de produtores, além formação de brigadas para sensibilizar comunidades rurais, esteve presente no encontro, representado pelo coordenador estadual, Denilson Barbosa de Oliveira. Na ocasião, ele apresentou a estrutura e atuação do programa. "É extremamente importante abrir essa discussão do tema, uma vez que, através do monitoramento e dos recursos disponíveis, se percebe o aumento de ocorrências de incêndios na região do Vale Rio São Francisco e no Oeste da Bahia como um todo", disse.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, chamou atenção para a necessidade do controle do manejo do fogo, visando estabelecer práticas mais adequadas que enriqueçam o solo, causem menos impactos. Spengler comentou sobre o Programa Estadual de Combate a Incêndios Florestais, criado em 2008 e voltado para a execução de ações de combate ao fogo na região da Chapada Diamantina. "Acompanhei de perto a situação do Oeste em 2010, percebemos que temos a necessidade de estendermos o programa para esta região. Para isto, contamos com o apoio das prefeituras para a contratação de brigadistas, e a possibilidade de convênios com órgãos locais", pontuou.

Ações previstas - O secretário falou sobre algumas das ações previstas para a região, as quais serão divulgadas em um calendário até o final deste mês. Entre elas, um convênio entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para utilização de aeronaves de proprietários, para combater as queimadas. Ele destacou que realizará um encontro para definir medidas emergências durante o período crítico de queimadas.

Eugênio anunciou ainda a existência de um recurso oriundo da Sema e da Defesa Civil, que poderá ser utilizado para captar parceiros e intensificar as intervenções emergenciais. "Para auxiliar no combate, vamos abrir licitação para a compra de equipamentos e a criação de um fundo com recursos de empresas privadas", adiantou.

Mais informações através do endereço eletrônico www.meioambiente.ba.gov.br.

Compartilhe: