Secretaria da Agricultura - RS garante concurso para fiscais agropecuários

Secretário da Agricultura garante concurso e equivalência para fiscais agropecuários durante encontro com Associação dos Fiscais Agropecuários.
Terça-feira, 21 de maio de 2013 às 10h19
Secretaria da Agricultura - RS garante concurso para fiscais agropecuários

Durante o encontro, o secretário defendeu que a Secretaria da Agricultura valoriza a importância da fiscalização

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, recebeu, na tarde de terça-feira (14), a reivindicação apresentada pela Associação dos Fiscais Agropecuárias, através de um grupo de mais de 30 médicos-veterinários e agrônomos, que solicitam a realização do concurso público em caráter de urgência para o preenchimento de vagas do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura.

Durante o encontro, o secretário defendeu que a Secretaria da Agricultura valoriza a importância da fiscalização. Segundo Mainardi, inspeção se faz com técnicos capacitados. "A defesa sanitária é uma das áreas mais importantes da Secretaria e uma das nossas maiores responsabilidades. A realização do concurso é imprescindível para dar continuidade e fortalecermos esse trabalho".

A realização do concurso público faz parte do projeto do Governo do Estado para a reestruturação do Serviço Veterinário Oficial (SVO), a partir da contratação de 277 novos fiscais agropecuários e 58 técnicos de nível superior, profissionais das áreas da Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Zootécnica. Com esse aumento do efetivo o serviço, que já vem sendo prestado e garante a produção de alimentos saudáveis e o controle sanitário de doenças.

Outra reivindicação do grupo é de elaboração de uma portaria que permita a equivalência funcional dos mais de 100 servidores extranumerários para que tenham o mesmo status funcional de Fiscais Estaduais Agropecuários, cargo criado a partir da Lei 14.021, de 25 de junho de 2011. Uma vez que estes funcionários já realizam o trabalho de fiscalização. Sobre o tema, o secretário declarou ser favorável à solicitação e determinou que tal encaminhamento seja dado.

Também estiveram presentes na reunião o diretor do DDA, Eraldo Marques e a coordenadora do Cispoa (Coordenadoria de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), Ângela Souza.

Fonte: www.agricultura.rs.gov.br

Compartilhe: