Recursos garantem criação de Centros de Assistência Social em MG

Governo de Minas liberará R$ 3 milhões para implantação de CRAS no Estado, reforçando compromisso com a assistência social.
Quinta-feira, 30 de junho de 2011 às 13h57
Recursos garantem criação de Centros de Assistência Social em MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), vai liberar no segundo semestre deste ano R$ 3 milhões para implantação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em municípios do Estado. Estes recursos, autorizados pelo governador Aécio Neves, serão geridos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese), dentro do processo de adesão do Estado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes, e o secretário de Planejamento e Gestão, Antônio Anastasia, já comunicaram a liberação da verba para a Secretaria Nacional de Assistência Social, reafirmando o compromisso de Minas com a área de Assistência Social e com a implementação do SUAS.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) vão atuar nos municípios como unidades coordenadoras dos Serviços de Proteção Básica, trabalhando com famílias e pessoas em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar. Como referência dos serviços de Assistência Social caberá ao Centro, além de desenvolver o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), garantir a informação e a orientação às famílias sobre a rede de serviços socioassistenciais existentes como, por exemplo, programas para crianças, jovens, os centros de convivência dos idosos, programas para pessoas com deficiência, entre outros.

O CRAS constitui importante instrumento de produção, sistematização e divulgação de indicadores sociais e urbanos de sua área de abrangência para conexão com outros territórios e, ainda, articula os serviços de Proteção Social Básica com as demais políticas públicas locais, buscando-se assim o atendimento integral necessário para a superação das situações identificadas

Mais informações através do endereço eletrônico www.agenciaminas.mg.gov.br.

Compartilhe: