Prorrogadas inscrições do edital para Agente Comunitário de Saúde do IABAS - RJ

Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 10h29
Prorrogadas inscrições do edital para Agente Comunitário de Saúde do IABAS - RJ

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), Rio de Janeiro, segue com inscrições abertas para o processo seletivo 003/2013, organizado pela Fundação BIO-RIO (FBR), no qual disponibiliza 15 vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS). O período anterior era de 16 a 29 de julho de 2013, mas as inscrições foram prorrogadas até o próximo domingo, 4 de agosto de 2013, pelo endereço eletrônico concursos.biorio.org.br.

A organizadora também disponibiliza posto de atendimento para os candidatos que não têm acesso à internet e o horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 17h, no bairro Santa Margarida (Estrada do Encantamento, s/nº), de segunda a sexta-feira.

A taxa de participação é de R$ 29,00 e deve ser paga até o dia 5 de agosto de 2013.

Além da prorrogação, havia sido publicada retificação referente aos subitens 3.2.2, 5.1.1, 5.4.9.1, 5.4.9.3, 5.4.9.3 e itens 5.2, 5.3, 6.3, 6.4 e Anexo VI.

Todas as oportunidades disponibilizadas são para atender ao Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da área programática AP 5.2, composta por 13 subáreas (ruas, avenidas, estradas e praças do município).

Entre as vantagens oferecidas para a função está o salário de R$ 982,05, composto de vencimento básico e insalubridade, bem como o pagamento de vale alimentação, a jornada de 40h semanais e o contrato em regime celetista.

As atividades previstas para os contratados constam de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal; utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimento, óbitos, doenças e outros agravos; o estímulo à participação da comunidade nas políticas voltadas para a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Do total de postos de trabalho disponibilizados, 5% será para pessoas com deficiência e para concorrer, os candidatos devem possuir ensino médio completo e ter, no mínimo, 18 anos. Outro requisito importante é que o profissional resida na área para a qual as vagas são destinadas.

Está prevista prova objetiva (PO), de caráter eliminatório e classificatório, com 40 questões de Língua Portuguesa, Sistema Único de Saúde (SUS), Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos Específicos, em 11 de agosto de 2013, com duração de três horas.

Assim como Entrevista Técnica (ET), de caráter apenas eliminatório, de 27 a 31 de agosto de 2013, que visa avaliar o desempenho do candidato frente a situações-problemas e que será dividida em dois módulos (credenciamento e entrevista). No ato da entrevista, o candidato deve apresentar original e cópia do RG e CPF, comprovante de residência, certidão de casamento e uma foto 3X4 recente.

E por fim, será realizado Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada (CI), também de caráter eliminatório, que será aplicado apenas aos aprovados nas etapas anteriores. Esta última fase ficará sob a responsabilidade do próprio IABAS.

Os candidatos devem comparecer aos locais de provas com antecedência mínima de uma hora, portando RG e caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul. Os locais, horários e datas das avaliações serão divulgados pelo site do concurso.

Compartilhe: