Presidência do TJ - GO autoriza construção de 22 novos fóruns em 2011

Sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 às 08h17
Presidência do TJ - GO autoriza construção de 22 novos fóruns em 2011

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), assinará, no dia 10 de janeiro, ordem de serviço para a construção de 22 novos fóruns no decorrer de 2011. As construções foram viabilizadas a partir da doação de áreas, ao Poder Judiciário, pelas prefeituras de cada comarca que receberá o benefício, com aval das Câmaras de Vereadores. A solenidade será realizada às 10h00, no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás. O presidente convida prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, juízes e comunidade em geral de cada comarca para prestigiarem o evento.

Somente em 2010 a gestão inaugurou nove prédios novos, além do Fórum Criminal, em Goiânia. Para janeiro, quando se encerra a gestão 2009/2011, estão previstas ainda a inauguração de mais 24 prédios e lançamento da pedra fundamental para a construção de outros três. O objetivo é cumprir a meta de dotar o maior número possível de comarcas de sede própria.

Para o presidente, a intenção é "assegurar uma estrutura física mais adequada, moderna e funcional para o atendimento aos usuários, para o labor dos magistrados e servidores e, assim, colocar à disposição da sociedade uma Justiça mais eficiente e célere". As comarcas a receberem novos fóruns são Israelândia, Formoso, Itaguaru, Goiandira, Serranópolis, Jandaia, Fazenda Nova, Hidrolândia, Santa Terezinha, Araçu, Itajá, Maurilândia, Rialma, Pontalina, Ceres, Morrinhos, Ipameri, Planaltina, Flores de Goiás, São Luís de Montes Belos, Montividiu e Carmo do Rio Verde.

Meio ambiente:

Para privilegiar os aspectos sociais e ambientais das comarcas, a Coordenadoria de Obras do TJ-GO elaborou um documento denominado "Diretrizes para escolha de terrenos", distribuído às prefeituras que demonstraram intenção de doar a área. O documento aborda aspectos relativos ao entorno imediato, demandas sociais, legislação ambiental e sustentabilidade, que foram observados durante a escolha das áreas doadas. A ordem de serviço para o início das obras é assinada somente após a regularização da doação da área ao Poder Judiciário.

Ainda por conta da preocupação com a questão ambiental, todos os fóruns são planejados, executados e equipados de acordo com a Lei de Uso do Solo e manejo responsável do meio ambiente. Além disso, o presidente criou o Programa de Responsabilidade Social e Ambiental do TJ-GO, sob responsabilidade do diretor-geral, e criou um curso de pós-graduação com o mesmo título. Segundo o diretor-geral, o curso é "voltado para a formação de gestores que cuidarão da problemática ambiental de forma sustentável".

Mais informações através do endereço eletrônico www.tjgo.jus.br.

Compartilhe: