Prefeitura de Londrina - PR sanciona leis para concurso da Saúde

Prefeitura de Londrina anuncia concurso público com 432 vagas para profissionais da saúde do Samu, PSF e NASF. Inscrições começam em 31 de maio.
Quarta-feira, 22 de maio de 2013 às 17h42
Prefeitura de Londrina - PR sanciona leis para concurso da Saúde

Expectativa é que edital para concurso público deva ser publicado em 31 de maio; haverá 432 vagas para profissionais do Samu, PSF, NASF, SAD e Regulação e Auditoria

Ontem (21), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou as Leis nº 11.838, 11.839 e 11.840 que criam os cargos efetivos para promotores de saúde da família e atenção domiciliar, promotor de saúde pública, agente de gestão pública, técnico de saúde em Urgência e Emergência, agente de saúde pública, promotor plantonista de saúde pública, técnico em gestão pública e técnico de farmácia pública.

Ao todo, serão contratados 432 profissionais da saúde que vão preencher as vagas dos profissionais contratados por tempo determinado, daqueles que se aposentaram ou, ainda, que saíram nos últimos anos e não foram substituídos. Os contratos temporários vencem, em sua maioria, no dia 31 de agosto deste ano.

Foram criadas vagas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Regulação e Auditoria.

São 83 vagas para médicos (40 plantonistas, 25 médicos da família, 8 clínico-gerais, 5 psiquiatras, 2 dermatologistas, 2 infectologistas e 1 pneumologista), 58 para enfermeiros (28 saúde da família, 16 urgência e emergência e 14 regulação e auditoria), 20 para farmacêuticos (10 deles para Programa Saúde da Família - PSF e 10 para serviços de assistência farmacêutica na rede municipal como Centrofarma e Farmácia Municipal), 10 para psicólogo do PSF, 37 para fisioterapeuta, 10 para educador físico do PSF, 10 para nutricionista para o PSF, 45 para técnico em enfermagem em urgência e emergência, 39 para assistente de enfermagem do PSF, 12 para assistente de farmácia, 40 para condutor socorrista e 68 para assistente de gestão.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que o edital do concurso público para a contratação destes profissionais deva ser publicado em 31 de maio deste ano. A data provável para o encerramento das inscrições está marcada para 16 de junho. Já as provas devem ser realizadas no dia 14 de julho e a homologação do resultado final deve sair em 12 de agosto.

O diretor de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Rodrigo Avanso, explicou que a contratação dos profissionais da saúde através do concurso será um ganho para o município, visto que a Prefeitura deixará de contratar através de processos temporários.

"Com as contratações temporárias, o município fica vulnerável, pois há muita mudança de profissionais. Já com a entrada de servidores municipais a tendência é que haja uma melhoria na qualidade dos atendimentos realizados na rede, porque eles serão capacitados e permanecerão prestando serviços. Este concurso é um dos maiores realizados na Secretaria e demonstra uma nova concepção de contratação. A municipalização dos serviços é um ganho para a cidade e para a prestação de serviços", disse o diretor.

As publicações das leis completas estão disponíveis no Jornal Oficial nº 2.169, de 21 de maio de 2013, e podem ser acessadas através do portal da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br), no link Jornal Oficial, que está localizado no canto direito da página.

Fonte: www.londrina.pr.gov.br

Compartilhe: