Prefeitura de João Pessoa - PB anuncia concurso com 1.300 vagas na Sedec

Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 às 16h10
Prefeitura de João Pessoa - PB anuncia concurso com 1.300 vagas na Sedec

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou as ações dos seus primeiros cem dias de governo à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Entre os destaques, o fomento da microeconomia em 13 bairros da Capital, ações para facilitar a mobilidade urbana, mutirão de cirurgia, democratização da tecnologia da informação, entrega de mil unidades habitacionais (além de planejamento para iniciar a construção de mais 2,4 mil), concurso com 1,3 mil vagas na Educação e criação da passagem de ônibus gratuita para alunos da rede municipal por meio do Passe Livre.

Segundo Luciano Cartaxo, os cem dias iniciais de trabalho serão intensos, com a definição de prazos. "Com planejamento, organização e determinação conseguiremos atingir nossas metas", disse, em entrevista coletiva durante a apresentação de seu plano inicial de governo.

Ele definiu as ações em cinco frentes de trabalho, começando com o Programa de Aceleração dos Bairros Pobres, que vai implantar ações e projetos voltados para novos negócios ou atividades econômicas em 13 bairros. "Inicialmente, vamos trabalhar em três bairros. No projeto, vamos investir R$ 10 milhões em recursos próprios", disse.

Conforme o gestor, haverá parcerias econômicas, financeiras, tecnológicas e organizacionais com a Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, BNDES, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e Sebrae.

Mobilidade - Na área de mobilidade urbana, serão feitas obras como alargamento de vias de tráfego, implantação de alças, giradores e reorientação de itinerários para corrigir travamentos e morosidade nas avenidas Epitácio Pessoa, Beira Rio, Tancredo Neves e imediações do viaduto do Cristo.

Saúde - O Programa de Modernização, Eficiência e Qualidade para o Sistema Municipal de Saúde vai formar equipes médicas em regime de trabalho de mutirão para reduzir a demanda por cirurgias. Segundo Cartaxo, a fila de espera por procedimentos cirúrgicos é de 1,5 mil pessoas. "Vamos nos esforçar para reduzir este número. Para isto, a equipe de médicos vai trabalhar potencialmente nos turnos da noite e aos finais de semana".

O prefeito também vai iniciar a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos cem primeiros dias de gestão, mas ao longo do ano, outras duas devem começar a ser construídas.

Outra melhoria para o sistema municipal de saúde é a contratação de 26 médicos para as unidades de saúde da família (USF), para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Além disso, todas as unidades de saúde do município serão dotadas de estoques suficientes de medicamentos e outros materiais, como insumos de uso médico hospitalar.

Tecnologia - Projetar redes de fibra ótica e internet sem fio para todas as escolas da rede municipal é uma das diretrizes do Programa de Tecnologia da Informação e Informática para o Povo. Neste projeto, o sinal de internet será aberto para os moradores do entorno das escolas, em uma distância de até 200 metros. Nos primeiros cem dias de governo, a implantação será em cinco escolas, mas deverão ser contempladas 20 unidades por semestre.

Será criado ainda o Projeto Conexão Escolar, que vai capacitar os alunos das escolas municipais no uso de novas tecnologias da informação e comunicação. Também será implantado um sistema de cursos de informática, tanto presenciais como a distância. Além dos estudantes, os cursos vão atender à população de baixa renda.

Habitação - O prefeito Luciano Cartaxo vai iniciar sua gestão com a entrega de mil unidades habitacionais a segmentos populacionais de baixa renda. As casas foram construídas na gestão do ex-prefeito Luciano Agra, e, dentro dos cem dias, serão contratadas e iniciadas as obras de construção de mais 2,4 mil casas populares. "Além disso, vamos elaborar projetos para construir mais quatro mil unidades habitacionais. Nossa meta, para os próximos quatro anos, é entregar 13 mil casas", disse.

O prefeito também vai criar cinco zonas especiais de interesse social (Zeis) para a implantação de outras ações habitacionais. "Estes projetos já estão sendo finalizados e serão enviados à Câmara Municipal", frisou ele.

Educação - O Programa Mais Acesso e Qualidade na Educação foi lançado com o anúncio da abertura de concurso público na Secretaria de Educação (Sedec). A meta é o preenchimento de mil vagas para professores dos Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e escolas do ensino fundamental, além de 300 para servidores.

Luciano Cartaxo disse que vai conceder o passe livre aos estudantes da rede municipal de ensino nos horários das aulas. Conforme o prefeito, ele vai fazer de 2013 o Ano da Educação Infantil, focando em ações que aumentem o acesso de crianças de até cinco anos aos Creis e escolas, e que melhorem a eficiência e qualidade do sistema municipal de ensino.

O prefeito também garantiu a volta às aulas com merenda e fardamento escolar de qualidade, assim como a distribuição de livros e material de uso no processo ensino aprendizagem. Além disso, serão feitas pequenas reformas em 50 escolas e Creis para o início do ano letivo.

"Também vamos criar um centro de línguas estrangeiras, para atender nossos alunos nos três turnos e ampliar os seus conhecimentos", disse. De acordo com ele, o projeto, que será realizado em parceria com associações, consulados e universidades, iniciará com três línguas: inglês, espanhol e francês.

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

Compartilhe: