Prefeitura de Aracaju - SE prevê Concurso para Guarda Municipal com mais de 500 vagas

Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Aracaju - SE prevê Concurso para Guarda Municipal com mais de 500 vagas

Projetos aprovados na última terça, 5 de fevereiro, vão garantir que a Guarda Municipal de Aracaju possa investir em equipamentos modernos para promover uma segurança e noção de cidadania maior à população aracajuana. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, anunciou um investimento total na ordem de R$ 60 milhões.

Antes de ter a ideia de equipar a Guarda Municipal, e antes mesmo de pensar em ser candidato, João Alves consultou instituições como o IPEA para saber quais eram as 30 cidades mais bem administradas do país, buscando com isso exemplos dos trabalhos desenvolvidos. "Ficamos empolgados em ver o serviço que passou a desempenhar a guarda nesses municípios. Os agentes tinham situações de enfrentamento, mas, sobretudo, de cidadania. Tudo isso resultou em algo extremamente positivo para a comunidade".

Parceria com a PM

Diante dos diversos boatos sobre uma possível disputa entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar do Estado de Sergipe, o prefeito de Aracaju João Alves Filho deu fim as fofocas na posse da nova secretária de Defesa Social, Georlize Oliveira. João Alves garantiu que o objetivo da Guarda é ser parceira da PM.

Essa nova formulação da Guarda Municipal trará um maior envolvimento dos agentes com a população. De acordo com o prefeito, as melhoras na Guarda são para ajudar as Polícias do Estado. "Os agentes vêm para somar ao trabalho do policial civil e militar. Não somos concorrentes, mas sim aliados no combate a criminalidade que tanto assusta a nossa população aracajuana", ressaltou o prefeito.

João Alves lembrou que enquanto Governador do Estado, após os Investimentos em Segurança Pública, Sergipe teve o maior índice de resolutividade de crime do país. "Chegamos com vontade de trabalhar muito e dar tranqüilidade à nossa cidade, juntamente com a Secretaria de Estado da Segurança. Trabalharemos todos integrados".

O atual prefeito relembrou que, enquanto pensava em ser candidato à Prefeitura de Aracaju, se preocupou com a segurança da capital sergipana. "Essa preocupação se deve ao crescimento do crime organizado, que saiu dos grandes centros urbanos para os estados menores, pois estariam mais indefesos. Considero que os traficantes são a grande peste da humanidade".

Nos municípios visitados, no setor de Segurança Pública, foram destacados projetos envolvendo a Guarda Municipal. João Alves explicou que desenvolverá o projeto Anjos da Guarda. "Os guardas vão atuar também dentro das escolas como educadores. Eles irão ensinar às crianças, através de teatro de bonecos, como agem os traficantes e como se proteger deles".

Mais efetivo na Guarda

Já foi autorizada a convocação de 180 pessoas que ficaram como excedentes no concurso para Guarda Municipal. "Quero abrir concurso público para a Guarda Municipal com mais 500 vagas. Até o final do ano teremos um contingente de 1000 agentes".

Economia para a Gestão

João Alves prometeu uma redução na área de verbas de custeio da PMA. O prefeito irá criar na prefeitura o mesmo projeto que implantou na época em que foi governador, o pregão eletrônico. "Vamos reduzir custos na prefeitura em torno de 15% à 20%, com a Central de Compras. Com isso, teremos um acréscimo na renda orçamentária de R$ 90 milhões ao ano.

Fonte: www.aracaju.se.gov.br

Jornalista: Karina Felício

Compartilhar:

Twitter Facebook Orkut Delicious Google Bookmarks

Destaques:

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231