Prefeito de Maceió - AL tem 5 dias para aceitar proposta sobre concurso

Prefeito de Maceió recebe proposta do MPT, MPE e MPC para concurso público na saúde em 5 dias: decisão importante a ser tomada!
Sexta-feira, 2 de setembro de 2011 às 17h07
Prefeito de Maceió - AL tem 5 dias para aceitar proposta sobre concurso

Prefeito de Maceió - AL tem 5 dias para aceitar proposta do MPT, MPE e MPC sobre concurso público:

Os ministérios públicos do Trabalho, Estadual e de Contas lançaram proposta ao Município de Maceió para realização e homologação de concurso público na saúde até 15 de dezembro de 2012. O prefeito Cícero Almeida recebeu prazo de cinco dias para decidir sobre assinatura de termo de ajustamento de conduta (TAC), cujo objetivo é resolver o problema dos servidores irregulares sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.

A termo proposto foi aprestado ao secretário de Saúde, Adeilson Loureiro e a procuradores do município durante audiência realizada no MPT na quarta-feira (31). Na elaboração do TAC, as promotoras de Justiça Micheline Tenório e Fernanda Moreira, a procuradora do Trabalho Maria Roberta Rocha e o procurador-chefe do MPC, Ricardo Schineider levaram em conta o fato de o município manter, ao longo do tempo, a contratação de servidores sem concurso público para a Secretaria de Saúde. "Consideramos que o concurso público é a forma mais democrática e legítima de seleção de pessoal, com oportunidades iguais para todos", fundamentaram.

Caso o prefeito aceite firmar o TAC, o município terá prazo de 60 dias para encaminhar, em regime de urgência, projeto de lei à Câmara de Vereadores propondo a criação dos cargos necessários para atender as necessidades da SMS. Desde Técnicos da área Administrativa a Profissionais da Saúde: Enfermeiros, Médicos, Farmacêuticos, Nutricionistas, Odontólogos, entre outros.

O termo prevê que após a publicação da lei, o município terá 15 dias para abrir processo de contratação da empresa que será responsável pela realização do concurso público. Os MPs também querem o compromisso do prefeito para homologar o resultado do concurso, até 15 de dezembro de 2012, ainda na atual gestão.

O afastamento do pessoal contratado de forma precária será feito de forma gradual, à medida que os aprovados forem sendo chamados para assumir os cargos aos quais se candidataram. Eles vão atuar na SMS e nas unidades de saúde.

Mais informações através do endereço eletrônico www.mpt.gov.br.

Compartilhe: