Polícia Militar - SP abre 2.369 vagas de Soldado PM de 2ª Classe para o QPPM

Quarta-feira, 24 de abril de 2013

Polícia Militar - SP abre 2.369 vagas de Soldado PM de 2ª Classe para o QPPM

A Polícia Militar do Estado de São Paulo torna público a realização de Concurso Público de Provas e Títulos, destinado a selecionar candidatos visando o preenchimento de 2.369 cargos, na graduação inicial de Soldado PM de 2ª Classe para o QPPM (Quadro de Praças de Polícia Militar), masculino e feminino, em caráter de estágio probatório, que inclui o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

A remuneração inicial para o cargo de Soldado PM de 2ª Classe é de R$ 2.563,28. Poderá se inscrever candidatos com no mínimo 18 e no máximo 30 anos de idade; ter concluído o ensino médio ou equivalente; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; ser habilitado para a condução de veículo motorizado nas categorias "B" a "E"; ter no mínimo, descalço e descoberto, 1,65 m de altura, se homem e 1,60 m de altura, se mulher.

O recebimento das inscrições, a organização e aplicação da Prova Escrita (Partes I e II) estarão sob a responsabilidade da Fundação VUNESP.

Não haverá reserva de vagas para Candidatos com Deficiência, tendo em vista as peculiaridades no exercício das funções inerentes ao cargo.

Das Inscrições:

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br, no período das 10 horas do dia 20 de maio de 2013 até às 16 horas do dia 21 de junho de 2013.

No ato da inscrição, o candidato deverá ler atentamente o respectivo Edital e preencher a Ficha de Inscrição, optando por realizar a Prova Escrita (Partes I e II), em um dos seguintes Municípios: Araçatuba; Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; e Sorocaba.

O valor da inscrição será de R$ 50,00 e poderá ser pago em qualquer agência bancária, utilizando somente o boleto bancário gerado no ato da inscrição, até a data limite do encerramento das inscrições.

Às 16 horas do dia 21 de junho de 2013, a ficha de inscrição e o boleto bancário não estarão mais disponíveis no site. Não haverá devolução da taxa de inscrição, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade.

O concurso público para ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no cargo inicial de Soldado PM de 2ª Classe, constará de Provas e Títulos e será composto das seguintes etapas:

  • Prova Escrita - Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Escrita - Redação (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Condicionamento Físico, de caráter eliminatório;
  • Exames de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Exames Psicológicos, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter eliminatório; e
  • Análise de Documentos e Títulos, de caráter eliminatório.

A Prova Escrita (Parte I), constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, assim distribuídas:

  • Língua Portuguesa - 20;
  • Matemática - 15;
  • Conhecimentos Gerais - 15.

A Prova de Redação (Parte II) será composta de um tema e de uma tipologia textual, na qual se espera que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos, expressando-se com pertinência e de modo coerente e adequado, objetivando avaliar se o futuro policial militar terá condições de transmitir informações por intermédio da linguagem escrita.

A Prova Objetiva (Parte I) e Prova de Redação (Parte II) serão aplicadas simultaneamente, e terão duração de 4 horas, com data prevista para 4 de agosto de 2013, às 14 horas.

A confirmação da data e do horário e as informações sobre local para a realização da prova serão divulgadas oportunamente por meio de convocação a ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) - Poder Executivo.

O candidato deverá acompanhar a publicação da convocação no Diário Oficial do Estado de São Paulo podendo, ainda, consultar o site da Vunesp. Recomenda-se aos candidatos que acessem diariamente o site mencionado, a partir da segunda quinzena do mês de julho de 2013.

Nos três dias que antecederem à data prevista da prova, o candidato deverá consultar a convocação no DOE - Poder Executivo; poderá consultar a convocação no site da Vunesp; ou contatar o Disque VUNESP, (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a respectiva prova, constante da Convocação, com antecedência mínima de 60 minutos, munido de original ou cópia reprográfica autenticada de um dos documentos de identificação com foto e dentro do prazo de validade; comprovante de pagamento da taxa de inscrição, caso o nome não conste na convocação; caneta de tinta azul ou preta, lápis preto nº. 2 e borracha macia.

O concurso público terá validade de 90 dias, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Mais informações na Vunesp Informa

Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo

Jornalista: Marisa Bautz

Links

Veja também:

Destaques:

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231