Polícia Militar - RJ abrirá Concurso com 6.000 vagas para Soldados

Concurso Público da PMERJ: 6.000 vagas para Soldados com exigências rigorosas e diversas etapas no processo seletivo
Segunda-feira, 29 de julho de 2013 às 16h33
Polícia Militar - RJ abrirá Concurso com 6.000 vagas para Soldados

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o Edital preliminar do Concurso Público da Polícia Militar do Estado, que visa a admissão de 6.000 Soldados, sendo 5.400 homens e 600 mulheres. O certame será regido por este edital e executado pela empresa vencedora do Pregão Eletrônico nº 56/2013/PMERJ em conjunto com a PM - RJ.

Para se inscrever os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: Ser brasileiro nato; estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos; Ter idade compreendida de 18 anos na data de matrícula e 30 anos até a data limite do período de inscrição; Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais; Ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria "A"; Ser aprovado em todas as etapas do Concurso; Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m e para candidatos do sexo feminino de 1,60m.

As inscrições serão realizadas pela Internet, no endereço eletrônico da empresa vencedora do Pregão Eletrônico nº 56/2013/PMERJ no período a definir futuramente. Os candidatos que não possuem acesso a internet poderão comparecer ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), localizado na Avenida Marechal Fontenelle nº 2906, Sulacap, Rio de Janeiro - RJ, no período de inscrição especificados, a fim de acessar a internet naquela unidade. O horário de atendimento será das 9h às 17h. A taxa de inscrição será de R$ 100,00.

A seleção dos candidatos inscritos será realizada em sete etapas, sendo:

  • Exame Intelectual, mediante a aplicação de Prova Objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório. Os conteúdos programáticos referentes à Prova Objetiva de Múltipla Escolha são os constantes do Anexo II do Edital.
  • Exame Psicológico, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.
  • Exame Antropométrico, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.
  • Exame Físico, de caráter eliminatório e visa selecionar os candidatos cujo vigor seja compatível com o exercício das atividades físicas a que serão submetidos durante o Curso de Formação de Soldados e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional, sendo o candidato considerado apto ou inapto.
  • Teste Toxicológico, visa à detecção de substâncias entorpecentes ilícitas ou lícitas controladas, causadoras de dependência química ou psíquica de qualquer natureza (maconha e metabolismo derivados do delta 09 THC, cocaína, metabolismo e derivados do Merla, solventes, hidrocarbonetos, opiáceos, psicofármacos, ecstasy - MDMA e MDA, anfetaminas, metanfetamina e PCP) e será realizado a partir de amostras de materiais biológicos - cabelo, pelos, unhas ou queratina - doados pelo candidato, sob supervisão do CRSP/ PMERJ, conforme procedimento padronizados de coletas. Após a coleta haverá o encaminhamento do material para análise, o recebimento dos resultados pelo CRSP e, quando requisitado por qualquer parte, o estabelecimento de contraprova, definidos pelo laboratório.
  • Exame Médico, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto. No Exame Médico, o candidato deverá apresentar estado de saúde física e mental dentro dos índices de normalidade.
  • Pesquisa Social e Documental, de caráter eliminatório, compreendendo o preenchimento de Inventário Pessoal, diligências, entrevistas, pedidos de informação e solicitação de documentos, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

Este certame terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério da PMERJ.

É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem todos os atos, editais e comunicados referentes ao concurso que sejam publicados no DOERJ e divulgados na Internet, no endereço eletrônico da empresa vencedora do pregão eletrônico n.º 56/2013/PMERJ e www.policiamilitar.rj.gov.br.

Fonte: www.ioerj.com.br - Página 29

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: