Polícia Civil - MG anuncia concurso para contratação de Delegados e Escrivães

PCMG anuncia concurso público com 144 vagas para Delegado e 205 vagas para Escrivão para reforçar quadro de pessoal e melhorar atendimento à população.
Terça-feira, 3 de maio de 2011 às 10h22
Polícia Civil - MG anuncia concurso para contratação de Delegados e Escrivães

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG - www.pc.mg.gov.br) anunciou, nesta segunda-feira (2 de maio de 2011), por determinação do governador, a realização de Concurso Público, visando o preenchimento de 144 vagas na carreira de Delegado e 205 vagas na carreira de Escrivão. O anúncio foi feito pelo chefe da Polícia Civil.

De acordo com o Delegado, a abertura do processo demonstra que o Governo do Estado está sensível aos problemas da instituição. O delegado destaca que a contratação de novos policiais representa um esforço no sentido de combater o problema de carência de pessoal nas delegacias.

Atualmente, a Polícia Civil de Minas possui cerca de 10,5 mil policiais. De janeiro de 2003 a agosto de 2010, ingressaram na instituição 547 novos delegados por meio de concurso público. Nos últimos oito anos, o quadro de pessoal da PCMG teve 48% de renovação de servidores. Em janeiro de 2003 eram 9.117 policiais civis. Hoje, a instituição conta com 1.037 delegados, 6.998 investigadores, 1.649 escrivães, 244 médicos legistas e 601 peritos criminais.

Conquistas

A conquista da aposentadoria especial aos 30 anos de serviço para os homens e aos 25 anos de exercício da função para mulheres, no entanto, agravou o problema da carência de pessoal, já que intensificou a exclusão de profissionais da ativa. A recomposição do quadro, segundo o chefe da polícia, deverá refletir na melhoria do atendimento à população.

A elaboração do edital, a cargo da direção da Academia de Polícia (Acadepol), será o próximo passo no processo de ingresso dos novos policiais. O processo de seleção para a carreira na Polícia Civil obedece cinco fases - Prova Escrita, Oral, Exame Físico, Investigação Social e a Prova de Desempenho no Curso Preparatório que tem duração de cinco meses.

Mais informações através do endereço eletrônico www.agenciaminas.mg.gov.br.

Compartilhe: