Poço Branco: Projeto de lei prevê contratações sem concurso

Município de Poço Branco propõe contratação de profissionais em 37 cargos por tempo determinado, mas Promotora de Justiça alerta para necessidade de comprovação de excepcional interesse público.
Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 às 14h30
Poço Branco: Projeto de lei prevê contratações sem concurso

"A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para a necessidade temporária de excepcional interesse público" (inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal). Foi nesse dispositivo legal que o município de Poço Branco se embasou para apresentar o projeto de lei nº 001/2011, de 18 de janeiro de 2011, autorizando o Poder Executivo Municipal local a proceder à contratação por tempo determinado de vários cargos, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público. O projeto prevê a contratação de profissionais para 37 cargos diferentes, entre eles Médico, Professor, Assistente Social, Psicólogo, Orientador Social, Motorista, Pedreiro e Maestro de Banda de Música por um período de dois anos.

Mas a Promotora de Justiça ressalta que "a contratação temporária por dispensar o concurso público é medida que se reveste do caráter da excepcionalidade, devendo, para ser aceita, estar embasada em dados concretos e devidamente comprovados documentalmente no sentido de permitir e legitimar a referida contratação temporária, não sendo suficiente a mera invocação, sem suporte probatório suficiente, da expressão 'atender a necessidade temporária de excepcional interesse público'". Como forma de se resguardar de possíveis irregularidades, ela recomendou aos Vereadores da cidade que só aprovem o projeto de lei se foram devidamente comprovada a necessidade dessa contratação.

Mais informações através do endereço eletrônico www.mp.rn.gov.br.

Compartilhe: