Marinha do Brasil abre vagas para Curso de Oficiais da Marinha Mercante

Marinha do Brasil abre inscrições para as Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante com 330 vagas!
Sexta-feira, 23 de maio de 2008 às 16h12

A Marinha do Brasil abre inscrições para Processo Seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM/2009) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro-RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA, será realizado sob a supervisão da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

As EFOMM formam Oficiais da Marinha Mercante com concentração de conhecimentos nos seguintes cursos e áreas de habilitação: Curso de Náutica - destinado a formar o Segundo Oficial de Náutica, a quem compete o gerenciamento e a operação dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações do navio; e Curso de Máquinas - destinado a formar o Segundo Oficial de Máquinas, a quem compete o gerenciamento e a operação das instalações e equipamentos de máquinas do navio.

Sobre as inscrições:

  • As inscrições serão realizadas via Internet, pelo próprio candidato, em âmbito nacional, no site oficial do CIAGA, no endereço www.mar.mil.br/ciaga, no link "Inscrições on-line", solicitadas somente entre as 8h00 do dia 1º de junho às 20h00 do dia 30 de junho de 2008, horário oficial de Brasília-DF.

Este Processo de âmbito nacional está aberto a ambos os sexos e destina-se ao preenchimento de 330 vagas no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, sendo 210 vagas para o CIAGA e 120 vagas para o CIABA.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00.

Sobre a realização das Provas:

O candidato deverá verificar a comprovação da sua inscrição no site do CIAGA na Internet, no link "inscrições on-line", a partir do 15º dia útil subseqüente ao pagamento da taxa de inscrição. Tal comprovação significa que o candidato teve sua inscrição aceita e que o pagamento da taxa de inscrição foi efetuado. A Confirmação de Inscrição será enviada pelo CIAGA, via Correios e via Internet, para o endereço do candidato, contendo o local onde realizará o Exame de Conhecimentos.

O candidato que não receber no endereço declarado o documento de Confirmação de Inscrição até o dia 8 de agosto de 2008, deverá consultar o CIAGA (tel: (21) 3505-3128) para confirmar a sua inscrição. Caso esteja incluído no "Cadastro de Inscrição", o CIAGA providenciará o envio de segunda via do referido documento para o endereço confirmado pelo candidato nessa consulta. Este comprovante será exigido nas diversas etapas do Processo Seletivo.

  • As Provas serão do tipo múltipla escolha e terão caráter eliminatório e classificatório;
  • O Exame de Conhecimentos compreenderá provas escritas de Português, Redação e Inglês no dia 16 de agosto de 2008, e de Matemática e Física no dia 17 de agosto de 2008, no horário das 10h00 às 13h00;
  • As provas, exceto a de Redação, constarão de 20 questões objetivas do tipo múltipla-escolha. A redação não poderá ser escrita em letra de imprensa e deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas.

Estas serão realizadas nas seguintes Cidades: Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste - (Concorrendo às vagas do CIAGA): Brasília, Corumbá, Florianópolis, Juiz de Fora, Paranaguá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande, Santos, São Paulo e Vitória; Regiões Norte e Nordeste - (Concorrendo às vagas do CIABA): Aracaju, Belém, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Recife, Salvador, Santarém e São Luís.

Os Portões de acesso aos locais de realização das Provas serão abertos às 8h00 e fechados às 9h00 (Horário de Brasília).

A Etapa Complementar é composta das seguintes fases, todas de caráter eliminatório: Reunião para Instrução, Exame Psicológico, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física, Pré-Matrícula (Verificação de Documentos), Período de adaptação e Matrícula.

Serão convocados, para a realização das fases da Etapa Complementar os 300 candidatos concorrentes às vagas para este Centro, aprovados e selecionados em ordem decrescente de classificação no Exame de Conhecimentos. A Pré-matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2008, no horário das 8h00 às 16h00.

Para os candidatos pré-matriculados, esta fase será realizada na cidade do Rio de Janeiro, no CIAGA e em Belém, no CIABA.

  • Ao término do Período de Adaptação, que será entre os dias 6 e 24 de janeiro de 2009, candidatos aprovados e classificados, da 211ª à 300ª colocação para o CIAGA e da 121ª à 300ª colocação para o CIABA, serão considerados Reservas;
  • O candidato aprovado será matriculado no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e no Curso do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha, de cada um dos Centros de Instrução;
  • A matrícula e o início das aulas será dia 26 de janeiro de 2009, às 7h00. O período escolar do curso é realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), situado no Rio de Janeiro-RJ ou no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), situado em Belém-PA, com a duração de seis semestres, em regime de internato, com saídas (licenças) nos fins de semana, feriados e nas férias escolares.

O Processo Seletivo terá validade até a data da matrícula definitiva no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante em 2009.

Compartilhe: