Marinha do Brasil abre vagas para Curso de Oficiais da Marinha Mercante

Sexta-feira, 23 de maio de 2008

A Marinha do Brasil abre inscrições para Processo Seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM/2009) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro-RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA, será realizado sob a supervisão da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

As EFOMM formam Oficiais da Marinha Mercante com concentração de conhecimentos nos seguintes cursos e áreas de habilitação: Curso de Náutica - destinado a formar o Segundo Oficial de Náutica, a quem compete o gerenciamento e a operação dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações do navio; e Curso de Máquinas - destinado a formar o Segundo Oficial de Máquinas, a quem compete o gerenciamento e a operação das instalações e equipamentos de máquinas do navio.

Sobre as inscrições:

  • As inscrições serão realizadas via Internet, pelo próprio candidato, em âmbito nacional, no site oficial do CIAGA, no endereço www.mar.mil.br/ciaga, no link "Inscrições on-line", solicitadas somente entre as 8h00 do dia 1º de junho às 20h00 do dia 30 de junho de 2008, horário oficial de Brasília-DF.

Este Processo de âmbito nacional está aberto a ambos os sexos e destina-se ao preenchimento de 330 vagas no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, sendo 210 vagas para o CIAGA e 120 vagas para o CIABA.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00.

Sobre a realização das Provas:

O candidato deverá verificar a comprovação da sua inscrição no site do CIAGA na Internet, no link "inscrições on-line", a partir do 15º dia útil subseqüente ao pagamento da taxa de inscrição. Tal comprovação significa que o candidato teve sua inscrição aceita e que o pagamento da taxa de inscrição foi efetuado. A Confirmação de Inscrição será enviada pelo CIAGA, via Correios e via Internet, para o endereço do candidato, contendo o local onde realizará o Exame de Conhecimentos.

O candidato que não receber no endereço declarado o documento de Confirmação de Inscrição até o dia 8 de agosto de 2008, deverá consultar o CIAGA (tel: (21) 3505-3128) para confirmar a sua inscrição. Caso esteja incluído no "Cadastro de Inscrição", o CIAGA providenciará o envio de segunda via do referido documento para o endereço confirmado pelo candidato nessa consulta. Este comprovante será exigido nas diversas etapas do Processo Seletivo.

  • As Provas serão do tipo múltipla escolha e terão caráter eliminatório e classificatório;
  • O Exame de Conhecimentos compreenderá provas escritas de Português, Redação e Inglês no dia 16 de agosto de 2008, e de Matemática e Física no dia 17 de agosto de 2008, no horário das 10h00 às 13h00;
  • As provas, exceto a de Redação, constarão de 20 questões objetivas do tipo múltipla-escolha. A redação não poderá ser escrita em letra de imprensa e deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas.

Estas serão realizadas nas seguintes Cidades: Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste - (Concorrendo às vagas do CIAGA): Brasília, Corumbá, Florianópolis, Juiz de Fora, Paranaguá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande, Santos, São Paulo e Vitória; Regiões Norte e Nordeste - (Concorrendo às vagas do CIABA): Aracaju, Belém, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Recife, Salvador, Santarém e São Luís.

Os Portões de acesso aos locais de realização das Provas serão abertos às 8h00 e fechados às 9h00 (Horário de Brasília).

A Etapa Complementar é composta das seguintes fases, todas de caráter eliminatório: Reunião para Instrução, Exame Psicológico, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física, Pré-Matrícula (Verificação de Documentos), Período de adaptação e Matrícula.

Serão convocados, para a realização das fases da Etapa Complementar os 300 candidatos concorrentes às vagas para este Centro, aprovados e selecionados em ordem decrescente de classificação no Exame de Conhecimentos. A Pré-matrícula será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2008, no horário das 8h00 às 16h00.

Para os candidatos pré-matriculados, esta fase será realizada na cidade do Rio de Janeiro, no CIAGA e em Belém, no CIABA.

  • Ao término do Período de Adaptação, que será entre os dias 6 e 24 de janeiro de 2009, candidatos aprovados e classificados, da 211ª à 300ª colocação para o CIAGA e da 121ª à 300ª colocação para o CIABA, serão considerados Reservas;
  • O candidato aprovado será matriculado no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e no Curso do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha, de cada um dos Centros de Instrução;
  • A matrícula e o início das aulas será dia 26 de janeiro de 2009, às 7h00. O período escolar do curso é realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), situado no Rio de Janeiro-RJ ou no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), situado em Belém-PA, com a duração de seis semestres, em regime de internato, com saídas (licenças) nos fins de semana, feriados e nas férias escolares.

O Processo Seletivo terá validade até a data da matrícula definitiva no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante em 2009.

Links

Compartilhar:

Twitter Facebook Orkut Delicious Google Bookmarks

Destaques:

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231