Marinha do Brasil abre Concurso para Admissão à Escola Naval

Inscrições ocorrem de 11 de abril a 20 de maio.
Terça-feira, 12 de abril de 2016 às 10h34
Marinha do Brasil abre Concurso para Admissão à Escola Naval

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) anunciou a abertura de Concurso Público de Admissão à Escola Naval (CPAEN), em 2016.

O objetivo é preencher 36 vagas, sendo 24 exclusivas para o sexo masculino e 12 exclusivas para o sexo feminino, estas especificamente para o Corpo de Intendentes. Há reserva de oportunidades a candidatos assegurados por leis.

Os cursos são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e Corpo de Intendentes de Marinha (CIM) e estruturados com ciclos escolar (duração de quatro anos) e pós-escolar. No início do terceiro ano o aspirante deve optar por uma das habilitações de Mecânica, Eletrônica, Sistemas de Armas ou Administração (apenas para o CIM) e quem concluir esta fase será declarado Guardas-Marinha.

Ao término do Ciclo Pós-Escolar (CPE), composto por três fases e com duração de um ano, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

Podem participar candidatos solteiros, sem filhos e que não tenham constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval. É preciso apresentar ainda, ensino médio e no mínimo 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2017, dentre outros requisitos.

As inscrições são recebidas até 20 de maio de 2016, pelo site www.ensino.mar.mil.br ou nas OREL do Rio de Janeiro (RJ); São Pedro da Aldeia (RJ); Angra dos Reis (RJ); Vila Velha (ES); Salvador (BA); Natal (RN); Olinda (PE); Fortaleza (CE); Belém (PA); São Luís (MA); Rio Grande (RS); Santa Maria (RS); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Florianópolis (SC); Ladário (MS); Cuiabá (MT); Brasília (DF); São Paulo (SP); e Manaus (AM).relacionadas no edital. Nesta etapa é recolhida a taxa de R$ 55,00, por boleto bancário.

Para classificar os inscritos serão aplicadas Prova Escrita, Redação, Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão Física, Verificação de Dados Biográficos e de Documentos e Avaliação Psicológica.

Você pode se preparar obtendo a apostila digital elaborada considerando o conteúdo programático sugerido.

Mais detalhes podem ser obtidos no edital de abertura disponível em nosso site.

Compartilhe: