Junta Comercial - PR abre concurso para tradutores e intérpretes comerciais

Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 às 10h45
Junta Comercial - PR abre concurso para tradutores e intérpretes comerciais

Edital nº 01/2011:

A Junta Comercial do Paraná www.jucepar.pr.gov.br abriu inscrições para um concurso público que vai selecionar profissionais para as funções de tradutor público juramentado e intérprete comercial. O concurso terá validade de dois anos e vai certificar de imediato pelo menos 60 profissionais habilitados em um ou mais de um dos seguintes idiomas: alemão, árabe, espanhol, francês, grego moderno, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês, russo e ucraniano.

O prazo para inscrições vai até 7 de outubro, às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 295,00 e deve ser paga até 7 de outubro, nas casas lotéricas e na rede bancária.

"Temos uma carência enorme de profissionais nessa área, em praticamente todos os idiomas, porque não era aberto um concurso para tradutores juramentados há 23 anos, no Paraná", informa o presidente da Junta, Ardisson Akel.

A função de tradutor juramentado e intérprete é importante para as relações comerciais neste momento de retomada do crescimento da economia do Paraná, avalia Akel. É quando cresce o número de empresas estrangeiras que pretendem investir e se instalar no Estado.

"Este concurso é mais um mecanismo que o governo estadual oferece para fomentar a economia, criando um ambiente favorável à atração de investimentos estrangeiros e geração de emprego e renda para a nossa população", afirma o presidente da Junta Comercial.

A função do tradutor público juramentado e do intérprete comercial é regulada pelo Decreto 13.609/43 e a nomeação é feita pelas juntas comerciais, mediante concurso público.

O tradutor não é funcionário público, mas recebe uma habilitação pública vitalícia para passar certidões e fazer traduções em língua vernácula de todos os livros, documentos e outros papéis escritos em qualquer língua estrangeira que tiverem de ser apresentados em juízo ou em qualquer repartição pública.

Vale também para os atos empresariais registrados na Junta Comercial do Paraná, pelos quais o usuário ou cliente paga o preço devido pelos serviços, conforme tabela fixada pela própria Junta.

Mais informações no endereço eletrônico www.aen.pr.gov.br.

Compartilhe: