IRBr retifica edital para carreira de Diplomata

Sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 15h49
IRBr retifica edital para carreira de Diplomata

O Instituto Rio Branco esclarece que os pedidos de isenção do certame para Diplomata devem ser realizados das 9h do dia 9 de julho às 23h59 do dia 10 de julho.

Para mais informações consulte o edital completo e suas alterações.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Instituto Rio Branco abre concurso com 30 vagas para Diplomata

CONCURSO - EDITAL DE 17 DE JUNHO DE 2013

Com a responsabilidade técnico-administrativa do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), foi lançado nesta terça-feira, 18, o edital de abertura do concurso para Diplomatas do Instituto Rio Branco, pertencente ao Ministério das Relações Exteriores.

São ofertadas 30 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência, com remuneração prevista em R$ 13.623,19.

Constam como atividades do cargo as de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional, como previsto na lei de nº. 11.440, de 29 de dezembro de 2006.

Poderão concorrer profissionais com curso de graduação de nível superior que efetuem sua participação pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, de 25 de junho a 9 de julho.

A taxa de participação será de R$ 160,00 e só poderão solicitar isenção, candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007 e que forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº. 6.135, de 2007.

Conforme cronograma do certame haverá quatro fases de avaliação, sendo a primeira composta por prova objetiva, constituída de 65 questões, distribuídas entre Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório e classificatório. A previsão é de que essa etapa ocorra em 18 de agosto em dois momentos: às 10h e às 15h.

Já a segunda fase será composta por prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de uma redação sobre tema geral com extensão de 600 a 650 palavras e dois exercícios de interpretação - análise ou comentário de textos com a extensão de 120 a 150 palavras. Os concorrentes serão avaliados nessa fase na data provável de 15 de setembro às 14h.

Na sequência haverá a terceira fase, que acontecerá às 9h e será composta por provas escritas de História do Brasil em 26 de outubro, Língua Inglesa em 27 de outubro, Geografia em 2 de novembro, Política Internacional em 3 de novembro, Noções de Direito e Direito Internacional Público em 9 de novembro e Noções de Economia em 10 de novembro. Todas serão de caráter eliminatório e classificatório e, cada uma, constituída de quatro questões discursivas.

Por fim, haverá a aplicação de provas escritas de Língua Espanhola com 10 questões e de Língua Francesa, também com 10 questões, de caráter classificatório, previstas para o dia 10 de novembro às 15h. Só participarão dessa fase os que forem aprovados na segunda fase e só terão usas provas corrigidas os aprovados na terceira.

As avaliações acontecerão, simultaneamente, nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis/SC, Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus/AM, Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

O Instituto Rio Branco esclarece que os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida e deverão matricular-se no Curso de Formação, regulamentado pela Portaria nº. 660 do Ministro de Estado das Relações Exteriores, de 3 de novembro de 2010.

Fonte: www.in.gov.br.

Compartilhe: