Governo - SP assina lei que cria mais 400 cargos de defensores públicos

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 às 09h18
Governo - SP assina lei que cria mais 400 cargos de defensores públicos

Quadro que comporta hoje 500 defensores terá mais 100 profissionais a partir de fevereiro

Esta quinta-feira, 13, marcou um passo importante na justiça do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin esteve no centro da capital paulista, no prédio da Defensoria Pública, para sancionar a lei que cria mais 400 cargos de defensores públicos no Estado ao longo dos próximos quatro anos. Os primeiros 100, já aprovados em concurso público realizado neste ano, serão chamados em fevereiro de 2012. Os demais cargos serão preenchidos ano a ano, também por concurso.

"Quase dobraremos a defensoria pública do Estado para proteger, para defender, para o acesso à justiça da população mais pobre que não tem recursos para poder ter um advogado pago. Um atendimento gratuito e de qualidade", disse o governador.

A Defensora Pública Geral do Estado, Daniela Sollberger Cembranelli, falou sobre a área de atuação dos defensores, que serão 900 em quatro anos: "esses defensores estarão pelo Estado inteiro, desbravando as cidades mais pobres, as comarcas mais pobres. Estarão trabalhando nas varas de ação criminal, trabalhando com medidas na vara de infância e juventude, e com execução de medidas socioeducativas".

Novo espaço

Alckmin citou ainda um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa para aumentar os quadros administrativos. "São quadros de apoio ao trabalho da Defensoria. Na Rua Boa Vista, nº. 150, nós vamos ter o atendimento à população, com 300 lugares sentados, para evitar filas no sol". O novo espaço deve entrar em funcionamento em 2013.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Compartilhe: