Governo - SP anuncia concursos públicos com vagas na Polícia Civil e Científica

Governador anuncia série de medidas de segurança no Estado de SP: São Paulo Contra o Crime! Novas contratações e mudanças estratégicas para combater a criminalidade.
Quarta-feira, 22 de maio de 2013 às 18h34
Governo - SP anuncia concursos públicos com vagas na Polícia Civil e Científica

O anúncio de uma série de ações estratégicas, para a segurança pública no Estado de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (22), pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, levou diversas autoridades, representantes da sociedade civil e imprensa ao Palácio dos Bandeirantes. O conjunto de medidas foi denominado "São Paulo Contra o Crime".

Entre as novidades, constam contratações de novos funcionários para as polícias Civil e Técnico-Científica; a criação do Departamento de Polícia Judiciária do Interior - Deinter 10 - Araçatuba; um convênio com o Instituto Sou da Paz; um novo sistema de informática para integração dos bancos de dados das polícias Civil e Militar; e algumas mudanças nos departamentos Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Pacote de novidades

A abertura de concursos públicos abrangerá 129 vagas para delegado de polícia; 1.075 para escrivães; 1.384 para investigadores, 62 para papiloscopistas e 217 para agentes policiais. Na Polícia Técnico-Científica serão criados 1.865 cargos administrativos. Essa nova função permitirá que médicos e peritos possam trabalhar nos locais de crime e liberem-se de atribuições internas.

O Deic passará a investigar latrocínios, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Roubos e Latrocínios, criada a partir da atual Delegacia de Roubos. A 2ª. Delegacia de Furtos e Roubos de Jóias passará a se denominar 2ª. Delegacia de Investigações de Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica, para atuar na apuração de infrações sazonais, como "arrastões" nos restaurantes. O Serviço Aerotático (Sat) será elevado a nível de Divisão de Operações Especiais passando a ser comandado por delegado de polícia de classe especial. Essa Divisão irá abranger a unidade Garra.

No DHPP será criada a 3ª Delegacia da Divisão de Homicídios, a partir da Delegacia de Repressão a Homicídios Múltiplos e Latrocínios, direcionada exclusivamente para investigação de chacinas.

O Decade terá grandes reestruturações com o objetivo de melhorar o atendimento ao turista e fortalecer os trabalhos focados na Copa de 2014.

A criação do Deinter 10 - Araçatuba vai compreender municípios da área do Deinter 5 (São José do Rio Preto), atendendo a uma antiga reivindicação de prefeitos e policiais da região.

Também será criada a 2ª Delegacia Seccional de Campinas que funcionará em local de cerca de 7 mil m2 a ser alugado pelo Governo do Estado, no bairro Jardim Londres, sendo 1.600 m2 de área construída e 5 mil m2 de estacionamento. A nova Seccional irá atender em plantão permanente, e será responsável por algumas unidades especializadas, como as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), de Investigações Gerais (DIG) e de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), e ainda os 6º, 8º, 9º e 11º Distritos Policiais de Campinas. Na prática, um terço da população da região será beneficiada: cerca de 400 mil pessoas em Campinas e 200 mil em Indaiatuba.

A contratação de um sistema de tecnologia que permitirá a integração dos bancos de dados criminais das polícias Civil e Militar irá subsidiar os trabalhos de prevenção e repressão criminal. Para tanto, estão sendo consultados policiais de Nova York, Londres e Amsterdã, visando conhecer modelos similares adotados nestas três metrópoles.

Na ocasião, foi assinado um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública e o Instituto Sou da Paz para estudos sobre a gestão das polícias, prevendo metas para a redução dos índices criminais. O objetivo, segundo a diretora da organização, Luciana Guimarães, é somar esforços com a iniciativa privada e outras diferentes contribuições e trazer o olhar da sociedade para a credibilidade e confiança nas polícias. Quanto ao convênio, "trata-se de um processo de evolução que dará base para incluir toda a sociedade civil", acrescentou Grella Vieira.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, reforçou apoio da Casa ao Governo: "Precisamos enfrentar a violência e o Governo tem todo nosso apoio para medidas que fortaleçam a segurança pública no nosso Estado".

"As mãos da sociedade civil fazem toda a diferença nesse trabalho junto ao Governo para que possamos fazer o máximo e o melhor em benefício de nossa população", concluiu o governador Alckmin.

Fonte: www.policiacivil.sp.gov.br e www.saopaulo.sp.gov.br

Compartilhe: