Governo - RR lança sexta-feira edital para concurso de Agente Penitenciário

Quarta-feira, 29 de junho de 2011 às 09h23
Governo - RR lança sexta-feira edital para concurso de Agente Penitenciário

O Governo do Estado de Roraima lança na próxima sexta-feira (1º de julho de 2011) o edital para provimento de vagas para o cargo de Agente Penitenciário da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). O anúncio foi feito pelo secretário da Pasta, Waney Vieira Filho, na manhã desta terça-feira (28 de junho) e segundo ele serão ofertadas 300 vagas.

Serão 250 vagas para Boa Vista e 50 distribuídas para o interior. Conforme Waney, o número de vagas atende a demanda do sistema penitenciário de Roraima que conta com uma população carcerária de 1.700 reeducandos.

Um estudo prévio realizado aponta que a maioria dos presos é do sexo masculino. As vagas deverão ser preenchidas em 70% por homens e 30% por mulheres. "Essa proporção é devido ao tipo de atividade que será desenvolvida nas unidades prisionais e nossa maior necessidade é nos presídios masculinos", explica o secretário.

O concurso é uma das ações do governo estadual para reforçar a segurança e melhorar o atendimento no sistema penitenciário. "Com a formação desses agentes, vamos trabalhar a dignidade dos reeducandos e a humanização do sistema dando atenção aos colaboradores da Sejuc na capacitação e atendimento de direitos", enfatiza Waney.

Parcerias com instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sistema S, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Departamento Nacional Penitenciário (Depen), do Ministério da Justiça, entre outras instituições têm proporcionado aos reeducandos oportunidades para ressocialização, remuneração e ocupação.

Ressocialização: Cerca de 300 homens e mulheres da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) e da Cadeia Pública Feminina recebem aulas de alfabetização e ensino regular dentro das unidades. Um anexo da escola Antônio Ferreira de Souza funciona dentro do sistema penitenciário e professores da Secretaria de Estado da Educação (Secd) ministram aulas para os reeducandos.

Mais informações através do endereço eletrônico www.portal.rr.gov.br.

Compartilhe: