Governo - PR nomeia 160 servidores para recompor quadro do Iapar

Quarta-feira, 27 de junho de 2012 às 09h27
Governo - PR nomeia 160 servidores para recompor quadro do Iapar

O governador Beto Richa autorizou a nomeação de 160 servidores aprovados em concurso público para o quadro de pessoal do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). São 32 pesquisadores (5 para a sede do instituto, em Londrina, e 27 para a unidade de Santa Tereza do Oeste) e 128 agentes de ciência e tecnologia (todos para Santa Tereza do Oeste). As contratações fazem parte do processo de reestruturação do Iapar, que o governo do Estado iniciou no ano passado com o objetivo de recolocar o instituto no papel de referência em pesquisa agronômica no Brasil.

"Assumimos o Estado com um quadro de servidores defasado e a partir da retomada da capacidade financeira estamos atendendo as necessidades e melhorando as condições de trabalho nas secretarias, autarquias e órgãos do governo", disse Richa. As contratações representam um acréscimo mensal de R$ 511 mil na folha de pagamento do instituto.

O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, disse que o instituto passou mais de 12 anos sem nomear novos servidores. Nos últimos anos, o quadro de funcionários era complementado com a contratação de funcionários temporários. Em dezembro de 2011, o governo retomou as contratações, autorizando a nomeação de 92 servidores - 33 pesquisadores e profissionais de nível superior, 30 técnicos de nível médio e 29 operacionais, aprovados em concurso em 2010.

"O governador está atendendo uma necessidade antiga do Iapar, cumprindo um compromisso de valorizar e fortalecer o instituto", disse Dalberto. Segundo ele, a recomposição do quadro de pessoal é uma das ações prioritárias no planejamento estratégico da atual administração, feito com o apoio do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara

Outro projeto em curso é o ingresso do Iapar na área acadêmica, com a abertura do primeiro curso de pós-graduação, na área de agricultura conservacionista, previsto para 2013. De acordo com Dalberto, também está em fase de formulação uma rede de inovação e pesquisa agronômica do Paraná, com o apoio das universidades estaduais.

Para o governador Beto Richa, fortalecer o Iapar significa também apoiar o agronegócio e a economia do Estado, que depende em grande parte desse setor. Ele lembrou que o governo tem adotado uma série de medidas de apoio ao setor, como a criação da Agência Paraná de Desenvolvimento, o lançamento do programa Pró-Rural, com investimento de R$ 130 milhões nas regiões mais pobres do Estado, a criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), a retomada do programa de calcário e a compra de patrulhas rurais.

SERVIDORES - Os novos pesquisadores atuarão nas áreas de engenharia agrícola; propagação vegetal; fitotecnia; melhoramento de genética vegetal; e proteção de plantas. Os agentes de ciência e tecnologia serão empregados nas áreas de engenharia agrícola, tecnologia da informação, culturas diversas, sistema de produção, produção animal, difusão de tecnologia, produção experimental, administração de finanças, pessoas e patrimônio, auxiliares de técnico agrícola e operadores de máquina agrícola.

O Iapar tem sede em Londrina e está presente em todo o Paraná, com cinco unidades regionais de pesquisa (Curitiba, Ponta Grossa, Paranavaí, Pato Branco e Santa Tereza do Oeste), 19 estações experimentais, quatro unidades de beneficiamento de sementes, 25 laboratórios de diferentes áreas de especialidade e 23 estações agrometeorológicas (também utiliza dados de outras 37 estações do Sistema Meteorológico do Paraná-Simepar).

Segundo o presidente Florindo Dalberto, o instituto desenvolve 14 programas de pesquisa e 252 grandes projetos de investigação científica, que implicam a condução de mais de 600 experimentos de campo espalhados por todo o Estado.

Os programas são desenvolvidos nas áreas de agroecologia, agroenergia, algodão, café, cereais de inverno, culturas diversas, feijão, fruticultura, manejo do solo e água, milho, produção animal, propagação vegetal, recursos florestais e sistemas de produção.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Compartilhe: