Governador de São Paulo nomeia 9.304 Professores efetivos

Docentes fazem parte da 1ª turma do curso da São Paulo Escola de Formação de Professores, que marca uma nova era na educação estadual com a nomeação de 9.304 novos professores efetivos.
Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 13h39
Governador de São Paulo nomeia 9.304 Professores efetivos

Docentes fazem parte da 1ª turma do curso da São Paulo Escola de Formação de Professores.

O governador nomeou 9.304 novos Professores efetivos. Eles começam a dar aula em fevereiro no Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio e Educação Especial da rede de escolas estaduais. Os nomeados terão 30 dias para tomar posse, a partir deste sábado, 8 de janeiro, data da publicação do decreto no Diário Oficial. Após a posse, os novos professores podem participar da atribuição de aulas entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

  • "Escola é formada pelo professor, portanto o nosso foco vai ser motivar, capacitar e valorizar cada vez mais esse profissional", observou o governador.
  • Os nomeados do concurso PEB II formam a primeira turma a concluir o Curso de Formação Específica da São Paulo Escola de Formação de Professores. Foram aprovados apenas os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a cinco de um total de 10 pontos no exame, que tenham cumprido um mínimo de 75% do total das atividades propostas no curso e participado integralmente de pelo menos dois encontros presenciais.

Curso de Formação Específica:

Por determinação de lei estadual de 2009, os concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino) passaram a exigir também o curso de formação específica como uma fase obrigatória. Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa cursá-lo e ser aprovado em prova de aptidão.

No curso, os docentes que ingressarão na rede estadual a partir de 2011 conheceram o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais. O conteúdo foi dividido em duas etapas, a primeira comum a todos os candidatos e a segunda direcionada a cada uma das 13 disciplinas do currículo da rede estadual de ensino e à educação especial. Foram ao todo 360 horas de aula.

O curso contou ainda com um moderno ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Por meio do site da escola de formação, os candidatos podiam acessar todo o conteúdo do curso e participar de atividades pela internet, validadas por um professor tutor. Para a conclusão do curso era necessário que o candidato cumprisse, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada período e participasse integralmente de pelo menos dois encontros presenciais, além de ser aprovado em prova objetiva.

Sobre o Programa Mais Qualidade:

  • Lançado em maio de 2009 pelo Governo do Estado, o Programa + Qualidade na Escola criou a Escola de Formação de Professores, que mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério, além de ter implementado duas novas jornadas de trabalho (de 12 e 40 horas semanais) e aberto 80 mil novos cargos efetivos no magistério e regulamentado a situação dos professores temporários, instituindo o exame como requisito para sua atuação nas salas de aulas.

Mais informações através do endereço eletrônico www.saopaulo.sp.gov.br.

Compartilhe: