GDF faz acordo com Policiais Civis

GDF firma acordo com Policiais Civis do DF após 16 dias de greve e propõe aumento de 13% parcelado em duas etapas. Professores também fecham acordo.
Segunda-feira, 18 de abril de 2011 às 10h26
GDF faz acordo com Policiais Civis

O Governo do Distrito Federal conseguiu firmar um acordo na tarde desta sexta-feira (15 de abril de 2011) com o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sindipol) e pôs fim à greve que durou 16 dias. Em assembleia na Praça do Buriti, os policiais aceitaram a proposta do GDF e anunciaram que as atividades serão retomadas às 8h da manhã deste sábado (16 de abril).

Os policiais, cujos salários iniciais são de cerca de R$ 7 mil, reivindicavam ao GDF aumento de 28%. O reajuste, no entanto, depende de decisão da presidenta da República, já que o recurso vem da União. O governo sugeriu apresentar à Presidência a proposta de aumento de 13%, que representa as perdas inflacionárias de abril de 2009 até hoje. Esse percentual será parcelado em duas etapas, de 6,5% cada: a primeira será paga em dezembro deste ano e a segunda, em março de 2012.

Dentre as propostas mais importantes, estão:

  • A continuação dos trabalhos de grupo de estudo, com a participação do SINPOL e SINDEPO, visando análise da proposta de reestruturação das respectivas carreiras com encaminhamento da proposta final, nos mesmos moldes de percentuais e aplicabilidade da Polícia Federal, após término dos trabalhos do grupo de estudo, para análise e manifestação do Governo Federal;
  • Estudo e cronograma imediato de proposta de implantação de plano de saúde para a categoria; e
  • Gestão para o imediato envio do projeto de transformação do cargo de Agente Penitenciário em Agente de Polícia, que se encontra no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para o Congresso Nacional (Processo nº 03000.001764/2010-91 MPOG), com parecer favorável da Procuradoria Geral do DF.

Professores:

Há dois dias, o GDF também conseguiu fechar acordo com os professores, que sinalizavam com uma greve. Cumprindo promessa de campanha, o governador já anunciou a abertura de uma mesa permanente de negociação com todas as categorias. "O Governo do Distrito Federal fará responsável e incessantemente a sua parte pela valorização dos nossos servidores públicos", declarou o governador. Além disso, está em discussão no governo o plano de saúde dos servidores e a reestruturação de várias carreiras.

Mais informações através do endereço eletrônico www.agecom.df.gov.br.

Compartilhe: