Exército anula provas dos concursos de admissão para matrículas no CFO/QC e EIA/QCM

Sexta-feira, 26 de setembro de 2014 às 10h17
Exército anula provas dos concursos de admissão para matrículas no CFO/QC e EIA/QCM

O Exército Brasileiro informa que foram anuladas as provas dos Concursos de Admissão (CA) 2014 para matrículas no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e no Estágio de Instrução e Adaptação do Quadro de Capelães Militares (EIA/QCM) em 2015, devido ao extravio de um malote contendo os cartões-resposta dos certames. Mais detalhes estão disponíveis nas retificações publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 de setembro de 2014, nas páginas 31 e 32.

Com a anulação do exame intelectual, aplicado no último dia 14 de setembro de 2014, o órgão divulgou um novo calendário contendo as datas de todas as etapas subsequentes. Desta forma, as provas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos ficam remarcadas para o dia 2 de novembro de 2014.

Anteriormente, os CAs passaram por retificações quanto à redação de itens referentes à declaração de não estar investido em cargo público federal, estadual ou municipal.

Para o CFO são disponibilizadas 65 vagas, divididas entre as áreas de Administração (12), Biblioteconomia (2), Ciências Contábeis (4), Comunicação Social (2), Direito (10), Enfermagem (9), Informática (8), Psicologia (2), Veterinária (4) e Magistério, com atuação nas subáreas de Espanhol (2), Física (2), Geografia (2), Matemática (2), Português (2) e Química (2).

O CFO será realizado na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e requer curso de graduação na área ou subárea de atividade objeto do CA, registro no órgão fiscalizador da profissão a qual concorre, idoneidade moral, idade máxima de 36 anos de idade (referenciados a 31 de dezembro do ano de sua matrícula), altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino, entre outros requisitos mencionados em edital.

Já para Capelães Militares serão preenchidas quatro vagas, sendo três para Capelão Católico Apostólico Romano e uma para Capelão Evangélico.

Dentre os requisitos para a matrícula, estão: idade mínima de 30 e máxima de 40 anos de idade (completos até a data do término do EIA/QCM); curso de formação teológica regular de nível superior, conforme documento expedido por instituição de ensino e reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião; ter sido ordenado sacerdote católico romano ou consagrado (a) como pastor (a) evangélico (a); pelo menos três anos de atividades pastorais, comprovadas por documento expedido pela autoridade eclesiástica; ter o consentimento expresso da autoridade eclesiástica da respectiva religião para exercer atividade pastoral no Exército Brasileiro; ter sua conduta abonada pela autoridade eclesiástica da respectiva religião; idoneidade moral; altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e de 1,55m para o sexo feminino; entre outras exigências listadas no edital.

As inscrições tanto para o CFO/QC quanto para o EIA/QCM foram recebidas no período de 9 de junho a 8 de agosto de 2014. Para efetivar a inscrição, o candidato teve que preencher o formulário disponível no site www.esfcex.ensino.eb.br e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 110,00.

Todos os participantes serão avaliados por meio de exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, verificação documental preliminar e revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula.

Estes concursos de admissão terão validade apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação no DOU e encerrando-se 15 dias após a data limite prevista para matrícula na EsFCEx.

Para obter informações complementares sobre os concursos, consulte os editais completos em nosso site.

Compartilhe: