Edital do Concurso da Polícia Militar - AM sai até o final de janeiro

Governador anuncia Concurso da PM com 2,5 mil vagas e investimento de R$100 mi na segurança pública
Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 às 09h45
Edital do Concurso da Polícia Militar - AM sai até o final de janeiro

O governador do Amazonas, anunciou na quinta-feira, 6 de janeiro de 2011, durante coletiva sobre o Concurso para a Área de Educação, que até o final do mês de janeiro deverá ser lançado o Edital do Concurso da Polícia Militar do Amazonas, com cerca de 2,5 mil vagas. Ele disse, ainda, que outras áreas terão concurso este ano. O assunto está sendo discutido pontualmente com cada secretário e conforme a definição das necessidades, os editais serão anunciados.

O Concurso da PM será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como finalidade o aumento do contingente policial para a implantação do programa Ronda do Bairro, principal compromisso de campanha. Somente este ano, o Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 100 milhões na área de segurança pública, segundo o governador.

Na reunião que teve com a cúpula da Secretaria Estadual de Segurança, na última quarta-feira, ele disse que discutiu a compra de novas viaturas e equipamentos. "Além de contratarmos novos policiais, vamos precisar treiná-los e equipar a polícia para a implantação do projeto". Segundo ele será necessária a contratação de mais policiais, o que abre a perspectiva de um novo concurso nessa área.

"Nosso objetivo é duplicar o efetivo, para que a gente possa ter policiais civis e militares em quantidade e implantar os programas planejados para a Segurança Pública", destacou o governador, que já anunciou que vai estar à frente das questões da Segurança. Esta semana ele nomeou cerca de 800, dos 1010 aprovados para a Polícia Civil, que deverão ser empossados no período de 30 dias após a nomeação. O restante das vagas, sob análise da Justiça, vão aguardar para serem nomeados conforme a decisão judicial.

O Programa Ronda do Bairro prevê a divisão da cidade de Manaus em 193 áreas. Cada área de três quilômetros quadrados terá uma ronda fixa 24 horas com uma viatura, motocicletas e policiais. Segundo o governador, serão necessários 18 policiais por área. "As viaturas não vão sair de sua área. Se houver problema, uma outra assume o lugar. Se houver flagrante, será acionada outra viatura para levar o preso até a delegacia. "É uma estrutura muito bem montada para que se tenha policiamento 24 horas naquela área, com telefone e câmeras. A abordagem será filmada para que não haja excessos", explicou o governador.

As viaturas serão fiscalizadas com sistema de GPS, monitorado pelo Ciop (Centro Integrado de Operações de Segurança). "É um trabalho que demanda algum tempo na preparação dos policiais, mas a partir de implantado é um projeto que dá resultado. Eu conheço muito a questão da segurança pública e tenho certeza que vamos dar uma resposta muito forte no combate à criminalidade".

Mais informações através do endereço eletrônico www.amazonas.am.gov.br.

Compartilhe: