Divulgado perfil dos candidatos ao concurso do magistério e Brigada Militar - RS

FDRH revela perfil dos candidatos aos concursos públicos: maioria feminina no magistério e presença masculina na Brigada Militar
Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 às 13h24
Divulgado perfil dos candidatos ao concurso do magistério e Brigada Militar - RS

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) realizou um levantamento do perfil dos candidatos aos concursos públicos para o magistério e Brigada Militar, a fim de identificar o público que disputa uma vaga nas provas organizadas pela instituição.

Dos 89.275 mil inscritos para o concurso do magistério, 78,25% tiveram as inscrições homologadas e estão aptos a realizar as provas. O presidente da fundação, Jorge Branco, destacou alguns dados que confirmam o perfil clássico das duas carreiras. No caso do magistério, a maioria continua sendo de mulheres: 84,56% dos inscritos são do sexo feminino e 15,44%, do masculino.

O curso normal ainda é uma formação considerada por quem disputa uma vaga. Mais da metade dos inscritos são para os anos iniciais. Com relação às disciplinas mais procuradas, o ensino da língua portuguesa é a área que tem mais interessados. Pessoas com deficiência correspondem a 1,2%. Pessoas que se identificaram como negras representam 4,33% dos inscritos. A comunidade indígena soma apenas 0,27%.

Já o concurso da Brigada Militar para a função de Polícia Ostensiva registra 71,32% de homens inscritos e 28,68% de mulheres. Para bombeiro militar, o percentual de mulheres cai para 15,54%, enquanto o de homens sobe para 84,46%. Para o cargo de capitão a presença masculina é de 72,16% e a feminina de 27,84%.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Compartilhe: