Deputado solicita concurso para prover 7.000 vagas de militares no TO

Quinta-feira, 1 de setembro de 2011 às 17h03
Deputado solicita concurso para prover 7.000 vagas de militares no TO

Na Ordem do Dia da sessão ordinária desta quinta-feira, dia 1º, foram aprovados, em regime de urgência, dois requerimentos do deputado Sargento Aragão. Nas matérias, o autor solicita ao Governo a realização de concurso público para o provimento de 7.000 cargos militares no Estado, dos quais 5.000 são para a Polícia Militar, e 2.000, para o Corpo de Bombeiros. Aragão alega que o efetivo atual é insuficiente para atender à demanda para garantir a segurança pública no Tocantins.

"A recomendação, com base na Organização das Nações Unidas (ONU), é de um bombeiro para cada 1.000 habitantes. No Tocantins, temos a realidade de 460 bombeiros para toda a população, uma defasagem crítica", afirmou o deputado. Sobre os PMs, Aragão informa que a defasagem já causa problemas na corporação. "As escalas de serviço têm sido objeto de descontentamento no seio da tropa em virtude do excesso da jornada de trabalho, inclusive sendo alvo de decisões judiciais", disse.

Também, em regime de urgência, foi aprovado um requerimento do deputado Eli Borges que pede informações ao Executivo sobre os valores pagos às empresas que realizam o recapeamento das rodovias estaduais. O parlamentar quer saber ainda a respeito da espessura da camada asfáltica, empregada nas obras.

A inclusão da TO-446, que liga Miranorte a Abreulândia, no Plano Estadual de Pavimentação Asfáltica é um pedido do deputado Osires Damaso. Já o parlamentar Sandoval Cardoso requer a perfuração de um poço artesiano no Assentamento Despertar, em Fortaleza do Tabocão.

Outros requerimentos aprovados solicitam a adesão do Estado a um convênio nacional para estabelecer a isenção de ICMS para os serviços de banda larga no Tocantins, recuperação de estradas em Porto Nacional e construção de uma feira coberta em Taquaruçu, Palmas.

Mais informações através do endereço eletrônico www.al.to.gov.br.

Compartilhe: