Concurso para professor da Unemat - MT será em 2012

Assembleia Legislativa media negociações e participa da criação de comissão para concurso de docentes na Unemat, com previsão de vagas em diferentes campi.
Terça-feira, 12 de junho de 2012 às 15h32
Concurso para professor da Unemat - MT será em 2012

Após mediar as negociações entre o gestor estadual e os estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que ameaçavam parar suas atividades em protesto por melhorias na infraestrutura física e humana da instituição, a Assembleia Legislativa participou na última semana - com a presença dos deputados Dilmar Dal'Bosco e Wagner Ramos - da primeira reunião da Comissão Especial criada pelo Executivo para atuar no certame destinado ao provimento de cargos para docentes da educação superior.

A realização de concurso para professores, previsto para este ano, oferecerá vagas nos diferentes campi da Unemat. A intenção é suprir, inicialmente, a demanda dos seis cursos criados em 2006 que ainda não têm quadro efetivo. São eles: Comunicação Social em Alto Araguaia, Engenharia de Alimentos, em Barra do Bugres; Educação Física, em Cáceres, Enfermagem, em Tangará da Serra; Agronomia, em Nova Xavantina; e Engenharia Civil, em Sinop.

Durante a instalação da Comissão, o deputado Dilmar Dal'Bosco pontuou a importância da capacitação profissional dos estudantes mato-grossenses, que sofrem com a pouca oferta de vagas em universidades públicas. Ele ressaltou ainda a problemática dos alunos da Unemat, onde vários campi se encontram sem nenhum tipo de laboratório ou professores qualificados.

"É indiscutível a necessidade de criar vagas em universidades públicas, mas temos que visar a qualidade dos profissionais que vão entrar no mercado de trabalho. Só para se ter uma ideia, em Sinop os cursos de engenharia e arquitetura, sofrem com a falta de professores especializados", disse.

O presidente da comissão, professor Dionei José, afirmou que o grupo será responsável pela parte legal do concurso, desde o levantamento de vagas, áreas atendidas e elaboração do edital. "Além dos seis cursos, poderão ser atendidos outros que tiveram vacância no quadro por diversos motivos e estão com insuficiência de profissionais efetivos". Segundo ele, o certame poderá ser executado pela Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest/Unemat).

De acordo com o secretário de Estado de Administração, César Roberto Zilio, o Governo está empenhado na celeridade na condução do processo. "A previsão é que o concurso seja realizado e homologado ainda este ano, para 2013 já iniciar as aulas com o quadro efetivo". disse.

A comissão, presidida pelo vice-reitor da Unemat Dionei José, é composta pelos seguintes membros: Nilce Maria da Silva (professora da Unemat), Gustavo Danzer (pró-reitor de administração da Unemat), Dal Isa Sguarezi (técnica da área instrumental de governo - SAD), Gil Borges Pimenta (gestor governamental - SAD). A portaria de nomeação SAD/Unemat nº. 010/2012 foi publicada no Diário Oficial de 1º de junho, que circulou nessa segunda-feira (4 de junho).

Unemat em números: A Universidade possui um quadro composto por 652 docentes efetivos e 400 contratados e 622 profissionais técnicos administrativos, em atendimento a mais de 15 mil acadêmicos, em 48 cursos de graduação regulares e 8 mestrados.

Fonte: www.al.mt.gov.br

Compartilhe: