Comissão aprova criação de 1.293 cargos no Itamaraty

Comissão aprova criação de 1293 cargos no Itamaraty para reforçar presença diplomática brasileira no mundo.
Sexta-feira, 8 de julho de 2011 às 08h16
Comissão aprova criação de 1.293 cargos no Itamaraty

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (6 de julho de 2011) o Projeto de Lei 7579/10, do Executivo, que cria no quadro de pessoal do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) 400 cargos de Diplomata e 893 de Oficial de Chancelaria, para provimento gradual a partir de 2011.

A proposta também transforma, sem aumento de despesa, 346 cargos de Assistente de Chancelaria em 172 cargos de Oficial de Chancelaria. Segundo o texto aprovado, o provimento gradual obedecerá autorização do Ministério do Planejamento, desde que haja previsão orçamentária.

Protagonismo

O relator, deputado Dr. Rosinha, apresentou parecer pela aprovação. Segundo ele, o projeto está de acordo com a nova condição de protagonista que o Brasil vem consolidando no contexto internacional, nos últimos anos.

Dr. Rosinha observou que o Itamaraty tem se empenhado também em prestar a devida assistência à comunidade de cerca de 4 milhões de brasileiros que vivem fora do País. "Somados às atividades da diplomacia ordinária, as ações de apoio e defesa dos cidadãos brasileiros que residem em países estrangeiros têm demandado a ampliação da estrutura e dos serviços do ministério, em Brasília e na rede de postos diplomáticos e consulares no exterior", explicou o deputado.

Mais representação

O Brasil tem hoje 223 representações oficiais em todo o mundo, entre missões diplomáticas permanentes, repartições consulares, escritórios de representação e delegações - sendo que 64 delas (mais de 27%) foram criadas a partir de 2003. Essa expansão está baseada na Lei 11.292/06, que permitiu a criação de 23 embaixadas, duas delegações e treze repartições consulares.

Segundo Dr. Rosinha, o provimento escalonado deverá ser feito à razão de cerca de cem cargos por ano, visando preencher as necessidades das novas embaixadas e consulados e também da adequada lotação das unidades sediadas em Brasília. "Sempre de forma a reforçar a presença diplomática brasileira nos mais distintos foros de negociação nas esferas bilateral e multilateral", disse o deputado.

Tramitação

O projeto ainda terá análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mais informações através do endereço eletrônico www.camara.gov.br.

Compartilhe: