Cespe/UnB divulga comunicado com novas regras para cadastro de candidatos

Cespe/UnB anuncia novidade que promete revolucionar a segurança em provas de concursos públicos: fotos dos candidatos nas folhas de resposta!
Sexta-feira, 14 de junho de 2013 às 10h18
Cespe/UnB divulga comunicado com novas regras para cadastro de candidatos

A Cespe/UnB divulgou um comunicado em seu site informando sobre a possibilidade de candidatos que se inscrever nos eventos incluírem fotografias nos cadastros individuais. Com este novo procedimento o Cespe visa aperfeiçoar os procedimentos de segurança e preservar o compromisso com certames e processos seletivos seguros e isonômicos para os órgãos contratantes e para os candidatos.

"A finalidade é que, a partir do segundo semestre, as fotografias sejam impressas na folha de resposta distribuída aos candidatos no momento das provas", afirma Jorge Amorim, Coordenador de Tecnologia do Cespe/UnB. "A medida torna o processo de identificação infinitamente mais seguro e transparente, pois reduz possibilidades de falsidade ideológica", completa o Coordenador.

Nos dias de hoje, o candidato é identificado pelos chefes e fiscais de sala, através de documentos oficiais válidos, especificados no edital de abertura; Este procedimento não sofrerá alterações, só será acrescido na folha de respostas a foto do candidato. Posteriormente, a fotografia inserida no cadastro e utilizada no dia de realização da prova, juntamente com os dados do candidato, serão enviados ao órgão contratante a que o certame se destina para auxiliarem na aferição visual dos novos servidores no momento da posse.

FOTOS - Todos os candidatos receberão nas próximas semanas um e-mail da Cespe/ UnB, solicitando que seja inserido a fotografia no cadastro individual, porém os usuários que já quiserem antecipar o processo, podem acessar o cadastro on-line, escolher a foto nos arquivos pessoais e preencher o novo campo. A imagem deve ter extensão .JPG, tamanho máximo de 200 kB e dimensão 3x4 em fundo branco, destacando o rosto do candidato. A fotografia será válida por um ano.

Além disso, também está em desenvolvimento um aplicativo que será capaz de analisar a foto postada no campo e averiguar se a imagem não contém conteúdo impróprio ou irrelevante para o cadastro.

AVANÇO - O Diretor Geral do Cespe/ UnB Paulo Portela, destaca a iniciativa como arrojada, pois tem o intuito de resguardar a segurança dos eventos realizados pela Instituição "Os trabalhos de aperfeiçoamento na segurança dos eventos são uma prática exercida com obsessão por nossos colaboradores. Assim, inovamos ao mostrar que é viável tecnologicamente apresentar uma foto atualizada do candidato no seu material de prova, minimizando a possibilidade de cometimento de falsidade ideológica na realização das provas sob responsabilidade desta Instituição", conclui o Diretor.

Fonte: www.cespe.unb.br

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: