CCJ aprova reserva de vaga em concurso para morador de pequeno município

CCJ aprova PEC que reserva vagas em concursos para moradores de pequenos municípios, mesmo com oposição acirrada no colegiado.
Quarta-feira, 28 de setembro de 2011 às 08h23
CCJ aprova reserva de vaga em concurso para morador de pequeno município

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 490/10, do deputado Efraim Filho, que reserva vagas para os moradores de municípios de até 20 mil habitantes em concursos realizados pelas prefeituras dessas cidades. A proposta não estabelece um percentual a ser respeitado. Atualmente, a Constituição prevê reserva de vagas apenas para pessoas com deficiência.

O relator na CCJ, deputado Felipe Maia, considerou a PEC constitucional e defendeu sua admissibilidade, mas enfrentou oposição no colegiado.

O deputado Arthur Oliveira Maia, por exemplo, apresentou voto em separado contra a proposta argumentando que a PEC cria uma "diferenciação entre os brasileiros em virtude de sua localização territorial". Para o parlamentar, a possibilidade de os municípios reservarem vagas para seus moradores em concursos públicos pode fazer com que os estados adotem a mesma estratégia, afetando o federalismo brasileiro. "Essa PEC afeta uma cláusula pétrea da Constituição: a forma federativa de Estado", declarou.

Com a aprovação de sua admissibilidade, a PEC será analisada por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Mais informações no endereço eletrônico www.camara.gov.br.

Compartilhe: