Câmara aprova criação de 560 cargos de advogado da União

CCJ aprova criação de 560 cargos de advogado da União para reforçar quadro da AGU e assessorias jurídicas.
Terça-feira, 25 de outubro de 2011 às 16h58
Câmara aprova criação de 560 cargos de advogado da União

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na tarde de 25 de outubro a criação de 560 cargos de advogado da União, medida prevista no Projeto de Lei 7580/10, do Poder Executivo. Os cargos serão criados em duas etapas: 280 novos advogados em 2011, e outros 280 em 2012. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta será agora encaminhada para o Senado, exceto se houver recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.

Os advogados da União atuam nos processos judiciais ou extrajudiciais que envolvam órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Esses servidores também realizam assessoria jurídica ao governo federal, atuando em conflitos sobre a aplicação da lei e na análise de projetos de lei elaborados pelo Executivo.

O relator na CCJ, deputado Fábio Ramalho, ressaltou o interesse público de reforçar o quadro da Advocacia-Geral da União (AGU), que há anos não aumenta seu quadro de advogados.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Marcos Luiz da Silva, não apenas a AGU, mas as assessorias jurídicas de diversos ministérios estão desfalcadas esperando a contratação de novos advogados. "Os gestores precisam estar bem assessorados para que possam proteger os interesses da União", disse.

Fonte: www.camara.gov.br

Compartilhe: