Autorizada a contratação de profissionais para Hospital Universitário de Brasília - DF

Terça-feira, 16 de abril de 2013 às 08h35
Autorizada a contratação de profissionais para Hospital Universitário de Brasília - DF

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) receberá 1.462 novos profissionais admitidos por meio de Concurso Público. A contratação será feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. A autorização do concurso, com a fixação do quantitativo de vagas, foi publicada em portaria do Ministério do Planejamento, na edição desta segunda-feira, 15, do Diário Oficial da União. Um contrato de parceria entre a Ebserh e a Universidade de Brasília (UnB), instituição à qual o hospital é vinculado, tornou possível a contratação.

Com o ingresso dos novos profissionais, serão reativados leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal e ampliados os serviços de saúde prestados à população. Entre estes, constam seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, 25 leitos para internação de dependentes de álcool e outras drogas - que integrarão o programa Crack, é Possível Vencer, do Governo Federal - e 21 leitos para atender a rede de atenção de urgência e emergência, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A recomposição do quadro de pessoal é uma das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e atende a determinação dos órgãos de controle que identificaram a necessidade de regularização de vínculos precários existentes.

O HUB, que atualmente tem um quadro de 1.469 profissionais, sendo parte formado por empregados com vínculos que precisam ser regularizados, passará a contar com um quadro total de 2.135 profissionais. O edital com as regras do processo de seleção será publicado pela empresa nas próximas semanas.

Os candidatos aprovados serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários da empresa. Como uma empresa pública, a EBSERH é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais e a assinatura do contrato de parceria garante que todos os serviços de saúde prestados à população sejam feitos integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: portal.mec.gov.br

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: