Assembleia dos Trabalhadores da Saúde - SE discute propostas para servidores

Diálogo positivo marca assembleia dos trabalhadores da Saúde com propostas e prazos definidos para melhorias na categoria, confira as negociações em andamento e próximos passos!
Segunda-feira, 6 de junho de 2011 às 13h17
Assembleia dos Trabalhadores da Saúde - SE discute propostas para servidores

Diálogo positivo. Assim foi considerada a Assembleia dos trabalhadores da Saúde do Estado, realizada na manhã desta sexta-feira, 3 de junho de 2011, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), e que contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde (SES), Antônio Carlos Guimarães, do adjunto Jorge Viana, do Presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, e do superintendente do Huse, Francisco Claro.

No início da assembleia, o secretário de saúde se ofereceu para ler o documento encaminhado pela SES aos trabalhadores na tarde da última quinta-feira, 2, e que tratava dos prazos para o cumprimento de cada uma das oito propostas discutidas pelos servidores de cada categoria. Todos se mostraram atentos às explicações.

O secretário destacou que também é um trabalhador da saúde e sabe das dificuldades encontradas no setor. "Nem eu enquanto gestor, nem Emanuel, Viana ou Francisco estamos aqui para perseguir nenhum companheiro de trabalho. Nós estamos aqui percebendo com sensibilidade o que está acontecendo e buscando juntos uma solução que possa deixar todos satisfeitos", comentou.

Foram apresentados quatro tipos de prazos para cumprimento das propostas a partir da data de entrega do documento: prazo imediato (90 dias); curto prazo (entre três e seis meses); médio prazo (entre seis meses até o final do ano de 2011); e longo prazo (durante o ano de 2012).

Propostas:

As propostas anunciadas pela SES aos sindicatos foram: Índice de reajuste salarial linear definido pelo Governo do Estado; Instituição da Mesa de Negociação como sendo permanente; sanar as situações trabalhistas que não estão em conformidade com a legislação; sanar as inadequações das condições de trabalho; adequar cargas horárias de plantões; resolver a iniquidade dos servidores presentes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe); apresentar solução para as demais iniqüidades de servidores que possam existir; e, por fim, conformar o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCV).

De acordo com o secretário, esta última vem sendo instituída em reuniões semanais. "Ninguém aqui está negando as propostas de vocês. Nós viemos aqui no sentido de respeito e estamos querendo conversar com vocês, com os sindicatos e diretamente com a categoria, assumindo um compromisso. Temos uma mesa de negociações que está instituída com reuniões semanais. No próximo dia 10, teremos a primeira reunião com representantes dos sindicatos, com a secretaria e a fundação para implantar o PCCV e isso não é pouca coisa, é um avanço", afirmou.

Negociações:

Ao final da assembleia, representantes dos sindicatos saíram satisfeitos com o andamento das negociações. "A assembleia está acontecendo de forma positiva. O secretário está aberto às negociações e tem aceitado algumas propostas que não tinham sido incluídas anteriormente e estamos confiantes de que teremos nossas reivindicações atendidas", declarou o vice-presidente da Associação dos servidores do Huse, Gladston Rodrigues.

Para o diretor do Sindicato 192, Arnaldo Júnior, os avanços estão acontecendo. "Por mais que existam algumas farpas entre as categorias e as próprias representatividades que conduzem as categorias hoje, nos tivemos um avanço muito grande. A categoria mostrou que esta unida, os profissionais compareceram e conseguiram manter o respeito mútuo e a cordialidade, e saímos com um compromisso agendado por parte dos gestores", afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, aguarda uma nova rodada de negociações que acontecerá na próxima segunda-feira, 13. "A categoria expôs para o secretário toda a situação que vive hoje o profissional e entendemos que o governo deve melhorar ainda mais a proposta dos servidores. Esperamos que na próxima reunião o secretário possa apresentar pra gente uma proposta convincente e que a categoria se sinta satisfeita", concluiu.

Mais informações através do endereço eletrônico www.agencia.se.gov.br.

Compartilhe: