Aprovado criação de mais 560 cargos de advogados da União

Aprovado na Câmara dos Deputados PL que cria mais 560 cargos de advogados da União para defesa de políticas públicas em áreas como saúde e educação.
Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 às 09h58
Aprovado criação de mais 560 cargos de advogados da União

Aprovado na Câmara dos Deputados PL que cria mais 560 cargos de advogados da União para defesa de políticas públicas em áreas como saúde e educação:

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25 de outubro), o Projeto de Lei 7580/10 do Poder Executivo, que cria 560 cargos de advogado da União.

Os advogados vão atuar nas unidades da AGU distribuídas por todo país, na defesa dos interesses da União e da sociedade, como no caso de políticas públicas nas áreas de saúde e educação.

No Brasil inteiro já são quase 2.000 advogados da União em atuação. Somente em 2010, por exemplo, juntamente com os procuradores federais estes advogados ajudaram a recuperar e economizar mais de R$ 2 trilhões aos cofres públicos.

O PL agora vai para o Plenário da Câmara dos Deputados pelo prazo de cinco sessões, onde poderão ser apresentados recursos. Depois disso, volta à Comissão de Constituição e Justiça, que elabora e aprova a redação final. O responsável por encaminhá-lo ao Senado Federal o Presidente da Câmara.

O relator na CCJ, deputado Fábio Ramalho, ressaltou o interesse público de reforçar o quadro da AGU, que há anos não aumenta seu quadro de advogados.

Seleções

O último concurso para advogado da União foi em 2008, mas já existe previsão de que no início de 2012 saia o edital para o preenchimento de 68 vagas, abertas devido à vacância na carreira, não relacionadas, portanto, aos cargos que estão sendo previstos no PL 7580/10. A AGU também pediu a abertura de 70 vagas para procurador da Fazenda Nacional.

O Advogado-Geral da União, ministro Luis Inácio Lucena Adams, assinou o Aviso Ministerial nº. 469/11, em que solicita anuência do Ministério do Planejamento e gestão para provimento desses cargos, mas ainda não há autorização.

O salário inicial dos advogados da União é de R$ 14.970 e o concurso para provimento destes cargos conta com provas objetivas, discursivas, oral e, por fim, avaliação de títulos.

Fonte: www.agu.gov.br

Compartilhe: