Agência de Fomento - AL vai selecionar novos gestores de APL

Edital de seleção de gestores para Arranjos Produtivos Locais em Alagoas é divulgado no Diário Oficial nesta segunda-feira.
Segunda-feira, 23 de abril de 2012 às 13h22
Agência de Fomento - AL vai selecionar novos gestores de APL

Documento elaborado pela Desenvolve é publicado no Diário Oficial desta segunda-feira

O edital de seleção de gestores para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), elaborado pela Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas, foi divulgado nesta segunda-feira (23). A chamada pública, para a contratação de profissionais qualificados que promovam a articulação territorial nas regiões dos APLs, é uma das ações previstas no convênio para execução do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) em Alagoas.

O convênio, firmado pela Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Desenvolve e o Sebrae-AL, foi publicado na última sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado.

Como de costume, uma comissão formada por representantes do Sebrae/AL, Desenvolve e Seplande ficarão responsáveis pelas avaliações das propostas lançadas com base no que o edital exige. De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, somente serão qualificadas para a seleção as empresas que atenderem aos nove critérios do edital. "As concorrentes serão avaliadas desde o seu foco e atuação no mercado dos micro e pequenos negócios, até a apresentação de um plano de incremento de renda para os beneficiários do programa", explicou.

Além dos nove critérios, durante o período de seleção as empresas deverão apresentar um plano de trabalho específico para a área de atuação. "O plano de trabalho a ser apresentado como critério para seleção de empresas deverá ser submetido à Desenvolve e adaptado às necessidades e especificidades de cada Arranjo selecionado", enfatizou Fábio Leão.

Recentemente reformulado, o PAPL conta com 18 Arranjos, dos quais 12 já em funcionamento. Outros seis novos arranjos ainda estão em fase de conclusão e análises, são eles: APL Rizicultura no Baixo São Francisco, APL de Móveis na região Metropolitana, APL Apicultura Litoral e Lagoas, APL de Saúde, APL Cerâmica e APL Mineração, ainda sem locais definidos de atuação.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ressalta a importância do papel do gestor para o desenvolvimento do programa. "O PAPL cresceu, se reestruturou, estamos trabalhando para o desenvolvimento de Alagoas, incentivando as potencialidades locais. O desempenho do gestor nesse sentido é fundamental, porque ele atua como um elo entre os empresários e o poder público, é com a articulação dele que os trabalhos podem ser realizados", explica.

As empresas terão até o dia 23 de abril de 2012 para entregarem as propostas para a Desenvolve, e o resultado será divulgado em torno de 45 dias, a partir da data de lançamento e publicação do edital. A assinatura dos contratos e início das atividades está prevista para acontecer até o dia 23 de maio. A partir desta segunda-feira, o edital ficará disponível para consulta nos sites da Seplande e da Desenvolve.

Convênio

O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) apoia aglomerados de micro e pequenas empresas e produtores autônomos concentrados em municípios ou microrregiões do estado, e busca proporcionar a essa parcela oportunidade de crescimento econômico. O convênio entre a Seplande, Desenvolve e o Sebrae/AL visa promover o desenvolvimento do programa e é uma forma de ajustamento entre seus participantes.

Com valor total de R$ 12 milhões, este ano o convênio apresenta um diferencial dos anos anteriores: sua duração passa a ser de quatro anos. "Nosso objetivo é fornecer técnicas de gerenciamento, recursos e capacitações para os produtores, fomentando o PAPL, e beneficiando o maior número de famílias possíveis", explica o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.

Fonte: www.agenciaalagoas.al.gov.br

Compartilhe: