Exército abre 100 vagas para curso de formação de Sargentos de Saúde

Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro abre concurso para 100 vagas no Curso de Formação de Sargentos de Saúde, saiba os detalhes agora!
Sexta-feira, 3 de maio de 2013 às 07h46
Exército abre 100 vagas para curso de formação de Sargentos de Saúde

O Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), por meio da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) do Exército brasileiro, publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 3, o edital de abertura do concurso público no qual ofertará 100 vagas junto ao Curso de Formação de Sargentos de Saúde.

Entre os requisitos de participação, está a idade mínima de 17 e a máxima de 26 anos, a altura de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres e a conclusão de curso técnico em Enfermagem.

De acordo com o DECEx, as inscrições serão recebidas de 3 de maio a 8 de julho pelo endereço eletrônico www.esa.institucional.ws (item 2) e haverá cobrança de taxa, mas o valor não consta no edital publicado no DOU.

A informação é de que os participantes serão submetidos a duas etapas de avaliação, sendo a primeira formada por exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física e a última, por revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos.

O candidato deve comparecer aos locais de prova munido de documento de identificação (original), lápis, borracha, régua, prancheta e caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

Ainda segundo o DECEx, as fases de avaliação acontecerão em Organizações Militares constantes no artigo 187 do título XIV do certame, à escolha do candidato no ato da inscrição.

Etapas de seleção

Primeira:

  • Exame intelectual (EI) - 13 de outubro de 2013 às 13h - prova escrita dividida em cinco partes, sendo quatro de caráter objetivo (matemática, português, história e geografia do Brasil e conhecimentos específicos) e uma discursiva (português - redação);
  • Valoração de títulos - 29 e 30 de janeiro de 2014 - entrega de diplomas de graduação, especialização, qualificação técnico-profissional e histórico escolar;
  • Inspeção de saúde (IS) - 10 a 19 de março de 2014 - apresentação de caderneta de vacinação e laudos de exames complementares (total de 17);
  • Exame de aptidão física (EAF) - 11 a 21 de março de 2014 - índice mínimo: abdominal supra - 30 repetições, flexão de braços em barra - três repetições, flexão de braços - 15 repetições e corrida de 12 minutos - 2.200m para homens; e abdominal supra - 25 repetições, flexão de braços com apoio dos joelhos - 10 repetições e corrida de 12 minutos - 1.600m para mulheres. O EAF acontecerá em dois dias.

Segunda:

Revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos - entrega de documentação constante no artigo 137 do título VIII do edital completo.

Sobre o curso

O Curso de Formação de Sargentos de Saúde (CFS Sau) será realizado em dois períodos, sendo o primeiro marcado por 34 semanas (básico) e o último por 43 semanas (qualificação), com início previsto para maio de 2014 e término em novembro de 2015. Esse segundo acontecerá na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada na cidade do Rio de Janeiro (rua João Vicente, nº. 2.179, Deodoro). No caso do primeiro período, a realização será em Organização Militar Corpo de Tropa a ser definida pelo DECEx.

Fonte: www.in.gov.br.

Compartilhe: