Exército Brasileiro abre 50 vagas para o Curso de Formação de Sargentos Músicos

Sexta-feira, 3 de maio de 2013 às 07h46
Exército Brasileiro abre 50 vagas para o Curso de Formação de Sargentos Músicos

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) e por intermédio da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), faz saber que estão abertas as inscrições para o Concurso Público para Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos Músicos com início em maio de 2014 e término em novembro de 2015.

O concurso destina-se a preencher 50 vagas, para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos que funcionará a partir de maio de 2014, com término em novembro de 2015, da Área Música.

  • Dos Naipes: Clarineta (13), Fagote em dó/ Contra-Fagote em dó (1), Flauta em dó/ Flautim em dó (2), Oboé em dó/ Corne-inglês (1), Saxhorne (6), Saxofone (6), Trombone (6), Trompa (2), Trompete (9), Tuba (4).

Para participar, o candidato deverá ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino; ter concluído o ensino médio, na forma da legislação federal que regula a matéria. Se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o concurso, somente será habilitado à matrícula se concluí-la com aproveitamento, antes do encerramento do CA; possuir no mínimo, 17 e, no máximo 26 anos de idade, referenciados a 31 de dezembro do ano da matrícula; ter, no mínimo, 1,60m de altura.

Da Inscrição:

O pedido de inscrição do candidato, civil ou militar, será feito por meio de ficha de inscrição, disponibilizada no sítio da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) na Internet (www.esa.ensino.eb.br), no período de 3 de maio a 8 de julho de 2013, o qual será publicado juntamente com portaria específica do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e com o respectivo edital de abertura do CA. A ficha de inscrição poderá ser obtida também via postal, mediante solicitação do candidato à EsSA por meio de carta ou telefone. Nesse caso, o candidato deverá postar o formulário preenchido dentro do mesmo prazo para inscrições efetuadas pela Internet.

O candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la em uma agência bancária, se dela não estiver isento.

Das Etapas do Concurso de Admissão:

  • 1ª fase (realizada nas guarnição de exame, OMSE e EsSLog), de caráter eliminatório e classificatório, composto pelas seguintes etapas:

a) exame intelectual (EI), para todos os candidatos inscritos;

b) valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI;

c) inspeção de saúde (IS), esta etapa é eliminatória e destina-se aos aprovados no EI e classificados dentro das vagas destinadas a cada naipe de instrumentos, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela EsSA para continuarem no CA;

d) exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para os candidatos de todas as áreas, aprovados no EI e aptos na IS; e

e) exame de habilitação musical (EHM), para os candidatos aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático.

  • 2ª fase (realizada na OMCT): revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

O candidato realizará as provas do EI em local sob responsabilidade da OMSE escolhida no ato de sua inscrição - desde que tenha sido confirmada em seu Cartão de Confirmação de Inscrição - nas datas e horários estabelecidos no Calendário Anual do CA.

A EsSA providenciará a publicação, em diário oficial da união (DOU), do edital de abertura, contendo todas as informações do CA, e do edital de homologação do resultado do concurso de admissão, por naipes de instrumentos.

A aplicação do EI será feita nos locais preparados pelas OMSE, em suas próprias instalações ou em outros locais sob sua responsabilidade, na data e nos horários estabelecidos no Calendário Anual do CA (conforme a hora oficial de Brasília).

Os candidatos inscritos na cidade do Rio de Janeiro terão seus locais de realização de prova equalizados pela EsSA para atender à capacidade máxima de cada OMSE.

O local destinado a cada candidato para a realização do EI constará de seu CCI, bem como, se for o caso, orientação para que ele conduza prancheta, visando à resolução da prova. É extremamente importante, por ocasião da disponibilização do Cartão de Confirmação de Inscrição, o candidato observar o local designado para realização da prova.

O local destinado a cada candidato para a realização do EI constará de seu CCI, bem como, se for o caso, orientação para que ele conduza prancheta, visando à resolução da prova. É extremamente importante, por ocasião da disponibilização do CCI, o candidato observar o local designado para realização da prova.

O CCI ficará disponível no sítio da EsSA para acesso e nova impressão, se houver necessidade, até o horário de fechamento dos portões por ocasião da realização do EI. Para os candidatos que realizarem as inscrições via postal, o CCI será remetido em uma única pelo correio.

Os portões de acesso aos locais de provas serão fechados 1h30min antes do início do EI, conforme previsto no Calendário Anual do CA e no respectivo edital de abertura, considerando o horário oficial de Brasília, momento a partir do qual não mais será permitida a entrada de candidatos.

O candidato deverá comparecer aos locais de realização do EI com trajes compatíveis com a atividade, não sendo permitido o uso de brincos, gorro, chapéu, boné, viseira, cachecol e outros, devendo os cabelos e as orelhas do candidato estar sempre visíveis e sem qualquer adereço, caso contrário, sua entrada será impedida no local do exame.

Mais informações no endereço eletrônico do Diário Oficial da União.

Compartilhe: