50 vagas para a APMBB - Academia de Polícia Militar do Barro Branco - SP

Segunda-feira, 4 de agosto de 2008 às 14h18

Encontram-se abertas às inscrições para o Concurso Público da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) - www.polmil.sp.gov.br, visando o preenchimento de 50 vagas destinadas ao Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 35 vagas relativas ao Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e 15 vagas relativas ao Quadro de Oficiais de Polícia Feminina (QOPF), para o ano 2009.

O Concurso será executado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), localizada à Rua Alvarenga, nº 1945/51 - esquina com a Avenida Professor Afrânio Peixoto (Portão Central da USP) - Telefone: (11) 3093-2300 - www.fuvest.br - das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Sobre as inscrições:

  • A inscrição poderá ser efetuada de 4 de agosto a 10 de setembro de 2008, devendo o candidato retirar o Kit FUVEST, que estará à venda nas agências credenciadas do Banco SANTANDER, no valor de R$ 10,00. A taxa de inscrição poderá ser paga em qualquer agência bancária, no período acima mencionado, respeitando o horário bancário, no valor de R$ 105,00. A entrega da ficha de inscrição deverá ser efetuada nos postos da FUVEST, entre os dias 7 e 14 de setembro de 2008, das 8h00 às 17h00.
  • Haverá isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove insuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, e que não ultrapasse os padrões estabelecidos pelos critérios socioeconômicos definidos pela COSEAS (Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo). Os interessados devem inscrever-se por meio da Internet, através do site da Fuvest, do dia 28 de junho ao dia 10 de agosto de 2008 seguindo as orientações do programa. Nos postos localizados nos campi da USP Butantã, Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos estarão disponíveis aos candidatos equipamentos para realização de inscrição por meio eletrônico, nos mesmos dias de entrega de documentos.Estes deverão ser entregues nos dias 28 e 29 de junho e 2, 3, 9 e 10 de agosto das 8h00 às 17h00, nos postos indicados no Edital.

Sobre a realização das Provas:

A entrega da ficha de inscrição nos postos da FUVEST ocorrerá entre os dias 7 e 14 de setembro de 2008, das 8h00 às 17h00. A divulgação dos locais de exame de primeira fase será dia 17 de novembro de 2008.

  • A primeira fase será realizada no dia 23 de novembro de 2008 (domingo), com abertura dos portões às 12h30, e fechamento dos portões e início da prova às 13h00. Esta conterá 90 questões, e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia e Inglês. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A duração da prova será de 5 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas.
  • A divulgação da lista de convocados e dos locais de exame para a 2ª fase, será dia 15 de dezembro de 2008. Esta será aplicada no dia 4 de janeiro de 2008 (domingo), e será constituída por uma prova analítico-expositiva, compreendendo a elaboração de uma Redação e 10 questões de interpretação de textos, gramática e literatura, obrigatória para todos os candidatos convocados para a segunda fase. A Redação corresponde à metade da prova.
  • A 3ª fase do concurso, constará de Exame Psicológico, sendo realizado em duas etapas: Coletiva e Individual. O candidato convocado para a 3ª fase deverá apresentar-se, em 6 de janeiro de 2009, às 7h30, na APMBB - Academia de Polícia Militar do Barro Branco (horário local), situada à Avenida Água Fria, nº 1.923, Bairro do Tucuruvi - São Paulo-SP - telefone (11) 6997-7000, 6997-7039, portando cédula oficial de identidade ORIGINAL, comprovante de inscrição, lápis preto, caneta esferográfica azul ou preta e 2 fotos 3x4 datadas e recentes.

Haverá Exames de Saúde de caráter eliminatório, que avaliar os candidatos mediante gabarito de saúde e características físicas, estabelecido como padrão para a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Os candidatos serão submetidos a exame prévio para o Teste de Aptidão Física (pré-TAF); a exame Clínico Geral e também a Exames Oftalmológicos, Otorrinolaringológicos, Odontológicos, além de Exames Laboratoriais.

O Exame Físico destina-se a avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o ingresso como Aluno Oficial PM na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, cujas regras são específicas. Este exame será realizado no Centro de Capacitação Física e Operacional da CESP (CCFO/PM), situada à Avenida Cruzeiro do Sul, nº 548, Bairro Canindé, telefone (11) 3229-3622, São Paulo-SP.

A 4ª fase será de Investigação Social, realizada pela 2ª Seção do Estado-Maior, órgão técnico competente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, nos campos social, moral, profissional e escolar, impedindo que o candidato com perfil incompatível ingresse no Curso de Formação de Oficiais e obtenha a efetivação de sua matrícula, após parecer favorável da comissão, designada para tal fim.

O presente concurso terá validade até o dia 31 de julho de 2009, podendo a Administração convocar até o vigésimo primeiro dia, a contar da data definida para apresentação dos aprovados e classificados na APMBB, a ser publicada no D.O.E.

Compartilhe: