1.900 vagas de Aprendizes-Marinheiros para a Marinha do Brasil

Terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Marinha do Brasil, torna público a realização do Processo Seletivo Público para o Curso de Formação de Marinheiros.

Sobre as inscrições:

  • A inscrição poderá ser efetuada a partir das 8h00 do dia 9 de fevereiro até às 16h30 do dia 2 de março de 2009, horário oficial de Brasília-DF, através da Internet, no endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br.
  • Poderá também ser efetuada nos dias úteis entre 9 de fevereiro a 2 de março de 2009, das 8h30 as 16h30, nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI), localizadas nas cidades de Angra dos Reis-RJ, Belém-PA, Brasília-DF, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Ladário-MS, Manaus-AM, Natal-RN, Nova Friburgo-RJ, Olinda-PE, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ, Rio Grande-RS, Salvador-BA, Santos-SP, São Luis-MA, São Paulo-SP, São Pedro da Aldeia-RJ e Vila Velha-ES.
  • Em conformidade com o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, haverá isenção do valor da taxa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, e for membro de família de baixa renda, nos termos deste último decreto. O candidato deverá preencher e entregar, em uma das ORDI, o requerimento de solicitação de isenção de pagamento, cujo modelo estará disponibilizado na página da DEnsM, na Internet, entre os dias 2 e 11 de fevereiro de 2009, das 8h00 às 16h30. O requerimento de isenção poderá, ainda, ser encaminhado via SEDEX, considerada a data final de postagem em 6 de fevereiro de 2009, para a Diretoria de Ensino da Marinha - Divisão de Inscrição - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro-RJ - CEP: 20.010-060.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 10,00, devendo ser realizado nas agências do Banco do Brasil S.A., por meio do boleto bancário até o dia 5 de março de 2009, no horário bancário dos diversos Estados do País, e retornar ao local de inscrição, entre o 5º e o 10º dia útil subseqüente ao pagamento, com o boleto bancário pago, para receber o comprovante de inscrição, documento que será exigido nas diversas etapas e eventos do Processo Seletivo.

O cargo oferecido será o seguinte:

  • Nível Fundamental: Aprendiz-Marinheiro (1.900).

Sobre a realização das Provas:

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

a) Prova Escrita Objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de Conhecimentos Gerais de Matemática, Português e Ciências; e

b) Eventos complementares, de caráter eliminatório, constituídos de:

I) - Seleção Psicofísica (SP);

II) - Teste de Suficiência Física (TSF); e

III) - Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase preliminar.

  • A Prova Escrita será aplicada no dia 28 de abril de 2009, devendo o candidato estar no local de realização, com a antecedência necessária, observando que os portões de acesso aos locais de realização da prova serão abertos às 7h30 e fechados às 8h40 (horários de Brasília), e que o limite de acesso dos candidatos nos recintos de prova será até às 9h00. A prova terá início às 10h00 (horário de Brasília) e duração de 4 horas. Os candidatos que chegarem ao local de realização da prova após o fechamento dos portões serão considerados eliminados.
  • Os candidatos aprovados em todas as etapas, serão convocados para o Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa, que será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Durante este curso, além de ser proporcionado Alimentação, Uniforme, Assistência Médico-Odontológica, Psicológica, Social e Religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).

O prazo de validade do Processo Seletivo e aproveitamento de candidatos reservas terminará na data do encerramento do período de adaptação.

Links

Compartilhar:

Twitter Facebook Orkut Delicious Google Bookmarks

Destaques:

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231