URCA - Universidade Regional do Cariri - CE

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

EDITAL Nº 006/2012-GR

Notícia:   Urca - CE abre processo seletivo com 14 vagas para Professores Substitutos

QUE FIXA AS NORMAS PARA AS INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA, APROVADO ATRAVÉS DO PROVIMENTO Nº016/2012-GR.

A REITORA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Art.15, inciso V do Estatuto desta Universidade, aprovado pelo Decreto nº 18.136, de 16/09/1986, publicado no Diário Oficial do Estado em 17/09/1986, e com fundamento na Lei Complementar nº 14, de 15/09/1999, publicada no Diário Oficial da mesma data, torna público para o conhecimento dos interessados que estarão abertas por um período de 10 (dez) dias úteis, a ser iniciadas 05 (cinco) dias após a publicação deste Edital no Diário Oficial do Estado, as inscrições ao PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, nos Setores de Estudos e respectivas Vagas indicadas no quadro abaixo:

1. QUADRO DE VAGAS

CENTRO

DEPARTAMENTO

VAGAS/ DEPARTAMENTO

SETOR DE ESTUDO

VAGA/POR SETOR DE ESTUDO

REGIME DE TRABALHO

CCBS

Educação Física

02

Metodologia do Ensino da Educação Física

02

40h

CE

Educação

01

Filosofia da Educação

01

40h

CESA

Economia

02

Macroeconomia

01

40h

CH

Direito

02

Desenvolvimento Econômico

01

40h

Direito Administrativo

01

40h

Direito Comercial

01

40h

Geociências

03

Geografia Física

01

40h

Geografia Humana

02

40h

História

02

História do Brasil

01

40h

História da América

01

40h

Línguas e Literaturas

02

Língua Portuguesa

02

40h

TOTAL DE VAGAS

 

 

14

 

2. Os setores de estudo constantes deste Edital são fixados exclusivamente para efeito deste Processo Seletivo, uma vez que as funções de nível superior não se vincularão a campos específicos de conhecimento, devendo as tarefas de ensino, pesquisa e extensão ser distribuídas de forma que harmonizem os interesses dos Departamentos e as preocupações científico-culturais dominantes dos professores.

3. Poderão inscrever-se brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto permanente, portadores de diploma de curso de nível superior de duração plena, mediante preenchimento de requerimento padronizado, indicando o Setor de Estudo em que concorrem a uma das vagas oferecidas neste Edital, acompanhado dos seguintes documentos:

a) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

b) Cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior de duração plena, e respectivo histórico escolar, no qual se comprove que o candidato foi aprovado em disciplina do setor de estudo de sua opção;

c) Curriculum Vitae em uma via, relacionando os títulos obtidos e os trabalhos publicados pelo candidato, com cópias comprobatórias;

d) Cópia autenticada do documento de identidade de brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeira com visto permanente;

e) Cópia autenticada do CPF;

f) Cópia autenticada do título de eleitor, para os brasileiros;

g) Cópia autenticada do documento de quitação com o serviço militar, para os homens.

3.1. Não haverá prova de títulos, mas exclusivamente prova didática e escrita, na forma do regulamento da Universidade, consistente do artigo 2º da Resolução CEPE 001/2000. O curriculum exigido na alínea c do item 3 servirá, exclusivamente, para fins administrativos.

3.2. Em caso de empate entre candidatos, após a aferição da média das provas realizadas, será utilizado o seguinte critério de desempate, sucessivamente: a) maior nota obtida na prova escrita; b) a maior titulação, obtida em curso de pós-graduação de maior nível comprovado no histórico escolar do candidato e c) a maior idade, consistente do Artigo 17 da Resolução CEPE 001/2000.

3.3. O diploma de graduação, exigido neste item, poderá ser substituído excepcionalmente por uma certidão expedida pela Instituição de Ensino Superior de origem, devidamente reconhecida, comprovando que o candidato colou grau no período letivo antecedente ao das inscrições, e que indique a expedição regular e imediata do respectivo diploma e, ainda, a apresentação do histórico escolar comprobatório de integralização do curso.

4. A comprovação em setor de estudo, exigida na letra b do item 3, poderá ser dispensada, em nível de Graduação se comprovada a sua realização em nível de Pós-Graduação, que poderá ser aferida através de certidão e/ou declaração expedida pela Instituição promotora do curso. É indispensável anexar a cópia autenticada do diploma de graduação.

5. Os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto da URCA, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, CEP.: 63.105- 000, Crato/CE, telefone (88) 3102-1244, no horário das 9h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, de segunda a sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital.

6. Será permitida a inscrição por procuração mediante apresentação do respectivo mandato, em que conste o setor de estudo para o qual o candidato se inscreve, acompanhado dos documentos indicados no item 3 deste Edital, e de cópia autenticada do documento de identidade do procurador.

7. Cada candidato poderá inscrever-se para concorrer apenas a uma das vagas oferecidas para um dos setores de estudos deste Edital.

8. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri-URCA, Conta Corrente nº 369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.

9. A taxa de inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese, qualquer que seja o motivo alegado.

10. A inscrição implicará a aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, nas Resoluções CEPE nº 001/2000, de 18/01/2000 e nº 003/2000, de 10/02/2000 da URCA, além das instruções baixadas pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto da URCA, do que não poderá o candidato alegar desconhecimento.

11. Os pedidos de inscrição serão analisados pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto da URCA, que indeferirá preliminarmente a inscrição requerida sem a entrega de toda a documentação exigida, não admitindo a juntada de qualquer documento após o término do prazo estabelecido para as inscrições, no presente Edital.

12. No caso de indeferimento do pedido de inscrição, o candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer, com efeito suspensivo, à Reitoria, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir da hora da divulgação da decisão da Comissão de Seleção.

13. Os candidatos serão submetidos a uma Prova Escrita e a uma Prova Didática, ambas de caráter eliminatório. A nota mínima de aprovação em ambas as provas é 6 (seis).

13.1. A prova escrita, destinada a avaliar o grau de conhecimento dos candidatos em relação ao programa elaborado pelo setor de estudo para o processo seletivo, cujo conteúdo é objeto do Anexo I deste Edital, consistirá de uma dissertação e será realizada no mesmo dia e hora para todos os candidatos inscritos para a mesma vaga ofertada para este mesmo setor de estudo. Terá por objeto um único tema do referido programa, sorteado no momento de aplicação da prova.

13.2. A prova didática consistirá de uma aula com duração minima de 50 (cinquenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, sobre um tema do programa do respectivo setor de estudo, constante do Anexo I deste Edital, sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência de sua realização, para os candidatos aprovados na prova escrita.

13.3. Os pontos programáticos de todos os setores de estudo especificados no quadro de vagas do item 1 encontram-se no Anexo I deste Edital.

14. Caberá à Comissão de Seleção estabelecer o calendário de realização das Provas nos setores de estudos em que se processará a seleção.

14.1. O calendário de provas será divulgado no site da URCA: www.urca.br, cabendo aos candidatos o dever de acompanhar sua divulgação e atualização.

15. Não serão aceitos pedidos de revisão de prova, recontagem de pontos ou de segunda chamada.

15.1. Os candidatos poderão interpor recurso, com efeito suspensivo de decisão da Comissão Examinadora, para a Comissão de Seleção, no prazo de vinte e quatro horas e desta última Comissão para a Reitoria, no prazo de quarenta e oito horas, contados a partir da hora da divulgação dos resultados em cada um destes níveis de julgamento.

16. A seleção e a classificação dos candidatos far-se-ão de acordo com as Normas estabelecidas pelas Resoluções CEPE sob os nº 001/2000, de 18/01/2000 e 003/2000, de 10/02/2000 da URCA que disciplinam este Processo Seletivo, observando-se as demais exigências, condições e critérios de julgamento nelas indicados.

17. O prazo de contratação de Professor Substituto será de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

18. O prazo de validade do Processo Seletivo será de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período.

19. O Regime de Trabalho do Professor Substituto será de 40 (quarenta) horas semanais de atividades e sua remuneração será fixada no Anexo II deste Edital.

20. A Universidade responsabilizar-se-á pela guarda dos documentos apresentados até a conclusão e homologação do Processo Seletivo, providenciando a incineração dos documentos cuja devolução não tenha sido solicitada até 30 (trinta) dias após a homologação.

21. A aprovação no Processo Seletivo gera apenas expectativa de direito de ser contratado, ficando, para tanto, a critério da Administração, a contratação dos aprovados dentro do número de vagas existentes e do interesse público.

22. Os casos omissos serão resolvidos pela Reitoria, ouvida a Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto. UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, em Crato/CE, 25 de junho de 2012.

Antonia Otonite de Oliveira Cortez
REITORA

ANEXO I - DOS PONTOS DE ESTUDO

Departamento: Educação Física - Setor de Estudo:

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: 1. Análise das aulas de Educação Física escolar como fator de desenvolvimento integral do ser humano. Aspectos conceituais e metodológicos; 2. A interdisciplinaridade das habilidades esportivas no ensino da educação física escolar.; 3. Políticas públicas de esporte e lazer; questões conceituais e implicações práticas; 4. A pesquisa enquanto princípio educativo na dinâmica curricular do curso de formação de professores em Educação Física; 5. O brinquedo e a brincadeira na Educação Física infantil: perspectivas na construção de propostas pedagógicas; 6. Currículo, formação docente e prática educativa na educação física infantil; 7. Temas culturais emergentes como novas demandas para o ensino da Educação Física na Escola: meio ambiente; esportes de aventura; mídia-educação; educação para o lazer. 8. A formação do professor de Educação Física na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 9. Aspectos teóricos e metodológicos do ensino dos esportes na escola: planejamento, execução e avaliação; 10. Aspectos teóricos e metodológicos do ensino do atletismo na escola: planejamento, execução e avaliação. Departamento: Educação-Setor de Estudo:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO- 1. A filosofia da educação na formação do educador; 2. O papel político da educação; 3 As contribuições da dialética para a compreensão do fenômeno educativo; 4. A relação entre ética e educação; 5. Ideologia e educação; 6. As principais correntes filosóficas e sua influência na educação: idealismo, realismo e dialética; 7. A relação entre educação e indústria cultural na contemporaneidade; 8. Os pressupostos filosóficos da escola tradicional, da escola nova e do tecnicismo; 9. A concepção libertadora de Paulo Freire; 10. A educação na perspectiva da teoria histórico-crítica. Departamento: Economia - Setor de Estudo:

MACROECONOMIA: 1. Meios de pagamento e atuação do banco Central no mercado brasileiro. 2. Modelos de determinação da renda: caso clássico. 3. Modelos de determinação da renda: caso Keynesiano. 4. Modelo IS-LM em economia fechada. 5. Política fiscal e política monetária no modelo IS-LM, em economia fechada. 6. Modelo IS-LM em economia aberta e impactos de políticas econômicas sobre diferentes regimes cambiais. 7. Oferta agregada e curva de Philips. 8. Ciclos econômicos. 9. Modelo de Crescimento de Harrod-Domar e Show. 10. Modelos de crescimento endógeno. Setor de Estudo:

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: 1. Desenvolvimento Econômico no pensamento clássico e marxista. 2. A perspectiva Keynesiana de desenvolvimento econômico 3. A Teoria do Desenvolvimento Econômico de Schumpeter. 4. O processo de desenvolvimento econômico dos países centrais. 5. O desenvolvimento econômico periférico e o pensamento da CEPAL 6. Críticas ao pensamento da CEPAL e às Teorias da Dependência. 7. As contribuições de Celso Furtado ao desenvolvimento econômico brasileiro. 8. Agricultura e o processo de desenvolvimento econômico. 9. Desenvolvimento Econômico Regional: o caso do Nordeste Brasileiro. 10. O debate recente sobre o desenvolvimento econômico: crescimento e sustentabilidade, desenvolvimento humano e territorial, melhorias sociais. Departamento: Direito -Setor de Estudo:

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.Administração Pública: Conceito, classificação e princípios explícitos. 2. Serviço Público: Noção, Princípios Específicos e Classificação. 3. Órgãos Públicos: conceitos, natureza, classificação e Relação do Órgão com o Agente Público. 4. Atos Administrativos: conceito, atributos, elementos, revogação e anulação. 5. Regime Disciplinar do servidor público segundo a Lei 8.112/1990. 6. Formas de Controle da Administração Pública. 7. Formas de Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico. 8. Responsabilidade Civil do Estado/da Administração Pública. 9. Licitações Públicas: Conceito, princípios específicos, classificação e modalidades. 10. Contratos Administrativos: Conceito, elementos e características. Setor de Estudo:

DIREITO COMERCIAL - 1. Atos de Comércio e Atos de Empresa: Histórico, conceituação e diferenças principais. 2. A empresa e o abuso do poder econômico. 3. Sociedades Empresariais: Noções gerais e Classificação. 4. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Conceitos, Características e Abrangência. 5. Títulos de Créditos: Noções gerais e Classificação. 6. Recuperação Judicial e Extrajudicial: Noções Gerais e regras de aplicação. 7. Unificação das Obrigações Civis e Comerciais à Luz da Legislação Civil vigente. 8. Propriedade Industrial: Conceito, características e abrangência. 9. Cisão, Fusão e Transformação de Sociedades Comerciais. 10. Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica e sua repercussão no mundo empresarial. Departamento: Geociências -Setor de Estudo:

GEOGRAFIA FÍSICA - 1. Processos morfogenéticos e pedogenéticos das regiões tropicais e semiáridas; 2. Geossistemas e zoneamento ambiental; 3. A bacia hidrográfica como base para o planejamento; 4. Biogeografia: conceitos, subdivisão e campos de estudo; 5. Distribuição da vegetação brasileira em função dos fatores climáticos e pedológicos; 6. Dinâmica das águas: o ciclo hidrológico e suas relações com regimes fluviais, redes e padrões de drenagem; 7. Mudanças climáticas: causa e consequências atuais e pretéritas; 8. A exploração dos recursos naturais e os impactos ambientais: questões básicas para o desenvolvimento sustentável; 9. Biomas do mundo: relações fitogeográficas, climáticas e edáficas; 10. Geografia, prática de ensino e estágio supervisionado: questões conceituais, diretrizes metodológicos e referenciais legislativos. Setor de Estudo:

GEOGRAFIA HUMANA- 1. Divisão regional e o processo de regionalização do espaço brasileiro; 2. Dinâmica populacional do Brasil: 1940-2010; 3. As transformações teórico-metodológicas da ciência geográfica; 4. Globalização e meio técnico-científico-informacional; 5. O processo de urbanização no Brasil e a questão metropolitana; 6. Conceitos geográficos norteadores para o ensino e a pesquisa em geografia; 7. Estrutura agrária brasileira e as transformações recentes da agricultura; 8. Dinâmica sócio-espacial e ordenamento territorial do Brasil; 9. Geografia, prática de ensino e estágio supervisionado: questões conceituais, diretrizes metodológicos e referenciais legislativos; 10. Cartografia para a Geografia Humana: métodos e aplicações. Departamento: História -Setor de Estudo:

HISTÓRIA DO BRASIL- 1. Cultura e sociabilidades na América Portuguesa; 2. Escravidão e sociedade na Colônia; 3. Emancipação política e formação do Estado Imperial; 4. Romantismo e projetos de identidade nacional; 5. Trabalhismo e populismo: discursos e práticas políticas; 6. Sociedade, cotidiano e cultura na primeira metade do século XX; 7. O projeto de modernização e a cultura brasileira nos anos 50; 8. Sociedade, cultura e política nos anos 60. 9. Movimentos sociais e culturais e a luta pela cidadania na transição democrática; 10. A redemocratização pós-regime militar e os novos movimentos sociais. Setor de Estudo:

HISTÓRIA DA AMÉRICA -1. América pré-colombiana: sociedade e cultura; 2. América colonial; 3. O processo de independência dos Estados Unidos; 4. A Revolução Haitiana; 5. Os processos de independência da América Latina; 6. As formações das nações latino-americanas. 7. As relações entre Estados Unidos e América Latina nos séculos XIX e XX; 8. Revoluções na América Latina no século XX; 9. Governos militares na América Latina no Século XX; 10. Mudança política e democracias representativas na América latina do Século XX. Departamento: Línguas e Literaturas - Setor de Estudo:

LÍNGUA PORTUGUESA- 1. Gêneros Textuais; 2. Leitura e Construção de Sentido; 3. Gramática: história, tipos e conceitos; 4. Morfologia; 5. Aquisição da linguagem: abordagens teóricas; 6. A estrutura do parágrafo; 7. Sintaxe: corrente teóricas; 8. Semântica e Pragmática; 9. Variações estilísticas do português no Brasil; 10. Gramática e ensino de língua portuguesa.

ANEXO II A QUE SE REFERE O ITEM 19 DO EDITAL Nº 006/2012-GR

a) Graduado- 40h-R$ 1.404,77 (hum mil e quatrocentos e quatro reais e setenta e sete centavos);

b) Especialista- 40h-R$ 1.906,50 (hum mil e novecentos e seis reais e cinquenta centavos);

c) Mestre- 40h- R$ 3.010,24 (três mil e dez reais e vinte e quatro centavos);

d) Doutor-40h- R$ 4.013,63 (quatro mil e treze reais e sessenta e três centavos).

154067

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231