UEAP - Universidade do Estado do Amapá - AP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP

EDITAL Nº 007/2014 - PROGRAD/UEAP

Notícia:   UEAP abre seleção com 12 vagas para Professor Temporário

A Reitora da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, no uso de suas atribuições, conferidas pelo Decreto Estadual nº. 0270, de 06 de janeiro de 2011, e pelo Estatuto da Universidade do Estado do Amapá, torna público o Processo Seletivo Simplificado (PSS), objeto do Edital nº 002/2014, destinado à contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público de Professores Temporários, de acordo com as condições estabelecidas no Art. 37, Inciso IX da Constituição Federal de 1988, Art. 9º parágrafo único da Lei Estadual nº 0996/2006, alterada pela Lei Estadual 1.110 de 21 de agosto de 2007 c/c o Art. 5º § 2º da Lei Estadual 1.724 de 21 de dezembro de 2012 e Lei Estadual 1.743 de 29 de abril de 2013.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo Simplificado (PSS) visa o provimento de 11 (onze) vagas para o cargo de Professor Temporário, conforme código de vaga descrito no Anexo I deste Edital.

1.2 O PSS será regido por este Edital e seus anexos e será executado pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP), por meio da Comissão Organizadora instituída pela Portaria Nº 032/2014 - UEAP.

1.3 Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital, sendo de sua inteira responsabilidade qualquer prejuízo advindo da inobservância dos requisitos exigidos.

1.4 Os contratos não terão vínculo empregatício com a UEAP e/ou com o Governo do Estado do Amapá, trata-se de contratação temporária, a fim de atender a necessidades excepcionais para o desenvolvimento das atividades da UEAP, podendo ser rescindido a qualquer momento:

1.4.1 pelo término do prazo contratual;

1.4.2 por iniciativa do contratado com prazo de 30 dias;

1.4.3 por iniciativa da contratante mediante descumprimento de cláusula contratual por parte do contratado;

1.4.4 por iniciativa da contratante, quando da extinção da causa transitória justificadora da contratação.

1.5 A seleção de que trata este Edital ocorrerá em duas etapas, conforme especificado no item 7.

O processo avaliativo será realizado no Campus I da UEAP, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP, em concordância com o cronograma a ser publicado na internet (www.ueap.edu.br) e, posteriormente, no Diário Oficial do Estado do Amapá.

1.6 O Processo Seletivo Simplificado atenderá o seguinte cronograma de atividades:

Cronograma de atividades

Período

01

Período de inscrições

25/02 a 05/03/2014

02

Publicação da confirmação das inscrições

06/03/2014

03

Prazo para recurso das inscrições indeferidas

07/03/2014

04

Resultado do recurso das inscrições

08/03/2014

05

Convocação do Sorteio para a prova didática

10/03/2014

06

Sorteio dos temas: 9h

11/03/2014

07

Prova didática: 9h

12/03/2014

08

Resultado provisório da prova didática

13/03/2014

09

Prazo de recurso Prova Didática

14/03/2014

10

Resultado do recurso da Prova Didática

15/03/2014

11

Convocação para a prova de títulos

15/03/2014

12

Entrega da documentação (bancas avaliadoras de títulos) 9h às 12h

16/03/2014

13

Resultado provisório da prova de títulos

17/03/2014

14

Prazo de Recurso (Prova de Títulos)

18/03/2014

15

Resultado do Recurso da Prova de Títulos

19/03/2014

16

Resultado Provisório do PSS

19/03/2014

17

Homologação do Resultado Final

20/03/2014

* O candidato deverá entregar impreterivelmente no dia e horário determinados.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O período de inscrições será de 25 de fevereiro a 5 de março de 2014, no horário compreendido entre 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

2.2 A inscrição está condicionada ao pagamento de taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

2.3 Somente poderão inscrever-se candidatos Graduados e Pós-Graduados (Especialistas, Mestres e Doutores).

2.4 As inscrições de portadores de título de Graduado, Especialista, Mestre ou Doutor obtido no exterior somente serão aceitas mediante a apresentação de comprovante de revalidação em programa equivalente, mantido por Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acompanhado de tradução oficial.

2.5 As inscrições deverão ser realizadas via internet no site www.ueap.ap.gov.br. O candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) preencher todos os campos do formulário de inscrição, conferir os dados digitados e confirmá-los, de acordo com as orientações e os procedimentos contidos na página;

b) imprimir as informações sobre sua inscrição;

c) efetuar, por meio de depósito diretamente no caixa bancário ou transferência on-line no Banco do Brasil, Agência 3575-0, Conta Corrente nº. 6854-3, em nome da Universidade do Estado do Amapá. Não será aceito o comprovante de deposito em caixa eletrônico.

2.6 Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá registrar, no formulário de inscrição, o cargo para o qual pretende concorrer, conforme Anexo I deste Edital, assumindo as consequências de eventuais erros advindos dessa opção.

2.7 As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Universidade do Estado do Amapá do direito de excluir do processo de seleção, mesmo que tenha sido aprovado em todas as provas, independente de qualquer aviso ou diligência, aquele que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

2.8 É vedada a inscrição condicional e extemporânea, via postal, via fax ou via correio eletrônico, sendo considerada inscrição extemporânea a que tem o pagamento efetuado após as datas estabelecidas neste Edital.

2.9 O(a) candidato(a) não poderá inscrever-se em mais de 01 (uma) vaga disponível no Anexo I deste Edital.

2.10 O candidato somente será considerado inscrito no Processo Seletivo após ter cumprido todas as instruções descritas neste Edital.

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 Uma vez efetivada a inscrição, não serão permitidos, sob hipótese alguma: devolução da taxa de inscrição, alteração na opção do código de vaga, transferência do valor pago para terceiros, assim como transferência da inscrição para outrem.

3.2 Na hipótese do(a) candidato(a) com o título de Especialista, Mestre ou Doutor ainda não possuir Certificado ou Diploma da respectiva titulação exigida para a vaga a qual concorrer deverá apresentar fotocópia acompanhada da original da Ata de Defesa e/ou da Ata de Homologação assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Instituição de Origem.

3.3 É vedada a inscrição condicional ou posterior inclusão de documentos.

3.4 Não haverá restituição da taxa de inscrição na hipótese de indeferimento da inscrição ou quando, por qualquer circunstância, o(a) candidato(a) deixar de prestar o referido Processo Seletivo Temporário.

4. DA INSCRIÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL

4.1 Os servidores públicos do Estado do Amapá poderão participar do Processo Seletivo, nos termos do artigo 37, inciso XVI, alíneas a e b da Constituição Federal e 9º da Lei nº. 996 de 31/05/2006, desde que preencham os requisitos deste edital.

4.2 A contratação de servidor público somente se efetivará se houver compatibilidade de acumulação, na forma constitucional e de acordo com as orientações emanadas do órgão de origem.

4.3 É vedada a contratação de servidor público com Cargo Comissionado.

5. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 A documentação apresentada pelos candidatos será avaliada pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, que expedirá relação com as inscrições confirmadas, de acordo com o estabelecido no item 1.6 (cronograma de atividades).

5.2 A homologação da inscrição far-se-á mediante a entrega da Ficha de Inscrição e Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

5.2.1 A Ficha de Inscrição e o Comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverão ser entregues na Divisão de Processo Seletivo (DIPS), localizada na Av. Presidente Vargas, Nº. 650 CEP: 68.900-070 - Macapá - AP. Impreterivelmente, até às 17h do dia 05 de março de 2014.

6. DAS PROVAS

6.1 O Processo Seletivo para contratação de professores temporários constará das seguintes provas:

6.1.2 Prova Didática (eliminatória e classificatória);

6.1.3 Prova de Títulos (eliminatória e classificatória).

6.4 O (a) candidato (a) que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) pontos na Prova Didática será eliminado;

6.5 O (a) candidato (a) que não possuir os Requisitos Específicos constantes no Anexo I será eliminado da Prova de Títulos;

6.6 Em hipótese alguma haverá segunda chamada para as provas e o não cumprimento das regras previstas neste edital implicará em eliminação do (a) candidato (a).

6.7 De todas as provas será lavrada Ata pela Banca Examinadora, subscrita por todos os membros, que deverá mencionar todas as ocorrências relevantes durante sua realização, para fins de registro e comprovação.

6.8 O candidato deverá comparecer para realizar a prova didática, no CAMPUS II, localizado na

Avenida Procópio Rola, nº 1346, no Centro, munido do original de um documento oficial com foto e dos materiais necessários à realização da Prova Didática.

7 DA PROVA DIDÁTICA

7.1 A prova didática objetiva irá avaliar a capacidade de planejamento de aula, de transposição didática de conteúdos e saberes, de comunicação e de síntese do (a) candidato (a), bem como seu conhecimento da matéria.

7.2 A Prova Didática consistirá de aula proferida para o nível de graduação, no tempo mínimo de 30 (trinta) minutos e máximo de 40 (quarenta) minutos, a contar do início da apresentação (aula) do(a) candidato(a), sendo eliminado(a) aquele(a) que não cumprir com o tempo mínimo e máximo.

7.3 O candidato não será obrigado a estar presente para o sorteio do tema da Prova Didática que será realizado em sessão pública às 9h do dia 07/03/2014 no auditório central do Campus I da UEAP, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº. 650, Centro, Macapá - AP. No entanto, é de responsabilidade do candidato acompanhar via on-line no endereço eletrônico www.ueap.ap.gov.br e no mural da instituição no Campus I, as informações sobre o tema sorteado.

7.4 O(A) candidato(a) deverá apresentar Plano de Aula em 03 (três) vias que será entregue à Banca Examinadora, no início de sua aula, sendo que o(a) candidato(a) que, por qualquer motivo, não apresentar seu Plano de Aula não participará da Prova Didática e estará automaticamente eliminado(a).

7.5 A Prova Didática será gravada em áudio, para efeito de registro.

7.6 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada da Prova Didática (aula) e o não cumprimento das normas previstas neste Edital implicarão em eliminação do candidato.

7.7 A Avaliação da Prova Didática (Aula) seguirá os itens expressos nos Anexos II e III.

7.8 Os recursos didáticos a serem utilizados na Prova Didática (aula) serão de inteira responsabilidade do candidato, responsabilizando-se pelo pleno funcionamento e instalação dos mesmos.

7.9 A nota da prova didática valerá de 0 a 10.

7.10 O resultado da prova didática será a média aritmética dos valores das notas atribuídas pelos avaliadores, sendo eliminado (a) o(a) candidato(a) que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis), conforme Anexo II e III.

7.11 A avaliação dos requisitos didáticos da aula será de acordo com a Ficha de Avaliação (Anexo III).

8 DA PROVA DE TÍTULOS

8.1 O(A) candidato(a) que não contabilizar a nota mínima exigida para aprovação na Prova Didática, automaticamente não será avaliado(a) na Avaliação da Prova de Títulos, assim como nos casos dos candidatos ausentes.

8.2 A avaliação de títulos é de caráter classificatório e eliminatório.

8.3 A entrega dos Títulos será de acordo com o estabelecido no item 1.6 (cronograma de atividades), sendo necessário que os(as) candidatos(as) entreguem a documentação exigida, na Divisão de Processo Seletivo (DIPS), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP, das 09h às 12h do dia 16/03/2014.

8.4 O(A) candidato(a) que não entregar seus documentos estará automaticamente eliminado (a) do Processo Seletivo Simplificado.

8.5 A avaliação dos Títulos será de acordo com o Anexo IV, observando-se os seguintes subitens:

8.5.1 Apresentar Currículo da Plataforma Lattes do CNPq em 03 (três) vias, sendo 01 (uma) constando as informações devidamente comprovadas mediante apresentação da documentação original para certificação;

8.5.2 Receberá nota zero o candidato(a) que não entregar os títulos no prazo e local estipulados neste Edital, devidamente identificados pelo(a) candidato(a), conforme Anexo IV.

8.5.3 Obrigatoriamente, os títulos deverão ser organizados pelo(a) candidato(a), na ordem da Ficha de Avaliação do Anexo IV.

8.4.4 Todos os documentos devem ser encadernados com espiral e ter sobrecapas em PVC flexível e transparente, no formato A4;

8.4.5 Todos os títulos devem conter indicações correspondentes ao Grupo (I, II, III ou IV) e seus subitens ao qual concorrem para pontuação, devendo ser organizados por Grupo de Atividade (Anexo IV), vindo com suas respectivas pontuações;

8.4.6 No julgamento de avaliação dos títulos só serão considerados aqueles vinculados aos requisitos de que é objeto o Processo Seletivo Simplificado, conforme Anexo I;

8.4.7 O Resultado Final da Prova de Título será de acordo com o Anexo IV;

9 DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO

9.1 As Bancas avaliadoras da Prova Didática e de Títulos serão compostas por três membros, sendo a Presidência do membro de maior titulação.

9.2 As Bancas Avaliadoras serão instituídas com pelo menos um avaliador com titulação igual ou superior a do candidato.

9.3 A Banca Examinadora da Prova Didática será composta por 2 (dois) membros vinculados à área de conhecimento específica da vaga de que é objeto o concurso e 1 (um) pedagogo;

9.4 Não poderão compor à Banca examinadora:

9.4.1 Cônjuge ou companheiro de candidato, mesmo que divorciado ou separado judicialmente;

9.4.2 Ascendente ou descendente de candidato até o segundo grau, ou colateral até o quarto grau, seja o parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção;

9.4.3 Sócio de candidato em atividade profissional;

9.4.4 Orientador ou coorientador acadêmico do candidato, em nível igual ou superior de especialização;

9.4.5 Membro que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau;

9.4.6 Coautoria na publicação de trabalhos científicos; e/ou

9.4.7 Outras situações de impedimento ou suspeição previstas na legislação vigente.

9.5 Dos resultados da avaliação dos Títulos e da Prova Didática (aula) caberá recurso de acordo com o item 1.6 (cronograma de atividades).

10 DO RESULTADO FINAL

10.1 Os candidatos serão classificados de acordo com os valores decrescentes da somatória das notas finais atribuídas pelas Bancas Examinadoras na Prova de Título e na Prova Didática (Aula).

10.2 Em caso de empate no resultado final serão observados como critérios de desempate:

10.2.1 Mais idoso, nos termos do art. 27, parágrafo único, da Lei 10.741, de 01/10/2003, Estatuto do Idoso, assegurando o direito às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme art. 1 da referida Lei;

10.2.2 Obtiver maior média na prova didática;

10.2.3 Obtiver maior pontuação na prova de títulos;

10.2.4 Obtiver maior tempo de Magistério em Instituição de Ensino Superior;

10.2.5 O de maior idade, com menos de 60 anos;

10.3 A Homologação do Resultado Final do Concurso Público será publicado no endereço eletrônico da Universidade do Estado do Amapá (www.ueap.edu.br) e afixado em quadro de aviso na UEAP, em ordem decrescente da pontuação obtida pelos candidatos.

11 DA REMUNERAÇÃO

QUADRO DE REMUNERAÇÃO

Categoria

Remuneração: 20h

Remuneração: 40h

Graduado

R$ 1.190,00

R$ 2.380,00

Especialista

R$ 1.642,20

R$ 3.284,40

Mestre

R$ 2.227,68

R$ 4.455,36

Doutor

R$ 3.084,48

R$ 6.168,96

12 DA VALIDADE DO CONCURSO

12.1 O prazo de validade do Processo Seletivo - PSS será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse e conveniência da Universidade do Estado do Amapá.

13 DA CONTRATAÇÃO

13.1 Os contratos, objeto deste Processo Seletivo Temporário serão de 40 e 20 horas.

13.2 As contratações resultantes deste Processo Seletivo serão realizadas conforme a necessidade da Universidade, devendo o (a) candidato (a) aprovado (a) apresentar-se na Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROPLAD), após convocação a ser publicada na página de acompanhamento do concurso.

13.3 A Contratação será efetivada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), mediante a apresentação dos originais e cópias (duas vias) dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) PIS/PASEP;

d) Título de Eleitor e Comprovante de quitação eleitoral da ultima votação;

e) Diplomas;

f) Comprovante de Residência;

g) Extrato bancário para confirmação de conta;

h) Somente serão aceitas contas no Banco do Brasil, em qualquer Agência localizada no Estado do Amapá;

i) Número da Conta Corrente e Agência de qualquer Banco do Brasil do Estado do Amapá;

j) 02 fotografias 3x4 iguais e recentes;

k) Comprovante de quitação com as obrigações militares;

l) Certidão de casamento ou nascimento;

13.4 O candidato que não apresentar a documentação exigida para a contração no prazo determinado será eliminado (a), sendo chamado (a) o(a) próximo(a) da lista de aprovados.

13.5 O candidato aprovado neste Processo Seletivo terá que cumprir até 50% de sua carga horária em sala de aula, sendo que as demais 50% ficarão para outras atividades, de acordo com as necessidades do Colegiado de Curso e o interesse desta IES.

14 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 A inscrição implicará no compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos para o PSS, não podendo alegar, sob qualquer pretexto, o desconhecimento destas disposições para qualquer fim em direito admitido.

14.2 Além dos instrumentos normativos mencionados no subitem anterior, os candidatos obrigam-se a acatar outras instruções e normas complementares operacionais baixadas pela Comissão sobre o assunto, as quais serão afixadas nos quadros de avisos da UEAP, bem como no endereço www.ueap.edu.br.

14.3 Anular-se-á sumariamente, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter penal, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se comprovada falsidade ou inexatidão da prova documental apresentada pelo (a) candidato (a) e, ainda, se instado(a) a fazê-lo, o(a) mesmo(a) não comprovar a exatidão de suas declarações.

14.4 No ato da assinatura do contrato, o (a) candidato (a) habilitado (a) assinará Declaração de Exercício de Função Pública, nos termos do Art. 37, da Constituição Federal e, ao disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá em seu Art. 135, § 2º.

14.5 A contratação implica no compromisso do (a) candidato (a) habilitado (a) de acatar o Estatuto e o Regimento Geral da UEAP e demais normas estabelecidas pela Universidade do Estado do Amapá.

14.6 A classificação no Processo Seletivo não assegura ao (à) candidato(a) direito subjetivo ao ingresso no Serviço Público Estadual, mas apenas a expectativa de ser admitido(a), observada a ordem classificatória, ficando a admissão condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao predominante interesse da Administração Pública.

14.7 O(A) candidato(a) classificado(a) e que compõe o quadro de reserva no presente certame poderá ser chamado(a) para ocupar vaga diferente daquela para a qual prestou o concurso, desde que haja afinidade entre a área prestada no concurso e a área para a qual foi classificado(a), e desde que haja compatibilidade da sua formação acadêmica com aquela exigida na vaga a ser preenchida, respeitando estritamente a ordem de classificação dos(as) candidatos(as) e desde que não tenha havido candidato(a) aprovado(a) e/ou classificado(a) para a vaga a qual está sendo chamado(a).

14.8 Os(As) candidatos(as) classificados(as) irão compor o cadastro reserva pelo período de 01 (um) ano, observando-se a validade do Processo Seletivo, conforme item 10.

14.9 A jornada de trabalho deverá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade da Universidade do Estado do Amapá.

14.10 Para conhecimento dos(as) candidatos(as) aprovados(as), seus vencimentos serão pagos, exclusivamente, pelo Banco do Brasil.

14.11 Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Publique-se.

Macapá-AP, 25 de fevereiro de 2014.

Profa. Dra. Maria Lúcia Teixeira Borges
Reitora

ANEXO I - QUANTITATIVO DE VAGAS

QUÍMICA LICENCIATURA (LQU)

1) Código da Vaga: LQU-01

- Número de Vagas: 02 (dois)

- Regime de Trabalho: 40 horas

- Requisitos específicos: Graduado em química, ou Farmácia, ou Farmácia Bioquímica, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em qualquer outra área.

- Áreas de Conhecimento: Bioquímica, Bioquímica Experimental, Bioquímica aplicada, Química Orgânica Experimental, Temas de Química VI, Instrumentação para o Ensino de Química.

- Temas das Provas Didática:

1. Principais funções orgânicas - nomenclatura, propriedades físico-químicas e reacionais

2. Lipídios

3. Aminoácidos e Proteínas

- Bibliografia Sugerida

SOLOMONS, T. W. G., Química Orgânica. 10ª ed. Vol 1. LTC. 2012.

SOLOMONS, T. W. G., Química Orgânica. 10ª ed. Vol 2. LTC. 2012.

DAVID, L. N.; MICHAEL, M. C. Princípios de bioquímica de lehninger, 5ª ed. ARTMED, 2011

- LEHNINGER, A.. L. Bioquímica. 4a Edição. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 2006.

- CAMPBELL, M.K. Bioquímica. 3ª Edição Ed. Artmed 2006.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (EPR)

2) Código da Vaga: EPR-01

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em física ou engenharia, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em qualquer outra área.

- Áreas de Conhecimento: Fundamentos de mecânica geral e de termodinâmica.

- Temas das Provas Didática:

1. Fundamentos Gerais da Mecânica;

2. Princípio da conservação de energia;

3. Fundamentos da termodinâmica.

- Bibliografia Sugerida

- HALLIDAY, D. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. Ed S.A. 2004.

- TIPLER, P. A. Física. Rio de Janeiro: Ed LTC. 2007.

- SERWAY, R. A. Física. Rio de Janeiro: Ed LTC. 2005.

- NUSSENVEIG, H. Física Básica. Ed Edgard Blucher. 2003.

GOLDEMBERG, J. Física Geral e Experimental. Rio de Janeiro: Ed LTC. 2004.

3) Código da Vaga: EPR-02

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em administração de empresas ou economia, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Administração e Economia.

- Temas das Provas Didática:

1. Origem, evolução e objetivos da contabilidade de custos;

2. Análise de custo/volume/lucro;

3. Administração dos estoques.

- Bibliografia Sugerida

LEONE, G. S. G. Curso de Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas. 2005.

LUSTOSA, L. et al. Planejamento e Controle da Produção. Elsevier. 2008.

OSTRENGA, M. R. Guia da Ernest & Yong para Gestão Total de Custos. Rio de Janeiro: Record. 2007.

TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas. 2005.

DAVENPORT, T. PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial. Rio de Janeiro: Campus. 1998.

4) Código da Vaga: EPR-03

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em matemática ou estatística, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Cálculo e estatística.

- Temas das Provas Didática:

1. Modelos probabilísticos;

2. Amostragem, estimação e testes de hipóteses;

3. Limite e derivada.

- Bibliografia Sugerida

ÁVILA, G. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC. 1981.

GRENVILLE, W. A. Elementos de Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo: McGraw-Hill. 2003.

DEVORE, J. L. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. Thomson. 2006.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. LTC. 2003.

AKAMINE, C. T. Estudo Dirigido de Estatística Descritiva. São Paulo: Ética. 2008.

TECNOLOGIA EM DESIGN (TDG)

5) Código da Vaga: TDG-01

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Design (Bacharel) ou Tecnólogo em Design de Produtos ou Arquitetura e Urbanismo ou Engenheiria Civil, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Computação Gráfica I (Corel Draw), Computação Gráfica II (AutoCAD), Computação Gráfica III (Sktchup).

- Temas das Provas Didática:

1. Construção de renderização e animação;

2. Representação tridimensional do produto utilizando modelagem 3D;

3. Aplicação de softwares direcionados à editoração eletrônica, geração e tratamento de imagens.

- Bibliografia Sugerida

AYMONE, J. L. F.; TEIXEIRA, F. G. AutoCAD 3D modelagem e rendering. São Paulo: Artliber. 2002.

AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação gráfica - Teoria e prática. Vol 1. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação gráfica - Teoria e prática. Vol 2. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

6) Código da Vaga: TDG-02

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Artes e Educação (Licenciatura) ou Educação Artística ou Artes Visuais, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Teoria e prática da cor, Meios e representação e expressão, desenho técnico.

- Temas das Provas Didática:

1. Percepção e representação das formas;

2. Cor na segurança do trabalho;

3. Iluminação e sombras (rendering manual).

- Bibliografia Sugerida

HOCKNEY, D. O conhecimento secreto - redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naif. 2001.

GUIMARÃES, L. A cor como informação. São Paulo: Annablume. 2001.

ROCHA, a. J.; GONÇALVES, R. S. Desenho técnico. Vol 1. 4ª ed. São Paulo: Pléiade. 2008.

ENGENHARIA AMBIENTAL (EAM)

7) Código da Vaga: EAM-01

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Ambiental ou Engenharia Química ou Meteorologia, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Tecnologia aplicada a engenharia ambiental, gestão e tecnologias de tratamento de efluentes gasosos, dispersão de poluentes.

- Temas das Provas Didática:

1. Estrutura e desenvolvimento da pesquisa tecnológica;

2. Padrões de qualidade do ar;

3. Conceitos de estabilidade atmosférica.

- Bibliografia Sugerida

Livre aos temas relacionados.

8) Código da Vaga: EAM-02

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 20 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Ambiental ou Gestão Ambiental ou Engenharia Civil ou Engenharia Sanitária ou Ciências Biológicas, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Análise de risco ambiental, adequação ambiental em áreas urbanas, planejamento ambiental e urbanismo.

- Temas das Provas Didática:

1. Análise e avaliação de risco ecológico (ARE);

2. Indicadores sócio-ambientais e planejamento;

3. Inserção do planejamento no sistema de gestão ambiental.

- Bibliografia Sugerida

Livre aos temas relacionados.

9) Código da Vaga: EAM-03

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 40 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal ou Engenharia de Pesca ou Engenharia Sanitária ou Ciências Biológicas, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Legislação e ética profissional, segurança do trabalho, gestão ambiental.

- Temas das Provas Didática:

1. Lei da política nacional de meio ambiente;

2. Métodos e técnicas de análise de variáveis em ergonomia;

3. Ecoeficiência.

- Bibliografia Sugerida

Livre aos temas relacionados.

10) Código da Vaga: EAM-04

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 40 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil ou Geografia ou Geologia, com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Drenagem urbana, hidrogeoquímica e hidrogeologia, controle da poluição mineral, geotecnia ambiental.

- Temas das Provas Didática:

1. Sistemas de microdrenagem;

2. Principais reações geoquímicas envolvendo compostos químicos inorgânicos e orgânicos;

3. Fluxo e transporte de contaminantes.

- Bibliografia Sugerida

Livre aos temas relacionados.

ENGENHARIA QUÍMICA (EQU)

11) Código da Vaga: EQU-01

- Número de Vagas: 01 (uma)

- Regime de Trabalho: 40 horas

- Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos com Pós-Graduação (doutorado ou mestrado ou especialização) na área da graduação exigida ou áreas afins.

- Áreas de Conhecimento: Mecânica Técnica, Processos Industriais Orgânicos, Processos Industriais Bioquímicos, Gestão Ambiental para a indústria química.

- Temas das Provas Didática: .

1. Equilíbrio dos corpos

2. Indústria dos Óleos, gorduras e ceras

3. Instrumentos de avaliação e controle ambiental.

- Bibliografia Sugerida - Livre aos temas relacionados.

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