SESAPI - Secretaria Estadual da Saúde - PI

SESAPI - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE

DIRETORIA DE UNIDADE DE GESTÃO DE PESSOAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS

EDITAL DUGP Nº 01/2009

Notícia:   18 vagas para Fisioterapeuta na Secretaria Estadual da Saúde - PI

O Estado do Piauí, por através da Secretaria Estadual da Saúde - SESAPI, Comissão de Seleção designada pela portaria SESAPI/ GAP nº000043, de 16 de Janeiro de 2009, faz editar o presente edital de seleção de fisioterapeutas para atuarem nos Centros de Reabilitação nos Municípios: Altos, Amarante, Batalha, Barras, Bom Jesus, Cocal, Demerval Lobão, Floriano, Gilbués, Guadalupe, Luiz Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Regeneração, São Miguel do Tapuio,São Gonçalo do Piauí, Simplício Mendes e União. A contratação se dará com recursos do Tesouro Estadual.

1. DO OBJETO

O objeto deste edital é a seleção, para contratação, de FISIOTERAPEUTAS para realizar avaliação físico-funcional; executar atendimento ambulatorial de admissão e de revisão, estabelecer objetivos, definir condutas e executar programas de tratamentos fisioterapêuticos compatíveis com o quadro clínico do paciente; e orientar pacientes e familiares quanto à patologia e ao tratamento. O trabalho será realizado nos centros de reabilitação dos referidos municípios.

2. CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

2.1-Poderão participar da presente seleção somente profissionais de nível superior na área de FISIOTERAPIA, com registro no Conselho de Classe.

2.2-Se servidor público, comprovar vínculo e disponibilidades de horário;

2.3-Estar quite com suas obrigações eleitorais;

3. PERÍODO DA CONTRATAÇÃO, VAGAS, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO

3.1 - A contratação atenderá ao período de 12 meses contados a partir da data de assinatura do contrato podendo ser renovado por mais 12 meses, ou ocorrer a extinção antecipada do contrato a depender da nomeação de concursados

3.2 - Está sendo oferecida 01 vaga para cada município citado na introdução, totalizando 18 vagas (anexo IV).

3.3 - A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais.

3.4 - A remuneração no valor bruto é de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais). A SESAPI faz o desconto do INSS (11%) ficando o contratado para efetuar o pagamento do ISS (7%) junto á Prefeitura Municipal.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Período:

28/01/09 a 30/01/2009 das 9 às 17 horas.

4.2 Local:

A documentação deverá ser apresentada na Gerência de Desenvolvimento e Qualificação - GDQ e, posteriormente, protocolada no PROTOCOLO GERAL da Secretaria Estadual de Saúde em envelope A4 com nome e profissão do candidato na frente do envelope e "Gerência de Desenvolvimento / Comissão de Seleção de Fisioterapeutas" no verso.

4.3 Documentos para a Inscrição

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida em duas vias, conforme anexo 1;

b) Cópia e originais dos seguintes documentos:

b.1 - Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e Comprovantes de Votação 1º e 2º Turno das eleições de 2008 ;

b.2 - Diploma ou certificado de conclusão do curso

b.3 - Registro no Conselho de Classe ( CREFITO) ou licença temporária.

b.4 - Certificado de Reservista para candidatos do sexo masculino

b.5 - Certidão negativa de antecedentes criminais no fórum criminal

b.6 - Declaração que comprove não ter sido demitido, nos últimos 5 anos, do serviço municipal, estadual ou federal,por intermédio de processo Administrativo.

c) 01 (uma) foto 3x4 recente;

d) Curriculum Simplificado comprovado.

4.4 Não serão aceitos complementação de documentos para entrega posterior ao dia de encerramento das inscrições;

4.5 A inscrição poderá ser feita por terceiros, através de procuração devidamente autenticada e firma reconhecida.

5. DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo constará de 4 etapas:

a) Primeira Etapa - Verificação do pedido de inscrição, que será homologado ou não. A inscrição do candidato será homologada, pela comprovação, pela Comissão de Seleção, da documentação exigida no item 4 deste Edital.

b) Segunda Etapa - Prova Escrita. A prova escrita, constará de 30 questões objetivas, de caráter eliminatório (nota mínima 6,0, numa escala de zero a dez), versará sobre conteúdo exposto no anexo 2. A prova escrita terá duração máxima de duas horas e meia e será realizada no horário de 9h às 11 h e 30 min, em local a ser divulgado previamente no site da secretaria de saúde (www.saude.pi.gov.br). O candidato deverá comparecer ao local determinado às 8h e 30 min, munido da Carteira de Identidade e comprovante de inscrição. Estarão automaticamente eliminados os candidatos que não comparecerem nos horários e nos locais previstos neste edital ou que não portarem a documentação exigida.

c) Terceira Etapa - Análise do Curriculum Vitae Simplificado buscando avaliar itens como formação, experiência e atualização profissional na área de fisioterapia (conforme anexo III). Esta etapa é apenas classificatória. Só serão submetidas a esta etapa os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 6(seis) na primeira etapa.

d) Quarta Etapa - Entrevista - Esta Etapa constará de uma entrevista de caráter eliminatório (exigência de nota mínima sete numa escala de zero a dez). A entrevista será realizada pela Comissão de Seleção.

Deverá ser entregue, no dia da entrevista, declaração pessoal com firma reconhecida de disponibilidade para 30h de trabalhos semanais durante a vigência do contrato.

6. DO CRONOGRAMA

ETAPA I - INSCRIÇÃO E VERIFICAÇÃO DO PEDIDO:

28 a 30/01/09

Período de Inscrições

02/02/09

Divulgação do resultado da Etapa I

ETAPA II - PROVA ESCRITA - ELIMINATÓRIA (NOTA MÍNIMA 6,0

10/02/2009

Prova escrita, a ser realizada das 9h às 11 h e 30 min em local a ser divulgado no site da SESAPI.

12/02/2009

Divulgação do resultado da Etapa II

ETAPA III - ANÁLISE DO CURRÍCULO - CLASSIFICATÓRIA

13 e 14/02/2009

Análise do Currículo

16/02/2009

Divulgação do resultado da Etapa III e Agendamento das Entrevistas a ser divulgada no site da SESAPI.

ETAPA IV - ENTREVISTA - ELIMINATÓRIA (NOTA MÍNIMA 7,0)

17 a 19/02/2009

Entrevistas

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

A partir do dia 25/02/2009

DATA DO RECURSO

2 (dois) dias úteis após a data da divulgação do resultado final.

7. DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

7.1 - Para fins de classificação dos aprovados, levar-se-á em conta o somatório dos valores obtidos na média aritmética das etapas. O preenchimento das vagas dar-se-á mediante o resultado classificatório final e a quantidade de classificáveis corresponderá a 4 (quatro) vezes o número de vagas em cada município.

7.2 - Em caso de empate do resultado final, o desempate ocorrerá em observância a maior nota obtida pelo candidato nas etapas do processo seletivo de acordo com a seguinte ordem de prioridade, conforme detalhamento a seguir:

1° Nota obtida na Prova Escrita

2° Nota obtida na Entrevista.

3° Nota obtida na Análise Curricular.

4° Maior idade

7.3. O resultado da seleção será homologado pelo Secretario Estadual de Saúde mediante publicação no site da SESAPI e no Diário Oficial do Estado

7.4. O prazo de validade da seleção será de 12 meses prorrogável por mais 12 meses, podendo ocorrer a extinção antecipada do contrato a depender da nomeação de concursados

8. DOS RECURSOS

8.1 Caberá recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis contado a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado

8.2 Admitir-se-á um único recurso para cada candidato devidamente fundamentado dirigido a Comissão da Seleção entregue no protocolo da Secretaria Estadual da Saúde.

9. DA CONTRATAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1 A contratação dar-se-á por ordem de classificação atendendo a necessidade dos municípios.

9.2 No ato da contratação deverão ser comprovados os seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado

b) estar quite com as obrigações eleitorais

c) estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - Os interessados que desejarem maiores esclarecimentos sobre o presente Edital serão atendidos durante o horário de 08:00h às 13:00h na sala da Gerência de Desenvolvimento e Qualificação desta secretaria ou através dos telefones (86)3216.3626 / 3216.3560

Este edital entra em vigor na data de sua publicação.

Teresina (PI), 22 de janeiro de 2009.

Comissão de seleção

IOLETE SOARES DA CUNHA
Presidente

IRIS MARY MENESES DO AMARAL
Membro

MARIA DE JESUS PAZ
Membro

LUISA HELENA CATELO BRANCO NUNES
Membro

KARLA VELOSO MIRANDA
Membro

JACQUELINA FERREIRA DE SOUSA
Membro

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

1) NOME DO CANDIDATO:

2) DATA DE NASCIMENTO : (EX: 01/01/2000) ___/ ____/____

3) SEXO: M( ) F( )

4) ESTADO CIVIL:

5) IDENTIDADE:

6) ÓRGÃO EXPEDIDOR:

7) CPF:

8) CREFITO:

9) END:

10) CEP:

11) CIDADE:

12) BAIRRO:

13) COMPLEMENTO

14) TEL RESIDENCIAL:

15) CEL:

16) E-MAIL:

17) MUNICÍPIO PARA O QUAL VAI CONCORRER:

Declaro estar ciente de acordo com todas as normas deste teste seletivo, bem como aceitar as decisões que possam ser tomadas pela comissão organizadora em casos omissos, responsabilizando-me pelas informações aqui prestadas.

Teresina, _____/ _____/_____

____________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios, diretrizes, leis e regulamentação. Universalização, Eqüidade, Integralidade, Hierarquização, Participação e Controle Social, Responsabilidade sanitária das instâncias gestoras do SUS. Consolidação do Sistema Único de Saúde, publicado na Portaria/GM nº 399, de 22 de fevereiro de2006; Diretrizes para a gestão do SUS: Descentralização; Regionalização; Municipalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada; Regulação; Responsabilidade sanitária das instâncias gestoras do SUS; Planejamento e Programação; Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; Responsabilidade sanitária das Instâncias Gestoras do SUS.

2. FISIOTERAPIA: Anatomia: Anatomia do corpo humano; planos e eixos anatômicos; esqueleto axial; ossos, junturas, músculos, vasos e nervos; sistema circulatório; sistema respiratório; sistema esquelético; sistema articular; sistema muscular. Marcha: Conhecimento sobre o andar humano, incluindo aspectos de movimento tridimensional (análise cinemática), forças de aceleração e desaceleração (análise cinética), ativação muscular na marcha (eletromiografia dinâmica). Aspectos da marcha patológica, identificando as alterações primárias e os mecanismos compensatórios. Cinesioterapia: Aplicação do movimento sob forma terapêutica. Ganho de força muscular e amplitude de movimento: métodos, técnicas e recursos fisioterápicos. Coordenação e reeducação dos músculos respiratórios e condicionamento físico geral do indivíduo. Percepção corporal através do movimento. Fisioterapia preventiva: A importância da epidemiologia na saúde publica, métodos e técnicas utilizadas para atuação do fisioterapeuta nesta área, na prevenção e na assistência à saúde. Atuações individuais, coletivas, multi, inter e transdisciplinar. Biomecânica em ergonomia. Fisioterapia aplicada à ortopedia e traumatologia: Semiologia Ortopédica. Estudo e análise das disfunções do sistema osteomioarticular. Noções de tratamento clínico e cirúrgico das doenças ortopédicas e traumáticas, assim como no tratamento em diferentes fases de doenças infecciosas e degenerativas de músculos, ossos e articulações. Deformidades congênitas e adquiridas: deficiências e redução da capacidade funcional. Disfunções da coluna vertebral. Amputação adquirida ou congênita. Osteoartrose. Fraturas e luxações. Procedimentos cirúrgicos em ortopedia e a abordagem fisioterápica no pré e pós-operatório. Avaliação, planejamento, prescrição e execução de tratamento fisioterápico. Fisioterapia aplicada à neurologia: Semiologia neurológica. Abordagem clínica, cirúrgica e fisioterápica nas doenças neurológicas, traumáticas e não traumáticas. Lesão de plexo braquial, plexo lombossacro e nervos periféricos. Lesão medular. Síndrome de Guillain Barré. Poliomielite. Acidente vascular cerebral. Traumatismo craniencefálico. Doenças degenerativas. Avaliação físico-funcional, definição de objetivos e condutas, indicação de tratamento fisioterápico e abordagem em equipe interdisciplinar de indivíduos adultos com doenças e disfunções neurológicas. Principais repercussões da lesão cerebral no indivíduo adulto. Fisioterapia aplicada à pneumologia: Semiologia do aparelho respiratório. Patologias pulmonares mais freqüentes, incluindo avaliação, classificação, quadro clínico, complicações, evolução e tratamento. Técnicas específicas em fisioterapia respiratória ambulatorial. Métodos e técnicas de fisioterapia, empregados na reabilitação pulmonar (desobstrução, reexpansão e treinamento muscular). Prótese e órtese: Tipos, técnicas de fabricação, mecanismos, funcionamento e indicações específicas. Indicação e características das órteses de membros inferiores, superiores e de tronco; próteses de membros inferiores e superiores. Adaptações para auxiliar nas atividades de vida diária. Adequação postural em cadeira de rodas. Indicação e tipos de auxílio-locomoção. Reabilitação: Conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem. Abordagem fisioterápica na reinserção do indivíduo ao trabalho, escola, comunidade. Acessibilidade. Trabalho em equipe.

104324

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231