SEDU - Secretaria de Estado da Educação - ES

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDU

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 034/2013

Notícia:   Sedu - ES abre 1.340 vagas para Professores de projetos de melhoria da educação básica

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
PODER EXECUTIVO,
SEXTA-FEIRA DIA 24 DE MAIO DE 2013
PÁGINAS 11 A 21

Estabelece normas para seleção e contratação, em regime de designação temporária, de profissionais do magistério habilitados para atendimento a necessidades da educação básica pública estadual, nos termos da Lei nº 9.878/12.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei nº 3.043/75, e tendo em vista o disposto na Lei 9.878/2012, publicada em 13/07/2012,

Resolve:

1 - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 - O processo de seleção para contratação de profissionais do magistério habilitados, para atuação em regime de designação temporária nos Projetos destinados a melhoria da educação básica pública estadual, instituídos pelas Portarias 024-R, 025-R, e 026-R, de 14/03/ 2013, publicadas em 15/03/2013, será realizado por projeto, área de conhecimento e município, no âmbito de cada Superintendência Regional de Educação - SRE.

a) O processo de seleção de que trata este Edital abrange: a inscrição, a classificação, a chamada e a contratação de professores para atuação nos projetos indicados.

b) As etapas de inscrição e classificação previstas no item anterior serão totalmente informatizadas.

c) Caberá à Comissão Central, instituída pela Secretaria de Estado da Educação, a coordenação geral do processo de seleção de que trata o item anterior.

d) Além da Comissão Central, cada unidade regional da Secretaria de Estado da Educação contará com comissão própria já instituída para condução dos procedimentos de chamada e contratação de profissionais selecionados por meio deste edital.

1.2 - Os cronogramas das etapas de chamada e contratação do processo de seleção regulamentado por este edital serão regulamentados por Edital próprio.

2 - DOS CARGOS/FUNÇÕES

2.1 - Os projetos, área de conhecimento, pré-requisitos e atribuições objeto deste processo seletivo simplificado estão descritos no Anexo I deste Edital.

2.2 - Os projetos em que o candidato à designação temporária poderá atuar, de acordo com a sua classificação e escolha são:

I - Projeto Progressão da Aprendizagem;

II - Projeto Alfabetização.

III - Projeto Mais Tempo na Escola;

3 - DA REMUNERAÇÃO E JORNADA DE TRABALHO

3.1 - Para efeito de remuneração será observado o anexo único da Lei 9.878/2012, publicada no D.O. de 13/07/2012:

Projeto

Duração prevista

Escopo

Nº de Professores

Carga Horária semanal

Valor da remuneração Mensal (95)

2013

Progressão na Aprendizagem

10 meses/ ano

Apoio à aprendizagem para alunos de 5a e 6ª séries do ensino fundamental com dois anos ou mais de distorção série/idade e defasagem na aprendizagem

590

12h

875,62

Alfabetização

5 meses/ ano

Alfabetização de Alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental com dois anos ou mais de distorção série idade e ainda ao alfabetizados.

110

20h

1.459,37

Mais Tempo na Escola

10 meses/ ano

Ampliação da jornada escolar, em mais 10h semanais, com o desenvolvimento do projeto de enriquecimento curricular -PEC nas áreas de: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática para estudantes de ensino fundamental - parceria com o Programa Federal Mais Educação.

640

10h

729,68

3.2 - A carga horária semanal do profissional do magistério contratado em regime de designação temporária por força deste Edital será aquela prevista no anexo único da Lei 9.878/2012, conforme item 3.1.

4 - DAS VAGAS

4.1 - O preenchimento de vagas será feito de acordo com a necessidade da educação básica pública estadual à execução dos projetos objeto deste Edital.

5 - DA INSCRIÇÃO

5.1 - As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, devendo o candidato acessar o site www.sedu.es.gov.br no período de 10h do dia 29/05/2013 até às 17h do dia 07/06/ 2013.

5.2 - Não serão aceitas inscrições condicionais, via fax, correspondências, ou fora do prazo estabelecido no item anterior.

5.3 - É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento dos dados de inscrição.

5.4 - A SEDU/GEGEP não se responsabilizará por eventuais prejuízos causados pelo preenchimento incorreto dos dados de inscrição, nem pela inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação ou congestionamento de linhas de comunicação que impossibilitem a transferência dos dados ou a impressão dos documentos.

5.5 - O candidato poderá realizar até 2 (duas) inscrições, podendo optar por 1 (um) projeto,1 (uma) área e 1 (um) município em cada inscrição.

5.6 - São requisitos para a inscrição:

I . ser brasileiro nato ou naturalizado;

II . ter, na data da chamada para escolha de vagas, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

III . possuir a escolaridade e requisitos mínimos exigidos pelo cargo, conforme descrito no Anexo I deste Edital;

IV . não enquadrar-se nas vedações contidas no inciso XVI, XVII e § 10 do art. 37 da Constituição Federal de 1988, alteradas pela Emenda Constitucional nº 19/98 e no Decreto 2724-R, de 06/04/2011, publicado no D.O. de 07/04/2011;

5.7 - Os candidatos portadores de cursos superiores de licenciatura plena em Ciência Sociais e Filosofia, iniciados antes da revogação da Portaria Ministerial nº 399, de julho de 1989, e concluídos até dezembro de 2001, têm garantido o direito de lecionar, conforme especificação abaixo:

I . Ciências Sociais

- Disciplina Geografia (Ensino Fundamental)

- Disciplina História (Ensino Fundamental)

II . Filosofia

- Disciplina História (Ensino Fundamental)

5.8 - No ato da inscrição, o candidato deverá informar nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano), CPF, carteira de identidade, endereço residencial completo, projeto, disciplina e município em que pretenda atuar.

5.9 - A ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato e apresentada no momento da chamada.

6 - DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1 - O processo seletivo será realizado em ETAPA ÚNICA - Prova de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

6.2 - Considera-se experiência profissional toda atividade desenvolvida na disciplina pleiteada.

6.3 - Na prova de títulos serão considerados os seguintes itens:

a) - exercício/experiência profissional na rede de ensino estadual e em outras redes de ensino na disciplina pleiteada;

b) - qualificação profissional por meio de apresentação de até 3 (três) títulos sendo um por item.

6.4 - A atribuição de pontos para a prova de títulos obedecerá aos critérios definidos no Anexo II deste Edital.

6.5 - Não serão computados pontos aos itens exigidos como pré-requisitos.

6.6 - A comprovação de experiência profissional, para os candidatos se dará por meio de:

I - em órgão público:

a) Documento expedido pelo Poder Federal, Estadual ou Municipal, conforme o âmbito da prestação da atividade, em papel timbrado, com carimbo do órgão expedidor, datado e assinado pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos da Secretaria de Administração ou Departamento de Pessoal/ Recurso Humanos da Secretaria de Educação, comprovando a atuação na disciplina pleiteada OU;

b) Documento expedido pelo Poder Federal, Estadual ou Municipal, conforme o âmbito da prestação da atividade, em papel timbrado, com carimbo do órgão expedidor, datado e assinado pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos da Secretaria de Administração ou Departamento de Pessoal/ Recurso Humanos da Secretaria de Educação e declaração expedida pelo Diretor da escola onde atuou, contendo carimbo da unidade de ensino e número da autorização do diretor da mesma, especificando período compreendido e os cargos ou funções exercidos, comprovando a atuação na disciplina pleiteada.

II - em empresa privada:

a) Cópia da carteira de trabalho (páginas de identificação com foto e dados pessoais e registro do(s) contrato(s) de trabalho) E;

b) Declaração expedida pelo Diretor da escola onde atuou, contendo carimbo da unidade de ensino e número da autorização do Diretor da mesma, especificando período compreendido e os cargos ou funções exercidas, comprovando a atuação na disciplina pleiteada.

6.7 - É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo, emprego ou função nos três níveis de poder, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas e privadas.

6.8 - Como qualificação profissional serão considerados: cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), conforme descrito no Anexo II deste Edital, todos relacionados à área da Educação.

6.9 - Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) só serão considerados se cumpridas as exigências da Lei 5.580/98, do Decreto 3046-R, de 09 de julho de 2012 e do Conselho Nacional de Educação (CNE), de acordo com a resolução em que se enquadrar:

- Res. Nº 12/83; ou
- Res. Nº 03/99; ou
- Res. Nº 01/01; ou
- Res. Nº 01/07.

6.9.1 - Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) só serão considerados se aprovados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

6.10 - A comprovação de qualificação profissional para fins de pré-requisito e prova de títulos se dará por meio de:

I - cópia do Diploma ou Certidão de conclusão do curso na versão original ou cópia autenticada em cartório com data de colação de grau e cópia do respectivo histórico, compatível para o âmbito de atuação pleiteada;

II - cópia do Certificado de curso de Pós-Graduação "Lato Sensu", Especialização, com duração de 360(trezentos e sessenta) horas com aprovação de monografia ou Certidão de conclusão do curso, na versão original e cópia do respectivo histórico escolar, na área de educação;

III - cópia do Diploma do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação, com defesa e aprovação de dissertação ou certidão de conclusão do curso, na versão original e cópia do respectivo histórico escolar;

IV - cópia do Diploma do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado em Educação, com defesa e aprovação de tese ou certidão de conclusão do curso, na versão original e cópia do respectivo histórico escolar;

6.10.1 - A documentação a que se referem os Incisos de I a IV deste item deverá conter obrigatoriamente atos de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso e credenciamento da Instituição de Educação Superior.

6.10.2 - Exigir-se-á revalidação do documento pelo órgão competente, em se tratando dos incisos I, III e IV deste item, realizado no exterior, conforme dispõe o art. 48 § 2º e §3º da Lei 9394/96.

6.11 - Serão computados os itens declarados no momento da inscrição e sua comprovação dar-se-á por meio de apresentação de documentação respectiva no momento da chamada e contratação.

6.11.1 - Na hipótese da não comprovação dos requisitos mínimos exigidos para o cargo, o candidato estará SUMARIAMENTE ELIMINADO do processo de seleção.

6.11.2 - Na hipótese da não comprovação dos itens a serem considerados na prova de títulos, o candidato será automaticamente RECLASSIFICADO para o último lugar da lista de classificação, compondo assim nova lista.

6.11.3 - Na hipótese da não apresentação da ficha de inscrição e da documentação prevista no item 8.1, para fins de atendimento a chamada, escolha de vaga e formalização do contrato, o candidato será automaticamente RECLASSIFICADO para o último lugar da lista de classificação, compondo assim nova lista.

6.12 - Nos casos de empate na classificação, o desempate obedecerá à seguinte ordem de prioridade:

I - maior experiência profissional

II - maior titulação apresentada

III - maior idade, considerando-se dia, mês e ano de nascimento.

6.13 - A listagem de classificação dos candidatos será disponibilizada no site da SEDU www.sedu.es.gov.br.

7 - DA CHAMADA

7.1 - O quantitativo das contratações temporárias é aquele estabelecido na Lei 9.878/2012.

7.2 - A chamada dos classificados será efetuada pela Superintendência Regional de Educação, sob a coordenação da Comissão Regional e deverá ser documentada em ata onde serão registradas todas as ocorrências.

7.3 - Para fins de atendimento à chamada, para efetuação de escolha de vagas e formalização do contrato, o candidato deverá OBRIGATORIAMENTE apresentar a documentação comprobatória dos itens declarados no ato de inscrição, inclusive a ficha de inscrição, conforme determina o item 8.1 do presente Edital.

7.3.1 - Para a comprovação da habilitação exigida como pré-requisito e da qualificação profissional declarada serão considerados os aspectos previstos nos itens 6.6, 6.7, 6.8, 6.9 e 6.10 do presente edital.

7.4 - O candidato que, por qualquer motivo, estiver impedido de comparecer ao local determinado para escolha de vaga, poderá fazê-lo por Procurador legalmente habilitado.

7.4.1 - O procurador previsto no item anterior deverá apresentar no ato da escolha além da procuração documento de identidade com foto.

7.4.2 - A procuração deverá ser elaborada de acordo com os termos previstos nos parágrafos 1º e 2º do art. 654 do código civil, inclusive quanto ao reconhecimento da firma.

7.4.3 - Os poderes conferidos ao procurador restringem-se apenas à escolha de vaga e formalização do contrato, não cabendo, em hipótese alguma, conferi-los quanto à assunção do exercício.

7.4.4 - Caso o titular da vaga não assuma exercício na data estabelecida previamente no contrato, este instrumento será tornado sem efeito e o candidato estará SUMARIAMENTE ELIMINADO do processo seletivo.

7.5 - A desistência ou o não comparecimento do candidato implicará na sua reclassificação automática, devendo o candidato ser reposicionado no final da listagem.

7.5.1 - A desistência da escolha será documentada pela Comissão Regional e assinada pelo candidato desistente.

7.5.2 - Ao candidato é reservado o direito de obter apenas 1 (uma) reclassificação.

7.6 - Ao candidato, não será permitida a troca de unidade escolar após a efetivação da escolha.

7.7 - Após a chamada inicial terá continuidade o procedimento de chamada com rigorosa ordem de classificação para suprimento de vagas remanescentes e das que surgirem no decorrer do ano letivo.

7.7.1 - Para o fim das chamadas sequenciais poderão ser utilizados meios de comunicação (telefone, e-mail) fornecidos pelo candidato no ato de inscrição.

7.8 - Em acordo à Emenda Constitucional 59, publicada em 19/11/ 2008, o profissional contratado em designação temporária não poderá atuar sob direção imediata de cônjuge, companheira (o) ou de parentes de até terceiro grau civil.

7.8.1 - Na hipótese prevista no item 7.8 o candidato será reclassificado para o final da listagem;

7.8.2 - A ocorrência da situação prevista no item 7.8 será documentada pela Comissão Regional;

7.8.3 - Verificada a qualquer momento a ocorrência da vedação prevista no item 7.8, o contrato do Designado Temporário será automaticamente cessado, sendo, nesse caso, não permitida a reclassificação do candidato.

7.9 - Os servidores públicos responsáveis pela chamada de candidatos para firmar contrato administrativo deverão seguir rigorosamente a ordem de classificação das listagens divulgadas pela SEDU, ficando aqueles que não cumprirem esta orientação sujeitos as penalidades previstas na lei.

8 - FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO

8.1 - Para efeito de formalização do contrato fica definida a apresentação de cópia legível dos seguintes documentos e acrescida da ficha de inscrição gerada pelo sistema eletrônico:

I - CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF emitido pelo site da Receita Federal;

II - carteira de identidade (RG), com número, órgão expedidor e data de expedição da mesma;

III - título de eleitor com comprovante da última votação ou declaração de quitação da justiça eleitoral;

IV - carteira de trabalho profissional onde conste fotografia, número/ série, data de expedição, filiação, local de nascimento e página de contrato do primeiro emprego, caso possua;

V - Comprovante de PIS/PASEP, caso não possua apresentar a declaração constante no anexo IV deste edital devidamente preenchida e assinada;

VI - PIS/PASEP (se possuir);

VII - comprovante de residência;

VIII - comprovante de conta bancária do BANESTES (se possuir);

IX - comprovante do ano do primeiro emprego (através da cópia da carteira de trabalho ou outro documento que comprove o ano do 10 emprego).

X - formação acadêmica/titulação, conforme Incisos de I a IV do item 6.10 deste Edital;

XI - certificado de reservista;

XII - certidão de casamento;

XIII - certidão de nascimento e do cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos;

XIV - declaração de escolaridade para os filhos maiores de 07 anos;

8.2 - O contrato temporário será firmado por prazo determinado de, no máximo 10 meses, conforme previsto no art. 2º da Lei 9.878/2012.

9 - DAS IRREGULARIDADES

9.1 - Eventuais irregularidades constantes no processo de seleção e contratação de professores em regime de Designação Temporária serão objeto de sindicância sob a responsabilidade da Corregedoria/SEDU e os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no art. 231 da Lei Complementar No. 46/94 (D.O. de 31/01/94).

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

10.1 - O ato de designação temporária para o exercício nos projetos objetos deste edital é de competência da Gerência de Gestão de Pessoas da SEDU, atendidas as disposições contidas na Lei 9.878/2012 e demais normas contidas neste Edital.

10.2 - Este processo seletivo terá validade até 31/12/2013 ou enquanto durar a listagem de reserva técnica.

10.3 - Por necessidade de conveniência da administração o candidato poderá ser convocado a apresentar todos os documentos originais exigidos para conferência e autenticação das cópias.

10.4 - Os candidatos estarão sujeitos ao cumprimento do horário de trabalho determinado pela Superintendência Regional de Educação de sua jurisdição, no ato de sua convocação e em atendimento à excepcional necessidade da Rede Estadual de Ensino. Na impossibilidade de cumprimento, o candidato formalizará desistência, sendo automaticamente conduzido ao final da lista de classificação.

10.5 - A avaliação de desempenho do profissional contratado na forma deste edital, quando for evidenciada a insuficiência de desempenho profissional, conforme exigência da Portaria referente ao projeto para o qual fez sua inscrição, acarretará:

I. Rescisão imediata do contrato celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, respeitada a legislação vigente;

10.5.1 - O critério de assiduidade será fundamental na avaliação de desempenho do profissional.

10.6 - A aprovação neste processo seletivo simplificado não assegura ao candidato a sua contratação, mas apenas a expectativa de ser convocado, seguindo rigorosa ordem de classificação.

10.7 - De acordo com a legislação processual civil em vigor, fica eleita a Comarca de Vitória foro competente para julgar as demandas judiciais decorrentes do presente processo seletivo simplificado.

10.8 - Nenhum candidato poderá alegar desconhecimento das normas contidas neste Edital.

Vitória, 22 de maio de 2013.

KLINGER MARCOS BARBOSA ALVES
Secretário de Estado da Educação

ANEXO I

PROJETO

ÁREA DE CONHECIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MUNICÍPIO

PROJETO PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM
Atendimento aos alunos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental.

Linguagens e Códigos

Licenciatura Curta em Letras Português (5ª a 8ª Série do ensino fundamental

OU

Licenciatura Plena em Letras/Português ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

- Conhecer e estudar o currículo Básico Escola Estadual;

- Conhecer e estudar o documento de orientações do Projeto;

- Conhecer e estudar a Proposta Pedagógica da Escola;

- Utilizar o Livro Didático como recurso pedagógico para o desenvolvimento do projeto;

- Elaborar outros materiais didáticos para subsidiar o trabalho pedagógico com os estudantes do projeto;

- Utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do projeto;

- Avaliar e registrar o interesse e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura;

- Atender às demais atribuições previstas na Portaria do Projeto.

Água Doce do Norte
Águia Branca
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindemberg
Ibiraçu
Iconha
Itaguaçu Itapemirim
Itarana
Jeronimo Monteiro
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha Mucurici
Muqui
Nova Venécia Pancas
Pinheiros
Ponto Belo
Presidente Kennedy Rio Novo do Sul
Santa Teresa
São Domingos do Norte São Gabriel da
Palha São Roque do Canaã
Serra Vargem Alta
Vila Valério
Vitória

Ciências da Natureza

Licenciatura Curta em Ciências/Matemática (5ª a 8ª série do ensino fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Matemática ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Ciências - habilitação Matemática ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

 

PROJETO

ÁREA DE CONHECIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MUNICÍPIO

PROJETO ALFABETIZAÇÃO
Atendimento aos alunos de 2º ao 5º Ano e 4ª série do Ensino Fundamental.

Alfabetização

Licenciatura Plena em Pedagogia (Habilitação Magistério das séries iniciais) ou Licenciatura Plena em Pedagogia amparada pela Resolução CNE/CP no 1, de 15 de maio de 2006.

OU

Magistério das séries iniciais em nível superior

Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual;

- Conhecer e estudar o documento de orientações do Projeto;

- Utilizar o material didático do Projeto: Caderno do professor e Caderno do Estudante;

- Conhecer e estudar a Proposta Pedagógica da Escola.

- Elaborar outros materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do projeto;

- Utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do projeto;

- Avaliar e registrar o interesse e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura;

- Atender às demais atribuições previstas na Portaria do Projeto.

Afonso Cláudio
Alegre
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Ecoporanga
Guarapari
Ibiraçu
Itapemirim
Jeronimo Monteiro
Linhares
Mimoso do Sul
Muqui
São Mateus
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Vila Velha

PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA

PROJETO

ÁREA DE CONHE- CIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MACROCAMPO / ATIVIDADE

MUNICÍPIO

PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA

1º ao 5º ano Ensino Fundamental de 09 anos e 4ª Série do Ensino Fundamental de 8 anos.

Licenciatura Plena em Pedagogia (Habilitação Magistério das séries iniciais)

OU

Licenciatura Plena em Pedagogia amparada pela Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006.

OU

Magistério das séries iniciais em nível superior

- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual e Proposta Pedagógica da Escola;

- Participar na elaboração do Projeto de Enriquecimento Curricular-PEC da escola;

- Elaborar materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do Programa;

- Analisar o perfil de entrada e saída dos estudantes do Programa;

- Comunicar-se, periodicamente, com o professor das turmas de origem dos estudantes;

- Utilizar material didático adequado ao PEC;

- utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do Programa;

- Avaliar e registrar, em ficha individual, o desempenho e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

- Acompanhamento pedagógico/ Orientação de Estudos e Leitura, raciocínio lógico e iniciação científica.

- Leitura e interpretação de textos

- Produção de textos em diferentes gêneros textuais

- Literatura de cordel

- História em quadrinhos

- Contos

- Jornal Escolar

- Clube de Leitura

- Tecnologias educacionais

- Arte gráfica e literatura

- Etnolinguagem

Ciências e Saúde

- Educação Ambiental/Meio Ambiente

- Educação em Direitos Humanos

- Horta Escolar ou Comunitária

- Cuidado com os animais

- Problemas contextualizados envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Desenvolver a capacidade de observar, explorar e investigar.

- Natureza

- Uso eficiente de água e Energia

- Relação dos seres humanos com tempos e espaços.

- Transformação cultural, política e histórica.

- Meios de comunicação e de transporte.

- Os meios de transporte têm história.

Afonso Cláudio
Alegre
Barra de São
Francisco
Boa Esperança
Brejetuba
Cachoeiro de
Itapemirim
Cariacica
Colatina
Conceição da Barra
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Governador
Lindemberg
Guarapari
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Laranja da Terra
Linhares
Mimoso do Sul
Montanha
Muniz Freire
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Santa Maria de
Jetibá
São Mateus
São Roque do
Canaã
Serra
Sooretama
Viana
Vila Velha
Vitória

 

PROJETO

ÁREA DE CONHE- CIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MACROCAMPO/ ATIVIDADE

MUNICÍPIO

PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA

1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental de 09 anos e 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de 8 anos - Classes Multisseriadas

Licenciatura Curta em Letras Português (5a a 8aSérie do ensino fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Letras/ Português ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Pedagogia (Habilitação Magistério das séries iniciais) ou Licenciatura Plena em Pedagogia amparada pela Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006.

OU

Magistério das séries iniciais em nível superior

- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual e Proposta Pedagógica da Escola;

- Participar na elaboração do Projeto de Enriquecimento Curricular-PEC da escola;

- Elaborar materiais didáticosque subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantesdo Programa;

- Analisar o perfil de entrada e saída dos estudantes do Programa;

- Comunicar-se, periodicamente, com o professor das turmas de origem dos estudantes;

- Utilizar material didático adequado ao PEC;

- utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do Programa;

- Avaliar e registrar, em ficha individual, o desempenho e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

- Acompanhamento pedagógico/ Orientação de Estudos e Leitura

- Leitura e interpretação de textos

- Produção de textos em diferentes gêneros textuais

- Literatura de cordel

- História em quadrinhos

- Jornal Escolar

- Clube de Leitura

Todos os municípios

 

PROJETO

ÁREA DE CONHE- CIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MACROCAMPO/ ATIVIDADE

MUNICÍPIO

PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA

Linguagens e Códigos

Licenciatura Curta em Letras Português (5a a 8aSérie do ensino fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Letras/Português ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Curta em Educação Artística (5ª a 8ª série do Ensino Fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Artes Plásticas

OU

Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Artes Visuais

OU

Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Educação Artística

OU

Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura curta em Educação física (5ª a 8ª série do ensino Fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Educação Física

- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual e Proposta Pedagógica da Escola;

- Participar na elaboração do Projeto de Enriquecimento Curricular-PEC da escola;

- Elaborar materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do Programa;

- Analisar o perfil de entrada e saída dos estudantes do Programa;

- Comunicar-se, periodicamente, com o professor das turmas de origem dos estudantes;

- Utilizar material didático adequado ao PEC;

- utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do Programa;

- Avaliar e registrar, em ficha individual, o desempenho e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

- Acompanhamento pedagógico/ Orientação de Estudos e Leitura

- Leitura e interpretação de textos - Produção de textos em diferentes gêneros textuais

- Literatura de cordel

- História em quadrinhos

- Jornal Escolar

- Clube de Leitura

- Tecnologias educacionais

- Arte gráfica e literatura - Etnolinguagem

- Artes visuais

- Artes plásticas

- Escultura

- Pintura

- Grafite

- Desenho

- Práticas circenses

- Fotografia

- Multimídia

- Cineclube

- Arte corporal e som

- Arte corporal e jogos

- Arte audiovisual e corporal

- Arte gráfica e mídia

- Arte gráfica e literatura

- Jornal escolar

- Rádio escolar

- Artesanato Popular e Regional

- Vídeo

- Banda

- Canto coral

- Cineclube

- Escultura/ Cerâmica

- Teatro

- Mosaico

- Música

- Percussão

- Dança

- Esporte e lazer

- Xadrez

- Atletismo

- Práticas circenses

- Arte corporal e jogos

- Arte corporal e som

- Arte audiovisual e corporal

- Recreação/lazer/ brinquedoteca

- Ginástica Rítmica

- Capoeira

- Hip Hop

- Etnojogos

- Corrida de orientação

- Ciclismo

Todos os municípios

 

PROJETO

ÁREA DE CONHE- CIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MACROCAMPO/ ATIVIDADE

MUNICÍPIO

PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA

Ciências da Natureza

Licenciatura curta em Ciências (5ª a 8ª série do Ensino fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Ciências - habilitação biologia ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Curta em Ciências/Matemática (5ª a 8ª série do ensino fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Matemática ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Ciências - habilitação Matemática ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual e Proposta Pedagógica da Escola;

- Participar na elaboração do Projeto de Enriquecimento Curricular-PEC da escola;

- Elaborar materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do Programa;

- Analisar o perfil de entrada e saída dos estudantes do Programa;

- Comunicar-se, periodicamente, com o professor das turmas de origem dos estudantes;

- Utilizar material didático adequado ao PEC;

- utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do Programa;

- Avaliar e registrar, em ficha individual, o desempenho e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

- Ciências e Saúde

- Educação Ambiental/Meio Ambiente

- Educação em Direitos Humanos

- Iniciação científica

- Com - Vidas/Agenda 21

- Horta Escolar ou Comunitária

- Direitos Humanos e Ambiente Escolar

- Aspectos biológicos e socioculturais do ser humano

- Prevenção e promoção da saúde Agroecologia:

- Sustentabilidade

- Jardinagem

- Criação de laboratórios e projetos científicos

- Uso eficiente de água e energia

- Cuidado com os animais

- Conservação do solo e composteira (ou minhocário) - Canteiro sustentável.

- Acompanhamento pedagógico/ Orientação de Estudo

- Problemas contextualizados envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão

- Educação econômica, financeira e criativa.

- Robótica Educacional

- Tecnologias educacionais

- Educação em Direitos Humanos

- Desenvolver a capacidade de Observar, explorar e investigar.

- Figuras geométricas: semelhanças e diferenças.

.Geometria espacial e plana.

- Localização/ movimentação de objetos, em mapas, croquis e outras representações gráficas.

- Passeios pedagógicos que permitam localizações e movimentações de objetos Estimar medidas de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não. Resolver problemas utilizando unidades de medidas padronizadas como: Km, m, mm,kg,g,mg,l,ml. Estabelecer relações entre unidades de tempo.

- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função dos seus valores.

Todos os municípios

 

PROJETO

ÁREA DE CONHE -CIMENTO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

MACROCAMPO/ ATIVIDADE

MUNICÍPIO

PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA

Ciências da Humanas

Licenciatura Curta em Estudos Sociais (5ª a 8ª série do ensino Fundamental)

OU

Licenciatura Plena em Ciências Sociais ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em ciências Sociais (5ª a 8ª série do ensino fundamental) ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em Geografia ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura plena em Filosofia ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

OU

Licenciatura Plena em História ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual e Proposta Pedagógica da Escola;

- Participar na elaboração do Projeto de Enriquecimento Curricular-PEC da escola;

- Elaborar materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do Programa;

- Analisar o perfil de entrada e saída dos estudantes do Programa;

- Comunicar-se, periodicamente, com o professor das turmas de origem dos estudantes; -Utilizar material didático adequado ao PEC;

- utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do Programa;

- Avaliar e registrar, em ficha individual, o desempenho e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

- Acompanhamento pedagógico/ Orientação de Estudos e Leitura

- Educação em Direitos Humanos

- Educação Patrimonial

- Espaço geográfico

- Natureza

- Uso eficiente de água e Energia

- Tecnologias educacionais

- Educação em Direitos Humanos

- Relação dos seres humanos com tempos e espaços

- Acompanhamento pedagógico - orientação de estudos de leitura

- Tecnologias educacionais

- Educação em Direitos Humanos

- Transformação cultural, política e histórica

- Meios de comunicação e de transporte

- Os meios de transporte têm história.

Todos os municípios

ANEXO II

CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO

PROJETO ALFABETIZAÇÃO

I- TEMPO DE SERVIÇO

PESO

A. Tempo de serviço EM ALFABETIZAÇÃO INFANTIL na rede de ensino estadual do Espírito Santo.

PESO

6 meses a 11 meses e 29 dias

2

12 meses a 23 meses e 29 dias

4

24 meses a 35 meses e 29 dias

6

36 meses a 47 meses e 29 dias

8

48 meses a 59 meses e 29 dias

10

60 meses em diante

12

B. Tempo de serviço EM ALFABETIZAÇÃO INFANTIL, em outras redes, exceto na rede de ensino estadual do Espírito Santo.

PESO

6 meses a 11 meses e 29 dias

1

12 meses a 23 meses e 29 dias

2

24 meses a 35 meses e 29 dias

3

36 meses a 47 meses e 29 dias

4

48 meses a 59 meses e 29 dias

5

60 meses em diante

6

I - PONTUA CÃO PARA QUALIFICAÇÕES:

Categoria I - Formação Acadêmica/Titulação

Valor Atribuído

A. Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.

20

B. Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.

15

C. Pós-Graduação "lato sensu" Especialização na área da Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.

10

CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO

PROJETO PROGRESSÃO E PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLA/MAIS EDUCAÇÃO.

I- TEMPO DE SERVIÇO

PESO

A. Tempo de serviço na disciplina/área pleiteada na rede de ensino estadual do Espírito Santo.

PESO

6 meses a 11 meses e 29 dias

2

12 meses a 23 meses e 29 dias

4

24 meses a 35 meses e 29 dias

6

36 meses a 47 meses e 29 dias

8

48 meses a 59 meses e 29 dias

10

60 meses em diante

12

B. Tempo de serviço na disciplina/área pleiteada, em outras redes, exceto na rede de ensino estadual do Espírito Santo.

PESO

6 meses a 11 meses e 29 dias

1

12 meses a 23 meses e 29 dias

2

24 meses a 35 meses e 29 dias

3

36 meses a 47 meses e 29 dias

4

48 meses a 59 meses e 29 dias

5

60 meses em diante

6

I - PONTUAÇÃO PARA QUALIFICAÇÕES:

Categoria I - Formação Acadêmica/Titulação

Valor Atribuído

A.Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.20
B.Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.15
C.Pós-Graduação "lato sensu" Especialização na área da Educação ou na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.10

ANEXO III

Endereços das Superintendências Regionais de Educação - SRE e municípios de suas jurisprudências

SRE AFONSO CLÁUDIO

Endereço: Av. Marechal Deodoro, no 72 - Centro - Afonso Cláudio/ES - Cep: 29600-000

Municípios: Afonso Claúdio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins

Telefones: (27) 3735-8712/3735-8713/3735-8714

SRE BARRA DE SÃO FRANCISCO

Endereço: Rua Elizeu Divino, no 215, Centro, Barra de São Francisco - Cep: 29800000

Municípios: Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Águia Branca e Agua Doce do Norte

Telefones: (27) 3756-8150 / 3756-8161 / 3756-8162 / 3756-8151

SRE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Endereço: Rua Prof. Quintiliano de Azevedo, 31, 20 e 30 andares - Ed. Guandu Center - Bairro Guandu - Cachoeiro de Itapemirim/ES - 29300-240.

Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Vargem Alta, Muqui, Atílio Vivácqua, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Itapemirim Jerônimo Monteiro e Marataízes.

Telefones: (28) 3522.9613 / 3511.4494 / 3511.7742

SRE CARAPINA

Endereço: Rua Chapot Presvot, 89 - Praia do Canto - Vitória/ES - Cep. 29055-410.

Municípios: Vitória, Serra, Santa Teresa, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

Telefones: (27)3225.4243 / 3227.5871 / 3324-3183 / 3345.8874

SRE CARIACICA
Endereço: Rua Santa Marta, 01 - Campo Grande - Cariacica/ES - Cep. 29146-360.
Municípios: Cariacica, Viana, Marechal Floriano e Santa Leopoldina.
Telefones: (27) 3636-2763 / 3636-2758 / 3636-2762 / 3636-2750
SRE COLATINA
Endereço: Rua Alexandre Calmon No 416-Centro 30 Andar, Edifício Golden Center, Colatina/ES - Cep. 29700.040.
Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu , Governador Lindemberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Itaguaçu e Itarana.
Telefones: (27) 3722-9710 / 3722-9712/ 3722-9708 / telefax 3722 -9709
SRE GUAÇUI
Endereço: Avenida José Alexandre nº 713 - Centro - Guaçuí /ES - Cep: 29.560-000
Municípios: Guaçui, Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, São Jose do Calçado, Apiacá, Uma, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire
Telefones: (28) 3553-6612 / 3553-6621 / 3553-6600
SRE LINHARES
Endereço: Rua Capitão José Maria, S/N - Bairro Araçá - Linhares/ES - Cep. 29901-455.
Municípios: Linhares, Sooretama e Rio Bananal.
Telefone: (27) 3372-7960
SRE NOVA VENÉCIA
Endereço: Praça Jones dos Santos Neves, no 175 - Centro - Nova Venécia/ ES - Cep. 29830 -000
Municípios: Nova Venécia, Boa Esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha
Telefones: (27) 3752-4266 / 3752-4267
SRE SÃO MATEUS
Endereço: Avenida Jones dos Santos Neves S/N - Centro - São Mateus - Cep: 29930-010
Munícipos: São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário
Telefones: (27) 3767-7657 / 3767-7656 / 3767-7662 / 3767-7660
SRE VILA VELHA
Endereço: Av. Carlos Lindenberg no 345 - Ilha dos Ayres- Vila Velha/ ES - Cep: 29123 -775
Municípios: Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves.
Telefones: (27) 3139-9156 / 3139-9019

167256

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231