Prefeitura de Wanderley - BA

PREFEITURA MUNICIPAL WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

EDITAL Nº 019 DE 28 DE DEZEMBRO 2007

Notícia:   254 vagas para o Município de Wanderley - BA

DISPÕE SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DO MUNICÍPIO DE WANDERLEY.

O Prefeito do Município de Wanderley, Estado da Bahia, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação vigente, faz ciente que realizará Concurso Público para provimento dos cargos nominados no Anexo II, deste Edital.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público destina-se à seleção de candidatos para provimento de cargos do Quadro Permanente do Poder Executivo do Município de Wanderley, sob Regime Estatutário, num total de 254 (duzentos e cinqüenta e quatro) vagas.

2. O Concurso Público será organizado e executado pela LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda., com sede na Av. Tancredo Neves, n° 1189, Ed. Empresarial Guimarães Trade, Sala 704, Caminho das Árvores, em Salvador - Bahia, CEP 41.820-021, secundada pela Comissão Especial do Concurso designada pelo Prefeito, obedecidas as normas deste Edital.

3. No referido Concurso serão exigidos nível de conhecimento e grau de complexidade compatíveis com a escolaridade e atribuições de cada cargo.

4. Os vencimentos dos cargos são aqueles fixados pela Lei do Plano de Carreira, Cargos e Salários, Lei Municipal N° 194, de 17 de dezembro de 2007.

4.1 A jornada normal de trabalho para todos os servidores é de 40 horas semanais, ressalvados para os cargos de Professor Nível I e Professor Nível III os quais devem cumprir uma jornada de 20 horas semanais.

4.2 Em conformidade com a Legislação em vigor, fica reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, por carreira, às pessoas portadoras de necessidades especiais, se aprovadas, durante a vigência do Concurso.

4.3 O candidato portador de necessidades especiais poderá ocupar as demais vagas oferecidas, desde que entre elas se classifique.

4.4 As vagas reservadas para os portadores de necessidades especiais, caso não preenchidas, reverterão para o quadro de vagas regulares.

II. DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições estarão abertas diariamente no período de 14/01/2008 a 01/02/2008, das 8:00 às 17:00 horas na Sede da Prefeitura Municipal de Wanderley - BA.

1.1 Caso haja necessidade, o prazo para a realização das inscrições poderá ser prorrogado e divulgado na Internet no site www.libri.com.br e também no mural da Prefeitura Municipal de Wanderley.

1.2 O prazo para a realização das provas será no mínimo de 30 dias, após a realização das inscrições.

2. São condições para Inscrição:

2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal nº. 70.436, de 18-04-72 e a Constituição Federal, § 1º do art. 12, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça. Nesta hipótese, não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento.

2.2 Ter, no mínimo, a idade de 18 anos, até a data da posse.

2.3 Possuir, na data da posse, a escolaridade e os demais requisitos exigidos para o ingresso no cargo, conforme Anexo II.

2.4 Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.

2.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

2.6 Não estar suspenso de exercício profissional nem cumprindo qualquer outra penalidade disciplinar.

2.7 Ter sua situação regularizada junto ao Órgão Fiscalizador de sua categoria profissional, quando se tratar de profissão regulamentada.

2.8 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3. Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos, acima fixados, serão exigidos, apenas, dos candidatos aprovados e convocados para a posse, não sendo aceitos protocolos dos citados documentos nem fotocópias não autenticadas.

3.1. No ato da Inscrição ao Concurso é suficiente a apresentação de: Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe, ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou de Certificado de Reservista, ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº. 9503/97). Não serão aceitos como documento de identidade: certidão de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista sem foto, carteira de estudante, carteira de sindicato, nem documentos ilegíveis e/ou danificados.

4. Para inscrever-se, o candidato deverá, no período de Inscrição:

4.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de Inscrição, que poderá ser fixada em até 15% da respectiva remuneração do cargo, certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital para participação do Concurso Público.

4.2. Dirigir-se à Prefeitura Municipal de Wanderley, para, no local designado, receber instruções para pagamento na agência bancária que lhe for indicada, da Taxa de Inscrição, no valor correspondente ao cargo pleiteado, e preenchimento do Requerimento de Inscrição.

4.3. Ao preencher o Formulário de Inscrição, fazê-lo corretamente, sem rasuras e com assinatura legível.

4.4. Procedimentos unicamente para os candidatos que optarem para inscrição via INTERNET:

O Candidato que for se inscrever pela INTERNET deverá atender aos seguintes procedimentos:

I. O depósito bancário deverá ser identificado, isto é, constar o nome do candidato.

II. Depósito efetuado no próprio Caixa do Banco, sendo inaceitável depósito em caixa eletrônico. Depósito unicamente em dinheiro.

III. Após realizado o Depósito Identificado, enviar comprovante pelo FAX (71) 3272-0023, colando na Ficha de Inscrição, como também cópia do RG e do CPF. No dia da aplicação das Provas Objetivas do Concurso é obrigatório a exibição desses documentos.

IV. Contas Bancarias: Banco do Brasil - Agência:3459-2 - Conta Corrente: 29108-0 /Caixa Econômica - Agência: 2211 - Conta Corrente: 1078-0 /Bradesco - Agência: 3646-3 - Conta Corrente: 13711-1

4.5. Devolver de imediato ao Encarregado do setor de Inscrição o comprovante do pagamento da taxa e o Formulário de Inscrição devidamente preenchido.

4.6. Anexar fotocópia da cédula de Identidade (frente e verso) à Ficha de Inscrição.

4.7. Receber o Programa correspondente ao Cargo para o qual se inscreveu.

4.8. Receber e guardar a Ficha de Comprovação de Inscrição para utilizá-la no dia das provas.

4.8- As Inscrições poderão, também, ser efetuadas via Internet, devendo, para isso, ser retirada a Ficha de Inscrição no Site da LIBRI: www.libri.com.br. Após o preenchimento da citada Ficha, deverá o candidato enviá-la juntamente com o comprovante bancário de recolhimento da respectiva taxa e a Identidade via FAX pelo número: 71- 3272-0023, caso contrário não terá validade.

5. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da Taxa de Inscrição, seja qual for o motivo apresentado.

6. Não haverá devolução de Taxa de Inscrição, em hipótese alguma.

7. Será permitida a Inscrição por procurador habilitado, com procuração específica individual e firma reconhecida em tabelião, acompanhada de cópia autenticada dos documentos de identidade do candidato e do procurador. A procuração, bem como as cópias dos documentos, ficarão retidas juntamente com o Formulário de Requerimento de Inscrição. O candidato ou seu procurador serão responsáveis pelas informações prestadas.

8. Não serão aceitas inscrições por correspondência ou realizadas fora do período determinado. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de Inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada.

9. O candidato que fizer, no Formulário de Requerimento de Inscrição, declaração falsa ou inexata, terá a inscrição cancelada e todos os demais atos dela decorrentes anulados.

10. O candidato portador de necessidades especiais, após efetivar sua Inscrição, deverá, no prazo de 48 horas, comparecer à Secretaria Municipal de Administração, munido do original do documento de identidade e do comprovante da Inscrição, para ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde de Wanderley, para confirmação da necessidade especial e verificação da compatibilidade da mesma com as atribuições do cargo;

10.1. O candidato portador de necessidades especiais que não comparecer à Secretaria Municipal de Saúde de Wanderley na data determinada pela Prefeitura, terá sua Inscrição cancelada.

10.2. Caso a Secretaria Municipal de Saúde julgue necessário, o candidato portador de necessidades especiais será submetido ao exame por uma Junta de Especialistas para avaliação da capacidade laborativa, que emitirá laudo declarando a compatibilidade ou não da necessidade especial, com as atribuições do cargo a ser ocupado.

10.3. Após a avaliação, a Prefeitura publicará a confirmação da Inscrição dos candidatos portadores de necessidades especiais, no Mural de Avisos.

10.4. Não caberá Recurso quanto às decisões prolatadas, decorrentes das Avaliações mencionadas nos subitens 10.1 e 10.2.

10.5. O candidato considerado não portador de necessidades especiais, pela Secretaria Municipal de Saúde, concorrerá somente às vagas regulares.

10.6. O candidato considerado INAPTO para o exercício das atividades inerentes ao cargo, pela Junta de Especialistas, será eliminado do Concurso Público.

10.7. O candidato portador de necessidades especiais participará do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação da prova.

10.8. O candidato portador de necessidade especial visual deverá declarar, no requerimento de Inscrição, o tipo de prova de sua opção: ampliada ou com ledor.

11. Não havendo Inscrição de candidatos portadores de necessidades especiais ou no caso de reprovação destes, as vagas a eles reservadas serão preenchidas pelos demais aprovados no cargo, sendo obedecida a ordem de classificação.

12. No ato da inscrição o candidato terá pleno acesso a este Edital de Concurso Público na íntegra, com todo conteúdo programático, ficando o referido edital afixado no mural da Prefeitura Municipal de Wanderley a partir da data prevista para abertura das inscrições.

III. DA AVALIAÇÃO

1. O Concurso Público compreenderá a realização de Provas, de acordo com a natureza das atribuições dos cargos.

1.1 PROVA OBJETIVA

1.1.1 Prova de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

1.1.2 Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos do total das questões da prova objetiva.

IV. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1. A data, os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Wanderley, pela Comissão Especial do Concurso e no site www.libri.com.br, até 10 dias antes da realização das Provas.

2. Havendo alterações das datas previstas e locais de realização das provas, será dada ciência aos interessados através de Aviso no Mural da Prefeitura Municipal e no site da LIBRI, com antecedência de pelo menos 5 dias.

3. Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos.

4. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento do candidato às provas importará em sua eliminação do Concurso.

5. O candidato deverá apresentar-se no local de prova, munido da Ficha de Comprovação da Inscrição e Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº. 9503/97), devendo ser o mesmo documento com o qual se inscreveu no Concurso.

5.1 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original com o qual se inscreveu, na forma definida no item 5 deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

5.2 O documento de identidade deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura). Será exigida a apresentação do documento original.

6. Na realização das Provas Objetivas, deverão ser observadas as seguintes regras:

6.1 O candidato deverá comparecer ao local designado, no horário estabelecido, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul ponta grossa, com a qual deverá assinar o Cartão de Respostas, bem como assinalar suas respostas.

6.2 Não será admitido no local de prova, o Candidato que se apresentar após o horário estabelecido para início da prova, o qual será divulgado através de Aviso no Mural da Prefeitura.

6.3 Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta (livros, notas, códigos, manuais, impressos ou anotações), nem o uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, máquina calculadora ou borracha.

6.4 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta marcada, além das rasuradas ou emendadas, ainda que legíveis.

6.5 É de responsabilidade do Candidato entregar o Caderno de Questões e o Cartão de Respostas antes de sair da sala de provas. Caso contrário, o Candidato estará sumariamente eliminado do Concurso Público, sem direito a Recurso ou reclamação posterior.

6.6 Somente após decorrida uma hora do início da prova, o Candidato poderá retirar-se do recinto, sob pena de ser eliminado do concurso.

6.7 Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova e com seus nomes registrados na Ata da Prova pela fiscalização.

6.8 Os fiscais de salas estão autorizados a eliminar automaticamente o Candidato que for flagrado utilizando-se de qualquer tipo de consulta ou uso de equipamentos não permitidos.

7. Será excluído do Concurso o Candidato que:

7.1 Ausentar-se do recinto da prova sem permissão, após ter assinado a Lista de Presença, e praticar ato de incorreção ou descortesia com qualquer dos examinadores, consultores, e/ou seus auxiliares, fiscais ou pessoas incumbidas da realização das diversas fases do Concurso Público.

7.2 Utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por gestos, tudo que manifeste interesse em fraudar as provas.

7.3 Faltar ou chegar atrasado à prova

7.4 Não devolver o Cartão de Respostas e o Caderno de Questões.

7.5 Deixar de assinar a Lista de Presença.

7.6 Não atender às determinações regulamentares dos Dirigentes do Concurso.

V. DOS RECURSOS

1. O candidato poderá interpor Recurso quando ficar evidenciado erro na formulação da questão, ou no gabarito, apresentando um único Requerimento, observados os seguintes requisitos:

1.1 Entregar à Comissão Especial do Concurso na Prefeitura de Wanderley, o Pedido de Revisão no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir da data da divulgação dos gabaritos, através do Mural de Avisos da Prefeitura, excluindo-se o dia da publicação e incluindo-se o último dia do prazo.

1.2 Fundamentar o Pedido de Revisão com a indicação precisa daquilo em que o Requerente se julgar prejudicado. Será liminarmente rejeitado qualquer Recurso que não discrimine de forma analítica o objeto da impugnação, cabendo Recurso tão somente quanto a erro material.

1.3 O Requerimento deverá ser digitado ou datilografado, utilizando-se uma folha para cada questão da prova, contendo o cargo e o nome do candidato.

2. Será indeferido, liminarmente, o pedido de revisão que descumprir as determinações constantes no item 1.1, 1.2 e 1.3 deste Capítulo.

3. Não serão aceitos Recursos por Fax, Internet, Via Postal, ou por outro meio que não especificado neste Edital e exclusivamente através da Comissão Especial do Concurso, devendo esta remeter o referido recurso para avaliação e julgamento da LIBRI.

4. Se do exame de Recurso resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

5. A Banca Examinadora da LIBRI constitui última instância para Recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão Recursos adicionais na área administrativa do Município.

VI. DA PROVA DE TÍTULOS

1. Aos candidatos aos cargos de Professor, nos termos do art. 67, I, da Lei 9394 de 20/12/1996(LDB), será assegurado o direito à apresentação de Título de Formação na seguinte escala de pontuação:

TÍTULO VALOR UNITÁRIO
Aprovação anterior em Concurso Público para provimento do cargo de Professor.

1,00

Curso de Especialização Pedagógica em qualquer disciplina, com duração mínima de 6 meses.

2,00

Treinamento para Direção e/ou Secretaria de Escola Pública com duração mínima de 12 meses.

1,00

2. Aos candidatos aos cargos de Nível Superior, inclusive Professor, será facultada a apresentação de Títulos de Formação, com a seguinte escala de pontuação:

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

VALOR MÁXIMO

a) Diploma de curso de Pós graduação em nível de especialização latu sensu, com carga horária mínima de 360 horas, na área de formação exigida para o cargo. *

1,00

2,00

b) Diploma de pós graduação em nível de Mestrado na área de formação exigida para o cargo. *

2,00

3,00

c) Diploma de pós graduação em nível de Doutorado na área de formação exigida para o cargo. *

3,00

3,00

* Todos esses diplomas deverão estar legalmente registrados no Órgão competente.

2.1. No ato de entrega de Títulos, o candidato deverá apresentar o Diploma / Certidão devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida. Não serão aceitos declarações ou atestados. Juntamente com os documentos originais acima descritos, deverão ser apresentadas cópias autenticadas em Cartório.

2.2. Os Títulos originais, após a conferência feita pela Comissão Especial do Concurso, serão imediatamente devolvidos. As cópias autenticadas apresentadas não serão devolvidas em hipótese alguma.

2.3. Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias dos Títulos não autenticadas em Cartório.

3. Os Títulos deverão ser entregues à Comissão Especial do Concurso na Prefeitura Municipal de Wanderley, no prazo de 02 dias após a publicação do resultado da Prova Objetiva. Após a conferência dos documentos, a Comissão os remeterá à LIBRI CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS LTDA., com endereço na Av. Tancredo Neves, 1189, Ed. Empresarial Guimarães Trade, sala 704, Caminho da Árvores, Salvador Ba, CEP: 41.820-021, no prazo máximo de 48 horas.

3.1. As notas atribuídas aos Títulos serão adicionadas à nota final, exclusivamente para efeitos de classificação.

4. O candidato aprovado será submetido a exame de sanidade física e mental, por profissionais habilitados, indicados pelo Chefe do Poder Executivo, que farão laudo individual e circunstanciado quando o candidato não obtiver a aprovação.

5. O candidato aprovado para o cargo de digitador será submetido a teste prático o qual será oportunamente divulgado nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Wanderley, pela Comissão do Concurso e no site www.libri.com.br, até 05 dias antes da realização.

VII. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A classificação final será realizada, em ordem decrescente do total de pontos obtidos, por cargo, inclusa a pontuação da Prova de Títulos para os cargos de Nível Superior e Professor N I, e N II.

2. Na hipótese de ocorrer empate (igualdade de pontos) para fins de nomeação, a matéria será resolvida pela Secretaria de Administração do Município (através de seu RH), que obedecerá aos seguintes requisitos:

a) Terá preferência o candidato que tiver a idade igual ou superior a 60 anos. ( Parágrafo Único do art. 27 da Lei Federal N° 10.741, de 1° de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso).

b) For servidor público da Prefeitura Municipal de Wanderley.

c) Tiver maior prole (número de filhos).

d) Comprovar residência e domicílio em Wanderley.

VIII. DO PROVIMENTO NO CARGO

1. Os candidatos aprovados serão chamados e nomeados, através de publicação no Mural de Avisos da Prefeitura, segundo a necessidade do serviço e conveniência da Administração, até que sejam ocupadas todas as vagas previstas neste Edital.

2. O provimento no cargo obedecerá à ordem de Classificação Final dos candidatos.

3. Somente será investido no cargo o candidato considerado apto em inspeção de saúde, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Wanderley.

4. Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, pedidos de reconsideração ou recursos do julgamento obtido nos exames pré-admissionais.

5. Os candidatos aprovados e admitidos serão submetidos a estágio probatório de 03 (três) anos, de acordo com a Constituição Federal, Art. 41.

5.1 Durante o período de experiência os candidatos admitidos serão submetidos à avaliação de desempenho, nos termos da lei.

6. Por ocasião da admissão, serão exigidos do candidato habilitado os seguintes documentos:

6.1 Original e xerox da Certidão de Nascimento ou de Casamento.

6.2 Original e xerox da Carteira de Identidade.

6.3 02 (duas) fotos 3 x 4, coloridas e recentes.

6.4 Original da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

6.5 Original e xerox do Cartão de Identificação de Contribuinte do Ministério da Fazenda (CPF).

6.6 Original e xerox do Título de Eleitor e do último comprovante de votação.

6.7 Original e xerox do PIS ou PASEP.

6.8 Original e xerox da Certidão de Nascimento de filhos menores de 18 anos (homem) e 21 (mulher).

6.9 Original e xerox do Certificado de Reservista, se do sexo masculino.

6.10 Original e xerox do Comprovante de Vacinação dos filhos com idade até 5 (cinco) anos.

6.11 Original e xerox do Comprovante de Residência em seu nome (última conta de luz, gás, água ou telefone), onde conste seu endereço completo, inclusive CEP.

6.12 Original e xerox do Comprovante de Escolaridade correspondente ao cargo.

6.13 Original e xerox do Diploma e/ou Comprovante de Especialização, emitido por órgão oficial, correspondente a cada cargo, quando exigido no presente Edital.

6.14 Original e xerox da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certidão de Tempo de Serviço ou declaração do titular do órgão onde desempenhou a função, com firma reconhecida, comprovando a experiência profissional relacionada ao cargo para o qual foi aprovado, quando exigido no presente Edital.

6.15 Original e xerox do comprovante de quitação de anuidade vigente correspondente ao cargo no Conselho Regional da classe a que pertence.

6.16 Original de certidão de Regularidade de Inscrição e de Exercício da Profissão expedidos pelo Conselho Regional da classe a que pertence.

6.17 Original e xerox da Carteira Nacional de Habilitação, classe "c" ou "d" para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas.

7. Na hipótese de desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação.

IX. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O ato de Inscrição importa o conhecimento das presentes instruções e a aceitação total das condições do Concurso Público, nos termos fixados neste Edital.

2. Não será admitida em hipótese alguma, a exibição do Cartão de Respostas, quer ao próprio candidato ou, em nenhuma circunstância, a quaisquer pessoas.

3. O Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal de Wanderley e publicado seu ato no Mural de Avisos da Prefeitura.

4. O candidato será responsável pela atualização de seu endereço residencial, a partir da Publicação do Resultado Final. A atualização deverá ser feita no Protocolo da Secretaria Municipal de Administração de Wanderley, durante o prazo de validade do Concurso.

5. A validade do Concurso será de 2 (dois) anos, a contar da data da Homologação do seu resultado, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da Administração Superior da Prefeitura.

6. Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Mural de Avisos da Prefeitura.

7. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso, valendo, para esse fim, a publicação da Homologação pelo Chefe do Executivo.

8. Será excluído do Concurso o candidato que:

8.1 Fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento.

8.2 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

8.3 Ao ser convocado, deixar de apresentar-se ou não cumprir, nos prazos indicados, os procedimentos necessários para a admissão.

9. O candidato aprovado no certame, que não tenha logrado classificação dentro das vagas oferecidas, permanecerá na Relação de Concursados (quadro de reservas), suscetível de aproveitamento, durante o período de validade do Concurso, de acordo com as necessidades e conveniência da Administração Pública Municipal.

10. O candidato aprovado, quando convocado, deverá apresentar-se à Secretaria Municipal de Administração, no prazo de 30 dias, sob pena de perda do cargo e de acordo com a escala a ser divulgada à época, para encaminhamento à exame admissional.

11. Após a nomeação, posse e exercício, o servidor cumprirá Estágio Probatório de três anos, nos termos da legislação vigente.

12. Os casos omissos serão submetidos à apreciação da LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos, conjuntamente com a Comissão Especial do Concurso Público e, após a publicação do Resultado Final, pelo Chefe do Poder Executivo da Prefeitura do Município de Wanderley.

Wanderley, 28 de dezembro de 2007.

Nelson Rocha de Magalhães
Prefeito Municipal

Carlos Heliaszar Lima Diniz
Secretário de Administração

LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda.

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS

Obs.:

O teor da matéria das disciplinas dos programas deste edital não representa a única fonte para a formulação das questões da Prova Objetiva de múltipla escolha. As mesmas poderão fundamentar-se em outras origens contanto que seja respeitada a escolaridade do respectivo cargo.

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Deveres do Funcionário Público. Prevenção de Acidentes.

CARGO: VIGIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Deveres do Funcionário Público. Prevenção de Acidentes.

CARGO: AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Numeral. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Acentuação Gráfica. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1° grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade. Resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Recebimento, guarda e entrega de materiais; Lançamento das requisições de materiais; Identificação dos itens e conhecimento de materiais; Sistema métrico e sistema internacional de medidas; Noções de inventário; Contagem física; Organização do almoxarifado; Conceito de estoque médio; Sistema de controle contábil de notas fiscais; Administração de materiais e estoque; Separação e avaliação de bens inservíveis; Noções de informática, Word, Excel e internet. Deveres do Funcionário Público.

CARGO: AUXILIAR DE FARMÁCIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Numeral. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Acentuação Gráfica. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1° grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade. Resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções básicas da função. Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Noções de saúde pública. Verificação de pressão arterial, pulso, temperatura e respiração. Realização de curativos. Noções de farmacologia. Noções de primeiros socorros. Noções de rotinas administrativas ambulatoriais (controles de estoques de medicamentos, registro e controle de atestados médicos, etc.) Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 5º a 17 da Constituição Federal).

CARGO: TELEFONISTA

LÍGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Recebimento e remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Impostos e taxas. Conhecimentos básicos em Word for Windows e Excel. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Atendimento ao público. Portarias. Editais. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade. Disciplina na execução dos trabalhos. Ralações humanas no trabalho. Formas de tratamento. Decretos. Organograma. Fluxograma. Harmonograma.

CARGO: RECEPCIONISTA

LÍGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Recebimento e remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Impostos e taxas. Conhecimentos básicos em Word for Windows e Excel. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Atendimento ao público. Portarias. Editais. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade. Disciplina na execução dos trabalhos. Ralações humanas no trabalho. Formas de tratamento. Decretos. Organograma. Fluxograma. Harmonograma.

CARGO: MERENDEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e materiais. Controle de material usado na cozinha. Higiene e limpeza da cozinha, higiene e limpeza dos utensílios, higiene e saúde corporal. Reconhecimento de gêneros alimentícios impróprios ao consumo humano. Conhecimentos inerentes a funcionamentos de copa/cozinha. Regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição. Técnicas de confecção de bolos, doces, sucos, café, chás e comidas em geral. Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados. Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha. Deveres do Funcionário Público.

MOTORISTA DE FURGÃO OU SIMILAR

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Sinônimo e antônimo. Separação de silabas. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo; flexão do gênero. Números e grau. Verbos. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume, e capacidade. Resolução de problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução de viaturas. Controle de combustível. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Relações Humanas.

CARGO: MOTORISTA DE ÔNIBUS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Sinônimo e antônimo. Separação de silabas. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo; flexão do gênero. Números e grau. Verbos. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1º grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume, e capacidade. Resolução de problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução de ônibus. Controle de combustível. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Relações Humanas.

CARGO: OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções básicas de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos, tais como: retroescavadeira, pá-carregadeira, trator de lâmina, guindaste de pequeno porte, empilhadeira, motoniveladora, patrol e outros. Conhecimento do sistema de funcionamento dos componentes dos equipamentos como: leitura do painel, alavancas, nível de óleo, pressão do óleo, de água, condições de freio, pneus, noções de controle e conhecimento dos comandos dos equipamentos. Diagnóstico de falhas de funcionamento dos equipamentos. Noções de profundidade, força, distância, altura, largura, comprimento, dimensões, peso etc. normas de segurança do trabalho. Código nacional de trânsito.

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação do 1º grau. Resolução de situações-problema.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Recebimento e remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Impostos e taxas. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Atendimento ao público. Portarias. Editais. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade e Disciplina na execução dos trabalhos. Ralações humanas no trabalho. Formas de tratamento. Decretos. Organograma. Fluxograma. Harmonograma. Princípios que regem a Administração Pública. Deveres do Funcionário Público. Conhecimentos Básicos de Informática - Windows, Word, Excel, Correio Eletrônico e Internet Explorer.

CARGO: FISCAL DE LIMPEZA

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Gerenciamento, Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Deveres do Funcionário Público. Prevenção de Acidentes. Limpeza e manutenção de ruas e outros logradouros públicos. Segurança no Trabalho.

CARGO: MONITOR DE CRECHE

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Numeral. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Acentuação Gráfica. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1° grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade. Resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Deveres e obrigação do monitor de creche; Disciplina e vigilância das crianças; Hierarquia na escola; Controle e movimentação das crianças nas imediações da Creche; Colaborar na instrução e divulgação de avisos; Observar e orientar os setores sobre o comportamento das crianças; Apoio aos professores; Colaboração nas atividades extra - classe; Primeiros Socorros às crianças; Outras tarefas auxiliares; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei Estadual nº. 9.760 de 24/09/1997 que dispõe sobre a proibição de fumar nas escolas; Telefones de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Noções Básicas de Relações Humanas. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Deveres do Funcionário Público.

CARGO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Esterilização e desinfecção (Métodos físicos e Bioquímicos). Helmintos e protozoários: nomeclatura e morfologia. Técnicas Parasitárias. Urina: Exame qualitativo - Caracteres e propriedades física. Exame Bioquímico - Elementos - Elementos Normais e Anormais, Composição do sangue e noções de: hemotócrito, hemoglobina hemácias, hemossedimentação, plaquetas, classificação sanguínea, coagulograma. Hematozoários (pesquisa de Plasmodium. Leishmaniose e Doença de Chagas: sinonímia, agente infectante, hospedeiro intermediário, habitat, ciclo evolutivo, diagnóstico e métodos laboratoriais). Definição de desproteinização e descrição de métodos Coleta, preparação, confecção de esfregaço e coloração, para a pesquisa de BAAR e secreções.

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Procedimentos técnicos relacionados com a satisfação das necessidades de conforto e segurança do paciente. Limpeza da unidade. Higiene do paciente. Massagem de conforto. Posições para exames. Transporte do paciente. Assistência ao paciente em fase terminal. Procedimentos técnicos no auxílio ao diagnóstico e tratamentos diversos. Sinais vitais. Coleta de materiais para exame. Medicação: cálculo, vias, diluição e dosagens. Insulinoterapia. Processo cicatricial e técnicas de curativos e bandagens. Crioterapia e termoterapia. Cuidados de enfermagem em procedimentos técnicos específicos. Drenagem postural. Nebulização. Inalação. Tapotagem. Oxigenoterapia. Aspiração de secreções. Sondagens. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Conceito de assepsia e anti-sepsia. Esterilização: métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção da infecção hospitalar. Assistência de enfermagem na unidade cirúrgica. Norma operacional básica do Sistema Único de Saúde (NOB/96) e Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS (NOB e NOAS/SUS 01/2001).

CARGO: INSPETOR DE ALUNOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Numeral. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Acentuação Gráfica. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1° grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade. Resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Deveres e obrigação do inspetor de alunos; Disciplina e vigilância dos alunos; Hierarquia na escola; Controle e movimentação do aluno; Orientação aos alunos quanto as normas da Escola; Controle e movimento dos alunos nas imediações da Escola; Colaborar na instrução e divulgação de avisos; Observar e orientar os setores, sobre o comportamento dos alunos; Apoio aos professores; Colaboração nas atividades extra - classe; Primeiros Socorros aos alunos; Outras tarefas auxiliares; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei Estadual nº. 9.760 de 24/09/1997 que dispõe sobre a proibição de fumar nas escolas; Telefones de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Noções básicas de computação: Conhecimento de teclado; Noções elementares do Sistema Operacional do Windows; Office e etc.

CARGO: AUXILIAR DE ATIVIDADES EDUCATIVAS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos. Ortografia. Divisão silábica. Encontros vocálicos e consonantais. Acentuação. Emprego de crase. Pontuação. Flexão nominal. Flexão verbal. Empregos dos verbos impessoais. Vozes verbais (transformação). Uso e colocação de pronomes. Concordância nominal. Concordância verbal. Regência nominal. Regência verbal. Análise sintática: termo da oração. Frase. Oração. Período: processo de coordenação e subordinação. Emprego das conjunções. Semântica: significação das palavras, sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. REDAÇÃO.

MATEMÁTICA

Conjuntos: identificação e uso, pertinência, inclusão e operações. Sistema de numeração: numerais decimais, numeração romana. Operações com números naturais: problemas com quatro operações, expressões simples, divisibilidade, múltiplos e divisores, números primos, fatoração. MDC e MMC. Frações: frações ordinárias, operações, problemas, números decimais, transformação, operações. Medidas: unidade de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície e volume). Grandezas proporcionais: razão, proporção, escala, regra de três simples, regra de três composta, regra de sociedade, percentagem, juros simples, juros compostos, desconto.

DIDÁTICA

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia tradicional. Pedagogia tecnicista. Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da aprendizagem: diferentes concepções e principais formas de avaliação. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: o respeito às diferenças.

ESTRUTURA

Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. Objetivos gerais do Ensino Fundamental. Projeto pedagógico da nova L.D.B. Obrigatoriedade do ensino. Duração. Períodos letivos. Funcionamento do sistema (recursos financeiros, corpo docente, currículos, formação de profissionais). Parte diversificada do currículo. Preparação para o trabalho. Ensino da língua estrangeira. Educação Especial. Base Nacional Comum. Integração das matérias. Diferença entre Sistema de Educação e de Ensino. A Educação na Constituição Federal de 1988. Educação Infantil e a nova L.D.B. Lei 11.114/05. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Funções; Noções básicas da função; Procedimentos; Instrumental dentário; Esterilização; Formas de esterilização; Higiene - asseio; Funções do Auxiliar de Consultório Dentário; Instrumentais; Odontológicos: características e finalidades de uso; Materiais Dentários: Características, Formas de Apresentação, Finalidades, Técnicas de Manipulação e Métodos de uso; Equipamentos Odontológicos: Características e Finalidades; Direitos e Garantias Fundamentais (Art. 5º a 17 da Constituição Federal).

CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área, e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação de 1º grau. Resolução de situações-problemas. Progressões Aritméticas em N: números pares e impares, múltiplos, divisibilidade MDC, MMC. Função proporcionalidade: divisão: divisão proporcional. Geometria: ponto, reta, plano, posições relativas entre retas e retas e planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de redação Oficial: Ofícios; Atas; Certidões. Procurações. Editais. Comunicações Internas; Cartas; Requerimentos; Expedição e distribuição de correspondência; Noções básicas de relações humanas; Noções de controle material; Noções básicas de atendimento ao público; Noções organização de arquivo; Noções de utilização de equipamentos: máquina de calcular, máquina copiadora. Princípios que regem a Administração Pública. Deveres do Funcionário Público. Noções de Administração Pública. Conhecimentos fundamentais de Informática: Windows, Word, Excel, Correio Eletrônico e Internet Explorer.

CARGO: AUXILIAR DE BIBLIOTECA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Numeral. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Acentuação Gráfica. Concordância: verbal e nominal. Emprego de pronomes, preposições e conjunções.

MATEMÁTICA

Números naturais: Operações e propriedades. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais; representação fracionária decimal; operações e propriedades. Regra de três simples. Porcentagem. Equação do 1° grau. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade. Resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cultura, Arte E Indústria Cultural, Leitura. A Leitura E A Formação Do Leitor, Estilos De Época Na Literatura Brasileira - Características E Autores Representativos, Noções De Biblioteca, O Papel Da Biblioteca - Objetivos, Funções, Ação Cultural Em Biblioteca. Constituição Brasileira - Art. 41. Deveres Do Funcionário Público.

CARGO: DIGITADOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Componentes dos sistemas computacionais: Unidade Central de Processamento (C.P.U.): Principais componentes e principais funções. Memória:

Funções; memória principal e auxiliar; memória virtual e memória cachê. Unidade de Entrada e Saída: principais funções. Periféricos. Software básico: principais funções dos sistemas operacionais.

sistema operacional Microsoft Windows XP: Área de Trabalho, Barra de tarefas e Barra de ferramentas: identificação do ambiente, características, configuração e uso das funcionalidades. Windows Explorer, Meu Computador, Meus Documentos, Documentos compartilhados, Localizar ou Pesquisar, Ajuda e Suporte, Painel de Controle e Lixeira: identificar ambientes, componentes das janelas, menus, barras de ferramentas e ícones; saber utilizar as funcionalidades dos programas e aplicativos através de menus, ícones, teclado e/ou mouse. Realizar operações sobre arquivos e pastas: copiar, mover, excluir, recortar, colar, renomear, etc. Identificação e utilização de nomes válidos de arquivos, pastas e subpastas.

Microsoft Word: Identificar o ambiente, características, componentes da janela, funcionalidades, formatações e configurações. Identificar e saber as funcionalidades, configurações e utilização dos menus, ícones e botões da janela principal do Word. Abrir, criar, configurar, formatar, imprimir e salvar um documento, utilizado menus, ícones, teclado e/ou mouse. Identificar, saber personalizar e utilizar os ícones das barras de Ferramentas Padrão, Tabelas e bordas, Formatação, Desenho, Figura e WordArt, para formatar e reconhecer a formatação de textos e documentos.

Microsoft Excel: Identificar o ambiente, características, componentes da janela, funcionalidades, formatações e configurações. Identificar e saber as funcionalidades, configurações e utilização dos menus, ícones e botões da janela principal do Excel. Definir, identificar e diferenciar célula, planilha e pasta. Formatar e salvar uma planilha e pasta. Identificar, saber personalizar e usar os ícones das barras de ferramentas Padrão, Formatação, Desenho, Bordas, Figura, Gráfico e WordArt, para formatar e reconhecer a formatação de textos, documentos, planilhas e tabelas. Abrir, fechar e salvar pastas e planilhas. Saber utilizar e executar as funcionalidades do MS Excel utilizando menus, ícones, teclado e/ou mouse.

Correio Eletrônico; Internet Explorer 6 ou superior e Outlook Express 6 ou superior: Conceituar, identificar, caracterizar e diferenciar Internet, e Correio Eletrônico. Identificar o ambiente, características, configurações e componentes da janela principal do Internet Explorer e Outlook Express e saber utilizar suas funcionalidades. Internet Explorer: Identificar e saber usar as funcionalidades das barras de Menus (Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda), de Ferramentas (Botões padrão e Barra de endereços), de Status, de Informações e Explorer. Outlook Express: identificar e saber usar as funcionalidades das barras de Menus (Arquivo, Editar, Exibir, Ferramentas, Mensagem e Ajuda), de Ferramentas e Modos de Exibição.

CARGO: FISCAL SANITÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área, e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação de 1º grau. Resolução de situações-problemas. Progressões Aritméticas em N: números pares e impares, múltiplos, divisibilidade MDC, MMC. Função proporcionalidade: divisão: divisão proporcional. Geometria: ponto, reta, plano, posições relativas entre retas e retas e planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Sistema único de saúde objetivos dos SUS. Princípios e Diretrizes atribuições. Controle social no SUS e Vigilância Sanitária. Promoção proteção e recuperação da saúde. Organização dos serviços de saúde. Sistema Municipal de Vigilância Sanitária: Criação. O que é. Competência. Finalidade. Estrutura organizacional. Infrações e Penalidades à legislação Sanitária: Infrações Sanitárias. Classificação das Infrações. Penalidades. Circunstâncias agravantes. Procedimento administrativo nas infrações sanitárias (apuração. Notificação. Auto da Infração. Recursos. Papel e responsabilidades do fiscal sanitário no processo administrativo) Atribuições do Fiscal Sanitário. Deveres do Servidos Públicos.

CARGO: CONTROLADOR DE ARRECADAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área, e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação de 1º grau. Resolução de situações-problemas. Progressões Aritméticas em N: números pares e impares, múltiplos, divisibilidade MDC, MMC.Função proporcionalidade: divisão: divisão proporcional. Geometria: ponto, reta, plano, posições relativas entre retas e retas e planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Constituição da República Federativa do Brasil. Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Titulo II, Capítulo I). Organização político-administrativa (Titulo III, Capítulo I). Dos Municípios (Titulo III, Capítulos IV). Princípios da Administração Públicos. Poderes da Administração. Poder Policia. Atributos do Ato Administrativo. Discricionariedade e vinculação. Espécies do ato administrativo. Código Tributário Nacional - Títulos I, II, III (Capítulo I), IV, V e VI(Capitulo I). LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº. 101 de 04/05/2000), sua implementação. Antecedentes históricos. Objetivos. Repercussão nos atos fiscais contemporâneos. Código Tributário do Município de Wanderley (Lei municipal nº. 135/2003). Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Gerenciamento, Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Deveres do Funcionário Público.

CARGO: TECNICO EM CONTABILIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área, e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação de 1º grau. Resolução de situações-problemas. Progressões Aritméticas em N: números pares e impares, múltiplos, divisibilidade MDC, MMC.Função proporcionalidade: divisão: divisão proporcional. Geometria: ponto, reta, plano, posições relativas entre retas e retas e planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Contabilidade Geral: Princípios fundamentais de Contabilidade; Plano de Contas; Livros e Documentos contábeis; Classificações e Registros Contábeis; Operações com mercadorias; Avaliação de Investimentos Temporários e Permanentes; Avaliação e Registro do Ativo Imobilização e Diferido; Encerramento de Exercícios e Apuração de Resultado; Provisão para Impostos de Renda; Destinação do Resultado e Demonstrações contábeis. Contabilidade Pública: Conceito de Orçamento Públicos; Tipos de Orçamentos; Princípios Orçamentários; Elaboração e aprovação do orçamento; Créditos Orçamentários e Adicionais; Execução Orçamentária; Receita Pública e seus Estágios; Despesas Públicas e seus Estágios; Classificação Institucional, Funcional e Programática; Noções do SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo do Federal; Plano de Contas da Administração Pública Federal; Operações Típicas da Administração Pública Federal; Patrimônio da Entidade Pública; Balanços Públicos e Demonstração das Variações Patrimoniais; Prestação de Contas; Controles Interno e Externo e Lei de Responsabilidade Fiscal.

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções básicas de agroecologia e agricultura sustentável. Conhecimentos básicos de agropecuária, solos, manejo e conservação do solo. Coleta de amostras. Correção e fertilização do solo. Culturas: milho, café, laranja e outros. Olericultura. Defesa sanitária vegetal e saneamento ambiental: conhecimentos gerais sobre preservação e saneamento ambiental. Extensão rural: assistência técnica e extensão rural, velhos e novos papéis frente ao desenvolvimento rural; a extensão rural agroecológica; conhecimentos básicos de meteorologia e agrometeorologia.

CARGO: TECNICO DE ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área, e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação de 1º grau. Resolução de situações-problemas. Progressões Aritméticas em N: números pares e impares, múltiplos, divisibilidade MDC, MMC.Função proporcionalidade: divisão: divisão proporcional. Geometria: ponto, reta, plano, posições relativas entre retas e retas e planas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

Procedimentos relacionados com a satisfação de conforto, higiene, assepsia e segurança do paciente. Assistência ao paciente em fase terminal Procedimentos técnicos de auxilio à diagnose e dosagens. Sinais vitais do paciente. Técnicas de curativos, bandagens, drenagem, aspiração de secreções, nebulização, inalação, tapotagem, oxigenoterapia, sondagens, ressuscitação cardiopulmonar. Esterilização: métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção de infecção hospitalar. Lixo hospitalar. Normas de segurança no trabalho. Princípios e diretrizes do SUS. Leis orgânicas da Saúde: 8080 e 8142. Conselhos e Conferências de Saúde. Comissões Intergestores (bi e tripartite). Programa Nacional de imunização. Noções Básicas de Saúde Públicas. Direitos e Deveres do Funcionário Público.

CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manuseio e conservação dos aparelhos e equipamentos de laboratório. Limpeza, desinfecção e esterilização do instrumental. Identificação, manuseio e preparo de materiais para as análises laboratoriais. Bioquímica: Noções sobre preparação e dosagem de albumina, proteínas totais, glicose, uréia, creatinina, ácido úrico, colesterol, lipídios totais e frações, triglicerídeos, transaminases, amilases, bilirrubinas, sódio, potássio, cloro e cálcio. Uroanálise: noções básicas sobre características gerais da urina, volume densidade, aspecto, PH, cor e depósitos; métodos utilizados para identificação de elementos anormais da urina (albumina, glicose, acetona, nitrito, pigmentos biliares, urobilinogênio, bilirrubina); noções de sedimentoscopia. Bacteriologia: procedimentos utilizados para a preparação de lâminas destinadas a bacterioscopia: principais métodos de coloração: Gram, Ziehl-Neelsen, Albert Layborn, Fontana-Iribondeau; noções gerais sobre os principais grupos de bactérias isoladas de material clínico (microbactérias, estafilococos, estreptococos, enterobactérias, neisserias e corinebactérias). Imunologia: noções gerais sobre os principais tipos de reações sorológicas usadas em laboratório de patologia clínica (aglutinação, precipitação, floculação, fixação de complemento); Hematologia: noções sobre o procedimento utilizado para determinação dos grupos sanguíneos pelo sistema ABO e RH; noções sobre os principais métodos de coloração de lâminas empregados em hematologia; noções básicas sobre constituintes sanguíneos (elementos figurados, plasma, soro); noções básicas de preparação de técnicas que permitem avaliar numericamente hemácias, leucócitos e plaquetas; determinação da hemoglobina, contagem reticulócitos, noções básicas sobre contagem específica de leucócitos; cuidados e técnicas utilizadas na determinação da velocidade de hemossedimentação; noções de procedimentos e cuidados para a execução do coagulograma. Parasitologia: noções básicas sobre preparação dos principais métodos de diagnósticos parasitológicos (flutuação, sedimentação, sedimentação por centrifugação); noções básicas sobre os principais parasitos humanos (protozoários e helmintos).

CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos do funcionamento dos equipamentos de Raio X convencional e contrastado. Conhecimentos básicos de Anatomia e Fisiologia (ossos do crânio). Face. Coluna. Tórax. Membros inferiores e superiores. Órgãos do tórax e abdômen. Conhecimentos básicos de equipamentos radiológicos e seu funcionamento (produção de Raio X, estrutura básica de aparelhagem fixa e portátil, câmara escura). Conhecimentos de técnicas de Raio X. Conhecimentos de técnicas de revelação e fixação e de elementos dos componentes químicos do revelador e fixador. Legislação concernente ao operador de Raio X. Deveres do Funcionário Público. Constituição Brasileira - Art . 41

CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS DA FAZENDA PÚBLICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Operações com números naturais, inteiros e racionais (forma fracionária e decimal). Grandezas (comprimento, massa, tempo, área, e capacidade) e respectivas unidades de medida. Razão e proporção: porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcionais (regra de três simples), juros simples. Equação de 1º grau. Resolução de situações-problemas. Progressões Aritméticas em N: números pares e impares, múltiplos, divisibilidade MDC, MMC.Função proporcionalidade: divisão: divisão proporcional. Geometria: ponto, reta, plano, posições relativas entre retas e retas e planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Constituição da República Federativa do Brasil. Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Titulo II, Capítulo I). Organização político-administrativa (Titulo III, Capítulo I). Dos Municípios (Titulo III, Capítulos IV). Princípios da Administração Públicos. Poderes da Administração. Poder Policia. Atributos do Ato Administrativo. Discricionariedade e vinculação. Espécies do ato administrativo. Código Tributário Nacional - Títulos I, II, III (Capítulo I), IV, V e VI(Capitulo I). LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101 de 04/05/2000). Sua implementação. Antecedentes históricos. Objetivos. Repercussão nos atos fiscais contemporâneos. Código Tributário do Município de Wanderley (lei municipal nº. 135/2003). Deveres do Funcionário Público.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL I

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos. Ortografia. Divisão silábica. Encontros vocálicos e consonantais. Acentuação. Emprego de crase. Pontuação. Flexão nominal. Flexão verbal. Empregos dos verbos impessoais. Vozes verbais (transformação). Uso e colocação de pronomes. Concordância nominal. Concordância verbal. Regência nominal. Regência verbal. Análise sintática: termo da oração. Frase. Oração. Período: processo de coordenação e subordinação. Emprego das conjunções. Semântica: significação das palavras, sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. REDAÇÃO.

MATEMÁTICA

Conjuntos: identificação e uso, pertinência, inclusão e operações. Sistema de numeração: numerais decimais, numeração romana. Operações com números naturais: problemas com quatro operações, expressões simples, divisibilidade, múltiplos e divisores, números primos, fatoração. MDC e MMC. Frações: frações ordinárias, operações, problemas, números decimais, transformação, operações. Medidas: unidade de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície e volume). Grandezas proporcionais: razão, proporção, escala, regra de três simples, regra de três composta, regra de sociedade, percentagem, juros simples, juros compostos, desconto.

DIDÁTICA

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia tradicional. Pedagogia tecnicista. Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da aprendizagem: diferentes concepções e principais formas de avaliação. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: o respeito às diferenças.

ESTRUTURA

Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. Objetivos gerais do Ensino Fundamental. Projeto pedagógico da nova L.D.B. Obrigatoriedade do ensino. Duração. Períodos letivos. Funcionamento do sistema (recursos financeiros, corpo docente, currículos, formação de profissionais). Parte diversificada do currículo. Preparação para o trabalho. Ensino da língua estrangeira. Educação Especial. Base Nacional Comum. Integração das matérias. Diferença entre Sistema de Educação e de Ensino. A Educação na Constituição Federal de 1988. Educação Infantil e a nova L.D.B. Lei 11.114/05. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: ENFERMEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego das Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ética e Legislação Profissional; Princípios, Código; Leis e Decreto que regulamentam o exercício profissional e os direitos do cliente; Administração das Assistências de Enfermagem; Assistência de Enfermagem nas doenças infeccto-contagiosas; Assistência de enfermagem aos pacientes em situações clínicas cirúrgicas relativas aos sistemas: cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, renal, músculo-esquelético, neurológico e endócrino; atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material e esterilização; atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar; assistência da enfermagem na terceira idade; assistência da enfermagem em saúde mental; saúde coletiva; programa nacional de imunização; política nacional de saúde; indicadores de saúde; vigilância sanitária; saúde ocupacional; programas de saúde; enfermagem na saúde da mulher; enfermagem na saúde da criança; aleitamento materno; aborto legal; atenção básica: saúde da mulher (pré-natal, prevenção de câncer de colo de útero, prevenção de câncer de mama, planejamento familiar); saúde da criança (vigilância nutricional, imunização, assistência às doenças prevalecentes na infância); controle da tuberculose; eliminação da hanseníase; controle da hipertensão arterial; controle da diabetes melittus; saúde bucal. Conhecimento sobre epidemiologia, patologia, diagnóstico e profilaxia da malária, doenças de chagas, leishmaniose, febre amarela e dengue. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/96) e Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS (NOAS/SUS 01/2001). Municipalização da Saúde.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego das Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estado e Políticas Sociais: questões teóricas e históricas. Seguridade Social e LOAS. Políticas de Saúde e SUS: perfil histórico da assistência à saúde. Reforma sanitária. Caracterização organizacional e política do sistema de saúde e dilemas sócio-institucionais. Trabalho coletivo em saúde e interdisciplinaridade. Fundamentos históricos e teórico-metodológico do Serviço Social. Instituições: saberes, estratégias e práticas. SUS e Serviço Social. Via de acesso aos serviços das políticas sociais e ações. Instituições: Espaço Profissional. Serviço Social e Assistência Social. Cidadania. Serviço Social e Relações no Trabalho. Ética Profissional. O Novo Código de Seguridade Social. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: PEDAGÓGO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Textos. Ortografia. Divisão silábica. Encontros vocálicos e consonantais. Acentuação. Emprego de crase. Pontuação. Flexão nominal. Flexão verbal. Emprego dos verbos impessoais. Vozes verbais (transformação). Uso e colocação de pronomes. Concordância nominal. Concordância verbal. Regência nominal. Regência verbal. Análise sintática: termos da oração, frase, oração, período: processo de coordenação e subordinação. Emprego das conjunções. Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação.

DIDÁTICA

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de educação. Pedagogia tradicional. Pedagogia tecnicista. Pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Principais formas de avaliação. Lei de Diretrizes e Bases nº. 9394 / 96. Lei 11.114/2005. O estatuto da criança de do adolescente.

ESTRUTURA

Lei de Diretrizes e Bases nº. 9.394/96. Objetivos gerais do Ensino Fundamental. Projeto pedagógico da L.D.B. Obrigatoriedade do ensino. Duração. Períodos letivos. Funcionamento do sistema (recursos financeiros, corpo docente, currículos, formação de profissionais). Parte diversificada do currículo. Preparação para o trabalho. Ensino da língua estrangeira. Educação Especial. Base Nacional Comum. Integração das matérias. Diferença entre Sistema de Educação e de Ensino. A Educação na Constituição Federal de 1988. Educação Infantil. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos da educação: filosóficos, políticos, sócio-econômicos e culturais; História da educação no Brasil: período colonial, república, império, movimentos sociais e a educação no Brasil redemocratizado; Estrutura do sistema organizacional brasileiro: a) o ensino brasileiro, organização administrativa, didática e funcional, b) a educação na Constituição Brasileira e as perspectivas da LDB nacional; Legislação do ensino; Leis 4024/61, 5540/58, 5692/71, 7044/82, 9394/96 e 11.114 de 20/06/2005; Objetivos dos diversos graus de ensino: infantil, fundamental, médio e superior; Planejamento educacional: a) conceitos e princípios, b) questões básicas no processo de planejamento: técnico, político e administrativo, c) etapas e níveis do planejamento educacional, d) instrumentos do planejamento educacional (plano, programa e projetos), e) política educacional brasileira: planos nacionais de desenvolvimento da Amazônia e planos setoriais de educação, f) órgãos do sistema de planejamento educacional brasileiro; Orientação educacional: conceitos, objetivos, princípios e funções; Supervisão: conceitos e fundamentação político-filosófica; Supervisão escolar e organização do trabalho pedagógico integrado: a ação supervisora no contexto das experiências curriculares nos diferentes níveis e modalidades de ensino; Concepção e reflexões sobre planejamento: a) conceitos, características e aspectos, b) princípios que orientam o planejamento, c) integração dos vários níveis em um só processo, d) planejamento educacional como um processo (sistêmico, dialético e participativo); Concepções e reflexões sobre o controle e avaliação do processo pedagógico: a) avaliação curricular, b) avaliação do ensino-aprendizagem, c) avaliação do desempenho docente; A dimensão técnica do trabalho pedagógico na perspectiva da supervisão escolar: a) tecnologias e suas utilizações no trabalho pedagógico: televisão, vídeo, informática, b) cotidiano da escola: conselho escolar, conselho de classe, projeto pedagógico.

CARGO: VETERINÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego das Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Processamento tecnológico de produtos de origem animal: Tecnologia de carnes e derivados (bovinos, suínos e aves): cuidados "ante-mortem"; alterações "post-mortem"; cuidados no abate; processos físicos e químicos de conservação. Tecnologia de leite e produtos lácteos: cuidados na obtenção higiênica do leite; fases tecnológicas do beneficiamento; produtos lácteos - fases tecnológicas. Inspeção Sanitária de produtos de Origem Animal: inspeção sanitária de carnes e derivados (bovinos, suínos e aves); técnica de inspeção "ante e post-mortem"; critérios de julgamento na inspeção; higiene das operações de matança; inspeção e julgamento de carcaças e vísceras; particularidades da inspeção sanitária; alterações das carnes e derivados; matança de emergência; higiene nas indústrias e do pessoal; higiene da água de abastecimento. Inspeção sanitária de pescados e derivados: higiene na manipulação na indústria e comércio; composição química e alterações do pescado; inspeção dos produtos conservados e preservados; legislação e julgamento tecnológico e sanitário. Inspeção sanitária de leite e produtos lácteos: cuidados higiênicos-sanitários na obtenção; cuidados no beneficiamento e demais operações; flora microbiana patogênica e alterações; classificação e funcionamento dos estabelecimentos; mérito higiênico-sanitário dos processos de conservação; rotina de inspeção sanitária; fraudes e adulterações; legislação e critérios de julgamento. Controle Físico - Químico e Microbiológico: Higiene e Saúde Pública Veterinária: inspeção e fiscalização dos estabelecimentos industriais e comerciais. Doenças de animais transmissíveis ao homem e de interesse sanitário: zoonoses; epidemiologia e investigação epidemiológica; medidas de controle, prevenção das zoonoses. Toxinfecções e envenenamentos alimentares. Doenças veiculadas por águas ou alimentos. Epidemiologia e investigação epidemiológica. Medidas de controle. Deontologia.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL III - MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conjuntos numéricos (operações e problemas). Sistema e operações com números decimais. Sistema de medidas e transformação de medidas. Expressões numéricas (com todas as operações). Percentagem. Regra de três simples e composta. Juros simples. Problemas com números naturais e fracionários. Sistemas de equação. Equações do 1º E do 2º grau. Funções do 1º e 2º grau. Geometria plana teoria de tales, Pitágoras, triângulos, quadriláteros, circunferências, áreas). Relações métricas num triângulo. Trigonometria, função modular, função exponencial, logarítimos, seqüências, progressão aritmética, progressão geométrica, matrizes, determinantes, sistema, análise combinatória, números binomiais, probabilidades, números completos, equações polinomiais, polinômios, geometria plana, geometria espacial, geometria analítica, equação polinomiais, derivada, integral.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL III - GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Geografia: Brasil - Aspectos Econômicos (a agropecuária, as atividades industriais, a circulação de riquezas). As Regiões Brasileiras (aspectos físicos e sociais de cada uma delas). Continente Americano: O Território e as regionalizações da América. Posição geográfica e área territorial do continente Americano. O relevo. O clima e o povoamento da América. Transporte fluvial e hidrografia do Continente Americano. O quadro social e econômico da América Latina. Quadro social e econômico dos Estados Unidos e Canadá. Continente Europeu. Localização. Aspectos Físicos. Aspectos econômicos. Economia do Leste Europeu. Problemas sociais e políticos da Europa. Continente Asiático. Quadro natural, econômico e humano da Ásia. As regiões geográficas da Ásia. Continente Africano. Quadro natural, econômico e humano da África. As Regiões Geográficas da África. Oceania. Quadro Geográfico.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL III - HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

História do Brasil: A descoberta e a Colonização do Brasil. Os movimentos coloniais e a vinda da família Real para o Brasil. A Independência do Brasil e o Primeiro Reinado. As regências e o Segundo Reinado. Desenvolvimento Econômico e Social nos períodos Colonial e Imperial. A República Velha, a República Nova, a República Contemporânea.

História Geral: os Povos Primitivos. A Antiguidade Oriental. As Civilizações Greco-Romanas. Os Impérios Bizantino e Islâmico. A Idade Média. O Renascimento. Período Absolutista. A Revolução Francesa. A Revolução Industrial. Independência das Américas. A Revolução Socialista. As duas Guerras Mundiais. Temas atuais: União Européia, Globalização.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL III - QUÍMICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Transformação Química: Interpretação macroscópica qualitativa e quantitativa; Lavoisier; Proust; Interpretação microscópica (modelo de Dalton); Aplicação das idéias de Dalton: representação das transformações (balanceamento); Limitações das idéias de Dalton: não explicação de fatos como condutibilidade elétrica, radiatividade, energia química; Idéias de Rutherford e Bohr, etc; Relações entre quantidade de matéria (mol, quantitativo, microscópico); Soluções- relações: massa- volume; quantidade de matéria-volume; Aspectos dinâmicos; Rapidez e extensão (macro, micro, qualitativo e quantitativo); Energia envolvida: calor, eletricidade, radiatividade (qualitativo e quantitativo, macro e micro). Mundo Físico: Atmosfera; Composto de nitrogênio (ácido nítrico, nitratos, amônia, etc.); Poluição atmosférica: efeito estufa, chuva ácida, etc; Oxigênio e vida; Propriedade dos gases; Petróleo e indústria petroquímica hidrocarbonetos); Hulha e carboquímica (fenóis, aminas); Celulose e papel; Alimentos (amido, açucares, gorduras e proteínas); Medicamentos; Fermentação; Poluição. Hidrosfera: Águas naturais; Água do mar: cloreto de sódio e indústria cloroquímica (cloro, hidróxido de sódio, carbonato de sódio...); Água potável, tratamento de esgoto; Litosfera; Minérios e minerais; Metalurgia (ferro, cobre, alumínio, estanho e zinco); Poluição; Biosfera; A vida em transformação: transformações básicas dos seres vivos, processos vitais, crescimento, envelhecimento dos seres, combustões, fermentação, dissoluções, mudanças de estado físico, formação de novos materiais, etc.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL III - FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Introdução à Cosmologia: Sistema solar (exemplo sistêmico das leis de conservação, no campo do domínio gravitacional); Compreensão da mecânica da nossa galáxia; Estudo da gravitação. Mecânica: Princípios gerais da conservação das quantidades de movimento e da energia; Dinâmica; Princípios explicativos da operação e movimentos de máquinas e veículos (elementos da vivencia diária, como veículos, máquinas e outros equipamentos, com sua propulsão e freiamento); Formulação das Leis de Newton. Estática: Princípios gerais explicativos das construções civis de veículos e ferramentas; Termodinâmica: Medidas de temperatura: diferentes faixas de temperatura e propriedades termométricas (termopares, termômetros ópticos...); Variação das propriedades dos materiais com a temperatura; Radiação solar e ciclos atmosféricos; Princípios gerais explicativos das máquinas térmicas (geladeiras, motores a combustão,etc). Ótica: Natureza quântica da luz: fenomenologia quântica: modelos de átomos; Estudo de fontes de luz (lâmpadas, chamas, Sol, etc.); o Filtros de luz; Cores dos objetos e formas de percepção visual; Princípios gerais explicativos da construção de lentes de óculos (defeitos da visão), telescópio e microscópio, fotografias, telas de TV e videogravadoras. Eletromagnetismo: Princípios gerais explicativos das cargas, correntes elétricas e circuitos: construção de motores elétricos, medidores, geradores, etc; Fenômenos elétricos e magnéticos; Radiações eletromagnéticas (Raios X) e espectro das radiações alfa, beta e gama; Eletrônica da telecomunicação, da informação e da radiodifusão: princípio dos semicondutores (caráter quântico). Física Moderna: Estrutura atômica, modelo quântico de átomo (semicondutores, existência de condutores e isolantes); Radiações e forças nucleares; Interações nucleares fracas e fortes; Interação conceitual entre a física e a química.

CARGO: PROF NÍVEL III - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimento científico; características dos seres vivos; célula; reprodução; embriologia; histologia; classificação dos seres vivos; vírus; bactérias; protistas; algas; fungos; reino vegetal; reino animal; anatomia e fisiologia humanas; genética e evolução; ecologia. Substâncias puras e misturas de substâncias: propriedades gerais e específicas; processos de separação de misturas; quantidade de matéria- mol; estados físicos da matéria: características gerais e mudanças de estado; soluções: preparo e formas de expressar concentrações (mol/litro e g/litro); transformações químicas: evidências da ocorrência de transformações químicas; cálculos estequiométricos; fatores que influem na rapidez das transformações químicas; energia das transformações químicas; estrutura atômica e ligação química: modelos atômicos de Dalton, Thompson e Rutherford - Bohr; núcleo atômico: radioatividade e processos nucleares de fissão e fusão; ligações químicas - características gerais; principais funções inorgânicas: características gerais de ácidos, bases, sais e óxidos; alguns aspectos da química dos compostos de carbono: petróleo e derivados, sabões e detergentes, carboidratos, proteínas e lipídios; química e ambiente: poluição do ar, água e solo - fontes de emissão e controle. Mecânica - estudo dos movimentos, leis de Newton, leis de conservação e conceitos de hidrostática; termologia - calor e temperatura, calorimetria e termodinâmica; óptica e ondas - reflexão, refração, formação de imagens e características das ondas; eletromagnetismo - interação entre cargas elétricas, estudo de circuitos simples (geradores e receptores) e interação entre corrente elétrica e ímã. Terra e Universo: (sistema solar/ constituição da Terra/solo/constituição do Universo). Teorias da Formação do Universo. Teorias da Evolução dos seres vivos.

PROFESSOR NÍVEL III - LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA)

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Interpretação de Textos. Aspectos gramaticais: fonética: vogais e consoantes, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e sílabas. Morfologia: classe das palavras - substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Estrutura das palavras: radical, afixos e desinências. Sintaxe: análise sintática. Frase. Oração. Período simples e composto. Parágrafo. Coordenação e subordinação. Termos essenciais da oração. Termos integrantes da oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal e verbal; termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal. Sintaxe de regência: regência nominal e verbal; sintaxe de colocação: colocação de pronomes. Ortografia. Acentuação. Emprego da crase. Pontuação. Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. Interpretação de textos.

LITERATURA

Figuras de estilos; II - Gêneros literários; III - Escolas Literárias Brasileiras. Literatura de Informação. Barroco - com destaque para a obra de Gregório de Matos e Pe, Antônio Vieira. Arcadismo. Romantismo - Poesia. Introdução, características. As Gerações Românticas, Produções Literárias da 1º Geração com destaque para Gonçalves Dias. Produção Literária da 2º Fase, destaque Álvares de Azevedo. Produção Literária da 3º Fase com destaque para Castro Alves. Romantismo prosa e teatro. Produção Literária com destaque para José de Alencar e Martins Pena. Realismo - Naturalismo. Introdução, Características, Produção Literária em Prosa com destaque em Machado de Assis e Aloísio de Azevedo. Parnasianismo. Introdução Literária com destaque em Olavo Bilac. Pré - modernismo. Introdução, características e produção literária com destaque para Lima Barreto e Euclides da Cunha. Modernismo. 1º Fase - Semana de Arte Moderna e seu representantes. 2º Fase - Prosa e Poesia, destaque para Jorge Amado. Pós - Modernismo. Introdução, Características e Produção Literária com destaque para João Cabral de Melo.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Estudo Clínico do Parto e Suas Complicações; Abortamento; Hemorragias Ginecológicas e Obstétricas; Cesárea; Insuficiência Cardíaca; Crise Hipertensiva; Choque; Tranfusão De Sangue; Asma Brônquica; Comas; Traumatismo Crânio-Encefálico; Obstrução Intestinal; Hemorragia Digestiva; Disturbios Hidroeletrolíticos E Ácido-Básico; Emergências Em Diabéticos; Tétano; Diagnostico, Tratamento E Profilaxia; Feridas, Abscessos, Pequenas Cirurgias E Suturas; Queimaduas; Envenenamentos Agudos, Gastroenterites, Febre Reumática; Pneumonias; Insuficiência Coronária Aguda; Acidentes Vasculares Cerebrais; Traumatismos Abdominais;Retenção Urinária Aguda, Infecção Urinária, Litíase Renal; Dengue; Cólera; Hepatites; Leptospirose; Apendicite;Hérnia Inguinal; Desidratação e Reposição Volmica Na Infância; Infecções Respiratórias e Agudas da Infância; Fimose Fundamentos Técnicos Dos Processos De Síntese Cirúrgica, Infecções em Cirurgia, Cuidados do Pré e Pós-Operatório; Antibioticoterapia; Doenças Infecto-Contagiosas, Norma Operacional Básica Do Sistema Único De Saúde (Nob/96) E Norma Operacional Da Assistência À Saúde/Sus (Noa/Sus 01/2001).

CARGO: ADMINISTRADOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Gestão de Pessoas: Conceitos e Planejamento na Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Orientação das Pessoas. Avaliação de Desempenho. Remuneração. Incentivos. Benefícios e Serviços para Pessoas. Treinamento de Pessoal. Relações no ambiente de trabalho. Higiene.

Segurança e Qualidade de Vida. Bancos de Dados e Sistemas de Informações de Recursos Humanos. Contabilidade Pública: Orçamento público.

Princípios Orçamentários. Receita e Despesa Pública. Licitações. Empenho de Despesa. Adiantamento. Plano de Contas. Administração Financeira:

Conceitos Fundamentais. Ativos Financeiros. Orçamento de Capital. Estrutura de Capital e Política de Dividendos. Planejamento Financeiro e Administração de Capital de Giro. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Planejamento. Ajuste dos demonstrativos financeiros. Análise horizontal e vertical. Administração de Projetos Públicos: Projetos Estratégicos. Estudo de Mercado. Técnicas de Analise e Previsão de Mercado. Análise de Localização de Projetos. Análise Econômico-Financeira de Projetos. Análise de Relação Custo-Volume-Lucro. Financiamento de Projetos. Gerência de Execução de Projetos. Avaliação de Projetos Públicos. Princípios orçamentários. Execução orçamentária. Administração direta e indireta; centralização e descentralização. Administração de Serviços: Sistema de Prestação de Serviços. Instalações de Apoio. Localização de instalações de serviços.

Gerenciamento de Projetos de Serviços. Previsão de Demanda para Serviços. Modelos de Filas e Planejamento de Capacidade. Modelos de Programação Linear em Serviços. Administração: Introdução à Administração. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.

Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho. Estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil. Teoria Geral da Administração. Organização de Sistemas e Métodos. Sistemas de Informações Gerenciais

CARGO: ODONTÓLOGO

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo de texto. Conhecimento da língua. Ortografia. Pontuação, formação de palavras. Emprego do nome. Emprego do pronome. Emprego de tempos e modos verbais. Crase. Regência verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares. Concordância verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. Variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Odontologia social: caracterização e hierarquização de problemas. Políticas de recursos humanos em odontologia. Educação em saúde bucal. Epidemiologia aplicada à odontologia. Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: etiologia da doença cárie. Histopatologia da cárie dental. Diagnóstico da doença cárie. Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: princípios de preparo cavitário. Materiais protetores do complexo dentino-pulpar. Materiais restauradores diretos. Cirurgia: cirurgia oral menor. Procedimentos em anestesia odontológica. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas. Material e instrumental. Princípios de cirurgia buco-maxilo facial. Emergências médicas e traumatologia em odontologia. Periodontia: anatomia do periodonto. Etiologia da doença periodontal. Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas. Terapêutica de emergências e urgência em odontologia. Sedação. Biossegurança: esterilização e desinfecção. Normas de biossegurança. Patologia e diagnóstico oral: procedimentos no diagnóstico oral. Exames clínicos e exames complexos. Semiologia bucal. Semiologia do câncer bucal. Lesões e condições cancerizáveis. Radiologia: técnicas radiográficas intra e extra-orais. Efeitos biológicos dos raios-x. Interpretações radiográficas. Endodontia: traumas dentários. Emergências em endodontia. Odontopediatria: dentição mista. Psicologia aplicada ao atendimento da criança. Paciente especial: diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais. Ética odontológica. Oclusão: anatomia funcional. Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório.

CARGO: FONOAUDIÓLOGO

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego das Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Dislalia; Retardo da fala; Retardo de linguagem; Fissura lábio palatina; Deglutição atípica; Deficiente mental; Paralisia cerebral; Deficiente auditivo; Distúrbio articulatório; Gagueira; Distúrbio de leitura e escrita; Voz; Audiologia - Exames; Afasia; Síndrome; Aleitamento materno; Disfagia; Motricidade Oral; Processamento Auditivo Central.

CARGO: PSICÓLOGO

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego das Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Processos Psicológicos: Percepção, Memória e motivação. Percepção: Para que serve a percepção; atenção seletiva; organização perceptiva; percepção e sensação. Memória: codificação, armazenamento, recuperação e construção. Motivação: Conceitos motivacionais, instintos, motivação de realização, fontes de motivação de realização e motivação intrínseca e realização.

Psicologia do Desenvolvimento e Escolar: O desenvolvimento da criança e as relações nos anos pré-escolares e escolares. Desenvolvimento psicológico e processos educacionais: do estudo do desenvolvimento ao estudo da educação. Desenvolvimento, cultura, educação e escolarização. A construção do conhecimento nas relações interpessoais: a concepção construtivista. A inteligência segundo Piaget: fases do desenvolvimento cognitivo. Distúrbios Psicológicos: Definição de distúrbios psicológicos. Classificação dos distúrbios psicológicos.

Distúrbios de ansiedade, fobias, Transtorno - Obsessivo Compulsivo, distúrbios dissociativos, distúrbios de ânimo, distúrbio bipolar, esquizofrenia e fatores psicológicos.

Distúrbios de personalidade anti-social. O desenvolvimento da personalidade na adolescência: A construção da identidade. As relações sociais. O juízo e o raciocínio moral. Terapias psicológicas: Objetivos e métodos das principais psicoterapias: psicanálise, terapias humanistas, terapia comportamental, terapia cognitiva e terapias de Grupo e de Família. Estresse e Saúde: O que é estresse. Estresse e fatores estressantes. Modificação de comportamentos relacionados a doenças. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O estatuto do Idoso.

CARGO: NUTRICIONISTA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Princípios básicos da nutrição. Glicídios. Gorduras e outros lipídios. Proteínas. Metabolismo hídrico e mineral. Vitaminas lipossolúveis. Vitaminas hidrossolúveis. Energia. Utilização de nutrientes: digestão, absorção e metabolismo. Estabelecimento de normas e padrões nutricionais. Planejamento alimentar familiar. Processo de orientação nutricional. A nutrição nos períodos críticos do ciclo vital. Crescimento e desenvolvimento. Nutrição na gestão e na lactação. Nutrição na primeira e segunda infâncias. Nutrição para crianças e adolescentes. Nutrição em geriatria. Desnutrição. Dietoterapia. Alimentação do paciente no hospital. Composição dos alimentos. Problemas dos deficientes físicos quanto à auto-alimentação. Dietoterapia nas doenças gastrintestinais. Rotinas dietoterapia nas cirurgias e dietoterapia do queimado. Controle de peso. Diabetos mellitus. Aterosclerose. Enfermidade cardiovascular. Enfermidade cardiovascular. Enfermidade renal; nefrolitíase. Enfermidades hepáticas. Dietoterapia infantil. Erros inatos do metabolismo. Sistema Único de Saúde - SUS.

CARGO: ASSESSOR TÉCNICO DE PLANEJAMENTO

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceitos Básicos: Princípios Gerais, Incidência tributária e Natureza de Impostos. Evolução do Sistema Tributário Brasileiro. Reforma: Problemas e Propostas Atuais. Indicadores de Déficit Público: NFSP, DLSP, Execução Financeira do Tesouro. Dívida Pública Interna. Déficit Fiscal x Déficit Externo x Política Monetária. Federalismo Fiscal: Descentralização Fiscal; Crise dos Governos Estaduais. Previdência Social. Privatizações. Determinação do gasto, produção, nível de emprego e renda. Crescimento e flutuações. Moeda e financiamento. Relações Internacionais. Mercado de câmbio. Equilíbrio do balanço de pagamentos. Políticas Macroeconômicas. Impactos da liberalização dos mercados na dinâmica. Redefinição das estratégias de mercado: segmentação e seletividade da clientela. Inovações financeiras e tecnológicas. Estrutura de ativos e composição passiva. Indicadores de desempenho conjuntural. Diversificação patrimonial. Sistema Financeiro Público: evolução recente. Internacionalização do sistema bancário. Investidores institucionais: fundos de pensão, seguradoras (mercado de seguros), fundos de investimento. Bolsas de Valores. Bolsas de Mercadorias e Futuros. Globalização das bolsas. Mercado de títulos privados e públicos. Finanças Corporativas: análise setorial e das empresas. Gestão financeira: financiamento, diversificação de contratos e proteção de riscos. Finanças públicas.Abertura financeira. Estabilização, produção emprego e renda. Transformações na sociedade. Crédito e sistema bancário. Oferta, demanda e mercado. Teoria da firma: estratégias e concorrência. A natureza especial da firma bancária. Custos de transação e preços. Comportamento do consumidor. Análise dos mercados de bens e serviços. Tópicos em Economia Financeira. Novos produtos e serviços financeiros. Novos segmentos do mercado financeiro. Novas tecnologias. Novas regulamentações. Comparações Internacionais. Elaboração de trabalho de pesquisa.

CARGO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Estudo de texto. Conhecimento da língua. Ortografia. Pontuação, formação de palavras. Emprego do nome. Emprego das conjunções. Emprego do pronome. Emprego de tempos e modos verbais. Crase. Regência verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares. Concordância verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. Variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Organização de almoxarifado. Avaliação de área física e condições adequadas de armazenamento. Imunobiológicos. Controle de estoques de medicamentos e material de consumo. Controle de psicotrópicos e entorpecentes. Papel da vigilância sanitária. Legislação que rege a atuação de fiscais da vigilância sanitária em estabelecimentos que trabalhem com medicamentos. Legislação farmacêutica, ética profissional, gestão da farmácia hospitalar, sistema de distribuição de medicamentos: coletivo, individualizado e dose unitária. Farmacotécnica de produtos não estéreis: análise de formulações; manipulação de fórmulas magistrais e oficinas; estabilidade de formulações extemporâneas; unitarização de medicamentos sólidos e líquidos; controle de qualidade. Farmacotécnica de produtos estéreis: reconstituição, diluição e estabilidade de medicamentos ingetáveis; unitarização e fracionamento para dispensação por dose unitária; preparo de soluções para nutrição parenteral e outras formulações de grande volume; controle microbiológico, controle de qualidade; manipulação de quimioterápicos antineoplasicos; validação de processos. Cálculos em farmácia, gestão de estoque: aquisição, armazenamento e controle de produtos farmacêuticos; sistema informatizado de controle de estoque; farmacodinâmica: vias de administração de medicamentos; mecanismos de ação dos fármacos; interação medicamentosa; fatores que interferem na ação dos fármacos; efeitos colaterais e reações adversas; alergia, tolerância e intoxicação; utilização de medicamentos em populações especiais: neonatos, crianças, gestantes, idosos; utilização de medicamentos em condições especiais: insuficiência renal, hepática, cardio vascular e respiratória. Farmacocinética: conceitos gerais; parâmetros farmacocinéticos; metabolismo de medicamentos; margem terapêutica; posologia; fatores que alteram a farmacocinética; monitorização de fármacos na prática clínica; metodologia de monitorização. Farmácia clínica e atenção farmacêutica: conceitos; uso racional de medicamentos; controle e seguimento de paciente; problemas relacionados ao medicamento; monitorização da farmacoterapia; farmacoepidemiologia: farmacovigilância e estudos de utilização de medicamentos. Farmacoeconomia: conceitos gerais; análise custos-benefício, custo-utilidade e custo-minimização. Seleção de medicamentos: conceitos; padronização de medicamentos; comissão de farmácia e terapêutica; guia farmacoterapêutico. Pesquisa clínica. Controle de infecções hospitalares e a farmácia hospitalar. Erros de medicação. Suporte nutricional. Resíduos hospitalares. Preparo de soluções. Conceitos: molaridade, normalidade. Padronização de técnicas e controle de qualidade em laboratório clínico. Microbiologia - técnicas de esterilização, coleta, transporte e processamento de amostras para exames microbiológicos. Métodos de coloração utilizados em microbiologia. Características morfotintoriais das bactérias. Diagnóstico de estafilococos, estreptococos, enterobactérias, bacilos gram negativos não fermentadores. Neisseria, Haemophilus. Hemocultura, Coprocultura, exame microbiológico do líquor, e testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Parasitologia - Ciclo vital dos principais parasitos de importância para o homem. Métodos para diagnóstico de protozoários intestinais, helmintos intestinais e parasitos do sangue e tecidos. Hematologia - Realização e interpretação do hemograma. Alterações da série eritroide. Principais anemias. Hemoglobinopatias mais freqüentes. Aspectos hematológicos nas infecções bacteriana e viral. Leucemias. Testes diagnósticos da coagulação plasmática. Bioquímica - Valores de referência. Testes para avaliar a função renal, função hepática, função endócrina, dislipidemias e diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido -básico. Gasometria. Hormônios: tireóideos e hormônios sexuais. Dosagens sanguíneas e urinárias de carboidratos, lipídeos (lipoproteínas) e proteínas (enzimas) de interesse clínico. Uroanálise. Imunologia Micologia. Toxicologia Clínica. Citologia Clínica. Gestão em laboratório clínico e legislação pertinente.

CARGO: ENFERMEIRO - SANITARISTA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego das Conjunções. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Políticas de Saúde no Brasil. O desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. A Previdência Social. A Saúde Política. A Reforma Sanitária. Participação Popular. Ciências Sociais em Saúde. As Principais correntes de pensamento das ciências sociais em saúde. O Papel do Setor Saúde na sociedade. Administração em Saúde. Organização e estrutura da rede de serviços de saúde - regionalização e hierarquização. Atividades das Unidades Básicas de Saúde. Sistemas locais de Saúde. Parâmetros de avaliação do Serviço de Saúde. Planejamento e Programação em Saúde. Planejamento normativo. Planejamento estratégico. Epidemiologia Ocupacional: o trabalho enquanto determinante do processo saúde doença, metodologia de abordagem da questão do trabalho e o processo saúde-doença, epidemiologia dos principais problemas de saúde ocupacional no Brasil: o acidente do trabalho. Saúde Ambiental e Vigilância à Saúde: saneamento do meio: sistemas de abastecimento de água, disposição de esgoto e resíduos sólidos, poluição ambiental - Controle de fauna sinatrópica e Zoonoses - Vigilância Sanitária de alimentos - Vigilância Sanitária de produtos relacionados à saúde. Vigilância Sanitária dos serviços de atenção e assistência à Saúde. Legislação Sanitária Federal e Estadual. Sistema Único de Saúde e Municipalização. Const. Federal: Título VIII - da Ordem Social, Cap II - da Seguridade Social, Seção II - da Saúde; Lei 8080/90 e Lei 8142/90. Preenchimento da declaração de óbito.

ANEXO II

QUADRO DE CARGOS, CARGA HORÁRIA, VAGAS, REMUNERAÇÃO, TAXA DE INSCRIÇÃO

CARGOS

C/H

Vagas

REMUNERAÇÃO

Taxa de Insc.

ESCOLARIDADE

Auxiliar de Serviços Gerais

40h

35

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo ou Incompleto

Vigia

40h

10

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo ou Incompleto

Auxiliar de Almoxarifado

40h

02

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo

Auxiliar de Farmácia

40h

02

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo

Telefonista

40h

03

380,00

30,00

Ensino Médio Completo

Recepcionista

40h

04

380,00

30,00

Ensino Médio Completo

Merendeira

40h

09

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo ou Incompleto

Motorista de Furgão ou Similar

40h

04

408,00

40,00

Ensino Fundamental Incompleto e Carteira de Habilitação C ou superior.

Motorista de Ônibus

40h

03

444,00

40,00

Ensino Fundamental Incompleto e Carteira de Habilitação D

Operador de Pá Carregadeira

40h

03

444,00

40,00

Ensino Fundamental Incompleto e Carteira de Habilitação C ou D

Agente Administrativo

40h

03

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo

Fiscal de Limpeza

40h

02

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo

Monitor de Creche

40h

03

380,00

30,00

Ensino Fundamental Completo

Auxiliar de Laboratório

40h

03

444,00

40,00

Ensino Médio Completo

Auxiliar de Enfermagem

40h

08

444,00

40,00

Ensino Médio Completo e Inscrição no Conselho Competente

Inspetor de Alunos

40h

10

380,00

30,00

Ensino Médio Completo

Auxiliar de Atividades Educativas

40h

20

380,00

30,00

Ensino Médio Completo em Formação Geral ou Magistério

Auxiliar de Consultório Dentário

40h

03

380,00

30,00

Ensino Médio Completo

Assistente Administrativo

40h

04

396,00

40,00

Ensino Médio Completo

Auxiliar de Biblioteca

40h

04

396,00

40,00

Ensino Médio Completo

Digitador

40h

10

396,00

40,00

Ensino Médio Completo, Curso em Informática e Agilidade em Digitação.

Fiscal Sanitário

40h

03

396,00

40,00

Ensino Médio Completo

Controlador de Arrecadação

40h

02

396,00

40,00

Ensino Médio Completo

Técnico em Contabilidade

40h

02

580,00

50,00

Curso Técnico na Área

Técnico Agrícola

40h

02

580,00

50,00

Curso Técnico na Área

Técnico em Enfermagem

40h

10

485,40

50,00

Curso Técnico na Área e Registro no Conselho Competente

Técnico em Laboratório

40h

02

485,40

50,00

Curso Técnico na Área

Técnico em Radiologia

40h

02

580,00

50,00

Curso Técnico na Área e Registro no Conselho Competente

Fiscal de Tributos da Fazenda Pública

40h

02

485,00

50,00

Ensino Médio Completo

Professor Nível I

20h

35

390,00

45,00

Diploma de Magistério

Enfermeiro

40h

02

1.500,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Assistente Social

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Pedagogo

40h

06

1.100,00

120,00

Graduação em Pedagogia

Veterinário

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior na Área

Professor NIII

20h

02

600,00

120,00

Nível Superior em Matemática

Professor NIII

20h

02

600,00

120,00

Nível Superior em Geografia

Professor NIII

20h

02

600,00

120,00

Nível Superior em História

Professor NIII

20h

02

600,00

120,00

Nível Superior em Química

Professor NIII

20h

02

600,00

120,00

Nível Superior em Física

Professor NIII

20h

02

600,00

120,00

Nível Superior em Biologia

Professor NIII

20h

04

600,00

120,00

Nível Superior em Letras (Português)

Médico Clinico Geral

40h

05

4.000,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Administrador

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior em Administração

Odontologo

40h

02

1.500,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Fonoaudiólogo

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Psicólogo

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Nutricionista

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Assessor Técnico de Planejamento

40h

02

1.100,00

120,00

Nível Superior em Direito, Economia ou Administração Financeira

Farmacêutico Bioquímico

40h

02

1.500,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

Enfermeiro Sanitarista

40h

02

1.500,00

120,00

Nível Superior na Área e Registro no Conselho Competente

93015

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231