Prefeitura de Terra Nova do Norte - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL Nº 001/2010

Notícia:   Prefeitura de Terra Nova do Norte - MT abre inscrições para 181 vagas

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE/MT

O Prefeito do Município de Terra Nova do Norte, Estado de Mato Grosso, em exercício, Sr Ronaldo de Almeida Alcântara e a comissão Organizadora do Concurso Público, nomeada pelo Decreto 009/2010, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto na Constituição Federal, art. 37 Incisos I, II, III, IV, na Constituição do Estado de Mato Grosso art. 129 Incisos I, II, III e V, na Lei Orgânica Municipal; na Lei Municipal nº 128/90, de 13 de julho de 1990, que trata sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, na Lei Complementar Municipal nº 020/2010, de 06 de janeiro de 2010, que trata sobre o Plano de Carreira dos Servidores da Prefeitura Municipal, na Lei Complementar Municipal nº 009/2006, de 14 de março de 2006, que trata sobre o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira Salários dos Profissionais do Magistério; divulga e estabelece normas específicas para a abertura das inscrições e para a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos vagos da Estrutura Administrativa e destina-se ao recrutamento e seleção de candidatos aos cargos descritos no Anexo I, mediante as condições estabelecidas neste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público de Provas será regido por este Edital e fiscalizado pela Comissão Organizadora do Concurso Público, nomeada pelo Decreto 009/2010.

1.2. O concurso destina-se a selecionar candidatos para admissão no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte - MT, aos cargos dispostos no Anexo I deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos cargos, vencimentos, carga horária de trabalho, escolaridade e número de vagas.

1.3. A seleção de que trata este edital será composta de exame de habilidades e conhecimentos mediante aplicação de provas objetivas e provas práticas, sendo estas de caráter eliminatório.

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições serão somente presenciais e deverão ser realizadas no período de 15/03/2010 a 01/04/2010, junto à Central de Atendimento do Concurso, localizada na Av. Cloves Felício Vettorato, n.º 101- Centro- CEP 78505-000, Terra Nova do Norte, Mato Grosso, em horário de expediente do Paço Municipal.

2.2 - Formas de Pagamento

2.2.1 - O pagamento do valor da taxa de inscrição deverá ser efetuado através do documento municipal de arrecadação - DAM - a ser retirado por ocasião da inscrição.

2.2.2 - As inscrições pagas após a data de vencimento serão indeferidas.

2.2.3 - Dos formulários para inscrição:

- Requerimento de Inscrição (ANEXO II)

- Modelo de Procuração (ANEXO III)

- Pedido de Isenção de Taxa de Inscrição (ANEXO IV)

- Cartão de Identificação (ANEXO V), que fazem parte integrante do presente edital se encontram disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br).

2.2.4 - Procedimento para Inscrição

1º Passo: Preencher o Requerimento de Inscrição (ANEXO II);

2º Passo: Conferir os dados informados;

3º Passo: Imprimir o Requerimento de Inscrição (ANEXO II) e o Cartão de Identificação (ANEXO V), acompanhado de 02 (duas) fotos 3x4 recente.

4º Passo: Quitar o valor correspondente ao cargo pretendido.

2.3 - A inscrição somente será efetivada quando o pagamento do valor da Taxa de Inscrição for registrado no Banco de Dados.

2.4 - Os candidatos poderão ser representados por procuradores, através do modelo de procuração com firma reconhecida em cartório conforme modelo do Anexo III deste Edital.

2.4.1 Candidatos que forem representados por procuradores, assumirão todos os riscos pela atuação de seu procurador, não cabendo reclamações junto à organização do concurso.

2.5 - Horário para a inscrição presencial

2.5.1 - Os candidatos poderão fazer a inscrição com o auxílio da comissão de inscrições no seguinte endereço:

Central de Atendimento do Concurso: Av. Cloves Felício Vettorato, n.º101-Centro- (Paço Municipal) - Terra Nova do Norte.

2.5.2 - A inscrição poderá ser realizada no horário das 7h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00 em dias úteis.

2.6 - Das taxas de inscrição

ESCOLARIDADE

VALOR DA INSCRIÇÃO (R$)

Nível fundamental Incompleto

25,00

Nível Fundamental Completo

35,00

Nível Médio e/ou Técnico

50,00

Nível Superior

100,00

2.7 - Do procedimento para a inscrição presencial

2.7.1 - No ato da inscrição presencial o candidato deverá:

a) Apresentar documento original de identidade que comprove a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

b) Caso o candidato não tenha completado a idade mínima exigida neste item no dia da inscrição, o mesmo poderá inscrever-se no concurso público com a condição de que até a data da posse tenha completado a idade mínima exigida neste Edital.

c) Se responsabilizar pelo pagamento do boleto da taxa de inscrição no valor correspondente à categoria funcional na forma prevista neste Edital.

d) Prestar as informações para a inscrição com clareza diretamente à pessoa responsável.

2.7.2 - A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou por procurador legalmente constituído, por meio de instrumento público ou particular de procuração, contendo poderes expressos para este fim, conforme modelo no ANEXO III deste edital;

2.7.3 - A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato de todas as condições, normas e exigências constantes do presente Edital, e de suas possíveis alterações;

2.7.4 - O candidato cujas informações prestadas não forem verdadeiras, além da desclassificação, estará sujeito às penalidades previstas em lei;

2.7.5 - Caso o candidato não apresente a documentação necessária no ato da posse ou se constate qualquer falsificação nas informações prestadas no ato da inscrição será desclassificado, sendo convocado para posse o candidato imediatamente posterior, segundo a ordem de classificação.

2.7.6. Na hipótese de existência de um mesmo candidato se apresentar inscrito em dois ou mais cargos será sumariamente invalidada a segunda e as sucessivas inscrições, prevalecendo a primeira, não cabendo restituição dos valores pagos pelas inscrições invalidadas.

2.8 - Da regularidade e aceitação das inscrições

2.8.1 - Não serão admitidas, em hipótese alguma, inscrições condicionais ou em desacordo com as normas constantes deste Edital e Regulamento do Concurso.

2.8.2 - Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração de cargos.

2.8.3 - A inscrição somente se efetivará mediante o pagamento da taxa de inscrição.

2.9 - Do Cartão de Identificação:

2.9.1 - No ato da inscrição o candidato deverá receber ou imprimir o seu Cartão de Identificação/Comprovante de Inscrição, que apresentará no dia das provas, sendo de sua total responsabilidade as informações ali contidas, em especial dos seguintes itens:

a) Nome;

b) Número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Unidade da Federação emitente;

c) A categoria funcional a que irá concorrer.

2.9.2 - Além dos dados acima o candidato deverá tomar conhecimento:

a) Do seu número de inscrição;

b) De que o local onde fará a prova será divulgado em edital complementar específico para tal, no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br);

c) Do dia e hora da prova;

2.10 - Da isenção da taxa de inscrição:

2.10.1 - Ficarão isentos da taxa de inscrição os candidatos doadores regulares de sangue na forma da Lei Estadual nº 7.713/2002.

2.10.1.1 - A comprovação de doadores de sangue deverá ser feita por meio de carteira específica do órgão expedidor comprovando a regularidade de no mínimo três doações no período de doze meses.

2.11 - Da participação de candidatos portadores de necessidades especiais:

2.11.1 - Aos candidatos portadores de necessidades especiais, estão reservados 05% (cinco por cento) das vagas dos cargos previstos neste Edital.

2.11.1.1 - Para os efeitos do item 2.11.1, nos termos do Decreto Federal nº. 3.298/99 considera-se pessoa portadora de necessidade especial todo indivíduo cujas possibilidades de obter e conservar um cargo adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficiência ou limitação física, mental ou sensorial reconhecida.

2.11.1.2 - Qualquer pessoa portadora de necessidade especial poderá inscrever-se em concurso público para ingresso nos cargos da prefeitura municipal.

2.11.1.3 - O candidato, no ato da inscrição, declarará expressamente a deficiência de que é portador (ANEXO VI do presente edital), e apresentará o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, nos termos do inciso IV do art. 39 do Decreto Federal nº. 3.298/99.

2.11.1.4 - O candidato portador de necessidade especial deverá corresponder ao perfil traçado para o preenchimento do cargo.

2.11.1.5 - No ato da inscrição o candidato indicará a necessidade de qualquer adaptação das provas a serem prestadas.

2.11.1.6 - O candidato que se encontrar nessa especial condição poderá, resguardadas as características inerentes às provas, optar pela adaptação de sua conveniência, dentro das alternativas de que a prefeitura dispuser, na oportunidade.

2.11.1.7 - Para que sejam considerados aprovados os candidatos portadores de necessidades especiais deverão obter, durante todo o concurso, a pontuação mínima estabelecida para todos os candidatos, sendo expressamente vedado o favorecimento destes ou daqueles no que se refere às condições para sua aprovação.

2.11.2 - Na realização das provas, as adaptações necessárias aos candidatos portadores de deficiência física somente serão efetuadas para aqueles que comunicarem sua deficiência conforme determina o art. 40 do Decreto Federal nº. 3.298/99.

2.11.3 - A EXATA CONSULTORIA E CONTABILIDADE LTDA. não se responsabilizará pela elaboração de prova específica para os portadores de necessidade especial que não a comunicarem no ato da inscrição.

2.11.4 - Por ocasião da posse dos candidatos classificados a Secretaria Municipal de Administração da prefeitura municipal procederá à análise da compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo pretendido.

2.11.5 - A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores de deficiência será divulgada na Internet, no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br), na ocasião da divulgação do edital de local e horário de realização das provas.

2.11.6 - O candidato disporá de um dia a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para apresentar recurso contra o indeferimento, pessoalmente ou por representante. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

2.11.7 - O candidato que se declarar portador de deficiência, se aprovado no concurso, será convocado para se submeter à perícia médica, a ser realizada por equipe multiprofissional sob responsabilidade do município, por profissionais, que verificará sobre a sua qualificação como deficiente ou não, bem como, no estágio probatório, sobre a incompatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada.

2.11.8- O candidato convocado para a perícia médica deverá comparecer na data e horário previsto na convocação.

2.11.9. - A não-observância do disposto no subitem 2.11.8, a reprovação na perícia médica ou o não comparecimento à perícia acarretará a perda do direito à vaga reservada aos candidatos em tais condições.

2.11.10 - O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará na lista de classificação geral.

2.11.11 - O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica no decorrer do estágio probatório em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo será demitido sem justa causa.

2.11.12 - O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência, se não eliminado no concurso e considerado portador de deficiência, terá seu nome publicado em lista à parte e figurará também na lista de classificação geral.

2.11.13 - As vagas abertas e que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

2.11.14 - A convocação do candidato deficiente aprovado respeitará a ordem cronológica de classificação e o percentual de limite de vagas abertas.

2.11.15 - Serão convocados os candidatos deficientes na mesma proporcionalidade da convocação geral, resguardado o limite previsto neste Edital.

3 - DOS CARGOS E VAGAS OFERECIDOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES

3.1 - Os cargos, vagas e especificações serão os constantes do ANEXO I do presente edital.

3.2 - Os candidatos a qualquer cargo obrigam-se a prestar os serviços inerentes ao cargo, em todo o território do município, ou seja, área rural ou urbana, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, não cabendo a estes optar por prestar os serviços na cidade (área urbana) ou no interior (área rural), respeitando o lotacionograma e a ordem de classificação, sendo que a recusa em prestar os serviços, na vaga de direito, importa em desistência tácita do presente concurso.

3.3 - O candidato deverá identificar a opção do cargo, no momento do preenchimento da ficha de inscrição, ficando vetada a mudança após homologação da mesma.

4 - DAS PROVAS

4.1 - Data e local das provas objetivas e das provas práticas:

4.1.1 - As provas objetivas serão realizadas no dia 11/04/2010, das 08h00min às 12h00min( horário Mato Grosso), no local a ser indicado em Edital complementar específico, que estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br).

4.1.2 - As provas práticas, de caráter eliminatório, serão realizadas das 13h00min às 17h00min do dia 11/04/2010, no pátio da garagem da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, localizada a Rua Tancredo Neves- Bairro Caixa D água, caso sejam realizadas em outra data, horário e local serão publicados em Edital complementar específico, que estará disponível nos mesmos endereços já referidos acima.

4.1.2.1 - Os candidatos que se submeterão à prova prática deverão comparecer no horário indicado.

4.2 - Das características das provas objetivas:

4.2.1 - As provas objetivas terão duração máxima de 04 (quatro) horas contadas a partir do momento em que todas as informações forem prestadas aos candidatos.

4.2.2 - A constituição das provas objetivas é a seguinte para todos os cargos, exceto nível superior:

Provas

Nº de Questões

Peso por Questão

Língua Portuguesa

10

3

Conhecimentos Gerais

10

3

Conhecimento Específico

10

4

4.2.3 - A constituição das provas objetivas para nível superior é a seguinte:

Provas

Nº de Questões

Peso por Questão

Língua Portuguesa

10

2

Conhecimentos Gerais

20

2

Conhecimentos Específicos

10

4

4.3 - Da realização das provas

4.3.1 - O candidato deverá comparecer no local da aplicação das provas com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) minutos do horário especificado, trazendo caneta esferográfica azul ou preta, Cartão de Identificação/Comprovante de Inscrição e documento de identidade original;

4.3.2 - O fiscal de sala e a coordenação do concurso não se responsabilizarão por danos ou desaparecimento de objetos, bolsas, celulares e outros que forem deixados na sala pelos candidatos.

4.3.3 - Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula de Identidade original ou outro documento original, com foto, de igual valor legal, ou seja: carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe que tenha força de documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista ou Carteira de Motorista nos moldes atuais.

4.3.3.1 - O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir com clareza a identificação do candidato;

4.3.4 - Não será aceito protocolo ou qualquer outro documento como crachá; identidade funcional; título de eleitor ou outro diferente daqueles citados no item 4.3.3;

4.3.5 - Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta nem o uso de máquinas calculadoras ou outros objetos elétricos ou eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, bips ou outros comunicadores;

4.3.5.1 - Também não será permitida a consulta a qualquer material impresso ou escrito como apostilas, livros, manuais ou caderno de prova de outro candidato;

4.3.6 - Não serão considerados aptos a realizarem as provas aqueles eventuais candidatos que estejam impossibilitados de comparecerem aos locais determinados para a realização das mesmas;

4.3.7 - Em hipótese alguma será admitida a entrada nos locais de provas, de candidatos que se apresentarem após a hora determinada para o início das provas;

4.3.8 - Nas provas objetivas só serão consideradas, para efeito de pontuação, as anotações constantes do Cartão de Resposta preenchido com caneta esferográfica preta ou azul não porosa;

4.3.9 - As questões respondidas erroneamente não anularão as questões respondidas corretamente;

4.3.10 - As questões deixadas em branco, ou com mais de uma resposta, ou com rasuras, ainda que legíveis, serão consideradas nulas;

4.3.11 - Os pontos, relativos às questões eventualmente anuladas por erro material quando da elaboração serão atribuídos a todos os candidatos que prestarem à prova naquele cargo;

4.3.12 - Em nenhuma hipótese haverá 2ª chamada, eliminando-se o candidato faltoso;

4.3.13 - O candidato ao terminar as provas deverá entregar ao fiscal o seu Cartão de Resposta juntamente com o Caderno de Questões.

4.3.14 - O gabarito oficial será disponibilizado no dia 12 de abril de 2010 no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br).

4.3.15 - Os cadernos de Questões serão disponibilizados a partir do dia 13 de abril de 2010, no mesmo local das inscrições.

4.4 - Do conteúdo programático das provas objetivas e práticas:

4.4.1 - Os programas das provas objetivas e práticas, onde constam às matérias a serem exigidas nas provas, fazem parte do Anexo VII do presente Edital.

4.5 - Da prova prática para os cargos definidos neste Edital:

4.5.1 - Farão prova prática de caráter eliminatório os candidatos aos cargos definidos neste Edital.

4.5.1.1 - Os candidatos que terão prova prática de caráter eliminatório para os cargos definidos neste Edital, que não se apresentarem para a referida prova, serão sumariamente reprovados.

4.5.1.2 - A prova prática terá caráter eliminatório caso o candidato não obtenha mínimo 50% (cinquenta por cento) de acertos;

4.5.1.3 - Para obter a classificação final o candidato terá que alcançar, no mínimo, a média de nota 5,00 (cinco) originada da soma das provas objetivas, sendo eliminado o candidato que não obtiver pelo menos um acerto em qualquer das três provas objetivas aplicadas, e no mínimo a nota 5,00 (cinco) na prova prática, sendo que o candidato que não obtiver a nota 5,00 (cinco) na prova prática, estará automaticamente eliminado, independente da nota obtida na prova objetiva.

5 - DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 - Dos critérios de classificação:

5.1.1 - A classificação final dos candidatos se dará pela média aritmética das notas obtidas na prova objetiva. Sendo que, o resultado da prova prática tem apenas o caráter eliminatório, divulgando-se o seu resultado final em ordem decrescente.

6 - Da desclassificação:

6.1.1 - Será considerado desclassificado do concurso público o candidato que:

a) Ausentar-se de quaisquer das provas;

b) Descumprir as normas constantes deste Edital ou as impostas pela Equipe de Coordenação do Concurso Público nº 001/2010;

c) Utilizar-se de meios fraudulentos na realização das provas ou na apresentação de documentos ou ainda, que seja flagrado trocando informações com outro candidato durante a realização das provas;

d) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

e) Não entregar a documentação exigida no ato da posse no prazo determinado no ato convocatório, ressalvados os casos permitidos por lei;

f) Não comprovar as informações prestadas no ato da inscrição;

g) Aprovados, não comparecerem nos locais, prazos, horários e condições especificados nos atos de convocação.

7 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA CLASSIFICAÇÃO

7.1 - Havendo empate na contagem de pontos na classificação em qualquer cargo, serão obedecidos os critérios de desempate pela ordem a seguir:

a) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos

b) Maior nota na prova de Língua Portuguesa;

c) Candidato mais idoso (Art. 27, § único, Lei 10.741/2003);

8 - DO RESULTADO FINAL

8.1 - O resultado final do concurso público será homologado por decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos e será publicado no site referido neste edital e facultativamente na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da Administração Pública.

9 - DA CONVOCAÇÃO, DA NOMEAÇÃO E DA POSSE.

9.1 - Os candidatos classificados serão convocados para nomeação, atendendo às necessidades da Administração, seguindo-se rigorosamente a ordem de classificação até o limite de vagas estabelecido neste Edital ou naquelas vagas criadas por Lei durante a validade do concurso;

9.2 - As convocações deverão ocorrer de forma intercalada entre os candidatos em situação normal e os candidatos portadores de necessidades especiais, sendo que o primeiro candidato a ser convocado, será o em situação normal, seguido por um candidato portador de necessidade especial;

9.3 - Os candidatos nomeados serão convocados por Edital publicado na Imprensa Oficial do Município, e facultativamente na imprensa local, a comparecerem em data, horário e local preestabelecidos para tomarem posse e receberem a designação do respectivo local de trabalho;

9.4 - Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação no original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

9.4.1 - Cédula de Identidade;

9.4.2 - Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Lei (art. 12 e 37, I da CF/88)

9.4.3 - Certidão de Casamento ou Nascimento;

9.4.4 - Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos (se for o caso);

9.4.5 - Carteira de Vacinação dos filhos menores de 05 anos (se for o caso);

9.4.6 - Cadastro de Pessoa Física (CPF);

9.4.7 - Cartão do PIS/PASEP;

9.4.8 - Comprovante de votação da última eleição que antecede a posse;

9.4.9 - Título de Eleitor;

9.4.10 - Certidão Negativa fornecida pelo Cartório Distribuidor da comarca do domicílio dos últimos cinco anos, relativa à existência ou inexistência de ações cíveis e criminais (com trânsito em julgado);

9.4.11 - Atestado Médico Admissional expedido de acordo com as exigências da Administração Municipal, pela Medicina do Trabalho;

9.4.12 - 01 (uma) foto 3x4, colorida;

9.4.13 - Ter registro no conselho da respectiva categoria quando se tratar de profissão regulamentada, incluindo-se comprovante de quitação de anuidade;

9.4.14 - Certidão de Reservista (quando do sexo masculino);

9.4.15 - Comprovante de Escolaridade;

9.4.16 - Declaração contendo endereço residencial;

9.4.17 - Declaração negativa de acumulo de cargo público;

9.4.18 - Declaração de Bens do candidato no ato da posse;

9.4.19 - Não ter infringindo as leis que fundamentaram este Edital;

10 - DO REGIME JURÍDICO DE TRABALHO

10.1 - A nomeação dos candidatos aprovados será feita exclusivamente no Regime Estatutário.

11 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 - O presente concurso público terá o prazo de dois anos de validade contados a partir da sua homologação;

11.1.1 - Este prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período por expressa determinação do Prefeito Municipal;

11.2 - A inscrição neste concurso público para todo e qualquer efeito de direito, expressa o conhecimento e a aceitação por parte do candidato de todas as normas constantes deste Edital;

11.3 - Caso ocorram desistências ou eliminações de candidatos convocados para a nomeação, a Secretaria Municipal de Administração promoverá tantas convocações e nomeações quantas julgar necessárias durante o período de validade do concurso dentre os candidatos classificados, observando sempre o número de vagas existentes, ou que venha ser criadas por Lei Complementar Especifica;

11.4 - Será considerado desistente e, portanto, eliminado do concurso público o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela referida secretaria para posse, ou deixar de cumprir os requisitos exigidos;

11.5 - O candidato que, à época da posse, não comprovar que preenche os requisitos indispensáveis para o exercício legal do cargo para o qual foi aprovado será considerado eliminado sumariamente, não podendo ser aproveitado para outro cargo, ressalvados os casos previstos em lei municipal;

11.6 - A Secretaria Municipal de Administração de Terra Nova do Norte - MT poderá convocar, para o preenchimento de vagas surgidas no decorrer do prazo de validade deste concurso público, os candidatos classificados no mesmo, observando-se o cargo e a ordem rigorosa de classificação;

11.7 - A Secretaria Municipal de Administração fará divulgar, sempre que necessárias, as normas complementares ao presente Edital e avisos oficiais;

11.8 - A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático e imediato ao cargo para o qual se habilitou, estando a sua convocação condicionada à necessidade da Administração Pública;

11.9 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações enquanto não for consumado o evento que lhe diz respeito;

11.10 - Todas as publicações pertinentes ao presente concurso, enquanto em andamento, serão feitas pelo site www.terranovadonorte.mt.gov.br.

11.10.1 - As publicações relativas à homologação do concurso e à convocação dos aprovados serão tornadas públicas por meio da Imprensa Oficial do Município, e facultativamente na imprensa local, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento de tais publicações;

11.11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Administração em conjunto com a Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2010 e a Exata Consultoria e Contabilidade LTDA.

11.12 - Os candidatos que necessitarem de atendimento especial, para a realização das provas (gestantes, lactantes e deficientes) deverão requerer por escrito junto a Comissão Organizadora do Concurso Público, com antecedência mínima de 72 horas.

11.13 - Caso o candidato não utilize da prerrogativa disposta no subitem 11.12, terá tratamento igualitário junto aos demais concorrentes.

11.14 - deferimento para o tratamento especial será avaliado pela Comissão Organizadora do Concurso Público.

12 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - Do Cronograma do Concurso Público nº 001/2010:

12.1.1 - Período das inscrições: de 15/03/2010 a 01/04/2010;

12.1.2 - Divulgação dos locais de realização das provas com a listagem dos nomes dos candidatos: até um dia antes da realização das provas no Átrio do Paço Municipal e/ou no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br).

12.1.3 - Data provável da realização das provas objetivas e práticas: 11/04/2010;

12.1.5 - Prazo para divulgação dos gabaritos: serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br).

12.1.6 - Divulgação dos classificados em ordem decrescente: até 60 (sessenta) dias após a realização das provas.

12.2 - Dos Recursos:

12.2.1 - Dos atos praticados pela Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2010 caberá recurso na forma da lei (ANEXO VIII), desde que apresentado no prazo referido a seguir, contado da data da sua divulgação, ressalvados os prazos específicos previstos neste Edital:

a) Indeferimento de inscrição: 24 horas;

b) Divulgação do gabarito das questões objetivas: dois dias úteis;

c) Divulgação do resultado do concurso: dois dias úteis.

12.2.2 - Admitir-se-á um único recurso por questão para cada candidato, relativamente ao gabarito ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado. Não serão aceitos os recursos sem argumentação plausível;

12.2.3 - Se, do exame dos recursos resultarem na anulação de questão o ponto a ela correspondente será atribuído a todos os candidatos relacionados à mesma, independentemente da formulação ou não de recurso;

12.2.4 - Se, por força de decisão favorável às impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso da modificação decorrente das impugnações;

12.2.5 - O recurso deverá ser apresentado datilografado ou digitado em forma de requerimento, assinado pelo candidato, endereçado à Comissão Organizadora e protocolado na sede da Prefeitura Municipal.

12.2.6 - A decisão do recurso será dada a conhecer coletivamente por meio de edital complementar que será fixado no átrio da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte - MT e dado conhecimento no site supracitado.

12.2.7 - Todos os anexos pertinentes a inscrição e informações deste edital de concurso estão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, MT (www.terranovadonorte.mt.gov.br).

Gabinete do Prefeito de Terra Nova do Norte, Estado de Mato Grosso, aos dezenove dias do mês de fevereiro de dois mil e dez.

RONALDO DE ALMEIDA ALCÂNTARA
Prefeito Municipal

PAULO CEZAR ZANTEDESCHI GOULART
Presidente da Comissão do Concurso nº 001/2010

ANEXO I

CARGOS /PERFIL PROFISSIONAL/ REQUISITO BÁSICOS/SALÁRIOS/CARGA HORÁRIA/LOTAÇÃO.

CARGOS OFERECIDOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NA PREFEITURA

CARGOS

T
O
T
A
L

V
A
G
A
S

N
P
N
E

P
N
E

LOTAÇÃO

CH

SALÁRIO

ESCOLARIDADE

REQUISITOS BÁSICOS

CADASTRO DE RESERVAS

Auxiliar Administrativo

05

05

 

Estrutura Administrativa

40

510,00

Ensino Fundamental Completo

-

02

Auxiliar de Higiene Dental

03

03

 

Secretaria de Saúde

40

510,00

Ensino Fundamental Completo

-

02

Auxiliar de Raio X

01

01

 

Secretaria de Saúde

40

510,00

Ensino Fundamental Completo

-

01

Auxiliar Técnico Desportivo

03

03

 

Secretaria de Educação

40

510,00

Ensino Fundamental Completo

-

01

Eletricista

01

01

 

Secretaria de Educação

40

650,00

Ensino Fundamental Completo

-

01

Eletricista de Veículos e Máquinas

01

01

 

Secretaria de Educação

40

800,00

Ensino Fundamental Completo

-

01

Guarda de Endemias

04

04

 

Secretaria de Saúde

40

510,00

Ensino Fundamental Completo

-

02

Padeiro

01

01

 

Secretaria de Educação

40

510,00

Ensino Fundamental Completo

-

01

Operador de Máquinas Pesadas

03

03

 

Estrutura Administrativa

40

1.300,00

Ensino Fundamental Incompleto

Teste Prático/CNH "C"

02

Adjunto de Operações

04

04

 

Estrutura Administrativa

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

11

11

 

Estrutura Administrativa

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

06

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Posto de Saúde da Comunidade Ribeirão Bonito

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Posto de Saúde da Comunidade Xanxerê

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Posto de Saúde da Comunidade São Pedro

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Escola São Pedro

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Escola Xanxerê

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Escola Miraguaí

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Escola Charrua

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Escola Norberto Schwantes

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Limpeza e Manutenção

01

01

 

Escola Ribeirão Bonito

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Auxiliar de Serviços Gerais

12

12

 

Estrutura Administrativa

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

06

Chapeador

01

01

 

Secretaria de Educação

40

1.300,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Mecânico

02

02

 

Estrutura Administrativa

40

800,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Mecânico de Máquina Pesada

01

01

 

Secretaria de Obras

40

2.000,00

Ensino Fundamental Incompleto

 

01

Mecânico de Veículo Escolar

01

01

 

Secretaria de Educação

40

1.500,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Motorista de Veículos Leves

04

04

 

Estrutura Administrativa

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

Teste Prático/CNH "C"

02

Motorista

11

11

 

Estrutura Administrativa

40

550,00

Ensino Fundamental Incompleto

Teste Prático/CNH "TV"

04

Operador de Máquinas I

02

02

 

Estrutura Administrativa

40

550,00

Ensino Fundamental Incompleto

Teste Prático/CNH "C"

01

Vigia

01

01

 

Escola Xanxerê

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

 

01

Vigia

01

01

 

Escola Miraguaí

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Vigia

01

01

 

Escola Minuano

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Vigia

01

01

 

Escola Ribeirão Bonito

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

01

Vigia

06

06

 

Estrutura Administrativa

40

510,00

Ensino Fundamental Incompleto

-

02

Agente de Finanças e Controle

01

01

 

Secretaria de Plan. e Fazenda

40

750,00

Ensino Médio

-

01

Agente de Tributos

01

01

 

Secretaria de Plan. e Fazenda

40

560,00

Ensino Médio

-

01

Agente Sanitário

01

01

 

Secretaria de Saúde

40

560,00

Ensino Médio

-

01

Assistente Administrativo

12

11

01

Estrutura Administrativa

40

750,00

Ensino Médio

 

03

Monitor de Creche

06

06

 

Secretaria de Educação

40

560,00

Ensino Médio

-

02

Técnico em Enfermagem

15

14

01

Secretaria de Saúde

40

600,00

Ensino Médio

Registro no Conselho de Classe

02

Técnico em Enfermagem

01

01

 

Posto de Saúde da Comunidade Miraguaí

40

600,00

Ensino Médio

Registro no Conselho de Classe

01

Técnico em Enfermagem

01

01

 

Posto de Saúde da Comunidade Ribeirão Bonito

40

600,00

Ensino Médio

Registro no Conselho de Classe

01

Técnico em Manut. de Equipam. de Informática

02

02

 

Estrutura Administrativa

40

1.400,00

Ensino Médio

 

01

Técnico em Raio X

01

01

 

Secretaria de Saúde

40

600,00

Ensino Médio

Registro no Conselho de Classe

01

Analista Tributário

01

01

 

Secretaria de Plan. e Fazenda

40

2.000,00

Ensino Superior

Bacharel em Administração de Empresas, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis

01

Assistente Social

01

01

 

Secretaria de Ação Social

40

2.000,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Bioquímico

01

01

 

Secretaria de Saúde

40

2.400,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Bioquímico

01

01

 

Secretaria de Saúde

20

1.200,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Contador

01

01

 

Secretaria de Planejamento e Fazenda

40

3.000,00

Ensino Superior

Bacharel em Ciências Contábeis e Registro no Conselho de Classe

01

Controlador Interno

01

01

 

Gabinete do Prefeito

40

3.000,00

Ensino Superior

Bacharel em Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis ou Direito e registro no Conselho de classe

01

Enfermeiro

07

07

 

Secretaria de Saúde

40

2.250,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

03

Enfermeiro

01

01

 

Secretaria de Saúde

20

1.550,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Engenheiro Civil

01

01

 

Secretaria de Obras

40

2.400,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Fisioterapeuta

02

02

 

Secretaria de Saúde

40

2.000,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Médico

05

05

 

Secretaria de Saúde

40

8.600,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

02

Nutricionista

01

01

 

Secretaria de Educação

40

1.400,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Odontólogo

02

02

 

Secretaria de Saúde

40

2.400,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Professor de Artes

01

01

 

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em Educação Artística

01

Professor de Ciências

01

01

 

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em Ciências Biológicas

01

Professor de Educação Física

02

02

 

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em Educação Física

01

Professor de Geografia

02

02

 

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em Geografia

01

Professor de História

01

01

 

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em História/Filosofia

01

Psicólogo

01

01

 

Secretaria de Ação Social

40

2.000,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Químico

01

01

 

Secretaria de Agricultura

20

1.200,00

Ensino Superior

Registro no Conselho de Classe

01

Professor de Inglês

01

01

 

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Inglesa

01

Professor de I a IV

15

14

01

Secretaria de Educação

20

9,15 hora/aula

Ensino Superior

Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil

02

ANEXO II

Data ____/____/________

NOME:________________________________________________________________________________

RG Nº _____________________________________ CPF Nº ____________________________________

CARGO PRETENDIDO:__________________________________________________________________

ESCOLARIDADE:_______________________________________________________________________

ENDEREÇO:___________________________________________________________________________

CIDADE:______________________________________________________________________________

TELEFONE:_____________________________ E-MAIL _______________________________________

Declaro ser conhecedor do conteúdo integral do Edital nº 001/2010 e seus anexos, como é do meu interesse acompanharei o decorrer das publicações e estarei atento para os eventuais Editais Complementares.

Diante do exposto, requeiro a minha inscrição neste concurso para o preenchimento de vagas ou cadastro de reserva, conforme classificação final.

_________________________
Por ser verdade firmo o presente

_________________________
Comissão Organizadora do Concurso Público

[_] Deferido [_] Indeferido

ANEXO III

MODELO DE PROCURAÇÃO

Eu, (fulano de tal), brasileiro, (estado civil) residente e domiciliado à (Rua/Av/Travessa) tal nº na cidade de (informar a cidade) Estado de (....) portador(a) do RG nº (...) e do CPF (...), venho mui respeitosamente à Comissão Organizadora do Concurso Público, apresentar o Sr. (a) (Fulano de tal) brasileiro (a), (estado civil) residente e domiciliado à (Rua/Av/Travessa) tal nº na cidade de (informar a cidade) Estado de (....) portador(a) do RG nº (...) e do CPF (...), como legítimo representante legal para efetuar a minha inscrição no referido concurso público Edital nº 001/2010 e pelos atos assinados por ele (a), assumo total responsabilidade.

(Cidade tal) (Estado) __________ dia ___________ de __________

___________________
Fulano de Tal
CPF nº 000.000.000.00
(com firma reconhecida em cartório)

ANEXO IV

MODELO DE PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Concurso Público Edital nº 001/2010

PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

À

Comissão Organizadora do Concurso Público

NOME DO CANDIDATO:________________________________________________________________

Nº DE INSCRIÇÃO:_________________________________________________________ CONCORRE

À:_________________________

Venho mui respeitosamente à presença dessa Comissão Organizadora do Concurso Público, REQUERER deferimento de minha inscrição sem a devida cobrança da taxa de inscrição, uma vez que sou doador de sangue na forma da Lei Estadual nº 6.903/1997.

Declaro ainda que estarei atento para a homologação ou recusa deste pedido, através das publicações dessa entidade.

___________________
Assinatura do candidato

[_] deferido

[_] indeferido

__________________
Comissão Organizadora do Concurso Público

ANEXO V

Inscrição nº

Cargo de

Nome Completo:

Nacionalidade:

Naturalidade:

Data do Nascimento:

Sexo: [_] Masculino [_] Feminino

Endereço Completo:

Telefone:

RG:

CPF

Data da Inscrição:

Responsável pela Inscrição:

___________________
Assinatura do Candidato:

1ª via - Comissão do Concurso

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

FOTO 3 x 4

Inscrição nº

Cargo de

Nome Completo do Candidato:

RG:.

Terra Nova do Norte/MT,

Assinatura do Responsável pela Inscrição:

2ª via - Candidato

DECLARAÇÃO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E/OU VISUAL
IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE E DADOS COMPLEMENTARES

Nome:________________________________________________________________________________

Data de Nascimento:___/___/___

CPF:_________________________________________________________________________________

Identidade nº ___________________________ Órgão Emissor:__________________ UF:______________

Endereço:______________________________________________________________________________

Bairro:_____________________________ Cidade:______________________________ UF:____________

Fone:

E-mail:

Declaro, possuir deficiência física e/ou visual Tipo de Deficiência: Deficiência Física
Deficiência Visual

Código Internacional de Doenças - CID-10

Obs.: anexar laudo médico nos termos do Art. 39 do Decreto Federal 3298/99.

ANEXO VII

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Nível Fundamental Incompleto

Português para nível fundamental incompleto:

Leitura, compreensão e interpretação de texto. Ortografia: emprego das letras e dos acentos. Divisão Silábica. Acentuação gráfica. Verbos: conjugação e emprego dos tempos e modos verbais. Substantivo e adjetivo. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sinônimos e antônimos.

Conhecimentos Gerais para nível fundamental incompleto:

Conhecimentos geográficos e históricos do Brasil, Estado e do Município de Terra Nova do Norte. Aspectos políticos, econômicos e culturais (música, literatura, artes, rádio, cinema, jornais, revistas, internet e televisão) da atualidade brasileira dos últimos cinco anos, temas relacionados à questão social e política da realidade nacional e internacional contemporâneas. Direitos humanos, ECA e cidadania. Curiosidades.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Auxiliar de Serviços Gerais: Práticas e experiência de serviços ligados à área de limpeza. Manuseio de produtos de limpeza e outros. Uso de equipamentos de segurança. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho. Prática e experiência de serviços braçais, coleta de lixos, capinagens e poda de árvores. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho. Técnicas de varrição de ruas e praças. Remanejamento de móveis. Noção sobre seleção de tipos de lixos. Auxílio nos trabalhos elementares de carpintaria e manutenção de pequenos reparos em instalações prediais. Conhecimento no manuseio de ferramentas e produtos destinado ao uso em jardins, tais como adubo orgânico, químico, inseticidas entre outros. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos. Atualização de tecnologia inerente à profissão.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Auxiliar de Limpeza e Manutenção:

Noções de limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos, limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças e persianas. Limpeza de ralos, caixa de gordura, vasos e pias. Polimento de objetos, peças e placas de metal. Transporte de móveis, máquinas e utensílios. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo. Serviços de protocolo e entrega de correspondências internas e externas. Manutenção de pequenos reparos em instalações prediais. Auxílio nos trabalhos elementares de almoxarifado, patrimônio, copa e outros.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Adjunto de Operações:

Uso de equipamentos de segurança. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho. Prática e experiência de serviços braçais, capinagens e poda de árvores. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho. Técnicas em trabalhos de carpintaria e manutenção de em instalações elétricas, hidráulicas e prediais. Conhecimento no manuseio de ferramentas destinadas ao trabalho de reparação de edificações, entre outros. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos. Atualização de tecnologia inerente à profissão.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Motorista de Veículos Leves (CNH "C") :

Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva; Noções gerais de circulação e conduta; Noções básicas em mecânica; Noções de primeiros socorros; Manutenção e Limpeza de veículos. Noções e práticas e experiência de serviços ligados à área. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos. Atualização de tecnologia inerente à profissão.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Motorista (CNH "D"): Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva; Noções gerais de circulação e conduta; Noções básicas em mecânica; Noções de primeiros socorros; Manutenção e Limpeza de veículos. Noções e práticas e experiência de serviços ligados à área. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos. Atualização de tecnologia inerente à profissão.

Prova Pratica Motorista e Motorista Leves

Exame prático de direção veicular, na presença de examinadores, em percurso a ser determinado no momento da prova, com duração aproximada de 10 (dez) minutos, onde serão avaliados os seguintes itens: verificação das condições do veículo, partida e parada, uso do câmbio e dos freios, localização do veículo na pista, observação das placas de sinalização, velocidade desenvolvida, e obediência às situações do trajeto. O aproveitamento do candidato na prova de direção veicular será avaliado em função da pontuação negativa das faltas cometidas no percurso. A pontuação e o tempo de execução de cada tarefa serão atribuídos de acordo com a sua importância e complexidade. A prova poderá ser realizada com automóvel de pequeno porte e/ou caminhão e/ou ônibus.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Vigia:

Conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, especificamente sobre serviços de vigia e de vigilância (desarmada) de bens públicos móveis e imóveis, sejam patrimoniais ou de domínio público; conhecimentos acerca das formas de comunicação dos atos de depredação do patrimônio público, inclusive do patrimônio, histórico e cultural e das formas de comunicação das tentativas de arrombamento de portas, janelas, guaritas, outros e outros acessos aos prédios públicos municipais; conhecimentos elementares pertinentes às responsabilidades e deveres do servidor público municipal; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação; conhecimentos sobre regras e relacionamento interpessoal e social no ambiente de trabalho; conhecimentos sobre o relacionamento dos servidores públicos, entre eles, com as autoridades e com a comunidade; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Mecânico de Veículo Escolar:

Conhecimentos em montagem de motores à diesel; montagem de caixa de direção; montagem de transmissão; montagem de suspensão; montagem de embreagem e cambio; montagem de freio; procedimento de segurança na realização dos serviços. Conhecimento de componentes de motores: diesel, aspirado e turbinado; transmissão; suspensão; cambio e embreagem; freios: mecânico, ar e hidráulico; cabeçotes diesel; caixa de direção: mecânica e hidráulica; conhecimento em ferramentas mecânicas, hidráulica e de precisão.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Mecânico:

Conhecimentos em montagem de motores: gasolina, álcool e diesel; montagem de caixa de direção; montagem de transmissão; montagem de suspensão; montagem de embreagem e cambio; montagem de freio; montagem de carburador; noções básicas em planejamento e organização nos serviços visando a qualidade e racionalização no tempo da mão de obra e procedimento de segurança na realização dos serviços. Conhecimento de componentes de injeção eletrônica; mecânica carburada (carburadores em geral); motores: diesel, aspirado e turbinado; transmissão; suspensão; cambio e embreagem; freios: mecânico, ar e hidráulico; cabeçotes: diesel, gasolina e álcool; caixa de direção: mecânica e hidráulica; conhecimento em ferramentas mecânicas, hidráulica e de precisão.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Chapeador:

Conhecimento dos equipamentos e ferramentas utilizados. Reformas e retoques. Tipos de tintas e bases; Solventes. Normas de segurança. Desintoxicação. Cores Canalizadas; Cores de Segurança. Uso e cuidados necessários para conservação de instrumentos de pintura; Procedimentos corretos para economizar tinta e derivados; Procedimentos para definições de cores. Segurança no trabalho. Higiene e primeiros socorros.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Mecânico de Maquinas Pesadas:

Sistemas mecânicos e elétricos de veículos, máquinas pesadas, bombas e aparelhos eletromecânicos. Substituição de peças, pneus e componentes avariados de carros, caminhões e máquinas pesadas. Chapeação de carrocerias de máquinas e veículos. Calibragem de pneus. Nível e viscosidade do óleo de Cárter, caixa de mudanças e diferencial. Limpeza e conservação dos veículos. Lubrificação de peças do motor, ferragens de carrocerias, articulações dos sistemas de direção, do freio e outros elementos. Manutenção e conservação de equipamentos e ferramentas de trabalho.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Operador de Máquinas Pesadas:

Legislação e sinalização de trânsito; normas gerais de circulação e conduta; sinalização de trânsito; direção defensiva; primeiros socorros; proteção ao meio ambiente; cidadania; noções de mecânica básica de maquinas; código de trânsito brasileiro e seus anexos, pratica de operação veicular, condução de veículos da espécie; manobras; conhecimentos sobre os instrumentos do painel de comando; manutenção do veículo; direção e operação veicular de máquinas pesadas motorizadas e não motorizadas.

Específicos para nível fundamental incompleto na função de Operador de Maquinas:

Legislação e sinalização de trânsito; normas gerais de circulação e conduta; sinalização de trânsito; direção defensiva; primeiros socorros; proteção ao meio ambiente; cidadania; noções de mecânica básica de maquinas; código de trânsito brasileiro e seus anexos, pratica de operação veicular, condução de veículos da espécie; manobras; conhecimentos sobre os instrumentos do painel de comando; manutenção do veículo; direção e operação veicular de máquinas motorizadas e não motorizadas.

Nível Fundamental:

Português para nível fundamental:

Estudo e interpretação de texto informativo e/ou literário. Ortografia. Acentuação Gráfica. Encontros vocálicos e consonantais, dígrafos. Divisão Silábica. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Preposição e conjunção: classificação e emprego. Frase, oração e período: termos principais da oração. Conjugação verbal. Pontuação. Classes de palavras: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição e suas respectivas flexões (gênero, número e grau). Fonética. Classificação das palavras que se referem à quantidade de sílabas e a sílaba tônica.

Conhecimentos Gerais para nível fundamental: Conhecimentos geográficos e históricos do Brasil, Estado e do Município de Terra Nova do Norte; Aspectos políticos, econômicos e culturais (música, literatura, artes, rádio, cinema, jornais, revistas e televisão) da atualidade brasileira dos últimos cinco anos; Temas relacionados à questão social da realidade nacional e internacional contemporâneas; Direitos humanos e cidadania. Lei Orgânica do Município de Terra Nova do Norte, ECA e Estatuto do Servidor Público do Município de Terra Nova do Norte.

Específicos para nível fundamental na função de Auxiliar Administrativo:

Atendimento ao público - pessoal, via telefone, digital. Comunicação social - usuário interno e externo. Correspondência comercial. Organização de documentos - arquivo, protocolo. Relacionamento interpessoal. Noções básicas de Informática. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, compartilhamento de arquivos. Conceitos de Windows, Word, Excel e Internet.

Específicos para nível fundamental na função de Auxiliar de Higiene Dental:

Higiene e Segurança no trabalho; Ética e trabalho; Trabalho em Equipe; Qualidade na prestação de serviço; Relações interpessoais e atendimento ao público; Anatomia dentária. Controle de infecção na prática odontológica. Educação em saúde bucal. Notação dentária. Técnicas de aplicação de substâncias de prevenção à cárie dentária. Métodos e técnicas de controle da placa bacteriana. Características e indicações de usos dos equipamentos odontológicos. Princípios de organização, conservação, limpeza e esterilização de instrumental.

Específicos para nível alfabetizado na função de Auxiliar Técnico Desportivo:

Educação Física e suas Abordagens Metodológicas: intenção, fundamentos, objetos de estudo. O processo de ensino-aprendizagem em Educação Física: a relação professor/aluno, situações didáticas, avaliação formativa. Esporte Escolar: A técnica. A tática. A regra. A competição. Disciplina e vigilância dos alunos; Hierarquia na escola; Controle e movimentação do aluno; Orientação aos alunos quanto as normas da Escola; Colaborar na instrução e divulgação de avisos; Observar e orientar os setores , sobre o comportamento dos alunos; Apoio aos professores; Colaboração nas atividades extra - classe; Primeiros socorros aos alunos; Outras tarefas auxiliares; Estatuto da Criança e do Adolescente.

Específicos para nível alfabetizado na função de Eletricista:

Conhecimentos das ferramentas, equipamentos e utensílios empregados em eletricidade; Conhecimentos das normas de segurança; Conhecimento do material empregado; Qualidade do material; Isolantes; Cargas; Fases; Circuito; Prática da função; Regulagens com voltímetro, amperímetro, extratores, adaptadores; Serviços de Solda; Refletores; Antenas; Semáforos; Ligações elétricas provisórias e definitivas.

Específicos para nível alfabetizado na função de Eletricista de veículos e Maquinas:

Conhecimentos das ferramentas, equipamentos e utensílios empregados na mecânica elétrica; Conhecimentos das normas de segurança; Procedimentos de Emergência Conhecimento do material empregado; Qualidade do material; Isolantes; Cargas; Circuito; Regulagens com voltímetro, amperímetro, extratores, adaptadores; Serviços de Solda; Faróis; Antenas; Sinaleiros; Motor de Partida; Baterias; Voltagens; Água destilada; Polos; Fios; Fiação; Luzes; Fuzis.

Específicos para nível fundamental na função de Guarda de Endemias:

Higiene e Segurança no trabalho; Ética e trabalho; Trabalho em Equipe; Qualidade na prestação de serviço; Relações interpessoais e atendimento ao público, legislação do sistema único de saúde (leis federais nº. 8080/90 e 8142/90) e Lei Federal nº 10.424, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento de serviços correspondentes e regulamentando a assistência domiciliar no sistema único de saúde, processo saúde -doença; princípios e diretrizes do sistema único de saúde e a lei orgânica de saúde; atenção básica à saúde; visitas domiciliares; avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário; noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento; noções básicas de doenças como leishmaniose visceral e tegumentar, dengue, malária, esquistossomose, dentre outras.

Específicos para nível fundamental na função de Auxiliar de Raio X:

Higiene e Segurança no trabalho; Ética e trabalho; Trabalho em Equipe; Qualidade na prestação de serviço; Relações interpessoais e atendimento ao público; Conhecimentos básicos de equipamentos radiológicos e seu funcionamento (produção de raios-X, estrutura básica de aparelhagem fixa e portátil, câmara escura). Conhecimentos de técnicas de raios-X. Conhecimentos de técnicas de revelação e fixação e de elementos dos componentes químicos do revelador e fixador. Legislação concernente ao operador de raio X.

Específicos para nível alfabetizado na função de Padeiro:

Conhecimento de tipos de pães; Massa; Utensílios e Aparelhos usados; Ingredientes das massas; Medidas de farinha e sal; Fermentos diversos; Conhecimentos básicos da função; Confeitos; Enfeites; Bolos e outras massas; Higiene dos ingredientes; Higienização e Limpeza dos equipamentos, aparelhos e instalações; Asseio pessoal; Vestuário adequado; Noções de operação de tempo; Processo de Fermentação; Equivalência de Medidas; Qualidades Nutricionais; Receitas mais comuns de pães salgados e doces; Controle de desperdício; Controle de estoque; AIPESP; ABIP; Métodos para desmoldar massas de assadeiras e formas; Produtos usados e comuns na limpeza e conservação das formas e assadeiras com revestimentos.

Nível Médio

Português para ensino médio:

Língua Portuguesa: Interpretação de textos escritos de diferentes gêneros textuais. Paródia e paráfrase. FONOLOGIA: Conceitos básicos; Classificação dos fonemas; Sílabas; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais; Dígrafos; Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos; O Alfabeto português; Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos; Acentuação tônica; Acentuação gráfica; Os acentos; Aspectos genéricos das regras de acentuação; As regras básicas; As regras especiais; Hiatos; Ditongos; Formas verbais seguidas de pronomes oblíquos; Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e formação das palavras; Conceitos básicos; Processos de formação das palavras; Derivação e Composição; Prefixos; Sufixos; Composição; Tipos de Composição; Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares; Classes de palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração. Termos Acessórios da Oração e Vocativos. Orações Subordinadas e Coordenadas. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação dos Termos da Oração; Colocação dos pronomes oblíquos e átonos; uso da próclise, uso da ênclise; funções e emprego do "que" e "se". PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen. O uso da Crase; Emprego dos Sinais de Pontuação. Interpretação e análise de textos. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem: Figuras de palavras ou tropos, figuras de pensamento, figuras de construção ou sintaxe, Vícios de linguagem.

Conhecimentos Gerais para ensino médio:

Conhecimentos atuais e dos últimos cinco anos relacionados a temas políticos, sociais e econômicos, generalidades e conceitos do município, Brasil e do Mundo. Economia Social. Questão Agrária. Distribuição de Renda. Terceiro Setor. Relações com o trabalho. Direitos dos Deficientes. Constituição Federal. Urbanização. Regiões Metropolitanas. Problemas Ambientais, urbanos e agrícolas. Meio Ambiente. População. Organização social, política e econômica do Brasil. Dívida Externa e Interna. Aspectos históricos, geográficos, e econômicos e populacionais do Estado de Mato Grosso e município de Terra Nova do Norte. Noções de informática. Lei Orgânica do Município de Terra Nova do Norte do Norte, ECA e Estatuto do Servidor Público do Município de Terra Nova do Norte.

Específicos para nível médio na função de Monitor de Creche:

Estatuto da Criança e do Adolescente. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei Orgânica do Município - Capítulo da Educação. Desenvolvimento da criança. Importância da arte e brincadeiras na Educação Infantil. Higiene e limpeza de crianças em creches. Prevenção de acidentes. Segurança alimentar e noções de valor nutricional na alimentação de crianças. Princípios fundamentais para o bom atendimento. Relações humanas no trabalho.

Específicos para nível médio na função de Assistente Administrativo:

Noções de atendimento ao público - pessoal, via telefone, digital. Comunicação social - usuário interno e externo. Noções de Redação Oficial: ofícios, comunicação interna, cartas, requerimento. Relacionamento interpessoal. Controle de material. Noções de organização de arquivo. Correspondência comercial. Organização de documentos - arquivo, protocolo. Relacionamento interpessoal. Desenvolvimento de projetos. Noções de Informática: Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática; Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, compartilhamento de arquivos. Conceitos de Windows, Word, Excel e Internet.

Específicos para nível médio na função de Técnico em Enfermagem:

Conhecimentos Específicos: Ética Profissional. Código de Ética e Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. Métodos e técnicas de limpeza preparo, desinfecção e esterilização, Central de Material e Esterilização: estocagem e manuseio de materiais,controle de esterilização, Antissepsia e assepsia, Infecções Hospitalares: conceitos, causas, prevenção, controle e tratamento, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Princípios gerais de Biossegurança: Precauções Padrão e isolamento. Assistência aos pacientes na alimentação enteral e parenteral e nas eliminações, Coleta de exames. Posições para exames e procedimentos terapêuticos. Registros de Enfermagem, admissão, transferência, alta, anotações no prontuário. Preparo e administração de medicamentos, cálculos de drogas: ação, dose, dosagem, métodos e vias. Sinais Vitais: temperatura, respiração, pulso e pressão arterial. Processo de segurança e conforto e prevenção das complicações da imobilização. Feridas: classificação, cicatrização, tratamento e curativos. Cuidados com a respiração do cliente: oxigenoterapia e nebulização. Calor e frio como agentes terapêuticos. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento, prevenção e cuidados de Enfermagem nas afecções clínicas do aparelho respiratório: pneumonia, asma e enfisema pulmonar; sistema cardio circulatório: Insuficiência Cardíaca Congestiva, Hipertensão Arterial, Edema Agudo de Pulmão; sistema digestório: esofagite, colecistite, apendicite, gastrite; sistema glandular: Diabetes Mellitus, hipertireoidismo; sistema renal e urogenital: Insuficiência Renal Aguda e Crônica, infecção do trato urinário. Cuidados de Enfermagem no Centro Cirúrgico. Exames cirúrgicos. Fases do tratamento cirúrgico e cuidados de enfermagem no pré-operatório, transoperatório e pós-operatório de: drenagem de tórax, traqueostomia, apendicectomia, colecistectomia, gastrostomia, colostomia, prostatectomia, histerectomia, postectomia, nefrectomia, cirurgia intra caniana, herniorrafia, hemorroidectomia e tireoidectomia. Terminologia. Cuidados com o corpo após a morte. Cuidados de enfermagem em acidentes que caracterizam situações de emergência e urgência: queimaduras, choque elétrico, desmaios, vertigens, intoxicações, envenenamentos, picadas de animais peçonhentos, convulsão, estado de choque, asfixia, fratura, coma, parada cardiorrespiratória, hemorragias, traumatismos e ferimentos).

Específicos para nível médio na função de Agente Sanitário:

Armazenamento e qualidade dos alimentos. Coleta, transporte e destinação de lixo. Condições de Saúde no Brasil. Equipamentos de segurança. Noções sobre saúde, conservação dos alimentos, cosméticos, saneantes domissanitários e de ambientes e vigilância zoosanitária. Higiene sanitária em estabelecimentos de saúde e de uso coletivo. Noções das condições de medicamentos e desinfetantes. Noções de meio ambiente. Noções de vigilância nutricional. Poluição atmosférica e sonora. Saneamento Básico. Saúde do trabalhador. Situações de riscos. Noções básicas do Código Sanitário.

Específicos para nível médio na função de Agente de Finanças e Controle:

Trabalho em Equipe. Qualidade na prestação de serviço; Relações interpessoais e atendimento ao público; Higiene e Segurança no trabalho; Ética e trabalho. Noções de serviços administrativos e municipais; Normas gerais de direito tributário. Procedimentos contábeis básicos. Variações do patrimônio líquido. Aspectos fundamentais do ativo imobilizado. Aspectos legais e societários das demonstrações contábeis. Lei do Orçamento - Disposições gerais. Contabilidade orçamentária e financeira. Contabilidade patrimonial e industrial. Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101 de 04/05/2000. Importância dos princípios contábeis. Lei 4.320 de 17/03/1964. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nº 11.768 de 14/08/2008. Lei Orçamentária Anual (LOA) nº 11.647 de 24/03/2008. Análises, indicadores e indicativos contábeis. Inventário. Balanços e demonstração das variações patrimoniais. Tomadas de contas e prestações de contas. Controle interno. Controle externo. Conhecimentos de Informática, Sistema Operacional Windows XP, aplicativos do pacote Microsoft Office 2003 (Word, Excel). Conhecimentos de Internet e e-mail. Legislações municipais, Estaduais e Federais correlacionadas com a área.

Específicos para nível médio na função de Agente de Tributos:

Higiene e Segurança no trabalho; Ética e trabalho. Trabalho em Equipe. Qualidade na prestação de serviço; Relações interpessoais e atendimento ao público; Noções de serviços administrativos e municipais; Normas gerais de direito tributário. Tributos e outras receitas municipais. Legislação Tributária. Fato gerador. Base de cálculo. Alíquota. Lançamentos - modalidades: por declaração, de ofício e por homologação, revisão, atualização de valores imobiliários, recursos contra lançamentos. Crédito tributário - exigibilidade, extinção, pagamento, decadência, prescrição, exclusão, anistia, remissão, cobrança judicial. Imunidade e isenção - isenções: unilaterais, bilaterais, subjetivas e objetivas. Incidência e não incidência. Código Tributário Nacional e Código Tributário Municipal. Lei orgânica municipal; Utilização de logradouros públicos. Muros, cercas e calçadas, limpeza de terrenos urbanos, utilização de som em propagandas ou divulgações comerciais, horários e forma de funcionamento de bancas de jornais, teatros, circos, farmácias, parques, entre outros. Comércio ambulante, Aferição de pesos e medidas. Conhecimentos de Informática, Sistema Operacional Windows XP, aplicativos do pacote Microsoft Office 2003 (Word, Excel). Conhecimentos de Internet e e-mail. Legislações municipais, Estaduais e Federais correlacionadas com a área.

Específicos para nível médio na função de Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática:

Trabalho em Equipe. Qualidade na prestação de serviço; Relações interpessoais e atendimento ao público; Higiene e Segurança no trabalho; Ética e trabalho. Domínio em ambiente de rede, com estações Linux (compartilhamento de impressoras e arquivos, configurações de IP e etc.), integração de microcomputadores. Domínio na área de eletrônica analógica e principalmente digital, reparos de equipamentos de informática (Monitores, Fontes de alimentação, no-breaks etc.) e domínio de Redes de Computadores. Domínio na instalação de sistemas operacionais (Windows e Linux - distribuição Slackware), cabeamento estruturado, e estruturas de redes de computadores.

Específicos para nível médio na função de Técnico em Raio X:

História dos raios-X, Princípios físicos da radiação. Formação dos raios-X e da imagem radiográfica. Principais efeitos danosos da radiação. Meios de proteção radiográfica. Conhecimentos do funcionamento dos equipamentos de raios-X convencional e contrastado. Conhecimentos básicos de Anatomia e Fisiologia (ossos do crânio). Face. Coluna. Tórax. Membros inferiores e superiores. Órgãos do tórax e abdômen. Conhecimentos básicos de equipamentos radiológicos e seu funcionamento (produção de raios-X, estrutura básica de aparelhagem fixa e portátil, câmara escura). Conhecimentos de técnicas de raios-X. Conhecimentos de técnicas de revelação e fixação e de elementos dos componentes químicos do revelador e fixador. Legislação concernente ao operador de raio X. Deveres do Funcionário Público. Constituição Brasileira - Art. 41.

Nível Superior:

Língua Portuguesa para ensino superior:

Interpretação de textos de diferentes gêneros textuais. A função do "que" e do "se". Paródia e paráfrase. Texto literário e não-literário. Relação entre sentido e contexto: polissemia/conotação e denotação. Tipologias textuais: narração, dissertação e descrição. Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação linguística Funções da Linguagem. Figuras de Linguagem. Ortografia - dificuldades da língua (a fim, afim/ a par, ao par/acerca, a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras). Significação das palavras: sinônimo, antônimo, conotação, denotação, homônimos, parônimos, polissemia, figuras de linguagem, vícios de linguagem; Fonologia; Fonemas e letras. Emprego dos sinais de pontuação no texto. Acentuação gráfica. Emprego da crase. Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical). Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo). Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise); O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos). Sintaxe de concordância: nominal e verbal. Sintaxe de regência: nominal e verbal. Elementos da textualidade: coesão, coerência, clareza, precisão/armadilhas do texto (ambiguidade e redundância). Semântica e Estilística.

Conhecimentos Gerais para ensino superior:

Conhecimentos atuais e dos últimos cinco anos relacionados a temas políticos, sociais e econômicos, generalidades e conceitos do município, Brasil e do Mundo. Economia Social. Questão Agrária. Distribuição de Renda. Terceiro Setor. Relações com o trabalho; Direitos dos Deficientes. Constituição Federal. Urbanização. Regiões Metropolitanas. Problemas Ambientais, urbanos e agrícolas. Meio Ambiente. População. Organização social, política e econômica do Brasil. Dívida Externa e Interna. Aspectos históricos, geográficos, e econômicos e populacionais do Brasil, do Estado de Mato Grosso e do município de Terra Nova do Norte, Noções de informática. Lei Orgânica do Município de Terra Nova do Norte, ECA e Estatuto do Servidor Público do Município de Terra Nova do Norte.

Específicos para nível superior na função de Analista Tributário:

Tributo: conceito e classificação. Limitações constitucionais do poder de tributar. Impostos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Legislação Tributária: disposições gerais, vigência, aplicação, interpretação e integração. Obrigação tributária principal e acessória. Fato gerador da obrigação tributária. Sujeição ativa e passiva. Capacidade tributária. Domicílio tributário. Crédito tributário: conceito e constituição. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. Hipóteses de alteração do lançamento. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Extinção do crédito tributário e suas modalidades. Exclusão do crédito tributário e suas modalidades. Administração tributaria: fiscalização; dívida ativa; certidão negativa.

Específicos para nível superior na função de Bioquímico:

Patogenia, sintomatologia, epidemiologia, profilaxia e diagnóstico das parasitoses humanas; Fundamento das técnicas utilizadas no diagnóstico das parasitoses humanas. Enterobacteriaceae, Mycobacteriacea e Streptococaceae: patologia, profilaxia e diagnóstico laboratorial; Meios de cultura para bacteriologia: generalidades, métodos de coloração. Causas de variação nas determinações laboratoriais: a preparação do paciente. Variações e erros devidos à amostra biológica; Fotometria em Bioquímica Clínica: conceito, tipos, leis de fotometria, aplicação nas análises clínicas, transmitência, absorbância, curva e fator de calibração; Técnicas, fundamentos químicos e interpretação clínica das dosagens de: glicose, hemoglobina glicolisada, ureia, ácido úrico, creatinina, colesterol e frações, triglicérides, proteínas totais e albumina, bilirrubina total, direta e indireta. Fosfatases: ácida e alcalina, amilase, creatinofosfoquinse, desidrogenase lática. Transminases: glutânico oxalacética e glutânico-pirúvico. Urinálise: fundamentos químicos, interpretação das análises. Interpretação clínica de eritrograma e hemograma: valores de referência. Índices hematimátricos. Hematoscopia normal e patológica. Alterações qualitativas e quantitativas; Anemias; Leucoses: Alterações no sangue periférico; Imuno-hematologia: exames laboratoriais para classificação sanguínea e doenças auto-imunes; Coagulação e hemostasia: diagnóstico laboratorial das doenças vasculares, plaquetárias e das principais coagulopatias; Coleta e métodos de coloração para exames hematológicos. Diagnóstico imunológico das infecções bacterianas (salmonelose, brucelose, sífilis); Diagnóstico imunológico das infecções virais: mononucleose infecciosa, hepatites, rubéola, AIDS, rotavírus, citomegalovírus; Imunofluoerescência para Toxoplasmose e Doenças de Chagas.

Específicos para nível superior na função de Assistente Social

Análise de conjuntura; Serviço Social: conhecimentos gerais da profissão; Serviço Social e formação profissional; A dimensão política da prática profissional; Pesquisa em Serviço Social. Metodologia do Serviço Social; Desafios do Serviço Social na contemporaneidade; Atuação do Serviço Social na administração de políticas sociais; Planejamento. Estratégico. Participativo; Serviço Social e interdisciplinaridade. Fenômeno grupal; Ética Profissional. O projeto ético-político-profissional do Serviço Social. A Ética aplicada à ação profissional na política de Saúde; Serviço Social e a política de Saúde Mental; Sistema Único da Assistência Social; Estatuto da Criança e do adolescente (Lei n.º 8.069/90); Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº. 8.742/93); Lei nº. 8.842/94 que fixa a Política Nacional do Idoso; Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Específicos para nível superior na função de Contador

Campos de atuação da contabilidade, definição, objetivos e finalidades da contabilidade. Usuários da informação contábil. O ciclo contábil. Estrutura conceitual básica da contabilidade. Estática patrimonial (Balanço Patrimonial). Procedimentos contábeis básicos. Variações do patrimônio líquido. Aspectos fundamentais do ativo imobilizado. Aspectos legais e societários das demonstrações contábeis. Lei do Orçamento - Disposições gerais. Contabilidade orçamentária e financeira. Contabilidade patrimonial e industrial. Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101 de 04/05/2000. Importância dos princípios contábeis. Lei 4.320 de 17/03/1964. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nº 11.768 de 14/08/2008. Lei Orçamentária Anual (LOA) nº 11.647 de 24/03/2008. Análises, indicadores e indicativos contábeis. Inventário. Balanços e demonstração das variações patrimoniais. Tomadas de contas e prestações de contas. Controle interno. Controle externo. Sistema Tributário Nacional. Processo orçamentário. Orçamento na Constituição de 1988. Da proposta orçamentária, Da elaboração da Lei de Orçamento, Do Exercício Financeiro, Dos Créditos Adicionais, Da Execução do Orçamento. Conceitos orçamentários: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Lei 8.666 de 21 de junho de 1993. Plano de contas da Administração Federal. Internet: navegação básica (Internet Explorer e Mozilla Firefox), hyperlinks, acesso à páginas eletrônicas (URL), utilização de ferramentas de busca (Google, Yahoo, Alta Vista, Cuil e outros); Serviços Web: transferências de arquivos (download e upload); correio eletrônico (Webmail e programas cliente); ferramentas de bate-papo; Segurança: conceitos de vírus, spam, certificados de segurança; acesso a sites seguros. Cuidados e prevenções; antivírus; antispam; Hardware: conceitos básicos dos componentes de um computador; dispositivos de entrada e saída; novos dispositivos de armazenamento; Sistema operacional Windows: conceitos básicos de operação com arquivos; pastas; atalhos; Ambientes de Rede: compartilhamento de arquivos em rede; conexões de rede; impressão remota de arquivos; Aplicativos no ambiente Windows: abrir e salvar documentos; configuração do leiaute de página; inserção de figuras, tabelas e objetos; teclas de atalho; formatação e impressão de arquivos; Editor de texto: conceitos e operações básicas; edição e formatação de documentos; inserção de cabeçalhos, rodapés e numeração de páginas; uso de estilos de formatação; corretores ortográfico e gramatical; proteção de documentos; Editor de planilhas eletrônicas: conceitos e operações básicas; conceitos de células, linhas e colunas; elaboração de planilhas; cálculos usando fórmulas e funções; classificação de dados; inserção de gráficos; formatação de tabelas; Editor de apresentação: operações e conceitos básicos; formatação de apresentações; inserção de slide mestre; inserção de figuras e objetos; apresentação de slides.

Específicos para nível superior na função de Controlador Interno:

Matéria Constitucional de: Direitos e Garantias Fundamentais; e, direito financeiro, tributário e comercial, competências federativas [União, Estados e Municípios], Sistema Tributário Nacional; Código Tributário Nacional. Lei 4.320 de 17/03/64; Lei 8.666 de 21/06/93 com alterações da Lei 8.883/94 e suas atualizações, Lei 10.520 de 17/07/2002; Lei Complementar 101 de 04/05/2000; Lei Complementar Nº 116 de 31/07/2003. Contabilidade Pública: Princípios Contábeis Fundamentais (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade). Patrimônio: Componentes Patrimoniais: Ativo, Passivo e Situação Líquida (ou Patrimônio Líquido). Fatos Contábeis e Respectivas Variações Patrimoniais. Conta: Conceito. Débito, Crédito e Saldo. Teorias, Função e Estrutura das Contas. Contas Patrimoniais e de Resultado. Sistema de Contas; Plano de Contas. Provisões em Geral. Escrituração. Conceito e Métodos. Lançamento Contábil: Rotina e Fórmulas. Processo de Escrituração. Escrituração de Operações Financeiras. Escrituração de operações típicas. Livros de Escrituração: Obrigatoriedade, Funções, Formas de Escrituração. Erros de Escrituração e suas Correções. Sistema de Partidas Dobradas. Balancete de Verificação. Balanço Patrimonial: Obrigatoriedade e Apresentação. Conteúdo dos Grupos e Subgrupos. Classificação das Contas. Critérios de Avaliação do Ativo e do Passivo. Avaliação de investimentos. Levantamento do Balanço de acordo com a Lei. Demonstração do Resultado do Exercício: Estrutura, Características e Elaboração de acordo com a Lei. Apuração da Receita Líquida. Contabilidade Pública. Matéria Administrativa: Organização administrativa do Município: administração direta e indireta; autarquias, fundações públicas; sociedades de economia mista. Atos administrativos: conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação ;vinculação e discricionariedade; revogação e invalidação. Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades; procedimento, revogação e anulação; sanções penais; normas gerais de licitação. Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação; formalização; execução; inexecução, revisão e rescisão. Agentes Públicos: servidores públicos; organização do serviço público; normas constitucionais concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos. Serviços públicos: conceito e classificação; regulamentação e controle; requisitos do serviço e direitos do usuário; competências para prestação do serviço; serviços delegados a particulares; concessões, permissões e autorizações; convênios e consórcios administrativos. Domínio público: conceito e classificação dos bens públicos; administração, utilização e alienação dos bens públicos; imprescritibilidade, impenhorabilidade e não-oneração dos bens públicos; aquisição de bens pela Administração; terras públicas; águas públicas; jazidas; florestas; fauna; espaço aéreo; patrimônio histórico; proteção ambiental. Responsabilidade civil da Administração. Controle da Administração Pública: conceito, tipos e formas de controle; controle interno e externo; controle parlamentar; controle pelos tribunais de contas; controle jurisdicional; meios de controle jurisdicional. Princípios Básicos da Administração Pública, resoluções do TCE/MT que façam referência ao controle interno..

Específicos para nível superior na função de Enfermeiro:

Conhecimentos Específicos: A assistência e o cuidado de enfermagem ao longo do ciclo vital; O exercício profissional da enfermagem; Equipe de saúde. Educação para a saúde. O trabalho com grupos; Os serviços de enfermagem e a estrutura organizacional; Liderança e supervisão em enfermagem; Assistência de enfermagem na emergência clínico cirúrgica O atendimento de enfermagem em casos de urgência e emergência; Primeiros socorros; A enfermagem na saúde mental. A assistência integral à saúde mental; Métodos de esterilização de materiais; Administração de medicamentos: métodos e vias, posologia de drogas e soluções, intoxicação por medicamentos; Ações do enfermeiro nos exames complementares; Assistência de enfermagem em programas especiais: DST/SIDA-AIDS, imunizações, hipertensão, diabetes, pneumologia sanitária; Assistência de enfermagem e atenção à saúde de crianças e adolescentes. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra-equipes e atendimento ao público usuário.

Específicos para nível superior na função de Engenheiro Civil.

Geologia Aplicada à Engenharia; Resistência dos Materiais; Topografia; Urbanismo; Hidráulica; Materiais de Construção; Teoria das Estruturas; Estradas; Hidrologia Aplicada; Mecânica dos Solos; Concreto Armado; Saneamento; Fundações; Planejamento; Orçamento e Controle de Obras; Planejamento Urbano; Saneamento Urbano; Equipamentos Urbanos; Gerenciamento na Construção Civil; Instalações Prediais; Tráfego e Transporte; Cadastro Fiscal Imobiliário.

Específicos para nível superior na função de Fisioterapeuta:

Política de Saúde: Diretrizes e bases da implantação do SUS. Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde - Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de Mato Grosso. Código de Ética do Profissional. Fisioterapia: conceituação, recursos e objetivos. Reabilitação: conceituação, objetivos, sociologia, processo e equipe técnica. Papel dos serviços de saúde. Modelos alternativos de atenção à saúde das pessoas deficientes. Processo de fisioterapia: semiologia; exame e diagnóstico, postura, diagnósticos das anomalias posturais (patomecânica e correção). Processos incapacitantes mais importantes (processo de trabalho, problemas de atenção à saúde pré, peri, pós-natal e na infância, doenças infectocontagiosas, crônico degenerativas e as condições de vida); papel dos serviços de saúde. Trabalho multidisciplinar em saúde; papel profissional e as instituições de saúde. Fisioterapia em Traumato-ortopedia. Fisioterapia em Neurologia. Fisioterapia em Pneumologia. Fisioterapia nas Afecções Reumáticas. Fisioterapia em Queimaduras. Fisioterapia em Cardiologia e Angiologia. Fisioterapia em Ginecologia e Reeducação Obstétrica. Fisioterapia em Geriatria. Reabilitação profissional: conceito, objetivos, processo e equipe técnica. Recursos terapêuticos em Fisioterapia. Prevenção: modelos alternativos de atenção à saúde. Fisioterapia em Geriatria.

Específicos para nível superior na função de Médico

Ética e legislação profissional. A educação em saúde na prática do PSF. Sistema de informação da atenção básica. Noções Básicas de Epidemiologia: Vigilância epidemiológica, Indicadores Básicos de Saúde. Atuação do Médico nos programas Ministeriais: Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes. Atenção a Saúde da Mulher. Atenção a Saúde da Criança. Atenção a Saúde do Adolescente, Adulto e do Idoso. Exame Clínico; Considerações Biológicas em Medicina Clínica; doenças causadas por agentes biológicos e ambientais; Doenças causadas por riscos do meio ambiente e agentes físicos e químicos; Doenças dos sistemas orgânicos; DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis: HIV e AIDS, Prevenção, Transmissão e Tratamento; Fundamentos da Psiquiatria e Doenças Psicossomáticas: Fundamentos de Geriatria, Fundamentos da Hemoterapia; Fundamentos de Epidemiologia e Doenças de Motivação Compulsória; Fundamentos de Saúde Pública; Fundamentos de Pediatria; Emergências Médicas: Cardiovasculares, Respiratórias, Neurológicas, Pneumológicas dos distúrbios metabólicos e endócrinos gastroenterológicos, das doenças infectocontagiosas, dos estados alérgicos e dermatológicos, dos politraumatizados, da Ortopedia, das feridas e queimaduras, da Ginecologia e Obstetrícia, da Urologia, da Oftalmologia e Otorrinolaringologia, intoxicações exógenas. Saúde da família na busca da humanização e da ética na atenção a saúde. Saúde mental no PSF. Tratamento de feridas no domicílio. Controle da dor no domicílio. Intervenções Médica na internação domiciliar e assistência Médica em domicílio. Visitas Domiciliares. Trabalho em equipe multiprofissional. Relacionamento Interpessoal. Propedêutica em clínica médica. Prevenção, nutrição e doenças nutricionais. Antibióticos, quimioterápicos e corticoides. Epidemiologia, etiologia clínica, laboratório, diagnostico diferencial das seguintes afecções: Aparelho digestivo: esofagite, gastrite, ulcera péptica, doença intestinal inflamatória e cirrose hepática; Aparelho cardiovascular: angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica; Sistema Hematopoiético: anemias, leucoses e linfomas; Sistema renal: infecções do trato urinário, GNDA e GNC; Aparelho respiratório: pneumonia, bronco pneumonia e DPOC.

Específicos para nível superior na função de Nutricionista:

Conhecimentos inerentes à formação profissional e da legislação regulamentadora da profissão. Elaboração de cardápios para a alimentação escolar para as atividades de assistência social, notadamente, com idosos e crianças; valor nutricional dos alimentos, especialmente, daqueles de produção local e de consumo normal da população do Município e da região. Noções básicas de saúde pública e de controle da obesidade e orientação sobre consumo e valor proteico, nutritivo de vitamínico dos alimentos; alimentação e nutrição. Conhecimentos da legislação e normas pertinentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e de outras normas de saúde pública e de vigilância sanitária e relacionadas à produção, conservação, armazenamento, utilização e preparo de alimentos; conhecimentos da legislação que regulamenta a profissão, inclusive o respectivo código de ética; outros conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação. Conhecimentos sobre regras e relacionamento interpessoal e social no ambiente de trabalho; conhecimentos sobre o relacionamento dos servidores públicos, entre eles, com as autoridades e com a comunidade; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais.

Específicos para nível superior na função de Odontólogo:

Conhecimentos Específicos: Anatomia: Anatomia e Análise Funcional. Anatomia e Aplicação Clínica. Patologia Defeitos do Desenvolvimento da Região Maxilo Facial e Oral. Anomalia Dentária. Doenças Fúngicas e Protozoários Infecção Viral. Doença Imunológica e Alérgica. Patologia Epitelial. Patologia das Glândulas Salivares. Tumores de Tecidos Ósseos. Doenças do Osso. Cistos e Tumores Odontológicos. Manifestações Orais de Doenças Sistêmicas. Lesões Nodulares e Vegetantes. Lesões Pigmentadas. Lesões Brancas. Ulceras Bucais. Lesões Visico-bolhosas. Câncer Bucal. Endodontia: Semiologia endodôntica. Inflamação. Infecção; Métodos de diagnóstico em Endodontia; Alterações pulpares e peripaicais; Anatomia endodôntica. Material e instrumental endodôntico; Esterilização e desinfecção; Radiologia aplicada; Acesso cavitário; Odontometria e localizadores Técnicas de instrumentação tipo crown-down; Medicação intracanal; Irrigação; Obturação e técnicas; Materiais endodônticos; Lesão Endopério. Dor, pulpites, abscessos, hemorragias, drenagem, traumatismos dentários; Analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos; Cirurgia parendodôntica; Microbiologia dos canais radiculares e do periápice; Ortodontia: Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial. Desenvolvimento das dentições pré-natal, decídua, mista e permanente. Desenvolvimento das dentições em maloclusões de classe I, II e III e mordidas abertas. Desenvolvimento dos problemas ortodônticos. Diagnóstico Ortodôntico. Tratamento dos problemas ortodônticos em crianças pré-adolescentes e na dentição permanente precoce; Saúde Coletiva: Controle da cárie dentária em populações. Determinantes de cárie dentária. Escala de propriedades de ação preventiva. Estratégia par a promoção de saúde bucal: princípios gerais. Estratégias populacionais e de alto risco. Níveis de atenção e política odontológica. Planejamento. Programação para clientelas específicas. Identificação de problemas. Educação em saúde. Dentística Restauradora: Materiais Dentários. Adesão aos Tecidos Dentários. Quando restaurar e quando deter a Doença Carie. Restaurações Diretas com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores. Restaurações adesivas diretas. Facetas diretas com resinas compostas. Restaurações Indiretas com Resinas. Abordagem Restauradora de Dentes Tratados Endodonticamente. Clareamento de Dentes. Agentes Clareadores. Proteção dos Tecidos Dentais. Cuidados Operatórios para as Técnicas de Clareamento. Cirurgia: Conceito de Biossegurança. Avaliação Pré e Pós-Operatória. Princípios da Anestesia Local. Técnica Cirúrgica. Exodontia Simples e de Dentes Impactados. Complicações em Exodontias. Cirurgia Pré-protética. Complicações Bucossinusais. Diagnóstico Diferencial e Biópsia. Cirurgia dos Tumores Odontogênicos. Cirurgia dos Cistos Odontogênicos e das Glândulas Salivares. Traumatologia Bucomaxilofacial. Complicações Cirúrgicas. Abordagem do Paciente submetido à Radioterapia ou a Quimioterapia. Controle das Desordens Temporomandibulares; Odontopediatria: Crescimento e desenvolvimento. Cariologia clínica. Tratamento das lesões cariosas em decíduas. Selantes de fóssulas e fissuras. Terapia endodôntica em decíduas. Traumatismos. Cirurgia bucal pediátrica. Periodontia: Anatomia do Periodonto. Tecidos Periodontais. Classificação das Doenças. Periodontais. Métodos de Controle de Placa. Distúrbios Sistêmicos e o Periodonto. Cirurgia Periodontal. Microbiologia da Doença Periodontal. Epidemiologia e Etiologia da Doença Periodontal

Específicos para nível superior na função de Psicólogo:

Conhecimentos Específicos: Histórico da Psicologia; Métodos da Psicologia; O Arco reflexo; A Inteligência; A Motivação e a Aprendizagem; O processo de aprendizagem segundo Piaget; A Personalidade; A sensação e a percepção; A Psicanálise; O Gestalt - Terapia; O Behaviorismo; Os testes psicológicos. Etiologia das Deficiências Mentais. Desordens da Personalidade. Deficiências Mentais. Orientação de Pais. Conhecimentos em Psicomotricidade. Psicoterapia de grupo. Desenvolvimento infantil. Psicoterapia Breve; Orientação Familiar.

Específicos para nível superior na função de Professor de I a IV:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Parâmetro Curricular Nacional - PCN. Ensino da Língua Portuguesa: Leitura: compreensão e interpretação Reconstrução de informações do texto: identificação de informações implícitas; reconhecimento de relações entre textos verbais e ilustrações; relação entre informações do texto e conhecimentos prévios; reconhecimento de ambiguidade, ironia, opiniões e valores no texto; identificação do sentido de uma palavra pelo contexto; reconhecimento do tema principal de um texto; identificação de locutor e interlocutor de um texto. Gêneros textuais: estrutura e elementos de texto narrativo em diversos gêneros: narrador, personagens, conflito, desfecho; elementos do texto argumentativo - gênero opinião: tese, argumento e contra-argumento, refutação; aspectos formais, estilísticos e temáticos de textos poéticos; Intertextualidade: relações temáticas entre textos; a citação como elemento argumentativo; síntese de textos ou de parágrafos. Tópicos de gramática contextualizada: Representação e emprego das palavras; Pontuação; Relações de referência; Relações semântico sintáticas de explicação, oposição, conclusão, adição, alternância, causa, consequência, tempo, finalidade, condição, comparação. Ensino de Matemática: Geometria: Espaço - localização, movimentação e representação (pontos de referência); Formas bidimensionais e tridimensionais (elementos e propriedades). Medidas: Significado e unidades de medida - comprimento, superfície, capacidade e massa; Significado e unidades de medida de tempo; Significado e unidades de medida de temperatura; Significado e unidades de medidas do sistema monetário. Números: Números naturais e sistema de numeração decimal; Números racionais e positivos - representação decimal e fracionária. Operações: Significado das operações - adição, subtração, multiplicação e divisão; Propriedades das operações; Cálculo. Estatística: Lista, tabela simples e de dupla entrada e gráfico. Ensino de Ciências: Terra e Ambiente: Movimento da Terra - tempo, ano, calendário e estações do ano; Planeta Terra - história, estrutura e transformações no tempo e no espaço; Água - características, estados físicos e seus diversos usos; Solo: tipos de solo, características, uso do solo; Ambientes - fisionomia, constituição, dinâmica e equilíbrio; Seres vos - organização funcional e utilização como recurso natural; A energia em nossa vida - suas fontes e transformações (calor e eletricidade); Recursos naturais; Matéria; Ecologia. Ser Humano: Desenvolvimento e Saúde - reprodução e sexualidade; Organismo humano; Saúde; Ambiente e convívio. Ensino de História: A) Relações sociais no espaço em que a criança vive: Relações de parentesco; Tipos de organizações familiares; Semelhanças e diferenças entre os grupos sociais da comunidade; A diversidade étnica e as desigualdades sociais. Relações de trabalho existentes no meio em que a criança vive: Noções das atividades relativas ao trabalho dos grupos sociais; Relações sociais decorrentes das atividades de trabalho. Construção das noções de Tempo: Noções elementares de tempo - períodos do dia, calendário e os diversos instrumentos de contagem do tempo; Noções básicas de marcação do tempo histórico. d) A Construção do Espaço Social: movimentos de população; As diferentes fontes históricas (iconografia, documentos pessoais, objetos da cultura material, textos históricos, relato oral, etc.); e) Aspectos gerais da História de Mato Grosso. Ensino de Geografia: Espaço vivido e percebido: O eu e o outro; O grupo da família; Os grupos da escola; Os grupos do bairro; Diferenças sociais e culturais. Espaço Representado: Organização e orientação espacial (pontos de referência situacionais e relacionais); Noções de escala; Representação simbólica; Figuras cartográficas (tipos de gráficos e mapas). O Ambiente em que vivemos: Campo e cidade; A natureza e sua dinâmica; Trabalho e a organização do espaço geográfico. Aspectos Geográficos de Mato Grosso e Terra Nova do Norte: Hidrografia; Relevo; População; Biodiversidade e questões ambientais.

Específicos para nível superior na função de Professor com Graduação em História:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Parâmetro Curricular Nacional - PCN. Fundamentos teóricos do Pensamento Histórico; Didática e prática dos procedimentos de produção do conhecimento histórico; Linguagem e ensino de História; Transversalidade, novas formas de abordagem e renovação do ensino de História; O ofício do historiador e a construção da História; Natureza, Cultura e História; Passagens da Antiguidade para o Feudalismo; Mundo Medieval; 9. Expansão Europeia do século XV; Formação do Mundo Contemporâneo; Brasil - Sistema Colonial; Brasil - Império; Brasil - República; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Parâmetros Curriculares Nacionais de História; Aspectos da História da África e dos povos afro-americanos e ameríndios; História da América. História de Mato Grosso.

Específicos para nível superior na função de Professor com Graduação em Inglês:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Parâmetro Curricular Nacional - PCN. Análise Textual: O tema ou a ideia global ou tópico de parágrafos; Argumento principal defendido pelo autor; O objetivo ou finalidade defendido pelo autor; Elementos característicos de cada tipo e gêneros textuais - literários e não-literários; Função da linguagem; O trabalho com a oralidade na escola; Ensino e avaliação em leitura; Ensino e avaliação na produção de textos; Ensino e avaliação de gramática. Concepções sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Tendências Pedagógicas: métodos e abordagens de ensino (Grammar-Translation; The Audio-Lingual Method; Silent Way; Desuggestopedia; Community Language Learning; Total Physical Response; Communicative Approach; Collaborative Learning). Interculturalidade e Interdisciplinaridade no ensino de Língua Inglesa. Compreensão e Produção de Textos em Língua Inglesa. Fonologia, Ortografia e Morfossintaxe. Competências para ensinar/aprender. Reflexões e ações do professor de Língua Inglesa.

Específicos para nível superior na função de Professor com Graduação em Educação Física:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Educação Física e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica. Educação Física como componente curricular na Educação Básica: Função social. Objetivos. Características. Conteúdos. Educação Física e suas Abordagens Metodológicas: intenção, fundamentos, objetos de estudo. O processo de ensino-aprendizagem em Educação Física: a relação professor/aluno, situações didáticas, avaliação formativa. Esporte Escolar: A técnica. A tática. A regra. A competição.

Específicos para nível superior na função de Professor com Graduação em Arte:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Parâmetro Curricular Nacional - PCN. Histórico do Ensino de Arte no Brasil e perspectivas, Teoria e Prática em Arte nas Escolas brasileiras, A Arte como objeto de conhecimento: o conhecimento artístico como produção, fruição e reflexão Objetivos gerais de Arte no Ensino Fundamental, Os conteúdos de Arte no Ensino Fundamental Artes visuais, Dança, Música, Teatro, Artes em Mato Grosso. Avaliação em Arte.

Específicos para nível superior na função de Professor com Graduação em Ciências:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Parâmetro Curricular Nacional - PCN Propriedades e respectivas Aplicações. Camadas da Atmosfera. Pressão Atmosférica (variações da pressão atmosférica, medida da pressão atmosférica, formação de vento, as massas doar). Previsão do Tempo. Ar e Saúde. Preservação do ar. Água: Composição, Propriedades; Estados Físicos e as Mudanças de fase da Água. O Ciclo e Formação da Água na Natureza. Água e Saúde. Saneamento Básico. Solo: Como se Formam os Solos (as Rochas); Composição; Tipos; Função; O Solo e a nossa Saúde.. Vírus: Estrutura; Reprodução; Importância do Estudo. Moneras, Protistas e Fungos: Representantes; Ecologia;. Características da Célula; Caracteres morfofisiológicos; Importância do estudo dos benefícios e malefícios para os seres humanos. Evolução dos Seres Vivos: Fóssil e sua importância; Seres vivos e adaptação; Seleção natural/Mutação; categorias de Classificação; Nomenclatura científica básica de classificação dos seres vivos. Animais:. Ordenação evolutiva da filogenia dos principais grupos do reino animal com seus respectivos representantes. Estudo dos Políferos e Celenterados (ecologia, principais caracteres morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo); Estudo dos Platelmintos, Nematelmitos e Anelídeos (ecologia, principais caracteres diferenciais morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). Estudo dos Moluscos (classificação dos principais representantes, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). Estudo dos Vertebrados Superiores (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos): classificação, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo. Vegetais: Os grandes grupos de vegetais (ordenação evolutiva com seus respectivos representantes e características da célula vegetal); Algas Pluricelulares (características, ecologia, classificação e importância); Briófitas e Pteridófitas (caracteres morfofisiológicos básicos diferenciais, ecologia, reprodução e utilidade); Gimnospermas: representantes, reprodução e importância; Angiosperma: classificação e representantes,caracteres estruturais, fisiológicos e importância (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente). Corpo Humano: Célula (características da célula animal, partes com seus respectivos componentes e função);Tecido: conceito, tipos (classificação) e função; Sistemas Digestivo, Respiratório, Circulatório, Nervoso e Reprodutor: composição (órgão) e principais considerações funcionais destes sistemas; Educação Sexual; Drogas (fumo, álcool e estimulantes) e seus efeitos. Matéria: Conceito; Tipos; Propriedade (gerais e específicas). Energia (modalidade, transformações e unidade de mediada); Diferenças entre fenômenos químicos e físicos; substâncias: simples, compostas/uso das substâncias na indústria; Funções Químicas: ácidos, bases, sais e óxidos (diferenças e aplicabilidades); Características diferenciais das misturas e das combinações; misturas e seus processos de fracionamento; combinações ou reações químicas - tipos e fatores que a influenciam; Movimento: conceito, tipos e seus fatores; Massa, força e aceleração.

Específicos para nível superior na função de Professor com Graduação em Geografia:

Períodos do desenvolvimento humano segundo Piaget, suas características e aplicação no processo educativo. Definição e características da cognição e efetividade humana, na abordagem de Freud, Jung e Rogers. A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira), Parâmetro Curricular Nacional - PCN. A evolução do pensamento geográfico e os novos paradigmas de ciência; As fontes e a evolução da concepção da natureza do homem e da economia na geografia: Os impactos da economia mundial sobre o meio ambiente e suas relações com a sociedade; Abordagem dos conceitos da geografia de paisagem, espaço, sociedade, região, território; Geopolítica da globalização: organismos internacionais, comércio internacional e desigualdades; Metodologia do ensino e aprendizagem da geografia: os novos recursos didáticos; As diferentes propostas curriculares e o livro didático na geografia; Ensino e pesquisa em geografia; Alfabetização e linguagem cartográfica;. A cartografia nos diversos níveis de ensino; Orientação, localização e representação da terra; A divisão política, administrativa e o planejamento do território brasileiro; A divisão do espaço brasileiro segundo o IBGE; As regiões geoeconômicas brasileiras; Principais características econômicas e sociais das mesorregiões e microrregiões de Mato Grosso a diversidade sócio-cultural de MT; Conceitos demográficos fundamentais; Crescimento populacional; Teorias demográficas e desenvolvimento sócio-econômico; Distribuição geográfica da população; Estrutura da população; Migrações populacionais; O processo de industrialização e a urbanização brasileira e as consequências ambientais; Relação cidade e campo; A geografia agrária e as transformações territoriais no campo brasileiro; Agricultura e meio ambiente; Brasil, território e nação: A produção do espaço geográfico brasileiro, o Brasil e a nova ordem mundial e o Brasil no contexto regional; Organizações e blocos econômicos; Conflitos, problemas e propostas do mundo atual; Quadro natural (relevo vegetação, clima, solos e hidrografia) numa perspectiva global, nacional e regional; clima e aquecimento global; Conservação, preservação e degradação ambiental no Brasil; Políticas públicas e gestão ambiental no Brasil. Representações e práticas sociais em educação ambiental; Espaço e turismo no ensino da geografia. Geografia de Mato Grosso.

Específicos para nível superior na função de Químico:

Técnicas laboratoriais em química e bioquímica. Amostragem. Erros e tratamentos estatísticos de dados analíticos. Fundamento da analise titulometrica. Polarografia e técnicas correlatas. Espectometria de massa. Cromatografia em fase liquida, em fase gasosa e em camadas delgada. Identificação de poluentes, drogas veterinárias, agrotóxicos e fertilizantes. Identificação de substancia em fluidos biológicos. Extração e identificação de substancias ativas de plantas. Extração de dosagem de principio ativos de medicamentos. Química orgânica, teoria estrutural. Alcanos. Alquenos e alquinos. Benzeno e aromoticidade. Estereoquimica. Reação de composto halogenado. Reações álcoois, fenóis e étere. Métodos de amostragem e análise. Conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais.

ANEXO VIII

RECURSO ADMINISTRATIVO

À

Comissão Organizadora do Concurso Público TERRA NOVA DO NORTE - MT

NOME DO CANDIDATO:_________________________________________________________________

Nº DE INSCRIÇÃO:___________ CONCORRIDO À:___________________________________________

Marque abaixo o tipo de recurso:

1. [_] Erro na grafia do nome ou endereço.

2. [_] Gabarito Oficial: questão(ões) nº _____________.

3. [_] Erro ou omissões nos cadernos de provas de múltipla escolha.

4. [_] Resultado das provas de múltipla escolha.

5. [_] Erro ou omissão na classificação final.

6. [_] Outros.

Letras de Formas, Digitar ou datilografar a justificativa do recurso, de forma objetiva, com embasamento.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

___/___/___

___________________
Assinatura do candidato

119010

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231