Prefeitura de Sapezal - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPEZAL

ESTADO DE MATO GROSSO

CNPJ 01.614.225/0001-09

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2012

EDITAL 001/2012

Notícia:   Abertas as inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Sapezal - MT

A Comissão de Seleção de Pessoal da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Sapezal, Estado do Mato Grosso, no uso das atribuições legais, RESOLVE:

TORNAR PÚBLICO

O Presente Edital que estabelece as instruções especiais destinadas à realização de Processo de Seleção, através de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, para fins de suprimento de cargos em caráter temporário no Quadro de Pessoal da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, como segue:

Nº de Vagas EstimadasNº de Vagas PNECargo PúblicoVencimentoC. H. SemanalEscolaridade
0701Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Pedagogia1.900,0240Nível Licenciatura Plena
010Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Letras1.900,0240Nível Licenciatura Plena
010Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Matemática1.900,0240Nível Licenciatura Plena
010Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Ciências1.900,0240Nível Licenciatura Plena
010Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Geografia1.900,0240Nível Licenciatura Plena
020Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em História1.900,0240Nível Licenciatura Plena
020Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Artes1.900,0240Nível Licenciatura Plena
020Professor Nível 1, tendo: - Habilitação em Inglês1.900,0240Nível Licenciatura Plena
010Professor de Informática1.521,1244Ensino Médio Nível Técnico
010Secretário Escolar1.249,6244Ensino Médio
020Monitor1.062,0444Ensino Médio
050Zelador695,5744Alfabetizada
020Merendeira695,5744Alfabetizada
030Ajudante de Serviços Gerais695,5744Alfabetizada

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas do dia 12/01/2012 até o dia 23/01/2012, das 7:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas de segunda a sexta e das 08:00 às 11:00 horas nos sábados, na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, situada na Rua do Cará, 990 - Centro, no Município de Sapezal - MT.

1.2. Só poderão inscrever-se os interessados que preencham os seguintes requisitos:

a) Ter idade igual ou superior a 18 anos;

b) Ter a escolaridade compatível com o cargo pretendido.

1.3. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para este Processo Seletivo Simplificado 001/2012, portanto as inscrições serão gratuitas.

2. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

2.1. Tendo em vista que não haverá cobrança de taxa de inscrição para o presente Processo Seletivo Simplificado 001/2012, todos os candidatos são considerados isentos para o pagamento da taxa de inscrição.

3. DAS INSCRIÇÕES PARA PNE

3.1. Os candidatos Portadores de Necessidades Especiais deverão informar que são PNE e deverão anexar:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID.

b) Solicitação de prova especial, mediante requerimento, se necessário.

3.2. A não solicitação de prova especial eximirá a comissão de qualquer providência.

3.3. Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais será aplicada a Lei Complementar nº 114/2002, do Estado de Mato Grosso, que assim dispõe:

"Art. 21 - Fica assegurado à pessoa portadora de necessidades especiais o direito de se inscrever em concurso público estadual para provimento de cargo ou emprego público cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

§ 1º O candidato portador de necessidades especiais concorrerá a todas as vagas, sendo reservado no mínimo o percentual de 10% (dez por cento) em face da classificação obtida.

§ 2º Caso a aplicação do percentual de que trata o parágrafo anterior resulte em número fracionário superior a 0,7 (sete décimos), este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente."

4. DAS OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO

4.1. Compete ao candidato:

a) Acompanhar todas as publicações feitas no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, no Mural do Paço Municipal João André Maggi, no mural da Secretaria Municipal de Educação - SEMECE, no Jornal de Circulação Local e no sítio eletrônico: www.sapezal.mt.gov.br, conforme cronograma estimado(Anexo III).

b) Conferir, nas listas a serem divulgadas, os seguintes dados pessoais: nome e função para qual se inscreveu. Caso haja inexatidão nas informações, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão de Seleção da SEMECE;

c) O candidato não poderá alegar o desconhecimento do local de realização das provas como justificativa de sua ausência. O não comparecimento, qualquer que seja o motivo, caracterizará a desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado.

5. DAS PROVAS

5.1. O Processo Seletivo Simplificado, objeto deste Edital constituirá de provas escritas e análise decurrículos com comprovação de curso e títulos para os cargos de nível superior; e somente de provas escritas para os cargos de Professor de Informática, Secretário Escolar, Monitor, Zelador, Merendeira e Ajudante de Serviços Gerais.

5.2. Todas as provas escritas realizar-se-ão no dia 28 de janeiro de 2012, às 8h (horário local), nas dependências da Escola Municipal Antonio Clarismundo Scheffer - Bloco 1, situada na Rua do Cascudo, S/Nº, Centro (em frente a Praça Dona Lúcia Borges Maggi).

5.3. A duração das provas será de até "3" (três) horas e o candidato deverá comparecer ao local da prova, com antecedência mínima de 15 minutos do horário determinado, munido, obrigatoriamente, de documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

5.4. Ao chegar ao local de provas, o candidato deverá procurar nas listagens afixadas, o número da sala na qual está lotado, para então dirigir-se até ela.

5.5. Não será admitida a entrada do candidato que se apresentar após a hora determinada para o início das provas.

5.6. Em hipótese alguma as provas serão realizadas fora dos locais e horários determinados.

5.7. A ausência do candidato implicará em sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado, não havendo, em hipótese alguma, outra oportunidade.

5.8. Iniciada a prova, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorrido 60 (sessenta) minutos do seu início por motivo de segurança.

5.9. Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído as provas.

5.10. O presente Processo Seletivo Simplificado compreenderá nas seguintes etapas, conforme os cargos:

a) Professor de Informática, Secretário Escolar, Monitor, Zelador, Merendeira e Ajudante de Serviços Gerais: uma etapa, composta por prova escrita e/ou objetiva de conhecimentos, que será avaliada de "0" a "10" e serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a "05" (cinco) pontos.

b) Para os cargos de Professor (exceto Professor de Informática), nas áreas especificadas neste edital, a prova terá duas etapas:

I. 1ª etapa: composta por prova escrita, objetiva e subjetiva, que será avaliada de "0" a "4".

II. 2ª etapa: composta por prova de títulos, não ultrapassando o valor máximo de 6 pontos.

Obs.: será realizada a soma das notas da prova escrita e da prova de títulos, para a obtenção da nota final.

5.11. A entrega dos títulos será realizada no momento da inscrição.

6. DA PONTUAÇÃO DAS PROVAS

6.1. Para os cargos de professor (exceto professor de informática) cada questão objetiva valerá 0,2 pontos. Para os demais cargos, cada questão terá valor de 0,5 pontos.

Função

Tipos de provas

Nº de questões

Total de pontos

> Professor Pedagogia
> Professor Letras
> Professor Matemática
> Professor Ciências
> Professor Geografia
> Professor História
> Professor Artes
> Professor Inglês

Prova Objetiva:

 

 

> Língua Portuguesa

05

01

> Conhecimentos Específicos

05

01

Prova Subjetiva

 

02

Total Parcial

 

 

04

> Professor Informática

Prova Objetiva:

 

 

> Língua Portuguesa

06

03

> Conhecimentos Gerais

06

03

> Conhecimentos específicos

08

04

Total Geral

 

 

10

> Secretário Escolar
> Monitor
> Zelador
> Merendeira
> Ajudante de serviços gerais

Prova Objetiva:

 

 

> Língua Portuguesa

10

05

> Conhecimentos Gerais

10

05

Total geral

 

 

10

6.2. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação de recursos.

6.3. A prova subjetiva será um tema referente à prática pedagógica e será avaliada obedecendo-se aos seguintes critérios de correção:

a) Desenvolvimento do tema proposto;

b) Gramática;

c) Análise de concordância (verbal e nominal);

d) Estruturação de texto.

6.4. Somente serão corrigidas as provas subjetivas dos candidatos que não zerarem na prova objetiva.

6.5. Os conteúdos programáticos estão dispostos no ANEXO I.

7. DA PONTUAÇÃO E ANÁLISE DOS TÍTULOS

7.1 Os títulos que comprovem a Qualificação Profissional serão contados conforme especificado no quadro abaixo, sendo considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados, considerando o de maior pontuação (máximo 4 pontos):

Qualificação Profissional

Pontuação

Documentos Comprobatórios

Licenciatura Plena com Especialização na área de

Educação

2 pontos

- Certificado, expedido por instituição oficial de ensino, devidamente validado pelo Ministério da Educação;

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

Licenciatura Plena com Mestrado

3 pontos

- Certificado, expedido por instituição oficial de ensino, devidamente validado pelo Ministério da Educação;

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

Licenciatura Plena com Doutorado

4 pontos

- Certificado, expedido por instituição oficial de ensino, devidamente validado pelo Ministério da Educação;

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

7.2 Atualizações Pedagógicas realizadas nos últimos 03 anos, incluindo Formação Continuada, serão contadas conforme especificado no quadro abaixo, sendo considerado apenas um único certificado, considerando a maior pontuação (máximo 2 pontos):

Certificado na área específica da educação, até 200 horas.

De 8 h até 40 h - 0,2 ponto

Acima de 40 h até 80 h - 0,4 pontos

Acima de 80 h até 120 h - 0,6 pontos

Acima de 120 h até 160 h - 0,8 pontos

Acima de 160 h até 200 h - 1 pontos

Certificado na área específica da educação, acima de 200 h até 300 h.

1,5 pontos.

Certificado na área específica da educação, acima de 300 h.

2 pontos.

7.3 Para os Professores de Área Específica, os cursos de Atualização Pedagógica deverão ser dentro de sua formação ou de grupo afim.

7.4 Serão aceitos todos os cursos que se referem a temas transversais e informática na educação.

7.5. Os títulos dos candidatos deverão ser entregues durante o período da realização das inscrições, em envelope que será lacrado após conferência, no ato da entrega, na Secretaria de Educação de Sapezal, constando Nome, CPF, Cargo, Endereço e Telefone do candidato, conforme ANEXO II, sendo colhida a assinatura do candidato na lista de entrega de títulos.

7.6. Será de responsabilidade exclusiva do candidato a entrega da documentação referente a títulos.

7.7. Não serão aceitos protocolos de documentos referentes a títulos. As cópias reprográficas deverão ser autenticadas ou acompanhadas do original, para serem autenticadas pelo receptor e vistadas pelo candidato.

7.8. Não serão aceitos títulos entregues fora do prazo estabelecido neste Edital.

7.9. Serão recusados, liminarmente, os títulos que não atenderem às exigências deste edital.

7.10. Comprovada, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos, o candidato terá anulada a respectiva pontuação atribuída.

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de notas.

8.2. Ocorrendo empate quanto ao total de pontos obtidos, os critérios de desempate para os cargos de professor (exceto professor de informática) serão os seguintes:

a) 1º - maior qualificação profissional

b) 2º - maior pontuação na prova escrita

c) 3º - maior pontuação na prova de títulos de atualização pedagógica

d) 4º - Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato mais idoso.

8.3. Ocorrendo empate quanto ao total de pontos obtidos, o critério de desempate para os cargos de professor de informática, monitor, zelador, merendeira e ajudante de serviços gerais beneficiará o candidato mais idoso.

9. DA REPROVAÇÃO

9.1. Será considerado reprovado o candidato que não alcançar 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas ou que tenha obtido zero em alguma dessas mesmas provas.

10. DO RESULTADO

10.1. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será afixado nos locais de publicação especificados no item 4.1, "a".

11. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

11.1. Do resultado das Inscrições Provisórias caberá recurso escrito para a Comissão de Seleção da SEMECE, no prazo de 1 (um) dia útil, contado a partir da data de sua publicação.

11.2. Do resultado provisório das Provas (escrita e análise de títulos) caberá recurso escrito para a Comissão de Seleção da SEMECE, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data de sua publicação.

11.3. Os recursos deverão ser feitos por escrito e protocolados na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, não sendo consideradas reclamações verbais.

11.4. O parecer emitido pela Comissão de Seleção da SEMECE, referente ao recurso interposto, deverá ser publicado em prazo de até 03 (três) dias úteis do recebimento do pedido do candidato.

11.5. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo aqui estabelecido, sendo considerada para tanto, a data em que foi protocolado.

11.6. Não serão aceitos os recursos interpostos que não estiverem fundamentados e sem os dados necessários à identificação do candidato.

12. DO PRAZO DE VALIDADE

12.1. O presente Processo Seletivo Simplificado terá validade até 31/12/2012.

13. DO REGIME JURÍDICO

13.1. Os candidatos aprovados no presente Processo Seletivo Simplificado serão contratados pelo Regime Jurídico Administrativo Contratual, ou seja, serão regidos pela lei Municipal nº 924/2011, que trata das contratações temporárias por excepcional interesse público, bem como pela Lei Municipal nº 214/2001 e suas alterações, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais.

14. DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

14.1. Os candidatos aprovados no presente Processo Seletivo Simplificado serão segurados do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, em conformidade com o que dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais.

15. DO PROVIMENTO DOS CARGOS PÚBLICOS

15.1. O provimento das vagas ocorrerá no ano letivo de 2012, no nível para o qual se habilitou, podendo haver elevação de nível, nos cargos de professor, caso seja necessário.

15.2. Os candidatos aprovados serão contratados obedecendo rigorosamente à ordem de classificação, à medida que as vagas surgirem.

15.3. A contratação de que trata o presente Processo Seletivo Simplificado será de caráter temporário, não ultrapassando o dia 31.12.2012, podendo ser rescindido a qualquer tempo por ambas as partes e, para provimento na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, podendo ser inclusive em Escola do Campo.

15.4. A aprovação do candidato não gera a contratação no cargo para o qual se habilitou, estando a mesma condicionada à necessidade da Secretaria.

15.5. Os candidatos aprovados e convocados terão 03 (três) dias úteis contados da publicação do edital de convocação, para se manifestarem sobre a aceitação do cargo e apresentação no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração da seguinte documentação exigida para sua contratação:

a) 01 foto 3x4 recente.

b) Cópias:

I. CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Habilitação;

II. Certidão de Nascimento ou Casamento;

III. Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;

IV. Comprovante de escolaridade para o cargo que se habilitou;

V. Cartão de vacina de filhos menores de 14 anos

c) Declaração contendo: Endereço residencial; Telefone; n.º de conta corrente no Banco do Brasil; n.º do PIS/PASEP.

d) Certidão eleitoral, civil e criminal.

e) Declaração de bens.

f) Declaração de não acúmulo de cargo público.

g) Exame Admissional realizado pelo Médico do Trabalho.

15.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção de Pessoal da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Sapezal.

Sapezal, 11 de janeiro de 2012.

Rejane Borges Possamai
Presidente da Comissão de Seleção da SEMECE
Portaria 004/2012

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto verbal e/ou não verbal, literário e/ou não literário; Tipos de textos; Funções da linguagem; Coesão e Coerência; Sintaxe: frase, oração, período (termos de orações), concordância verbal e nominal; Morfologia: Classes de palavras, letras e formas; Pontuação; Acentuação gráfica; Ortografia; Noções de literatura (conceito e linguagem literária: figuras de linguagem).

- CONHECIMENTOS GERAIS: Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais - Individuais e Coletivos; Ciências Físicas e Biológicas - Ciência Hoje. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Almanaque Editora Abril - última; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente, Conhecimentos sobre o Município de Sapezal - MT.

- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

FUNÇÃO: Professor Pedagogia: Concepções de Educação; Mudança na missão da escola; Currículo em ação; Educação: um diálogo aberto; A importância do contexto; Inter e transdisciplinaridade; Instrumentações eletrônicas e redes temáticas. Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a ser; Aprender a viver. 3. Concepções de Currículo; A Escola e a sua Função; Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva; Currículos e programas; PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola); Os Projetos de Trabalho; Competências e práticas sociais; A transferência e a integração dos conhecimentos; O desenvolvimento infantil nos aspectos: Intelectuais, Sociais e Emocionais; A Escola e o desenvolvimento do pensamento; Desenvolvimento e Aprendizagem; Pensamento e Linguagem; Processos de Socialização; Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e em suas implicações prático-pedagógicas; Os estágios do desenvolvimento: O nível intuitivo (5-7 anos aproximadamente); O nível operatório concreto (7-11/12 anos); O nível operatório abstrato (11/12 a 15/16 anos); Organização dos esquemas; Inteligência: uma ou múltiplas?; Conhecimentos prévios; Variáveis afetivas; Variáveis socioeconômicas; Formas de pensar o desenho infantil; Desenvolvimento do grafismo infantil; O corpo e o grupo na escola; A formação do pensamento lógico matemático; Eco-pedagogia- Educação planetária; A Ciência e o desenvolvimento do pensamento científico; Alfabetização como processo de conquista da autonomia; A alfabetização como um ato criador- Tema Gerador; Letramento; A criança e o adolescente em exercício do poder - Seus recursos, suas armas. A violência simbólica, a violência física. A submissão. O medo e a incompreensão.

FUNÇÃO:Professor Letras: Tópicos de Texto e de Conhecimento Lingüístico: 1.Compreensão e interpretação de textos; princípios de textualidade; 2. Relações semânticas, recursos estilísticos e efeitos de sentido; 3. Tipos textuais e gêneros textuais; 4. Estrutura e formação das palavras; 5. Flexão nominal e verbal; 6. Concordância nominal e verbal; 7. Regência nominal e verbal; 8. Relações morfo-sintático-semânticas da oração e do período; 9. Pontuação expressiva e efeitos de sentido; 10. Variação linguística e preconceito linguístico. Tópicos de Literatura: 1. A linguagem literária: denotação e conotação; figuras de linguagem; 2. Elementos estruturais do texto ficcional-narrativo; 3. O Barroco e o Arcadismo no Brasil: Gregório de Matos e Tomás Antônio Gonzaga; 4. Poesia romântica brasileira: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves; 5. Prosa romântica brasileira: José de Alencar; 6. Realismo/ Naturalismo no Brasil: Machado de Assis/ Aluísio de Azevedo; 7. A Semana de Arte Moderna; 8. A poesia modernista: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto; 9. O romance social dos anos 30: Graciliano Ramos; 10. Poesia e prosa contemporâneas: Mário Quintana e Luis Fernando Verissimo. Tópicos de Conhecimentos Pedagógicos Aplicados ao Ensino de Língua e Literatura: 1. Concepções de língua e implicações sobre o ensino; 2. Os objetivos do ensino da língua portuguesa e a organização dos eixos de ensino; 3. O ensino da linguagem oral na escola: seleção de objetivos e de gêneros orais; avaliação da aprendizagem; 4. Gêneros textuais e ensino: planejamento de sequências didáticas voltadas para o desenvolvimento de capacidades de produção e compreensão de gêneros escritos; 5. Análise crítica de atividades de compreensão de textos; avaliação de leitura na escola; 6.Literatura, formação de leitores e sua avaliação; 7. A produção de textos na escola: mecanismos de textualização; avaliação do texto escrito e intervenção do professor na situação de produção; 8. Avaliação crítica de atividades de análise linguística e relações com as concepções sobre língua e variação linguística; 9. O ensino de língua na perspectiva da educação profissional integrada à educação básica; 10. O ensino de língua na educação profissional integrada à educação básica, na modalidade educação de jovens e adultos.

FUNÇÃO: Professor Matemática: Funções Lineares - Álgebra Linear; Funções Inversas; Matrizes e Determinantes; Sistema Linear; Escalonamento de Sistemas; Limites e Continuidade de Funções; Derivadas; Técnicas de Derivadas; Vetor no Rn; Operações com Vetores; Independência Linear; Integral Indefinida; Integral Definida; Técnicas de Integrais; Estatística; Proporcionalidade; Regra de três simples e composta; Noções elementares de matemática comercial e financeira; Polinômios e equações polinomiais; Progressão aritmética e geométrica; Trigonometria; Análise combinatória; Geometria plana e espacial.

FUNÇÃO: Professor Ciências: Química celular; Citologia; Virologia; Histologia animal; Taxonomia: ; Fisiologia humana; Morfofisiologia vegetal; Hereditariedade; Evolução; Ecologia; Física; Mecânica; Ótica geométrica; Física ondulatória; Eletricidade e magnetismo; Química: Tabela periódica; Substâncias simples e compostas. Fórmula química. Equação química. Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas. Soluções. Modelo atômico. Massa atômica e molecular. Ligações químicas. Reações químicas. Funções químicas. Geociências: Água; Ar; Sol. Metodologia do ensino de ciências naturais.

FUNÇÃO: Professor Geografia: Aspectos Físicos: Clima, Vegetação, Relevo, Hidrografia, Recursos Naturais e os Impactos Ambientais nos Ecossistemas Naturais e Agrícolas; Aspectos Geográficos: Localização e Limites da Superfície Brasileira, Área e População; Aspectos Econômicos: Comércio, Indústria, Transportes e Comunicações, Agricultura, Energia e Turismo; GEOGRAFIA GERAL: As Relações Campo Cidade; O Positivismo como Fundamento da Geografia Tradicional e a Geografia Crítica; A Crise da Geografia na Atualidade; A Produção do Espaço Capitalista Mundial; A Globalização e os Mercados Regionais; Os PCN'S e o Ensino da Geografia; GEOGRAFIA DE MATO GROSSO: Aspectos Geográficos, Econômicos, Físicos e Sociais do Estado de Mato Grosso. Geografia do Município de Sapezal/MT.

FUNÇÃO: Professor História: HISTÓRIA GERAL: A Época dos Descobrimentos: A Conquista da América pelos Europeus, O Renascimento e o Humanismo, A Reforma, O Mercantilismo; A Época das Revoluções: As Idéias iluministas, A Revolução Industrial, A Revolução Francesa; O Governo de Napoleão Bonaparte, As Revoluções Liberais na França, A Segunda Revolução Industrial, O Imperialismo; A Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, A Segunda Guerra Mundial, A Guerra Fria, A Descolonização da Ásia e da África e o Fim do Apartheid na África do Sul, Revoluções Socialista da China e Cuba, O Fim do Socialismo no Leste Europeu e na União Soviética, Os Conflitos no Oriente Médio, A Globalização; HISTÓRIA DO BRASIL: O Brasil Colonial (1500-1822): Os Índios, A Consolidação da Colonização, A Escravidão de Índios e Negros, As Rebeliões Coloniais, A Vinda da Família Real para o Brasil, A Independência; O Império (1822-1889): A Consolidação da Independência e a Abdicação de D. Pedro, A Regência e as Revoltas Regências, a Transferência da Capital de Mato Grosso para Cuiabá, O Segundo Reinado, a Estrutura Sócio-Econômica e a Escravidão, A Guerra do Paraguai, A Crise do Segundo Reinado; A República Velha (1889-1930): Características Políticas da República Velha, O Estado e a Burguesia do Café, Principais Mudanças Sócio-Econômicas, O Processo Político nos Anos 20, As Lutas Políticas em Mato Grosso; O Estado Getulista (1930-1954): A Revolução de 30, A Centralização, A Política Trabalhista, A Educação, O Estado Novo, As Mudanças ocorridas entre 1920 e 1940, A Eleição de Dutra, O Novo Governo Vargas; Período Democrático (1945-1964): A Eleição de Juscelino Kubitschek, O Governo de Juscelino Kubitschek, A Sucessão Presidencial, O Governo de Jânio Quadros, A Sucessão de Jânio, O Governo de João Goulart; O Regime Militar (1964-1985): O Ato Institucional no 1 e a Repressão, A Junta Militar, Caracterização Geral do Regime Militar, A Divisão do Estado de Mato Grosso; Nova República: O Governo de Sarney, A Política Econômica, O Plano Cruzado, Assembléia Nacional Constituinte, O Governo Collor (1990-1992), O Governo Itamar Franco (1992-1994), O governo Fernando Henrique. O desenvolvimento Econômico de Mato Grosso nas Décadas de 80 e 90; O governo de Luis Ignácio Lula da Silva; Brasil e Globalização. HISTÓRIA DE MATO GROSSO: A Expansão Bandeirante e a Ocupação de Mato Grosso, A Economia Mineradora, A Exploração do Ouro em Mato Grosso; História do Município de Sapezal/MT.

FUNÇÃO: Professor Inglês: Texto - Reading and Comprehension; General Vocabulary; Grammar; Greetings; Wh - questions (What?, Who?, Where?, etc.); How much / many?; Possessive Adjectives and Pronouns; Personal Pronouns; Objective Pronouns; Reflexive Pronouns; Demonstrative Pronouns; Indefinite / Definite Pronouns; Interrogative Pronouns; Relative Pronouns; Verb Tenses; Regular and Irregular Verbs; Affirmative / Negative / Interrogative Forms; Simple Present Tense; Simple Past Tense; Simple Future; Present / Past Continuous; Present / Past Perfect Tenses; Conditional; going to - Future; Modal Auxiliary Verbs; Genitive Case; Degree of Adjectives; Saying Time; Prepositions; Plural of nouns; Adverbs; Numerals; Quantitatives; Verb to be - Present tense; Articles; Colors; Fruit; Vegetables; Family relationship; Animals; Party; Occupations; Transportation Means; Toys; School Materials; Same & Different; Parts of the body; Parts of the house; Meals.

FUNÇÃO: Professor Artes: A História da Arte Geral; A História da Arte no Brasil; A História da Arte Arquitetônica; A Educação Musical na Escola; O Teatro; O Jogo dramático teatral na escola; Harmonia de cores; Geometria; Projeções Geométricas; Elementos básicos das composições artísticas (coreografias, teatrais, musicais, visuais, audiovisuais) e suas gramáticas articuladoras; O Ensino da Educação Artística no Ensino Fundamental: a metodologia do ensino da arte; o desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano; as diferentes linguagens artísticas e a educação; Parâmetros Curriculares Nacionais - Vol. Arte.

FUNÇÃO: Professor de Informática: Conhecimentos Básicos de Informática: Noções sobre Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Conhecimentos de Teclado; Conhecimentos sobre: Word, Excel e Power Point; Internet; Uso do correio eletrônico (Outlook).

ANEXO II

TÍTULOS

ENTREGA DE TÍTULOS - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2012

Candidato: ______________________________________________________________________________

Nº da inscrição: __________________________________________________________________________

Cargo: _________________________________________________________________________________

N.ºRG: ______________________________________________________ N.º CPF: __________________

Quantidade de títulos: _____________________________________________________________________

Assinatura do candidato: ___________________________________________________________________

Responsável pela conferência: _______________________________________________________________

(Nome e assinatura)

 

ENTREGA DE TÍTULOS - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2012

PARA USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO
SIMPLIFICADO

Pontuação qualificação profissional: __________ pontos

Pontuação atualização pedagógica: __________ pontos

Total: __________ pontos

____________________________
Presidente da Comissão

____________________________
Membro da Comissão

____________________________
Membro Comissão

ANEXO III

CRONOGRAMA ESTIMADO
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2012

ESPECIFICAÇÃO *

DATAS/PERÍODOS

Publicação do Edital

11/01/2012

Período de Inscrições

12/01 a 23/01/2012

Publicação de Edital de Homologação das Inscrições deferidas e indeferidas

24/01/2012

Interposição de recursos

25/01/2012

Publicação do Resultado da interposição de Recursos referente Edital de Homologação das Inscrições

26/01/2012

Realização das Provas

28/01/2012

Publicação de Edital Provisório contendo: a) Candidatos Aprovados na Prova Escrita; b) Resultado da Análise de Títulos; c) Classificação dos candidatos.

30/01/2012

Interposição de Recursos referentes ao Edital Provisório referente à Prova Escrita, à Análise de Títulos e à classificação dos candidatos.

31/01 e 01/02/2012

Publicação do Resultado de Avaliação dos Recursos

02/02/2012

Publicação de Edital contendo o Resultado Definitivo das Provas

02/02/2012

Publicação da Homologação do Processo Seletivo Simplificado

02/02/2012

As publicações serão feitas no jornal de circulação local, no Diário Oficial do

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