Prefeitura de São Sebastião da Grama - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

PMSSGRAMA Nº 01/2011

Notícia:   São Sebastião da Grama - SP segue com inscrições para concurso

A Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama através da sua Gerência de Administração Superior, nos termos da legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público para provimento dos empregos públicos abaixo:

- ASSISTENTE SOCIAL

- SERVIÇOS BRAÇAIS URBANOS E RURAIS

- DENTISTA

- MÉDICO

- MOTORISTA

- OPERADOR DE MÁQUINAS

A realização do Concurso Público foi autorizada pelo Senhor Prefeito conforme despacho exarado em processo próprio.

O Concurso Público será regido pelas instruções especiais a seguir descritas.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1 Os candidatos eventualmente nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho.

1.2 Os vencimentos, número de vagas, requisitos, carga horária, formas de avaliação e taxas de inscrição são os estabelecidos no Anexo I que integra o presente Edital.

1.3 O programa de cada emprego público são os estabelecidos no Anexo II do presente Edital.

1.4 Os candidatos habilitados serão nomeados segundo necessidade de pessoal, disponibilidade orçamentária da Prefeitura e limites legais para tais despesas, obedecendo à ordem de classificação final.

1.4.1 Os remanescentes formarão listagem para serem aproveitados, dentro do prazo de validade do Concurso Público, à medida que forem vagando ou sendo criadas novas vagas.

1.5 O Concurso Público terá as provas em caráter classificatório e eliminatório de acordo com os itens 4 e 6 deste Edital.

1.6 O Concurso Público será realizado na cidade de São Sebastião da Grama/SP.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1 São condições para inscrição:

2.1.1 Ser brasileiro nato, naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12, § 12 da Constituição Federal;

2.1.2 Ter 18 anos de idade completos até a data da contratação;

2.1.3 Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;

2.1.4 Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;

2.1.5 Não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

2.1.6 Preencher as exigências dos empregos públicos segundo o que determina o Anexo I do presente Edital.

2.2 Não haverá devolução da taxa de inscrição, em hipótese alguma.

2.3 Desaconselham-se inscrições simultâneas, uma vez que as Provas com Questões Objetivas serão realizadas no mesmo dia e horário.

2.4 As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente via internet - site www.ipefae.org.br ou no posto de atendimento avançado, montado na cidade de São Sebastião da Grama, no atendimento do "Acessa São Paulo".

2.5 Para inscrever-se via Internet, o candidato deverá acessar o site www.ipefae.org.br, durante o período de 15/08/2011 a 07/09/2011, localizar os "links" correlatos ao Concurso até às 20:00 horas do dia 07/09/2011, quando o cadastro (ou ficha de inscrição) será retirado(a) do sistema e confirmar sua inscrição conforme os procedimentos descritos a seguir:

2.6 Efetuar o pagamento da inscrição, usando o boleto que deverá ser impresso pelo site acima mencionado, no valor do respectivo emprego público, escolhido conforme Anexo I desse Edital em qualquer agência bancária, até o dia 07/09/2011

2.7 O candidato portador de deficiência deverá, no ato da inscrição, proceder na forma estabelecida no item 3 deste Edital.

2.8 No valor da inscrição já estão inclusas as despesas bancárias.

2.9 A partir de 15/09/2011, conferir no site www.ipefae.org.br - se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e a importância do valor da taxa de inscrição paga. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato pelo e-mail: concurso@ipefae.org.br, para verificar o ocorrido.

2.10 O Instituto de Pesquisas Econômicas - IPEFAE não se responsabilizam por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.11 O descumprimento das instruções para inscrição implicará na não efetivação da mesma.

2.12 Não será aceito pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional e/ou extemporâneo, ou por qualquer outra via que não a especificada neste Edital.

2.13 A inscrição implicará na satisfação das exigências relacionadas no anexo I deste Edital, ficando dispensada a imediata apresentação dos documentos ali relacionados, uma vez que os documentos serão exigidos do candidato habilitado no momento de sua posse, quando serão confrontados com os dados da inscrição.

3. DO CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

3.1 Às pessoas portadoras de necessidades especiais que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal e Lei Municipal n° 024, 18 de junho de 2009, artigo 35, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do emprego público em provimento.

3.2 Serão reservadas 5 % (cinco por cento) das vagas oferecidas no presente Edital, por emprego público, para candidatos portadores de deficiência conforme estabelece o art. 35 da Lei Municipal d 024/09, desde que esta percentagem resulte em número inteiro.

3.3 Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 42 do Decreto Federal 3.298/99 e alterações.

3.4 As pessoas portadoras de deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação, aos critérios de aprovação, local de aplicação, horário de início das provas e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos, devendo ser elaborada lista especial, sendo os candidatos enumerados em duas listas, uma em ordem de classificação e outra em ordem alfabética com a classificação.

3.5 O candidato inscrito, portador de necessidades especiais, deverá comunicar a deficiência, especificando-a na ficha de inscrição e, no período das inscrições, deverá encaminhar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ou pessoalmente entregar ao Instituto de Pesquisas Econômicas - IPEFAE, ao Largo Eng° Paulo de Almeida Sandeville, 15, Bairro Santo André, São João da Boa Vista - São Paulo, CEP 13.870-377, relatório médico atestando a espécie, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença-CID, bem como a causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova.

3.6 Os candidatos que não atenderem os dispositivos mencionados no item 3.5, dentro do prazo do período das inscrições, serão considerados como não portadores de deficiência e não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitados de realizar a prova em condições especiais.

3.7 O candidato portador de necessidades especiais, que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes deste Capítulo, não poderá invocar sua situação para quaisquer benefícios, inclusive não sendo cabível recurso sobre o tema.

3.8 Não será nomeado o candidato cuja deficiência não for configurada ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada.

4. DA PROVA ESCRITA OBJETIVA E PRÁTICA:

4.1 A aplicação das Provas com questões objetivas SERÁ para o dia 02 de OUTUBRO de 2011, às 8h30 (Horário de Fechamento do Portão), na Escola Estadual Dona Geny Gomes, localizada na Rua Abud Abrahão Félix, 354, centro, no Município de São Sebastião da Grama.

4.2 As Provas serão realizadas com base em instrumentos que mensuram as habilidades e conhecimentos exigidos pelos empregos públicos: Prova escrita de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos e Prova Prática (PP). Apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinqüenta) por cento da Prova Escrita, serão habilitados para realizarem a Prova Prática.

4.3. A Prova Prática destina-se a avaliar a adequabilidade do candidato na execução das tarefas típicas do emprego público.

4.3.1 A Prova Prática será apenas para os empregos públicos de MOTORISTA E OPERADOR DE MÁQUINAS.

4.4. O programa relativo às provas é o estabelecido no Anexo II do presente Edital.

5. DA EXECUÇÃO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA:

5.1 Os candidatos deverão comparecer ao local da Prova, com antecedência de 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos do protocolo de inscrição, comprovante de pagamento, documento oficial de identidade original com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

5.2 Não será admitido na sala de Prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento do portão do prédio ou que não estiver de posse dos documentos hábeis previstos no item anterior.

5.3 Durante a prova não será permitida comunicação entre os candidatos ou pessoa estranha ao Concurso Público, bem como consulta a nenhuma espécie a livros, revistas ou folhetos, nem uso de máquina calculadora, celulares etc.

5.4 Os candidatos deverão manter seus celulares desligados, enquanto permanecerem no recinto onde estarão sendo realizadas as provas.

5.5 Será vedado ao candidato se ausentar do recinto desacompanhado do fiscal.

5.6 A prova terá duração de 02 (duas) horas, sendo que o tempo mínimo de permanência na sala será de 01 (uma) hora.

5.7 As instruções dadas pelos fiscais, assim como as contidas na prova, deverão ser respeitadas pelos candidatos.

5.8 A folha de respostas será identificada, em campo específico, pelo próprio candidato com sua assinatura.

5.9 As respostas deverão ser assinaladas pelos candidatos com caneta esferográfica azul ou preta. 5.10 Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emendas ou rasuras, ainda que legível.

5.11 Não haverá, em hipótese alguma, substituição das folhas de respostas.

5.12 O candidato ao terminar a prova entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, seu caderno de questões.

5.13 Aos candidatos que permanecerem na sala de prova até o horário previsto para o término da realização da mesma será entregue o caderno de prova.

5.14 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, vista, revisão de provas, seja qual for o motivo alegado.

5.15 As provas não serão aplicadas em outra data, local e/ou horário, senão aqueles previstos no presente Edital.

5.16 Em casos de comportamentos inadequados, desobediência a qualquer regulamento constante deste Edital, persistência em comunicação entre os candidatos e consultas vedadas no item 5.3, o candidato será eliminado do concurso.

6. DA EXECUÇÃO DA PROVA PRÁTICA

6.1 A Prova Prática será de caráter classificatório e eliminatório e a ela não caberá recurso.

6.2 A Prova Prática, para os empregos públicos de MOTORISTA e OPERADOR DE MÁQUINAS.

6.3 A Prova Prática será aplicada em data, horário e local a serem divulgados através de Edital de Convocação, no site da Prefeitura - www.ssgrama.sp.gov.br e no site www.ipefae.org.br, Jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local.

6.4 Serão convocados para a prova prática os candidatos habilitados na prova escrita objetiva, conforme item 7.3.1 deste Edital.

6.5 Para a realização da Prova Prática, os candidatos convocados deverão apresentar-se munidos de documento de identidade original e Carteira Nacional de Habilitação - conforme os requisitos exigidos no Anexo I, dentro do prazo de validade, fazendo uso de óculos (ou lentes de contato) quando houver tal exigência na CNH.

6.6 Não serão aceitas Declarações ou outros documentos senão os relacionados no item anterior.

6.6.1 O candidato que não apresentar os documentos mencionados no item 6.5 não poderá realizar a avaliação prática.

6.7 A avaliação incidirá sobre a demonstração prática dos conhecimentos e habilidades da condução/operacionalização de veículos pesados.

6.8 O candidato que não comparecer à prova prática ou que não puder realizá-la por não portar os documentos necessários será automaticamente desclassificado, independente da nota obtida na prova escrita objetiva.

7. DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1 A prova escrita de conhecimentos gerais e específicos será eliminatória e classificatória.

7.2 A prova conterá 25 (vinte e cinco questões) questões, sendo atribuído 2,0 (dois) pontos para cada questão, perfazendo um total de 50 pontos.

7.3 Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinqüenta) por cento.

7.3.1 Serão considerados habilitados para realização da prova prática os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 25 (vinte e cinco) pontos

7.4 Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova.

7.5 A prova Prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos.

7.5.1 A Prova Prática será eliminatória e classificatória, considerando-se habilitados somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 25 (vinte e cinco) pontos.

7.6 A Lista de Classificação Final será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

7.6.1 Lista para os empregos públicos com Prova Prática será a soma da Prova Objetiva + Prática, em ordem decrescente.

7.7 Haverá 01 (uma) lista de classificação final para todos os candidatos aprovados, destacando-se, na mesma, os portadores de deficiência e uma lista contendo a classificação desses últimos.

7.8 Em caso de igualdade de classificação, na Lista de Classificação Final terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.8.1 Tenha obtido maior nota na parte de conhecimentos específicos da prova objetiva.

7.8.2 Caso mantenha candidato empatado, será utilizado como critério de desempate o de maior idade, atendendo ao que dispõe o Estatuto do Idoso, Lei 10741/03.

7.9 A Prefeitura Municipal responsável pela realização do Concurso Público dará publicidade ao Edital, às convocações, e resultados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local, no site da Prefeitura - www.ssarama.sp.clov.br e no site do IPEFAE www.ipefae.org.br

8. DOS RECURSOS:

8.1 Recursos a fatos extraordinários deverão ser feitos por escrito, dirigidos à Comissão de Concurso, devendo ser entregues e protocolizados junto ao Setor de Protocolo, situado na Praça das Águas, n° 100 - Jardim São Domingos, das 8h às 11:00h e das 13h às 16:00h, estar devidamente fundamentados, constando o nome do candidato, a opção de emprego público, o número de inscrição, o endereço para correspondência e telefone.

8.2 O prazo para interposição de recursos é de 48 (quarenta e oito) horas após a ocorrência do fato.

8.3 Serão indeferidos os recursos interpostos fora dos prazos e condições estabelecidos.

8.4 A Comissão de Concurso constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

9. DA NOMEAÇÃO E POSSE:

9.1 Os candidatos empossados estarão sujeitos ao estágio probatório nos termos constitucionais.

9.2 A nomeação do candidato será feita respeitando-se a ordem da Lista de Classificação Final.

9.3 Para efeito de posse, fica o candidato sujeito à aprovação em exame médico e psicológico, realizado pela Prefeitura ou por sua ordem, que avaliará sua aptidão física e mental para o exercício do emprego público.

9.4 É facultado à Administração, exigir dos candidatos classificados, quando da posse, além da documentação prevista no item 2 e do Anexo 1 deste Edital, outros documentos.

9.5 Não será empossado o candidato que tenha sido demitido ou exonerado de emprego ou cargo público a bem do serviço público, nos últimos 05 (cinco) anos.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

10.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a aceitação tácita das condições do concurso público, tais como se acham estabelecidas no Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

10.2 Caberá à Banca Examinadora a responsabilidade pela prova, pelo grau de dificuldade, abrangência e quantidade de questões dos assuntos, bem como pela extensão da mesma.

10.3 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentação, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, cancelando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

10.4 A Comissão de Concurso não autoriza a comercialização de apostilas e não se responsabiliza pelo teor das mesmas.

10.5 Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do Concurso Público, e não havendo óbice administrativo, judicial ou legal, é facultada a incineração dos registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do concurso, os registros eletrônicos a ele referentes.

10.6 O prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

10.7 O Concurso Público será homologado pelo Senhor Prefeito e nos termos da Legislação vigente.

10.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso.

Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama aos 12 de agosto de 2011.

Eng° Emílio Bizon Neto
Prefeito Municipal

Maria José do Prado Cerri
Gerente de Administração Superior

ANEXO I - REQUISITOS

Especificações dos empregos públicos, Requisitos, Carga Horária, Vencimentos, N° de Vagas, Taxa de Inscrição e Formas de Avaliação

NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Emprego Público

Requisitos Especiais

Carga Horária Semanal

Vencimento Base R$

Número de Vagas

Taxa de Inscrição R$

Formas de Avaliação

Serviços Braçais Urbanos e Rurais

-

40

565,00

4

35,00

CG

Motorista

CNH - Categoria "D"

40

565,00

2

35,00

CG PE e

Operador de Máquinas

CNH - Categoria "D"

40

565,00

1

35,00

CG/CE e PP

CONHECIMENTOS GERAIS - CG
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CE
PP - PROVA PRÁTICA

NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM ÁREA CORRELATADAS

Emprego Público

Requisitos Especiais

Carga Horária Semanal

Vencimento as Base R$

Número de Vagas

Taxa de Inscrição R$

Formas de Avaliação

Assistente Social

Registro no CRESS

40

1.157,70

1

50,00

CG/CE

Dentista

Registro no CRO

20

1.536,56

Cadastro de Reserva

50,00

CG/CE

Médico

Registro no CRM

40

3.930,82

Cadastro de Reserva

80,00

CG/CE

CONHECIMENTOS GERAIS - CG
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CE

ANEXO II - PROGRAMA

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

AUXILIAR DE SERVIÇOS URBANOS E RURAIS

Conhecimentos Gerais

Atualidades: com 5 (cinco) questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais no período de 01 de janeiro à 31 de Julho de 2011.

Língua Portuguesa: com 10 (dez) questões

Compreensão de texto. Sinônimo e Antônimo. Pontuação. As classes gramaticais Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Ortografia Oficial.

Matemática: com 10 (dez) questões

Cálculos e Situações-problema envolvendo as quatro operações com números inteiros e fracionários. Sistema métrico decimal (medidas de comprimento e de massa). Medidas de tempo (hora, minuto, segundo).

MOTORISTA

Conhecimentos Gerais

Atualidades: com 5 (cinco) questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais no período de 01 de janeiro à 31 de Julho de 2011.

Língua Portuguesa: com 6 (seis) questões

Compreensão de texto. Sinônimo e Antônimo. Pontuação. As classes gramaticais Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Ortografia Oficial.

Matemática: com 6 (seis) questões

Cálculos e Situações-problema envolvendo as quatro operações com números inteiros e fracionários. Sistema métrico decimal (medidas de comprimento e de massa). Medidas de tempo (hora, minuto, segundo).

Conhecimento Específico: 8 (oito) questões

Conhecimentos do Código de Trânsito Brasileiro

OPERADOR DE MÁQUINAS

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais

Atualidades: com 5 (cinco) questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais no período de 01 de janeiro à 31 de Julho de 2011.

Língua Portuguesa: com 6 (seis) questões

Compreensão de texto. Sinônimo e Antônimo. Pontuação. As classes gramaticais Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Ortografia Oficial.

Matemática: com 6 (seis) questões

Cálculos e Situações-problema envolvendo as quatro operações com números inteiros e fracionários. Sistema métrico decimal (medidas de comprimento e de massa). Medidas de tempo (hora, minuto, segundo).

Conhecimento Específico: 8 (oito) questões

Conhecimentos do Código de Trânsito Brasileiro

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

ASSISTENTE SOCIAL

Conhecimentos Gerais

Atualidades: com 5 (cinco) questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais no período de 01 de janeiro à 31 de julho de 2011.

Língua Portuguesa: com 10 (dez) questões

Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

Conhecimento Específico: 10 (dez) questões

ECA

LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - LOAS - Lei 8742, de 07.12.1993

Código de Ética

Família e Política de Renda Mínima. Autora: Ana Maria Medeiros da Fonseca

Família Contemporânea em debate. Autora: Maria do Carmo Braut Carvalho

Família, Redes, Laços e Políticas Públicas. Autora: Ana Rojas Acosta e Maria A. Faller.

Estratégias em Serviço Social. Autor: Vicente de Paula Faleiros.

DENTISTA

Conhecimentos Gerais

Atualidades: com 5 (cinco) questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais no período de 01 de janeiro à 31 de julho de 2011.

Língua Portuguesa: com 10 (dez) questões

Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

Conhecimento Específico: 10 (dez) questões

Diagnóstico bucal: exames clínicos, radiográficos e outros complementares.

Plano de Tratamento; Diagnóstico e tratamento das afecções dos tecidos moles; Cariologia: etiopatogenia, prevenção e tratamento; Anestesia local em odontologia; Odontologia para bebês, gestantes e noções de Odontopediatria; Odontologia Preventiva e Saúde Pública: epidemiologia, planejamento e programação em serviços públicos; Promoção de saúde e prevenção em saúde bucal; Dentística operatória: preparo cavitário, materiais protetores do complexo; dentinopulpar e restauradores diretos; Tratamento Restaurador Atraumático: ART; Periodontia: etiopatogenia, prevenção e tratamento; Endodontia: diagnóstico e tratamento; Terapêutica e farmacologia odontológica de interesse clínico; Cirurgia bucal: cirurgia oral menor e exodontia; Traumatismos dento-alveolares; Urgência e emergência em odontologia; Biossegurança na prática odontológica; Ética em saúde; Política Nacional de Saúde Bucal; Sistema Único de Saúde (SUS): legislação, estrutura e características.

MÉDICO

Conhecimento Geral

POLÍTICA DE SAÚDE: 10 (dez) questões

Diretrizes e bases da implantação do SUS. Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde - Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo.

Conhecimento Específico: 15 (quinze) questões

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar; sistema digestivo: neoplasias, gastrite e ulcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e sistema endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas: orteoartrose, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de chagas, esquistossomose, leischmaniose, malária, tracoma, estreptocócicas, estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; dermatológicas :escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose, infecção bacteriana; imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia; ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal; intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares. Código de Ética médica.

136070

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231