Prefeitura de Santa Mariana - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA

ESTADO DO PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO 001/2007 EDITAL 001/2007

A Prefeita Municipal e a Comissão Examinadora do Concurso Público nº 001/2007 de Santa Mariana, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e em conformidade com o art. 37 e inciso II da Constituição da República Federativa do Brasil, com base na Lei Municipal nº 808/2007 e Decreto nº 069/2007, faz saber a todos os interessados que irá realizar CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, para seleção de candidatos aos cargos públicos do Quadro de servidores da Municipalidade.

CARGOS E REQUISITOS

1.CARGOS DE NÍVEL BÁSICO:

CARGO

VAGAS

VENCIMENTO R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

TAXA DE INSCRIÇÃO R$

REQUISITOS

Auxiliar de serviços gerais

26

400,00

40 HS

16,00

- Ensino Básico.

Auxiliar de obras e serviços públicos

04

540,00

40 HS

21,60

- Ensino Básico.

Gari e Margarida

21

400,00

40 HS

16,00

- Ensino Básico.

Mecânico

02

550,00

40 HS

22,00

- Ensino Básico.

-Ter comprovado conhecimentos práticos de mecânica.

Fiscal

01

480,00

40 HS

19,20

- Ensino Básico.

Operador de máquinas leves

02

440,00

40 HS

17,60

- Ensino Básico.

-Carteira de Habilitação categorias B e C.

Operador de máquinas pesadas

02

550,00

40 HS

22,00

-Carteira de Habilitação categorias C, D e/ou E.

Merendeira

03

400,00

40 HS

16,00

- Ensino Básico.

Motorista

12

550,00

40 HS

22,00

- Ensino Básico.

- Habilitação com categoria D e E.

Servente

04

400,00

40 HS

16,00

- Ensino Básico.

Telefonista

01

480,00

30 HS

19,20

- Ensino Básico.

Vigia

05

400,00

40 HS

16,00

- Ensino Básico.

2.CARGOS DE NÍVEL MÉDIO:

CARGO

VAGAS

VENCIMENTO R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

TAXA DE INSCRIÇÃO R$

REQUISITOS

Assistente administrativo

03

600,00

40 HS

24,00

- Ensino médio completo.

Auxiliar administrativo

16

440,00

40 HS

17,60

- Ensino médio completo.

Auxiliar de enfermagem

10

540,00

40 HS

21,60

- Ensino médio completo;

- Registro no COREN.

Auxiliar de odontologia

04

440,00

40 HS

17,60

- Ensino médio completo;

- Registro no CRO.

Secretário escolar

03

440,00

40 HS

17,60

- Ensino médio completo.

Técnico em contabilidade

01

700,00

40 HS

28,00

-Ensino médio completo profissionalizante na área.

- Registro no CRC.

Técnico em enfermagem

04

700,00

40 HS

28,00

- Ensino médio completo;

- Registro no COREN.

Técnico em higiene dental

02

700,00

40 HS

28,00

- Ensino médio completo;

- Registro no CRO.

Técnico em informática

01

700,00

40 HS

28,00

- Ensino médio completo;

- Experiência de 2 (dois) anos na operação e administração de sistemas informatizados.

Tesoureiro

02

1.100,00

40 HS

44,00

- Ensino médio completo.

Professor Educação Infantil

05

480,00

40 HS

19,20

- Ensino médio completo; com Habilitação em magistério, curso normal a nível médio e/ou curso de Habilitação Plena em Pedagogia e/ou Curso de magistério Superior.

3.CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR:

CARGO

VAGAS

VENCIMENTO R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

TAXA DE INSCRIÇÃO R$

REQUISITOS

Assistente Social

01

1.100,00

40 HS

44,00

- Graduação em Serviço Social;

- Registro no CRESS.

Administrador

01

2.200,00

40 HS

88,00

- Graduação em Administração de Empresas;

- Registro no CRA.

Dentista

01

1.100,00

20 HS

44,00

- Graduação em Odontologia;

- Registro no CRO.

Enfermeiro

02

1.300,00

40 HS

52,00

- Graduação em Enfermagem;

- Registro no COREN.

Engenheiro Agrônomo

01

1.100,00

40 HS

44,00

- Graduação em Agronomia;

- Registro no CREA.

Engenheiro Civil

01

1.815,00

40 HS

72,60

- Graduação em Engenharia Civil;

- Registro no CREA.

Fisioterapeuta

03

900,00

20 HS

36,00

- Graduação em Fisioterapia;

- Registro no CREFITO.

Fonoaudiólogo

01

900,00

20 HS

36,00

-Graduação em Fonaudiologia;

- Registro no CRF.

Nutricionista

01

900,00

40 HS

36,00

- Graduação em Nutrição;

- Registro no CRN.

Pedagogo

05

480,00

20 HS

19,20

- Graduação em Pedagogia;

- Registro no MEC.

Psicólogo

01

900,00

40 HS

36,00

- Graduação em Psicologia;

- Registro no CRP.

Advogado

03

2.200,00

20 HS

88,00

- Graduação em Direito;

- Registro na OAB.

Contador

01

2.200,00

40 HS

88,00

- Graduação em Ciências Contábeis

- Registro no CRC.

Farmacêutico

01

1.100,00

40 HS

44,00

- Graduação em Farmácia;

- Registro no CRF.

Analista de Sistemas

01

900,00

30 HS

36,00

- Graduação em Análise de Sistemas;

- Registro no CREI.

Veterinário

01

1.300,00

20 HS

52,00

- Graduação em Medicina Veterinária;

- Registro no CRMV.

DA INSCRIÇÃO:

2. INSCRIÇÃO:

2.1 Em hipótese alguma será permitida a inscrição condicional;

2.2 No caso de inscrição por procuração (com firma reconhecida em Cartório) deverá ser apresentado o documento de identidade do procurador e os documentos do candidato a ser inscrito, indicados no item 2.3 deverão ser autenticados em cartório. Nesta hipótese, o candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros do seu procurador;

2.3 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar: os documentos originais e cópias autenticadas: Certidão de Nascimento ou Casamento, Cédula de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e duas fotografias 3x4 recente;

2.4 Não será concedida isenção e nem haverá devolução de taxa de inscrição;

2.5 Inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital em relação as quais não poderá alegar desconhecimento;

2.6 As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Examinadora do Concurso Público de excluí-lo do mesmo se o preenchimento for feito com dados incorretos, emendados ou rasurados, bem como se constatado posteriormente serem inverídicas as referidas informações;

2.7 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar todas as divulgações relativas ao Concurso Público Nº 001/2007 da Prefeitura Municipal de Santa Mariana, Estado do Paraná, que serão divulgadas no Site do município: www.santamariana.pr.gov.br e Jornal Gazeta Regional de Cornélio Procópio.

2.8Os interessados em se inscrever, deverão comparecer munidos de documentação citado no item 2.3, ao posto de inscrição, no seguinte local, período e horários:

PERÍODO: De 02/01/2008 à 16/01/2008.

HORÁRIO: das 8h às 11h00 de segunda a sexta-feira.

LOCAL: Prefeitura Municipal.

ENDEREÇO: Rua Antonio Manoel dos Santos nº 151, Santa Mariana, Estado do Paraná.

INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (43) 3531-1144

REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO:

3. REQUISITOS:

3.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado;

3.2 Ter completado 18 (dezoito) anos de idade e ou emancipado legalmente;

3.3 Estar quite com a Justiça Eleitoral;

3.4 Estar quite com o serviço militar (quando do sexo masculino);

3.5 Fotocópia autenticada de documento que comprove a escolaridade, conforme exigido para o cargo.

3.6 Comprovante de que se encontra inscrito e quite com o Conselho Profissional correspondente, para os cargos de nível superior e Técnico, quando for o caso.

3.7 Fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou Casamento, da Cédula de Identidade, do Título de Eleitor, do CPF e do PIS/PASEP (quando já cadastrado).

3.8 Fotocópia e original da certidão de nascimento e da carteira de vacinação dos filhos menores de 14 (quatorze) anos.

3.9 Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo, atestado por inspeção de saúde realizada pelo médico indicado pela Prefeitura Municipal, de caráter eliminatório (se o candidato for considerado inapto perderá automaticamente a vaga).

3.10 Atestado de antecedentes criminais, passado pelo distribuidor público local de residência ou domicilio do candidato.

3.11 Declaração de que não exerce outro emprego ou função pública.

3.12 A FALTA DE QUALQUER DOCUMENTO ACIMA, IMPEDIRÁ A CONTRATAÇÃO.

3.13 O candidato aprovado e convocado deverá comparecer a prefeitura municipal, no prazo estipulado no Edital de Convocação, para proceder sua nomeação e será submetido a estágio probatório por 03 (três) anos onde será avaliado e, se aprovado, será considerado efetivo.

3.14 O candidato que não comparecer neste prazo será excluído da lista de aprovados.

DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA PRIMEIRA ETAPA E/OU ETAPA ÚNICA:

4. PROVAS DA PRIMEIRA ETAPA E/OU ETAPA ÚNICA:

4.1 As provas serão realizadas na:

DATA: 17/02/2008

HORÁRIO: 14:00 horas

LOCAL: a ser DEFINIDO E DIVULGADO EM EDITAL DE ENSALAMENTO

SANTA MARIANA - PARANÁ

4.2 A prova escrita terá a duração de 03(três) horas.

4.3 O candidato deverá comparecer ao local 30 minutos antes do início da prova, munido de protocolo de inscrição, documento de identidade, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha, pois somente será permitido o ingresso às salas das provas, os candidatos que comprovarem sua identidade mediante a apresentação da Cédula de Identidade e Protocolo de Inscrição.

4.4 Não será permitido o ingresso na sala das provas, o candidato que apresentar-se fora do horário estabelecido, sendo o mesmo excluído do Concurso, assim como aqueles que forem surpreendidos em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando livros, anotações, impressos, calculadoras, telefone celular, agenda eletrônica ou similar.

4.5 Fica vedado o ingresso de pessoas estranhas ao serviço, às salas e outros locais de prova.

4.6 A correção será efetuada através de gabarito preenchido pelo candidato.

DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA SEGUNDA ETAPA: TÍTULO E/OU PRÁTICA:

5. PROVAS DA SEGUNDA ETAPA DE TÍTULO E/OU PRÁTICA:

5.1 Prática para os cargos de: Operador de máquinas leves, Operador de máquinas pesadas e Motorista.

5.2 De Títulos para os cargos de Professor de educação Infantil e Pedagogo.

5.3 As provas serão realizadas em Data, horário e local a ser divulgado em Edital específico após a publicação dos candidatos aprovados na primeira Etapa, no site do município: www.santamariana.pr.gov.br e Jornal Gazeta Regional de Cornélio Procópio.

DAS PROVAS DA PRIMEIRA E SEGUNDA EPAPA:

6. DAS PROVAS DA PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPA:

6.1 Para os cargos de Nível Básico: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de obras e serviços públicos, Gari e Margaridas, Mecânico, Fiscal, Merendeira, Servente, Telefonista, Vigia;

Será realizada Prova escrita em uma única etapa com questões de múltipla escolha, sendo esta de caráter eliminatório, onde apenas uma das alternativas é correta, contendo 5 (cinco) questões de Português, 5 (cinco) questões de Matemática, 5 (cinco) questões sobre o Município, 5 (cinco) questões sobre conhecimentos gerais e 20 (vinte) questões Específicas da Área, onde serão avaliados o conteúdo global da prova na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, tendo cada questão o valor de 0,25 pontos e considerados APROVADOS os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova, ou seja, 5,0 (cinco pontos).

6.1.1 Para os cargos de Nível Básico: Operador de máquinas leves, Operador de máquinas pesadas, Motorista;

Será realizada Prova escrita e prática. A prova escrita será realizada em duas etapas: sendo a primeira etapa com questões de múltipla escolha, esta de caráter eliminatório, onde apenas uma das alternativas é correta, contendo 3 (três) questões de Português, 3 (três) questões de Matemática, 4 (quatro) questões do Município e Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões Específicas da Área, onde serão avaliados o conteúdo global da prova na escala de 0 (zero) a 6,0 (seis) pontos, tendo cada questão o valor de 0,20 pontos, e considerados APROVADOS os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova, ou seja, 3,0 (três) pontos.

A Prova prática será realizada em uma única etapa, com os candidatos classificados na primeira etapa, sendo a mesma de caráter classificatório, onde serão pontuados os candidatos na realização da prova prática por um funcionário do DETRAN/PR, na escala de 0 (zero) a 4 (quatro) pontos.

6.2 Para os cargos de Nível Médio: Assistente administrativo, Auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de odontologia, Secretário escolar, Técnico em Contabilidade, Técnico em enfermagem, Técnico em higiene dental, Técnico em informática, Tesoureiro;

Será realizada Prova escrita em uma única etapa com questões de múltipla escolha, sendo esta de caráter eliminatório, onde apenas uma das alternativas é correta, contendo 5 (cinco) questões de Português, 5 (cinco) questões de Matemática, 5 (cinco) questões sobre o Município, 5 (cinco) questões sobre conhecimentos gerais, 05 questões de informática e 15 (quinze) questões Específicas da Área, tendo cada questão o valor de 0,25 pontos, onde serão avaliados o conteúdo global da prova na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, e considerados APROVADOS os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova, ou seja, 5,0 (cinco pontos).

6.2.1 Para os cargos de: Professor de educação Infantil

Será realizada Prova Escrita e Prova de Títulos. A prova escrita será realizada em uma única etapa com questões de múltipla escolha, sendo esta de caráter eliminatório, onde apenas uma das alternativas é correta, contendo 3 (três) questões de Português, 3 (três) questões de Matemática, 4 (quatro) questões do Município e Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões Específicas da Área, onde serão avaliados o conteúdo global da prova na escala de 0 (zero) a 6,0 (seis) pontos, tendo cada questão o valor de 0,20 pontos, e considerados APROVADOS os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova, ou seja, 3,0 (três) pontos.

A Prova de Títulos será realizada em uma única etapa, com os candidatos classificados, sendo a mesma de caráter classificatório, onde serão pontuados títulos de Curso de Capacitação na área que terão o valor de: de 08 a 16(dezesseis) horas serão pontuados 0,5 (meio) ponto; de 20 (vinte) até 36 (trinta e seis) horas serão pontuados 1,00 (um) ponto, 40(quarenta) horas serão pontuados com 1,5(um ponto e meio) e Graduação, Pós Graduação e Mestrado serão pontuados com 2,0(dois pontos), na escala de 0 (zero) a 4,0 (quatro) pontos.

6.3 Para o cargo de Nível Superior: Assistente Social, Administrador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Advogado, Contador, Farmacêutico, Analista de Sistemas, Veterinário;

Será realizada Prova escrita em uma única etapa com questões de múltipla escolha, sendo esta de caráter eliminatório, onde apenas uma das alternativas é correta, contendo 5 (cinco) questões de Português, 5 (cinco) questões de Matemática, 5 (cinco) questões sobre o Município, 5 (cinco) questões sobre conhecimentos gerais, 5 (cinco) questões sobre informática e 15 (quinze) questões Específicas da Área, tendo cada questão o valor de 0,25 pontos, onde será avaliados o conteúdo global da prova na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, e considerados APROVADOS os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova, ou seja, 5,0 (cinco pontos).

6.3.1 Para o cargo de Nível Superior: Pedagogo

Será realizada Prova Escrita e Prova de Títulos. A prova escrita será realizada em uma única etapa com questões de múltipla escolha, sendo esta de caráter eliminatório, onde apenas uma das alternativas é correta, contendo 3 (três) questões de Português, 3 (três) questões de Matemática, 4 (quatro) questões do Município e Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões Específicas da Área, onde serão avaliados o conteúdo global da prova na escala de 0 (zero) a 6,0 (seis) pontos, tendo cada questão o valor de 0,20 pontos, e considerados APROVADOS os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova, ou seja, 3,0 (três) pontos.

A Prova de Títulos será realizada em uma única etapa, com os candidatos classificados, sendo a mesma de caráter classificatório, onde serão pontuados títulos de Curso de Capacitação na área que terão o valor de: de 08 a 16(dezesseis) horas serão pontuados 0,5 (meio) ponto; de 20 (vinte) até 36 (trinta e seis) horas serão pontuados 1,00 (um) ponto, 40(quarenta) horas serão pontuados com 1,5(um ponto e meio) e Graduação, Pós Graduação e Mestrado serão pontuados com 2,0(dois pontos), na escala de 0 (zero) a 4,0 (quatro) pontos.

DAS MATÉRIAS:

7. DAS MATÉRIAS:

7.1 As matérias constantes das provas da Primeira Etapa e/ou Etapa Única a que se submeterão os candidatos são aquelas constantes no Conteúdo Programático, Anexo I, disponível no local de inscrição e no Site: www.santamariana.pr.gov.br do município de Santa Mariana, Estado do Paraná.

DA DIVULGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

8. DA DIVULGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

8.1 O resultado do Concurso Público será divulgado em Edital no site e na sede da Prefeitura Municipal de Santa Mariana e no Jornal Gazeta Regional de Cornélio Procópio.

8.2 A classificação final obedecerá à ordem decrescente de pontos. Entre candidatos com igual número de pontos, será fator de preferência: o mais idoso.

DA CONTRATAÇÃO:

9. DA CONTRATAÇÃO:

9.1 Para efeito da contratação, os candidatos deverão comprovar toda a documentação prevista em Lei, qualquer declaração ou documentação não comprovada, eliminará o candidato vetando sua admissão e anulando todos os atos decorrentes na inscrição.

9.2 Os candidatos serão habilitados de acordo com o número de vagas. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal, observando-se a Lei Municipal nº 808/2007 e a disponibilidade de recurso orçamentário.

9.3 A aprovação no concurso público não gera direito à nomeação, a qual se dará a exclusivo critério da Prefeitura Municipal de Santa Mariana, Estado do Paraná, dentro do prazo de validade do concurso.

DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO:

10. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO:

10.1 O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos, por uma única vez, por meio de Decreto do Executivo Municipal.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

11. DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 As atribuições de cada cargo, descrição sintética, requisitos para provimento, recrutamento e perspectivas de desenvolvimento funcional estão contidas nas Leis Municipais nº 808/2007 e 813/2007, e estará disponível no site www.santamariana.pr.gov.br o Anexo I.

DA RESERVA DE VAGAS PARA OS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E AFRODESCENDENTES:

12. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E AFRODESCENDENTES:

12.1 Da Pessoa Portadora de Deficiência:

12.1.1 Ficam reservados cinco por cento (5%) das vagas para portadores de deficiência, e são considerados portadores de deficiência aqueles que se enquadram nas categorias descritas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99, alterado pelo Decreto Federal n]º 5296, de 2 de dezembro de 2004.

12.1.2 O candidato portador de deficiência apresentará, no ato de inscrição, laudo médico emitido a menos de 90 dias, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), bem como a provável causa da deficiência e o nível de esforço que o candidato está apto a realizar.

12.1.3 Após análise do laudo médico, serão homologadas as inscrições dos candidatos aptos a realizarem as provas, em igualdade de condições com os demais candidatos.

12.1.4 No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência que necessite de atendimento diferenciado no dia da prova, deverá requerê-lo, por escrito, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas, sendo que a Comissão do Concurso Público deliberará sobre o pedido.

12.1.5 As vagas que não forem providas por ausência de candidatos, por reprovação no processo seletivo ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais concursados, observada a ordem de classificação.

12.2 Do afro-descendente:

12.2.1 Ficam reservados dez por cento (10%) das vagas para afro-descendentes, e são considerados afro-descendentes, nos termos da Lei Estadual nº 14.274 de 24 de dezembro de 2003, aqueles que assim se declararem expressamente, identificando-se como cor preta, parda, da raça etnia negra e definidos como tais conforme classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

12.2.2. Considerar-se-á afro-descendente aquele que assim se declare expressamente, identificando-se como de cor preta ou parda, e raça etnia negra, sendo que tal informação integrará os registros cadastrais de ingresso de servidores.

12.2.3 O acesso dos candidatos à reserva de vagas obedecerá o pressuposto do procedimento único de seleção.

12.2.4 Na hipótese de não preenchimento da quota prevista no art. 1º, as vagas remanescentes serão revertidas para os demais candidatos qualificados no certame, observada a respectiva ordem de classificação.

12.2.5 Detectada a falsidade na declaração a que se refere o artigo segundo, sujeitar-se-á, o infrator, às penas da lei, assegurada a ampla defesa, sujeitando-se, ainda:

12.2.6 Se já nomeado no emprego para o qual concorreu na reserva de vagas, utilizando-se da declaração inverídica, à pena disciplinar de demissão;

12.2.7 Se candidato, à anulação da inscrição no concurso público e de todos os atos daí decorrentes.

CRONOGRAMA DO CONCURSO:

13. CRONOGRAMA DO CONCURSO:

13.1 O Concurso será realizado dentro do seguinte Cronograma, onde os documentos serão publicados no Site www.santamariana.pr.gov.br e Jornal Gazeta Regional de Cornélio Procópio, Estado do Paraná:

13.1.1 Publicação do Edital de Abertura do Concurso no Site www.santamariana.pr.gov.br : 21/12/2007.

13.1.2 Publicação do Resumo do Edital de Abertura do Concurso na Folha de Londrina - Paraná: 21/12/2007.

13.1.3 Publicação do Edital de Abertura do Concurso no Jornal Gazeta Regional de Cornélio Procópio - Paraná : 22/12/2007.

13.1.4 Início do Período das Inscrições: 02/01/2008.

13.1.4 Término do Período das Inscrições: 16/01/2008.

13.1.5 Homologação das Inscrições: 23/01/2008.

13.1.6 Publicação do Edital de Ensalamento Site www.santamariana.pr.gov.br no: 13/02/2008.

13.1.7 Realização da Prova Escrita: 17/02/2007

13.1.8 Publicação do Edital do Resultado da Primeira Etapa do Concurso: 27/02/2008.

13.1.9 Publicação do Edital de Convocação para Prova Prática e de Títulos no Site www.santamariana.pr.gov.br no: 27/02/2008

13.1.10 Publicação do Resultado Final do Concurso: 05/03/2008.

DOS RECURSOS:

13. DOS RECURSOS;

13.1 Das decisões da Comissão Examinadora do Concurso Público caberão recursos fundamentados, no prazo de 03 (três) dias a contar da data de divulgação oficial dos resultados. Decorrido o prazo para recurso, as provas poderão ser incineradas pela Comissão Examinadora, resguardando-se àquelas para as quais foram tempestivamente apresentados recursos, que deverão ser mantidas pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias contados da data da divulgação final do resultado.

13.2 Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Concurso Público, constituído pela Portaria nº 064/2007, formada pelas pessoas, abaixo relacionadas:

- Presidente: AUGUSTA REGINA GRANDI, Servidora Pública, CPF: 606.450.599-00; e membros: - ELIANA GONZAGA DOS SANTOS, Servidora Pública, CPF: 489.612.059-00; - IRMA APARECIDA AGOSTINHO, Servidora Pública, CPF: 512.295.879-34; - DALVA APARECIDA ZANELLI, Servidora Pública, CPF: 505.779.999-15; - ARLETE MARCOLINO MARIA, Servidora Pública, CPF: 566.779.109-97; - INÊS RODRIGUES (SUPLENTE), Servidora Pública, CPF: 813.577.029-49.

Santa Mariana, 21 de dezembro de 2007.

Maria Aparecida se Souza Lima Bassi
Prefeita Municipal

Augusta Regina Grandi
Presidente da Comissão Examinadora do Concurso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CONCURSO Nº 001/2007

SANTA MARIANA - PARANÁ

ANEXO I

1.PARA OS CARGOS (Ensino Básico):

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de obras e serviços públicos, Gari e Margaridas, Mecânico, Fiscal, Merendeira, Servente, Telefonista e Vigia, onde a prova será realizada em Etapa única, sendo:

1.1. PORTUGUÊS: 05 questões Compreensão e Interpretação de texto; Ortografia; Ordem alfabética; Acentuação; Divisão de sílabas; Vogais e consoantes; Feminino e masculino; Singular e plural; Sinais de pontuação; Aumentativo e diminutivo; Sinônimo e Antônimo; Sílabas com S e Z; Frases; Artigo; Substantivo.

1.2. MATEMÁTICA: 05 questões

Adição, subtração, multiplicação e divisão; Seqüências; Dúzia; Hora; Números até 100; Medindo tempo; Sucessor e antecessor; Ordem crescente e decrescente; Números pares e ímpares; Maior e menor.

1.3.CONHECIMENTOS GERAIS: 05 questões

- Fatos históricos e políticos, passados e atuais, nacionais e internacionais, abordados em livros, jornais, revistas e programas de rádio e TV, de acordo com o cargo pleiteado.

Fatos históricos, geográficos, políticos e curiosos do município.

1.4.CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO: 05 questões

Conhecimento sobre Município de Santa Mariana - aspectos históricos e geográficos/ desenvolvimento econômico e social/O patrimônio histórico e cultural.

1.5.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA: 20 questões

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Auxiliar de Serviços Gerais :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Cuidados, Prevenção, Noções básicas de segurança no trabalho; Principais serviços e tarefas a serem realizados: serviços em diversas áreas da Prefeitura, executando tarefas de natureza operacional em obras civis, conservação da limpeza de logradouros públicos por meio de coleta de lixo, varrições,lavagens, pintura de guias, aparo de gramas, jardinagem, preparo e cuidados com hortas, executa instalações, reparos e serviços de manutenção em dependências de edificações de modo geral. Limpeza de vidros de janelas e fachada de edifícios, recintos e acessórios dos mesmos, coleta e entrega de documentos; mensagens e encomendas; segurança do patrimônio e das pessoas, solicitando meios e tomando providências para a realização dos serviços básicos do auxiliar de serviços gerais e atividades correlatas.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Auxiliar de Serviços e Obras Públicas :

Regras básicas do servidor Público, Normas de Comportamento em Serviço Público, Noções de segurança no Trabalho, serviços em diversas áreas da Prefeitura, compreende as atividades que se destinam a executar, sob supervisão, tarefas braçais simples, que não exijam conhecimentos ou habilidades especiais: Abrir valas no solo, utilizando ferramentas manuais apropriadas; Capinar e roçar terrenos, bem como quebrar pedras e pavimentos; Limpar ralos e bueiros; Carregar e descarregar veículos, empilhando os materiais nos locais indicados; Transportar materiais de construção, móveis, equipamentos e ferramentas, de acordo com instruções recebidas; Auxiliar no plantio, adubagem e poda de árvores, flores e grama para conservação e ornamentação de praças, parques e jardins; Limpar, lubrificar e guardar ferramentas, equipamentos e materiais de trabalho que não exijam conhecimentos especiais; Dar mira e bater estaca nos trabalhos topográficos; Auxiliar no nivelamento de superfícies a serem pavimentadas e trabalhar com emulsão asfáltica;Preparar argamassa, concreto e executar outras tarefas auxiliares de obras; Moldar bloquetes, mourões, placas e outros artefatos pré-moldados, utilizando a fôrma e o material adequado, seguindo instruções predeterminadas; Auxiliar na construção de palanques, andaimes e outras obras; Efetuar limpeza de vias, logradouros, prédios e órgão da unidade da administração Pública direta e/ou indireta, Executar outras atribuições afins.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Gari e Margarida :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Cuidados, Prevenção, Noções básicas de segurança no trabalho; Principais serviços e tarefas a serem realizados: serviços em diversas áreas da Prefeitura, executando tarefas de natureza operacional em obras civis, conservação da limpeza de logradouros públicos por meio de coleta de lixo, varrições,lavagens, pintura de guias, aparo de gramas, jardinagem, preparo e cuidados com hortas, executa instalações, reparos e serviços de manutenção em depêndencias de edificações de modo geral. Limpeza de vidros de janelas e fachada de edifícios, recintos e acessórios dos mesmos, segurança do patrimônio e das pessoas, solicitando meios e tomando providências para a realização de atividades correlatas.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Mecânico :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Conhecimento em mecânica automobilística para efetuar manutenção preventiva e corretiva das diversas partes de veículos; conhecimento para detectar e substituir peças defeituosas, bem como regular e ajustar s mesmas, conhecimento de catálogos de peças automobilísticas a fim de identificar; tipo, modelo,numeração e demais dados da peça a ser substituída; noção de prevenção de acidentes; conhecimento em reparos e aferição de motores a diesel e gasolina além do sistema de transmissão de força; reparar , substituir e ajustar peças mecânicas dos veículos, máquinas e motores movidos a diesel e gasolina ou qualquer outro tipo de combustível, efetuar regulagem de motor, revisar, desmontar e montar, reparar, consertar e reformar sistema de comando de freios, de transmissão, de ar comprimido, hidráulico ,de refrigeração e outros, reparar sistemas elétricos, operar equipamentos de soldagem, recondicionador, substituir e adaptar peças, vistoriar veículos, prestar socorro a veículos acidentados ou com defeito mecânico, lubrificar máquinas e motores, trocar pneus, fazer balanceamento, alinhamento, ter conhecimento sobre manutenção, conservação, manuseio e limpeza de veículos e equipamentos, executar tarefas afins.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Fiscal :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Noções de Direito Constitucional - Da Constituição: conceito, objeto, elementos e classificação. Estrutura do Estado Brasileiro. Hierarquia da Norma Constitucional. O município e sua estrutura constitucional. Competências exclusivas, concorrentes e supletivas do município. Os Poderes Legislativo e Executivo municipais e suas competências. Criação, sanção e veto da norma municipal. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais; direitos sociais. Conhecimento do exercício de atividades auxiliares na fiscalização tributária e imobiliária do município; de Vistoria de imóveis em construção, verificando se os projetos estão aprovados e com a devida licença; de Fiscalização as reformas de estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais verificando se possuem o alvará expedido pela prefeitura; além de Vistoriar os imóveis em fase de acabamento para a expedição do "habite-se"; Autuar e notificar os contribuintes que cometerem infração;Elaborar relatórios de vistorias;Executar tarefas referentes ao controle e fiscalização sobre o horário do comércio; Autuar ambulantes e comerciantes que exercem atividades sem a devida licença;Fiscalizar os estabelecimentos comerciais, feiras, e similares, fazendo cumprir o Código de Posturas e o Código Tributário;Zelar pelos equipamentos, materiais e procedimentos.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Merendeira :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e outros materiais; Controle de materiais e utensílios usados na cozinha;higiene e saúde corporal; Reconhecimento de gêneros alimentícios impróprios do consumo humano;Conhecimentos inerentes ao funcionamento de copa/cozinha;regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição;Técnicas de confecção de bolos,doces, sucos, café, chás e comidas em geral;Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados;. Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha;Noções básicas de culinária; Regras de hierarquias no serviço público municipal;Regras de comportamento no ambiente de trabalho. Conservar o local de preparação da merenda em boas condições de trabalho procedendo a limpeza e arrumação;Respeitar os alunos tratando-os com delicadeza e carinho;Respeitar o trabalho do colega deixando que ele participe também do serviço da cozinha;Procurar enriquecer a merenda escolar, levando os alunos a terem gosto pela merenda;Zelar pelo material de uso e consumo na preparação da merenda escolar, além de efetuar demais tarefas correlatas a sua função.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Servente :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Uso e cuidados com as ferramentas, máquinas e equipamentos de seu uso no trabalho; Prevenção de acidentes no trabalho; Regras de hierarquias no serviço público; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Zelo pelo patrimônio público; Efetuar a limpeza e manter em ordem as instalações escolares, providenciando o material e produtos necessários; Efetuar a limpeza necessária do estabelecimento, dentro de seu trabalho, bem como todas as atividades correlatas a sua função.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Telefonista :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Operar equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando-se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria;Ambiente de trabalho, boas práticas, registros e relatórios, agendamento, Atribuições: Recepcionar / controlar visitantes, Encaminhar visitantes para os funcionários da empresa, Responder perguntas gerais sobre a empresa ou direcionar as perguntas para outros funcionários qualificados a responder, Enviar e receber correspondências ou produtos, Processar a correspondência recebida (pacotes, telegramas, faxes e mensagens), organizá-los e distribuir para o destinatário, Executar arquivamento de documentos, Executar trabalhos de digitação, Organizar viagens, Marcar reuniões, Controlar as chaves, Registrar informações, Manipular o computador e impressoras da recepção, Manipular pagers, intercomunicadores, rádios e sistema de alto-falantes, Manipular a máquina copiadora,
Manipular o fax, Manter atualizado os livros de registros de correspondência e registro de fax, Telefonista - Efetuar telefonemas, atender telefone e transferir chamadas telefônicas, Anotar recados de visitantes ou de chamadas telefônicas e enviá-los para os funcionários, Usar o correio de voz., Usar agenda , Manter em ordem e limpo o local da PABX, Registrar diariamente as ligações telefônicas realizadas, Reportar falhas do equipamento telefônico, Conhecer os aspectos legais da profissão., Atuar com ética no exercício da função: imagem profissional, imagem da empresa, sigilo profissional, relacionamento com colegas e superiores, Saber utilizar os serviços das empresas concessionárias de atendimento público (informações, consertos, auxílio de telefonistas, etc), executar outras atribuições afins.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Vigia :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público;Compreende o conhecimento de atividades que se destinam a fazer, sob supervisão, o policiamento de edifícios e logradouros públicos municipais: Fiscalizar as áreas de acesso a edifícios municipais, evitando aglomerações, estacionamento indevido de veículos e permanência de pessoas inconvenientes; Fiscalizar a entrada de pessoas e veículos nas dependências de edifícios municipais, examinando, conforme o caso, as autorizações para ingresso, impedindo a entrada de pessoas estranhas, identificando eventuais situações suspeitas e tomando as providências cabíveis para garantir a segurança do local; Fiscalizar o estacionamento de veículos em passeios, calçadas, praças e outros locais sob sua jurisdição; Policiar logradouros e outras áreas de responsabilidade da Prefeitura, a fim de evitar depredações, roubos, danos em jardins e brinquedos públicos e qualquer outro tipo de agressão ao patrimônio municipal; Alertar moradores e transeuntes para qualquer fato ou circunstância que lhes possa trazer prejuízo ou perigo; Prestar informações e socorrer populares, quando solicitado; Entregar ao seu superior objetos de outras pessoas que, por qualquer modo, venham a cair em seu poder; Articular-se imediatamente com seu superior, sempre que suspeitar de irregularidades na área sob sua jurisdição; Registrar diariamente as ocorrências verificadas em sua jornada de trabalho; Zelar por sua aparência pessoal, mantendo o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como pela guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades; Executar outras atribuições afins.

2.PARA OS CARGOS (Ensino Básico):

Operador de máquinas leves, Operador de máquinas pesadas, e Motorista, as provas serão realizadas em Duas Etapas, sendo:

2.1. PORTUGUÊS: 03 questões Compreensão e Interpretação de texto; Ortografia; Ordem alfabética; Acentuação; Divisão de sílabas; Vogais e consoantes; Feminino e masculino; Singular e plural; Sinais de pontuação; Aumentativo e diminutivo; Sinônimo e Antônimo; Sílabas com S e Z; Frases; Artigo; Substantivo.

2.2. MATEMÁTICA: 03 questões

Adição, subtração, multiplicação e divisão; Seqüências; Dúzia; Hora; Números até 100; Medindo tempo; Sucessor e antecessor; Ordem crescente e decrescente; Números pares e ímpares; Maior e menor.

2.3.CONHECIMENTOS GERAIS: 02 questões

- Fatos históricos e políticos, passados e atuais, nacionais e internacionais, abordados em livros, jornais, revistas e programas de rádio e TV, de acordo com o cargo pleiteado.

Fatos históricos, geográficos, políticos e curiosos do município.

2.4.CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO: 02 questões

Conhecimento sobre Município de Santa Mariana - aspectos históricos e geográficos/ desenvolvimento econômico e social/O patrimônio histórico e cultural.

2.5.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA: 20 questões

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Operador de Maquinas leves :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Código de Trânsito Brasileiro; Circulação urbana e trânsito. Noções básicas de mecânica automotiva; manutenção de veículos, Direção defensiva. Primeiros socorros em acidentes de trânsito; situações emergenciais; regras de transito, sinalização; manutenção preventiva de veículos; Estacionamentos, conhecimentos básicos sobre motores, operação e manutenção de máquinas.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Operador de Maquinas Pesadas :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público;Código de Trânsito Brasileiro; regras de trânsito; Circulação urbana e trânsito. Noções básicas de mecânica automotiva. Direção defensiva. Primeiros socorros em acidentes de trânsito. Especificações sobre circulação de veículos pesados nas áreas urbanas. Conhecimentos da operação e manutenção de máquinas motoniveladora, retro-escavadeira, pá-carregadeira, rolo compressor e trato esteira. Transporte de cargas pesadas em carrocerias.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Motorista :

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Código de Trânsito Brasileiro; Circulação urbana e trânsito. Noções básicas de mecânica automotiva; manutenção de veículos, Direção defensiva. Primeiros socorros em acidentes de trânsito; situações emergenciais; regras de transito, sinalização; manutenção preventiva de veículos; Estacionamentos, conhecimentos básicos sobre motores, operação e manutenção de veículos.

- OBS: A Prova prática será realizada em uma única etapa, com os candidatos classificados na primeira etapa, sendo a mesma de caráter classificatório, onde serão pontuados os candidatos na realização da prova prática por um funcionário do DETRAN/PR,

3.PARA OS CARGOS (Ensino Médio e Superior):

- Nível Médio e Superior:

Assistente administrativo, Auxiliar administrativo, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de odontologia, Secretário escolar, Técnico em Contabilidade, Técnico em enfermagem, Técnico em higiene dental, Técnico em informática, Tesoureiro, Assistente Social, Administrador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Advogado, Contador, Farmacêutico, Analista de Sistemas, Veterinário:

3.1. PORTUGUÊS: 05 questões

1. Interpretação de Texto;

2. Ortografia;

3. Acentuação Gráfica;

4. Flexão da palavra: gênero, número e grau;

5. Concordância Nominal e Verbal;

6. Emprego dos Pronomes;

7. Análise Sintática: termos essenciais da oração;

8. Coordenação e Subordinação;

9. Regência Nominal e Verbal.

3.2. MATEMÁTICA: 05 questões

1. Sistema de Numeração Decimal;

2. Problemas envolvendo as quatro operações;

3. Números Decimais e fracionários;

4. Juros e Porcentagens;

6. Regra de Três;

7. Sistema de Medidas;

8. Razão e Proporção; divisão proporcional;

9. Números inteiros e racionais.

3.3.CONHECIMENTOS GERAIS: 05 questões

- Fatos históricos e políticos, passados e atuais, nacionais e internacionais, abordados em livros, jornais, revistas e programas de rádio e TV, de acordo com o cargo pleiteado.

Fatos históricos, geográficos, políticos e curiosos do município.

3.4.CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 05 questões

1. Manuseio de periféricos - impressoras; 2. Utilização do Microsoft Word/Excel - todos os recursos disponíveis - mala direta, criação de tabelas, elaboração de planilha de cálculo; 3. Utilização do Power Point - criação de apresentação e de organograma; 4. Utilização do Windows na parte de organização do microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; 5. Noções de Internet e Intranet.

3.4.CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO: 05 questões

Conhecimento sobre Município de Santa Mariana - aspectos históricos e geográficos/ desenvolvimento econômico e social/O patrimônio histórico e cultural.

3.5.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA: 15 questões

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Assistente Administrativo:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público;Ter conhecimento na execução e coordenação de tarefas de apoio administrativo e financeiro que envolva maior grau de complexidade e de autonomia, como: Elaborar programas, dar pareceres e realizar pesquisas sobre um ou mais aspectos dos diversos setores da administração; Participar da elaboração ou desenvolvimento de estudos, levantamentos, planejamento e implantação de serviços e rotinas de trabalho; Redigir ou participar da redação de correspondências, pareceres, ofícios, memorandos, documentos legais e outros significativos para o órgão; Conhecimentos básicos de operação de microcomputador e digitação, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como consultar registros; Coordenar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos; Interpretar leis, regulamentos e instruções relativas a assuntos de administração geral, para fins de aplicação, orientação e assessoramento; Elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticos, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral; Elaborar ou colaborar na elaboração de relatórios parciais e anuais, atendendo às exigências ou normas da unidade administrativa; Orientar e supervisionar as atividades de controle de estoque, a fim de assegurar a perfeita ordem de armazenamento, conservação e níveis de suprimento; Classificar contabilmente todos os documentos comprobatórios das operações realizadas, de natureza orçamentária ou não, de acordo com o plano de contas da Prefeitura; Preparar relação de cobrança e pagamentos efetuados pela Prefeitura, especificando os saldos, para facilitar o controle financeiro; Controlar a movimentação de recursos e o ingresso de receitas; Verificar o cumprimento de obrigações de pagamentos a terceiros, saldos em caixa e contas bancárias, para apoiar a administração dos recursos financeiros da Prefeitura; Prestar informações de caráter geral, pessoalmente ou por telefone, anotando e transmitindo recados; cadastramento de imóveis e estabelecimentos comerciais, a fim de que o Município possa recolher tributos; Averbar e conferir documentos contábeis; Auxiliar na elaboração e revisão do plano de contas da Prefeitura; Escriturar contas correntes diversas; Examinar empenhos de despesas e a existência de saldos nas dotações; Auxiliar na feitura global de contabilidade dos diversos impostos, taxas e demais componentes de receita; Coligir e ordenar os dados para elaboração do Balanço Geral; Executar ou supervisionar o lançamento das contas em movimento, nas fichas e livros contábeis; Controlar estoques de materiais, inspecionando o recebimento e a entrega, bem como verificando os prazos de validade dos materiais perecíveis e a necessidade de ressuprimento dos estoques; Colaborar nos estudos para a organização e a racionalização dos serviços nas unidades da Prefeitura; Orientar os servidores que o auxiliam na execução das tarefas típicas da classe; Executar outras atribuições afins, Constituição Federal e LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) nº 101 de 04/05/2000. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública. Agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificação e espécies. Serviço público. Lei nº 8.666/93.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Auxiliar Administrativo:

Conhecimento de atividades que se destinam a executar tarefas simples e rotineiras de apoio administrativo, como: Atender ao público, interno e externo, informações, recados, correspondências, encaminhamentos; Atendimento às chamadas telefônicas, anotando recados, conhecimento sobre: Duplicação de documentos diversos, operação de máquina própria, ligando-a e desligando-a, abastecendo-a de papel e tinta, regulando o número de cópias; digitação de textos, documentos, tabelas e outros originais;Arquivamento de processos, leis, publicações, atos normativos e documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas preestabelecidas; Preenchimento de fichas; impostos, pesquisas de campo, cálculos simples de áreas, para a cobrança de tributos, bem como cálculos de acréscimos por atraso no pagamento dos mesmos; requerimentos de imóveis relativos a construção, demolição, legalização e outros; Controle de estoques e reposição; atendimento ao público; Preenchimento de fichas, formulários e mapas, cálculos simples; Operação de microcomputador, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, Executar outras atribuições afins, Constituição Federal e LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) nº 101 de 04/05/2000. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública. Agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificação e espécies. Serviço público. Lei nº 8.666/93.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Auxiliar de Enfermagem:

3. Sistema único de Saúde:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público;Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90.Relações Interpessoais no Trabalho;Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame; Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional;Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica, noções de epideminologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas;Socorros de Urgência: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras; A criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários; Noções do Programa Saúde da Família - PSF;Papel do Auxiliar de Enfermagem no processo de educação em saúde: importância, métodos, atuação, resultados

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Auxiliar de Odontologia:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90. Esterilização;Conhecimentos básicos de funcionamento de uma clínica odontológica e dos equipamentos, instrumentais e materiais nela utilizados;Contaminação bacteriológica e química;Agentes causadores de doenças transmissíveis; Forma de prevenção de doenças na boca;Instrumentação; Doenças transmissíveis;Prevenção de controle de infecção em odontologia;Anatomia dos dentes; Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional;Noções do Programa Saúde Bucal - PSB.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Secretário Escolar:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Escrituração Escolar; Conceito Fundamentação Legal; Classificação dos Registros Individual: Guia de transferência, Ficha Individual, Histórico Escolar, Ficha de Aptidão Física, Boletim/Caderneta, diploma/Certificado.Coletivo Diário de Classe. Livros: Atas do Conselho de Classe, Atas de Resultados Finais, Outros. Execução dos Registros dos fatos Escolares. Modos de Registrar: Normas Gerais de Organização, Escrituração e Procedimentos: Comuns e Especiais. Eventos Escolares Objeto de Registro: Matrícula, Transferência, Aproveitamento de Estudos, Equivalência de Estudos, Adaptação, Curricular, Verificação do Rendimento, Circulação de Estudos: Ensino Regular / Ensino Supletivo; Conhecimentos sobre a lei n° 9.394/96, Resolução n° 150/1999; Relações Humanas; Código de Ética; Sociologia, Filosofia.Reconhecimento e elaboração de atos oficiais ( Leis, Decretos, Resoluções, Atas, Ofícios,Certidões, Alvarás, etc. ); respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade;Noções de Segurança no Trabalho; Conhecimentos básicos necessários ao auxiliar de Secretaria; Banco de dados, sistemas de informações e pacote Office. ( Excel, Word ).

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Técnico em Contabilidade:

Ética e Comportamento, contabilidade financeira, orçamentária e patrimonial, plano de contas, sistema de livros e documentos, método de escrituração, controle contábil e orçamentário; classificação contábil dos documentos comprobatórios das operações realizadas, empenhos de despesas; escrituração, impostos e taxas; análise e conciliação de contas, operações contábeis; balanços, balancetes, mapas e outros demonstrativos financeiros, coordenação dos serviços contábeis; relatórios, pareceres Executar outras atribuições afins, Constituição Federal e LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) nº 101 de 04/05/2000. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública. Agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificação e espécies. Serviço público. Lei nº 8.666/93.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Técnico em Enfermagem:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90; Ambiente de trabalho, assistência a pacientes, boas práticas, normas e procedimentos, registros e relatórios , imunização, saúde e Prevenção de doenças, Administração de medicamentos, Assistência a enfermagem em doenças infecto-contagiosas e em situações cirúrgicas,vigilância sanitária e epidemiológica, urgência e emergência, atendimento ambulatorial,saúde pública, Programas da Política Nacional de Atenção Básica(PSF/Programa Saúde da Família; PSB/Programa Saúde Bucal e PAC/Programa Agente Comunitário de Saúde, Lei Orgânica da Saúde/LOA/nº8080/90;- Lei de Participação da Gestão do SUS Nº 8142/90), constituição Federal e Estatuto da criança e do adolescente.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Técnico em Higiene Dental:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90.Esterilização; Conhecimentos básicos de funcionamento de uma clínica odontológica e dos equipamentos, instrumentais e materiais nela utilizados; Contaminação bacteriológica e química; Agentes causadores de doenças transmissíveis; Forma de prevenção de doenças na boca; Instrumentação; Doenças transmissíveis; Prevenção de controle de infecção em odontologia;Anatomia dos dentes; Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional;Noções do Programa Saúde Bucal - PSB.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Técnico em Informática:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; SISTEMAS COMPUTACIONAIS - Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, Computadores: Noções Gerais sobre computadores; componentes de um computador (hardware e software); linguagens de programação; compiladores e interpretadores - noções e diferenças; aritmética computacional. 2. Sistemas Operacionais: funções básicas. 3. Banco de dados: sistema gerenciadores de banco de dados; banco de dados relacionais, distribuídos e orientados a objetos - noções básicas. 4. Redes de computadores; Protocolos. 5. Arquitetura cliente-servidor: conceitos de internet, intranet e extra net. 6. Aplicativos - Uso do MS Windows. Uso do MS Word, Excel e Access. 7. Fundamentos de Programação: Lógica para programação. Instalação e configuração de Componentes, Planejamento, Conceitos, reformatação de Programas, Recuperação de Dados, Programação, Manuseio de Arquivos e banco de dados, Programação, Manuseio de Arquivos e Banco de dados, Multimídia, Instalação e configuração de Aplicativos, sistemas operacionais, Sistema de rede, componentes do computador, cuidados e prevenção, atendimento ao publico e outros conhecimentos afins.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Tesoureiro:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público ; Atendimento, contabilização financeira, orçamentária e patrimonial, execução orçamentária, empenhos de despesas em face da existência de saldo nas dotações; pagamentos, escrituração, impostos e taxas; conciliação de contas, saldos, operações contábeis; balanços, balancetes, mapas e outros demonstrativos financeiros, coordenação dos serviços contábeis; relatórios , pareceres; Executar outras atribuições afins, legislações pertinentes, Constituição Federal e LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) nº 101 de 04/05/2000. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública. Agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificação e espécies. Serviço público. Lei nº 8.666/93.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Assistente Social:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, Análise de Conjuntura, Serviço social: conhecimentos gerais da Profissão, História do Serviço Social, Serviço Social e Formação profissional, Metodologia do Serviço Social, Serviço Social e ética, A prática institucional do Serviço Social/Análise Institucional, A dimensão política da prática profissional. Questões sociais decorrentes da realidade família, criança, adolescente, idoso, pessoa com deficiência, educação, saúde e previdência social. Pesquisa em serviço social. Atuação do Serviço Social na administração de políticas sociais. Planejamento. Serviço Social e interdisciplinaridade. Trabalho com famílias, CRAS/Centro de Referência da Assistência Social, CREAS, ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90, Lei Orgânica da Assistência Social - Lei nº 8.742/93, Lei nº 8.842/94 que fixa a Política Nacional do Idoso, SUAS(Sistema único da Assistência Social), NOB/SUAS, e demais legislações de Direitos e de Cidadania.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Administrador:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público ;Conhecimento de atividades que se destinam a executar e coordenar tarefas de apoio administrativo e financeiro que envolva maior grau de complexidade, requeiram certo grau de autonomia e envolvam coordenação e supervisão, como: Elaborar programas, dar pareceres e realizar pesquisas sobre um ou mais aspectos dos diversos setores da administração; Participar da elaboração ou desenvolvimento de estudos, levantamentos, planejamento e implantação de serviços e rotinas de trabalho; Redigir ou participar da redação de correspondências, pareceres, ofícios, memorandos, documentos legais e outros significativos para o órgão; Digitar documentos redigidos e aprovados; Operar microcomputador, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como consultar registros; Estudar processos referentes a assuntos de caráter geral ou específico da unidade administrativa e propor soluções; Coordenar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos; Interpretar leis, regulamentos e instruções relativas a assuntos de administração geral, para fins de aplicação, orientação e assessoramento; quadros e tabelas estatísticos, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral; relatórios parciais e anuais, controle de estoque, conservação e níveis de suprimento; Classificação contábil de documentos,relação de cobrança, folha de pagamento, saldo,controle financeiro; movimentação de recursos, receitas; contas bancárias, cadastramento, tributação; documentos contábeis; Escrituração, empenhos de despesas e a existência de saldos nas dotações; contabilidade, impostos, taxas e demais componentes de receita, conciliação de extratos bancários, confrontando débitos e créditos, elaboração de balancetes, balanços, boletins e outros demonstrativos contábil-financeiros, Balanço Geral; lançamento das contas em movimento, nas fichas e livros contábeis; estoques de materiais, conhecimento geral na execução das tarefas típicas da classe; Executar outras atribuições afins, Constituição Federal e LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) nº 101 de 04/05/2000. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública. Agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificação e espécies. Serviço público. Lei nº 8.666/93.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Dentista:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90.Anestesiologia; Bio-segurança; Dentística; Endodontia; Estomatologia; Exodontia; Farmacologia; Odontologia preventiva;Odontopediatria; Ortodontia; Periodontia; Radiologia; Atualidades sobre Odontologia;Papel do Dentista no processo de educação em saúde: importância, métodos, atuação, resultados; Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional; Noções do Programa Saúde Bucal - PSB.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Enfermeiro:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público;Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90.Atuação do Enfermeiro nos programas Ministeriais: Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes. Doenças transmissíveis: medidas preventivas, diagnóstico diferencial;Ética e Código de Deontologia de Enfermagem, Lei do exercício profissional;Saúde da Criança e do Adolescente - Puericultura, controle de crescimento e desenvolvimento, saúde do escolar e saúde do adolescente, Intervenções da Enfermagem na assistência à Criança nos aspectos preventivos e curativos: doenças preveníveis por imunização: vacinas, (rede de frio, via de administração, validade, rede de frio e esquema do M.S); DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis: HIV e AIDS, Prevenção, Transmissão e Tratamento; Sifilis; Cancro mole e duro, Vulvovaginites; Noções Básicas de: Vigilância epidemiológica e Vigilância Sanitária; Atenção a Saúde da Mulher: Gravidez, modificações fisiológicas e psicológicas na gestação, gravidez de baixo e alto risco, pré-natal, puerpério (normal e patológico) e amamentação;Saúde do Adulto e do Idoso - Assistência à Saúde para melhor qualidade de vida: alimentação saudável, exercícios psicofísicos e controle emocional. Atenção ao adulto: hipertensão arterial, Diabetes, noções de oncologia; Consulta em enfermagem: Anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento de enfermagem; Atenção a Saúde em paciente psiquiátrico: Assistência de Enfermagem e controle de medicamentos; Papel do enfermeiro no processo de educação em saúde: importância, métodos, atuação, resultados. Noções do Programa Saúde da Família - PSF.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Engenheiro Agrônomo;

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Importância da água na Agricultura. Efeito de deficiências ou excessos hídricos nas plantas. O Ciclo Hidrológico. Bacia Hidrográfica. Precipitação. Infiltração. Escoamento Superficial. Armazenamento e manejo da água no Solo. Relação Solo-água-planta. O solo e o balanço hídrico. Os sólidos Minerais e o espaço poroso. O solo como reservatório de água para as plantas. Demandas de irrigação para projeto. Balanço hídrico mensal. Impactos da Agricultura nas propriedades hidrológicas da bacia hidrográfica. Qualidade de água para irrigação. Legislação de Recursos Hídricos. Conhecimentos gerais sobre a lei federal 9.433/97 e lei estadual (Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos): o Sistema (Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Conselhos Estaduais, Comitês de Bacia, Agências de Bacia) e os Instrumentos de Gestão (outorga, cobrança, enquadramento, planos de recursos hídricos, Sistema de Informações). Dominialidade das águas: federal e estadual. Resoluções do CONAMA e CNRH que digam respeito aos Recursos Hídricos. Outorga de Recursos Hídricos e Licenciamento Ambiental: etapas e legislação básica. . Saúde Pública: campos de atuação de Saúde Pública; Sistema Único de Saúde- SUS; Lei 8080/90, de 19/09/90; Lei Orgânica da Saúde nº 8.142/90, de 28/12/90; Norma Operacional Básica - NOB-SUS 01/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS-SUS 01/2001 e NOAS-SUS 01/2002;

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Engenheiro civil:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público;1. Planejamento, controle e orçamento de obras; 2. Execução de obras civis: 2.1. Topografia e terraplenagem; locação de obra; sondagens; instalações provisórias. 2.2. Canteiro de obras; proteção e segurança, depósito e armazenamento de materiais, equipamentos e ferramentas. 2.3. Fundações. 2.4. Escoramentos. 2.5. Estruturas de concreto; fôrmas; armação; desformas; lançamento e cura do concreto. 2.6. Argamassas. 2.7. Instalações prediais. 2.8. Alvenarias. 2.9. Revestimentos. 2.10. Esquadrias. 2.11. Coberturas. 2.12. Pisos. 2.13. Impermeabilização rígida e flexível.; 3. Materiais de construção civil: 3.1. Aglomerantes - gesso, cal, cimento Portland. 3.2. Agregados. 3.3. Argamassa. 3.4. Concreto: dosagem; tecnologia do concreto. 3.5. Aço. 3.6. Madeira. 3.7. Materiais cerâmicos. 3.8. Vidros. 3.9. Tintas e Vernizes. 4. Mecânica dos solos: 4.1. Origem, formação e propriedades dos solos. 4.2. Índices físicos. 4.3. Prospecção geotécnica. 4.4. Permeabilidade dos solos. 4.5. Percolação nos solos. 4.6. Compactação dos solos; compressibilidade; adensamento dos solos; estimativas de recalques. 4.7. Resistência ao cisalhamento dos solos. 4.8. Empuxos de terra; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e profundas; 5. Resistência dos materiais: 5.1. Deformações. 5.2. Teoria da elasticidade. 5.3. Análise de tensões. 5.4. Flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem; 6. Análise estrutural: 6.1. Esforço normal, esforço cortante, torção e momento fletor. 6.2. Estudos de estruturas isostáticas (vigas simples, vigas Gerber, quadros, arcos e treliças). 6.3. Noções de estruturas hiperestáticas; 7: Noções de dimensionamento do concreto armado. 7.1. Estados limites; aderência; ancoragem e emendas de barra de armação; detalhamento de edifício em estrutura de concreto armado. 7.2. Dimensionamento de seções retangulares sob flexão. 7.3.Dimensionamento de seções "T". 7.4. Cisalhamento. 7.5. Dimensionamento de peças de concreto armado submetidas à torção. 7.6. Dimensionamento de pilares. 7.7. Norma NBR-6118/2003 - Projeto de estruturas em concreto - procedimentos; 8. Instalações prediais: 8.1. Instalações elétricas em baixa tensão. 8.2. Instalações hidrossanitárias. 8.3. Instalações de telefone e instalações especiais (lógica em cabeamento estruturado, proteção e vigilância, gás e água quente); 9. Saúde e segurança ocupacional em canteiros de obras: 9.1. Norma NR-18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da Construção; 10. Responsabilidade civil e criminal em obras de engenharia e conhecimentos legais sobre o enquadramento dos responsáveis referentes aos Art. 121 e 132 do Código Penal; 11. Patologia das obras de engenharia civil; 12. Noções de uso e ocupação do solo: conhecimento e conceituação da terminologia empregada em Legislação Urbanística; parcelamento do solo: desmembramento e desdobro; índices: taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento; 13. Licitações e Contratos Administrativos - Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993 e alterações até 31.12.2005: Alienações; Licitação: conceitos e aplicações; Modalidades de licitação: limites; publicidade; convite, tomada de preços, concorrência; Habilitação na licitação; Tipos de Licitação; Contratos Administrativos: Disposições básicas - arts. 54 a 59; Formalização, alteração, execução.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Fonoaudiólogo:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90. Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, assistência a pacientes,; boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, registros e relatórios , imunização, saúde e Prevenção de doenças,Trabalho em Equipe, fonoaudiologia na saúde Pública, desenvolvimento humano, crescimento e desenvolvimento das estruturas e funções dos órgãos fonoarticulatórios, Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, O papel social e cultural no desenvolvimento de distúrbios de comunicação, Distúrbios de comunicação(voz, fala, audição, motricidade oral) e suas implicaçães em relação ao desenvolvimento lingüístico, cognitivo, social, afetivo e escolar, Processo de alfabetização e comunicação escrita; Programas da Política Nacional de Atenção Básica(PSF/Programa Saúde da Família; PSB/Programa Saúde Bucal e PAC/Programa Agente Comunitário de Saúde, Lei Orgânica da Saúde/LOA/nº8080/90;- Lei de Participação da Gestão do SUS Nº 8142/90), constituição Federal e Estatuto da criança e do adolescente.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Fisioterapeuta:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90. (Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, assistência a pacientes; boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, registros e relatórios , imunização, saúde e Prevenção de doenças,Trabalho em Equipe, fisioterapia na saúde Pública, desenvolvimento humano, crescimento e desenvolvimento, fundamentos da fisioterapia, técnicas básicas em: cinesioterapia, manipulações, fisioterapia, UTI, técnicas preventivas nas alterações músculo-esqueléticas, prevenção de escaras de decúbito, complicações no aparelho respiratório, técnicas de treinamento em locomoção e deambulação, tremnamento de muletas e andadores, treinamento com cadeiras de rodas e outros, fisioterapia nos diferente aspectos clínicos e cirúrgicos(fase hospitalar e ambulatorial), Ortopedia e traumatologia,clínica médica, pediatria, idoso ; Programas da Política Nacional de Atenção Básica(PSF/Programa Saúde da Família; PSB/Programa Saúde Bucal e PAC/Programa Agente Comunitário de Saúde, Lei Orgânica da Saúde/LOA/nº8080/90;- Lei de Participação da Gestão do SUS Nº 8142/90), constituição Federal e Estatuto da criança e do adolescente.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Nutricionista;

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, assistência a pacientes,; boas práticas, normas e procedimentos, registros e relatórios ,Trabalho em Equipe, Fundamentos da Nutrição; conceito e objetivos, importância da nutrição no desenvolvimento humano, nutrientes, propriedades, funções, digestão, metabolismo, Nutrição do ciclo vital, gravidez e lactação, bebês, recém nascido de baixo peso, infância e adolescência, envelhecimento, técnica dietética( alimentos, conceitos, preparo, conservação,características físicas e químicas, avaliação), vigilância sanitária, recursos humanos, treinamento, hábitos alimentares, Prevenção de doenças, Saúde Pública, Estudo de Caso, Programas da Política Nacional de Atenção Básica(PSF/Programa Saúde da Família; PSB/Programa Saúde Bucal e PAC/Programa Agente Comunitário de Saúde, Lei Orgânica da Saúde/LOA/nº8080/90;- Lei de Participação da Gestão do SUS Nº 8142/90), constituição Federal e Estatuto da criança e do adolescente.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Psicólogo:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, assistência a pacientes,; boas práticas, registros e relatórios , Trabalho em Equipe, Psicologia na saúde Pública, desenvolvimento humano, crescimento e desenvolvimento, desenvolvimento da linguagem oral e escrita, Aprendizagem, Avaliação Escolar, Desenvolvimento Infantil, Psicologia tradicional e Comunitária, grupos sociais, trabalho e transformação social, Socialização, Psicologia Institucional, alienação e consciência , Atuação do Psicólogo em creches, centros de educação infantil e escolas de nível fundamental, Processo educativo e prevenção de patologias, Saúde Mental, orientação familiar, Estudo de Caso, Programas da Política Nacional de Atenção Básica(PSF/Programa Saúde da Família; PSB/Programa Saúde Bucal e PAC/Programa Agente Comunitário de Saúde, Lei Orgânica da Saúde/LOA/nº8080/90;- Lei de Participação da Gestão do SUS Nº 8142/90), constituição Federal e Estatuto da criança e do adolescente.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Advogado:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição: fontes; conceito; objeto; classificações e estrutura. Supremacia da Constituição. Aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. Vigência e eficácia das normas constitucionais. Poder constituinte. Controle de constitucionalidade. Ação direta de inconstitucionalidade. Ação declaratória de constitucionalidade. Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Controle de constitucionalidade das leis municipais. Estado Federal. Princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. Direitos sociais. Organização do Estado brasileiro: União, estados federados, municípios, Distrito Federal e territórios. Organização político-administrativa. Repartição de competências. Bens públicos. Intervenção nos estados e nos municípios. Administração pública. Disposições gerais. Emendas constitucionais. Servidores públicos. Aposentadoria. Organização dos Poderes na Constituição da República. Poder Executivo. Poder Legislativo. Imunidade parlamentar. Processo legislativo. Poder Judiciário. Funções essenciais à justiça. Atribuições e responsabilidades do governador e dos prefeitos. Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Tribunal de contas do estado. Ordem econômica e financeira. Princípios gerais da atividade econômica. Tributação e orçamento. Estado de defesa e estado de sítio. Emendas constitucionais. DIREITO ADMINISTRATIVO: Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Anulação e revogação. Prescrição. Controle da administração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. Domínio público. Bens públicos classificação, administração e utilização. Proteção e defesa de bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Contrato administrativo: conceito, peculiaridades, controle, formalização, execução e inexecução. Licitação: princípios, obrigatoriedade, dispensa e exigibilidade, procedimentos e modalidades. Contratos de concessão de serviços públicos. Contratos de gestão. Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. 4.1 Direitos e deveres dos funcionários públicos. Regimes jurídicos. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. Poder de polícia: conceito, finalidade e condições de validade. Intervenção do Estado na propriedade: desapropriação, servidão administrativa, requisição, ocupação provisória e limitação administrativa. Princípios básicos da administração. Responsabilidade civil da administração: evolução doutrinária e reparação do dano. Enriquecimento ilícito e uso e abuso de poder. Improbidade administrativa. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. Concessão e autorização dos serviços públicos. Organização administrativa: noções gerais. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Desapropriação. Bens suscetíveis de desapropriação: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Competência para decretá-la. Desapropriação judicial por necessidade ou utilidade pública. Indenização e seu conceito legal. Caducidade da desapropriação. Imissão na posse do imóvel desapropriado. DIREITO CIVIL: Aplicação da lei no tempo e no espaço; interpretação da lei; analogia. Princípios gerais do direito e eqüidade. Das pessoas. Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Do domicílio. Dos bens. Das diferentes classes de bens. Dos fatos jurídicos. Do negócio jurídico. Dos atos jurídicos lícitos. Dos atos ilícitos. Da prescrição e da decadência. Da prova. Do direito das obrigações. Das modalidades das obrigações. Da transmissão das obrigações. Do adimplemento e extinção das obrigações. Do inadimplemento das obrigações. Dos contratos em geral. Das várias espécies de contratos. Dos atos unilaterais. Da responsabilidade civil. Do direito das coisas. Da posse. Dos direitos reais. Da propriedade. Responsabilidade civil do Estado e do particular. DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Da jurisdição: conceito, modalidades, poderes, princípios, órgãos, formas e limites da jurisdição civil. Da ação: conceito, natureza jurídica, condições, classificação. Competência: conceito; competência funcional e territorial; competência internacional. Modificações da competência e conflito; conexão e continência. Processo e procedimento: natureza e princípios, formação, suspensão e extinção. Pressupostos processuais; tipos de procedimentos. Prazos: conceito, classificação, princípios, contagem; preclusão; prescrição. Da ação: conceito; ação e pretensão; natureza jurídica, condições, classificação. Do processo e procedimento: natureza e princípios. Formação, suspensão e extinção do processo; pressupostos processuais; tipos de procedimentos. Prazos: conceito, classificação, princípios, contagem; preclusão. O juiz: poderes, deveres e responsabilidades. Do Ministério Público e dos auxiliares da justiça. Sujeitos do processo: das partes e dos procuradores. O litisconsórcio; capacidade de ser parte e estar em juízo. Legitimação ordinária e extraordinária. A substituição processual. Intervenção de terceiros; oposição; nomeação à autoria; denunciação da lide; chamamento ao processo; da assistência. Dos atos processuais. Petição inicial: conceito, requisitos. Pedidos: espécies, modificação, cumulação. Causa de pedir. Da citação. Da resposta do réu: contestação, exceções, reconvenção. Revelia. Antecipação de tutela. Prova: conceito, modalidades princípios gerais, objeto, ônus, procedimentos. Da audiência. Da coisa julgada: conceito; limites objetivos e subjetivos; coisa julgada formal e coisa julgada material. Recursos: conceito, fundamentos, princípios, classificação, pressupostos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, efeitos, juízo de mérito. Apelação. Agravo de instrumento. Embargos infringentes, de divergência e de declaração. Recurso especial. Recurso extraordinário. Nulidades. Processo de execução: pressupostos e princípios informativos. Espécies de execução. Embargos do devedor: natureza jurídica, cabimento e procedimento. Embargos de terceiro: natureza jurídica, legitimidade e procedimento. Execução fiscal. Da execução contra a fazenda pública. Processo e ação cautelares. DIREITO TRIBUTÁRIO: O Estado e o poder de tributar. Fundamentos da imposição tributária, suas limitações no nosso ordenamento. Imunidade, isenção e não- incidência. Sistema Tributário Nacional. Princípios constitucionais tributários. Competência legislativa. Limitações da competência tributária. Discriminação, repartição, destinação e vinculação constitucional da receita tributária. Vigência e aplicação da legislação tributária no tempo e no espaço. Incidência, não-incidência, imunidade, sanção e deferimento. Legislação tributária. Conceitos. Lei ordinária e lei complementar. Medida provisória. Regras de vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. Tributos. Conceito. Natureza jurídica. Classificação: impostos, taxas e contribuições de melhoria. Contribuições: espécies e natureza jurídica. Empréstimos compulsórios. DIREITO PREVIDENCIÁRIO Seguridade social: conceito e princípios (constitucionais). Da organização da seguridade social. Da previdência social, princípios conformadores, benefícios, segurados, custeio.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Contador:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Ética e Comportamento, contabilidade financeira, orçamentária e patrimonial, plano de contas, sistema de livros e documentos, método de escrituração, controle contábil e orçamentário; classificação contábil dos documentos comprobatórios das operações realizadas, empenhos de despesas; escrituração, impostos e taxas; análise e conciliação de contas, operações contábeis; balanços, balancetes, mapas e outros demonstrativos financeiros, coordenação dos serviços contábeis; relatórios, pareceres, Executar outras atribuições afins, Constituição Federal e LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) nº 101 de 04/05/2000. DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração Pública. Agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificação e espécies. Serviço público. Lei nº 8.666/93.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Farmacêutico;

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Evolução das Políticas de Saúde no Brasil; Sistema único de Saúde/SUS, conceitos, fundamentação legal, diretrizes e princípios, participação popular e controle social; Norma Operacional Básica - NOB/96 e Norma Operacional da Assistência a Saúde - NOAS/2001.Atualidades sobre Saúde Pública. Saúde Coletiva. Lei 8080/90. Lei 8142/90. Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, assistência a pacientes; boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, registros e relatórios , imunização, saúde e Prevenção de doenças,Trabalho em Equipe, saúde Pública, ; Farmacodinâmica(vias de administração e eliminação de medicamentos), associação de medicamentos, farmacoterapia das doenças( parasitárias ,microbianas), considerações gerais da droga, princípio ativo, fármaco, medicamento e veneno, formas farmacêuticas seus usos, medicamentos controlados, estocagem de medicamentos, almoxarifado:estocagem, guarda e conservação de medicamentos e materiais, rotina ambulatorial e atendimento as enfermarias, berçário, Esterilização, Política de medicamentos, Estudo de Caso, Programas da Política Nacional de Atenção Básica(PSF/Programa Saúde da Família; PSB/Programa Saúde Bucal e PAC/Programa Agente Comunitário de Saúde, Lei Orgânica da Saúde/LOA/nº8080/90;- Lei de Participação da Gestão do SUS Nº 8142/90) e constituição Federal.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Analista de Sistemas:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; SISTEMAS COMPUTACIONAIS - Ética e legislação Profissional, Ambiente de trabalho, Computadores: Noções de arquitetura de computadores; componentes de um computador (hardware e software); linguagens de programação; compiladores e interpretadores - noções e diferenças; aritmética computacional. 2. Sistemas Operacionais: funções básicas. 3. Banco de dados: sistema gerenciadores de banco de dados; banco de dados relacionais, distribuídos e orientados a objetos - noções básicas. 4. Redes de computadores: fundamentos de comunicação de dados; redes LANs e WANS; Protocolos. 5. Arquitetura cliente-servidor: conceitos de internet, intranet e extra net. 6. Aplicativos - Uso do MS Windows. Uso do MS Word, Excel e Access. 7. Fundamentos de Programação: Lógica para programação. Instalação e configuração de Componentes, Planejamento, Conceitos, reformatação de Programas, Recuperação de Dados, Programação, Manuseio de Arquivos e banco de dados, Programação, Manuseio de Arquivos e Banco de dados, Multimídia, Instalação e configuração de Aplicativos, sistemas operacionais, Sistema de rede, componentes do computador, cuidados e prevenção, atendimento ao publico e outros conhecimentos afins.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Veterinário:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Inspeção Sanitária e Tecnológica dos Produtos de Origem Animal:( Inspeção "ante-mortem" dos animais de açougue; Sistema Linfático: sua importância em inspeção de carnes; Principais doenças infecciosas transmissíveis ao homem; Principais doenças parasitárias transmissíveis ao homem; Toxi-infecções alimentares; Beneficiamento do leite de consumo; Controle Químico e Microbiológico de leite e produtos lácticos; Aspectos higiênicos e sanitários do pescado. Patologia animal: Etiologia, Diagnóstico. Tratamento, controle e erradicação relativos às doenças: Febre Aftosa, Raiva, Anaplasmose, Brucelose, Peste Suína, Carências vitamínico-minerais, Principais ectoparatisoses de bovinos, bubalinos e suínos, Principais doenças de aves e eqüídeos. Bovinocultura de corte e bovinocultura de leite ,Raças; Distribuição geográfica no Brasil; Importância econômica; Melhoramento do meio; Produção de carne; Produção de leite.Nutrição animal e Agrostológica: Valor dos alimentos; Hidratos de carbono, gorduras e proteínas; Macro e micro elementos minerais; Vitaminas; Concentrados e volumosos; Formação e manejo de pastagem; Forrageiras (gramíneas e leguminosas); Ensilagem e fenação. Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial:Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor; Gestação, parto e lactação; Métodos de diagnóstico de gestação; Fatores que contribuem para alta taxa de fertilidade; Importância econômica da Inseminação Artificial; Doenças e distúrbios do aparelho genital do macho e fêmea. Saúde Pública: campos de atuação de Saúde Pública; Sistema Único de Saúde- SUS; Lei 8080/90, de 19/09/90; Lei Orgânica da Saúde nº 8.142/90, de 28/12/90; Norma Operacional Básica - NOB-SUS 01/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS-SUS 01/2001 e NOAS-SUS 01/2002.

4.PARA OS CARGOS (Ensino Médio e Superior):

Professor de educação Infantil e Pedagogo:

4.1. PORTUGUÊS: 03 questões

1. Interpretação de Texto;

2. Ortografia;

3. Acentuação Gráfica;

4. Flexão da palavra: gênero, número e grau;

5. Concordância Nominal e Verbal;

6. Emprego dos Pronomes;

7. Análise Sintática: termos essenciais da oração;

8. Coordenação e Subordinação;

9. Regência Nominal e Verbal.

4.2. MATEMÁTICA: 03 questões

1. Sistema de Numeração Decimal;

2. Problemas envolvendo as quatro operações;

3. Números Decimais e fracionários;

4. Juros e Porcentagens;

6. Regra de Três;

7. Sistema de Medidas;

8. Razão e Proporção; divisão proporcional;

9. Números inteiros e racionais.

4.3.CONHECIMENTOS GERAIS: 02 questões

Abordará questões que envolvam o momento atual dos aspectos sociais, econômicos e políticos do Brasil, a relevância do momento histórico e geográfico do País e do mundo e temas que demonstrem a "bagagem" cultural do candidato.

CONHECIMENTOS GERAIS

- Fatos históricos e políticos, passados e atuais, nacionais e internacionais, abordados em livros,

jornais, revistas e programas de rádio e TV, de acordo com o cargo pleiteado.

Fatos históricos, geográficos, políticos e curiosos do município.

4.4.CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO: 02 questões

Conhecimento sobre Município de Santa Mariana - aspectos históricos e geográficos/ desenvolvimento econômico e social/O patrimônio histórico e cultural.

4.5.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA: 20 questões

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Professor de Educação Infantil:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, metodologia do Ensino da Matemática, Avaliação, Políticas Educacionais, metodologia do Ensino de ciências, metodologia do ensino de Historia, metodologia do ensino de Geografia, Gestão Escolar, Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental , Projeto Político pedagógico. Constituição da República, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Parâmetros Curriculares Nacionais, LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), FUNDEB(Fundo de Manutenção e Diretrizes da Educação Básica), FUNDEF(Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental), Ensino Fundamental de nove anos,Atualidades da área. Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções de Planejamento de atividades; Primeiros Socorros; Os brinquedos; Normas para utilização dos brinquedos; Normas de Segurança; Desenvolvimento Físico e Motor; Necessidades Básicas, Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem; O Recém-Nascido: Necessidades e Reflexos; Desenvolvimento Emocional, Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Intelectual, Crescimento e Desenvolvimento; Tentativa de Treinamento Precoce; Maturação e Aprendizagem; Lei de Diretrizes e Bases.

- Conhecimentos específicos voltados ao cargo de Pedagogo:

Regras básicas de servidor público; Ética, Normas e comportamento em serviço público; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, metodologia do Ensino da Matemática, Avaliação, Políticas Educacionais, metodologia do Ensino de ciências, metodologia do ensino de Historia, metodologia do ensino de Geografia, Gestão Escolar, Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental , Projeto Político pedagógico. Constituição da República, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, Parâmetros Curriculares Nacionais, LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), FUNDEB(Fundo de Manutenção e Diretrizes da Educação Básica), FUNDEF(Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental), Ensino Fundamental de nove anos,Atualidades da área. Compreensão acerca dos conceitos de sociedades, classes sociais, relações sociais, ideologias e suas implicações no processo educativo no mundo contemporâneo; Compreensão de sistemas e teorias da aprendizagem da psicologia e abordagem sócio-construtivista no processo educativo; A questão do fracasso escolar: evasão e repetência; O currículo e a organização do processo pedagógico nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Abordagem interdisciplinar e as ciências básicas que integram o currículo mínimo das séries iniciais do Ensino Fundamental;Fundamentos históricos e filosóficos da educação; Fundamentos sociológicos da educação; Fundamentos psicológicos da educação;Fundamentos biológicos da educação; Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio à luz da Lei nº 9.394/96 - LDB; Ética Profissional;Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; Conhecimento do Estatuto e Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos do Magistério Público de Santa Mariana-PR; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Zelo pelo patrimônio público.

Obs:

A Prova de Títulos será realizada em uma segunda etapa, com os candidatos classificados, sendo a mesma de caráter classificatório, onde serão pontuados títulos de Curso de Capacitação na área que terão o valor de: de 08(oito) a 16(dezesseis) horas serão pontuados 0,5 (meio) ponto; de 20 (vinte) até 36 (trinta e seis) horas serão pontuados 1,00 (um) ponto, 40(quarenta) horas serão pontuados com 1,5(um ponto e meio) e Graduação, Pós Graduação e Mestrado serão pontuados com 2,0(dois pontos), na escala de 0 (zero) a 4,0 (quatro) pontos.

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