Prefeitura de Rio Largo - AL

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO LARGO

ESTADO DE ALAGOAS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 01/2007

O Município de Rio Largo/AL, em cumprimento ao que determina o Artigo 370, Inciso II, da Constituição Federal, e a Lei Municipal de n° 1457/2007, de 09 de Maio de 2007, informa que fará realizar, mediante as condições estabelecidas neste Edital, CONCURSO PUBLICO DE PROVAS, PROVAS PRÁTICAS E PROVAS DE TÍTULOS, para os níveis: fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior, nos cargos vagos e que venham a vagar, na administração pública, indicados no Anexo III deste Edital.

O anexo III que integra este Edital especifica os cargos e os pré-requisitos para o provimento de cada um.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O Concurso Público a que se refere este Edital, será realizado pela Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos, Empresa com comprovada capacidade técnica, contratada pela Prefeitura Municipal de Rio Largo/AL, por Contrato Administrativo e será regido por este Edital e pelos princípios gerais de Direito que norteiam a Administração Pública.

1.2. O Concurso destina-se a selecionar candidatos para provimento nos quadros da administração pública do Município de Rio Largo/AL aos cargos dispostos no Anexo III deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos vencimentos.

2. DOS CANDIDATOS

2.1. São requisitos indispensáveis aos candidatos quando da admissão:

2.1.1. Estar quite com o serviço militar (se do sexo masculino);

2.1.2. Estar quite com a obrigação eleitoral;

2.1.3. Ter idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 65 (sessenta e cinco) anos, salvo se já funcionário público;

2.2. Outros pré-requisitos constam no anexo III deste Edital.

2.3. As pessoas portadoras de deficiência é assegurado direito da inscrição no Concurso Público, que trata este Edital, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores na proporção de 10% (dez por cento) das vagas existentes no Certame.

2.3.1. Os candidatos deverão declarar quando da inscrição, serem portadores de deficiência, através da entrega de Atestado Médico e submeter-se, quando aprovados, a exame médico oficial ou credenciado pela Administração do Município de Rio Largo/AL, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não.

2.3.2. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, (estas) serão preenchidas pelos demais concursados com estrita observância da ordem de classificação.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas no período de 23 de Outubro a 16 de Novembro de 2007, nos pontos de acesso da Prefeitura Municipal de Rio Largo, na Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos e no site www.dinamicaconsultoria.com.br.

3.2. DAS INSCRIÇÕES FEITAS PELA INTERNET:

3.2.1. O período de inscrições pela Internet será das 9:00h do dia 23 de Outubro até às 18:00h do dia 16 de Novembro de 2007 (horário local).

3.2.2. O candidato deverá acessar o site: www.dinamicaconsultoria.com.br, e em seguida abrir a página CONCURSOS - CONCURSO PÚBLICO DE RIO LARGO - CADASTRE-SE.

3.2.3. Após o preenchimento do cadastro e confirmação dos dados, o candidato irá imprimir o BOLETO BANCÁRIO.

3.2.4. Até 72 (setenta e duas) horas após o pagamento, o candidato receberá através do e‑mail informado no seu cadastro, a CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO.

3.2.5. Caso a CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO não seja recebida no prazo estimado no item 3.5, o candidato deverá entrar em contato com a empresa Dinâmica‑Consultoria, Assessoria e Eventos, realizadora do certame, via fone (82) 3221-9038 ou e-mail cti.dinamicaconsultoria@uol.com.br , para que seja solucionada a questão.

3.2.6. A CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO acompanhada de DOCUMENTO DE IDENTIDADE, serão apresentados OBRIGATORIAMENTE pelo candidato no local da sua prova.

3.3. DAS INSCRIÇÕES FEITAS PESSOALMENTE:

3.3.1. Pessoalmente, as inscrições poderão ser feitas no mesmo período sendo o horário das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, no balcão de informações de Rio Largo e até as 1 8:00h, na Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos;

3.3.2. Serão instalados pontos de acesso para inscrição dos candidatos na Sede da Prefeitura Municipal de Rio Largo, à Rua Vereador Jarbas Januário s/n, Centro, Rio Largo, e na Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos, à Praça 13 de Maio, n° 200, Poço, Maceió-AL, que funcionarão nos horários especificados no item 3.1.

3.3.3. Nos pontos de acesso, estarão de plantão, funcionários da Empresa Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos, para prestar informações aos candidatos que tiverem dificuldade de acesso ao site.

3.3.4. Os candidatos que optarem por fazer inscrição nos pontos de acesso da Sede da Prefeitura do Município de Rio Largo e na Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos, deverão levar consigo, documentos originais de identidade (RG/CTPS/CNH ou outro documento com foto), CPF e Comprovante de Residência;

3.3.5. Ao final do preenchimento da inscrição do candidato, será impresso o Boleto para pagamento do valor da inscrição, de acordo com o nível de escolaridade especificado no quadro abaixo, que deverá ser pago em qualquer agência de Correios, Bancos ou Casas Lotéricas.

3.3.6. O BOLETO PAGO acompanhado de DOCUMENTO DE IDENTIDADE, serão apresentados OBRIGATORIAMENTE pelo candidato no local da sua prova.

3.4. A Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos, não se responsabiliza por solicitação de inscrições via internet, não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.5. O "Manual do Candidato" poderá ser impresso ou adquirido nos pontos de acesso, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 5,00 (cinco Reais), o qual contém todas as informações necessárias ao candidato.

3.6. O período de inscrições poderá ser prorrogado a critério da Prefeitura Municipal de Rio Largo.

3.7. As taxas de inscrições

CARGO / EMPREGO

TAXA DE INSCRIÇÃO

Nível Fundamental Incompleto

RS 45,00

Nível Fundamental Completo

RS 50,00

Nível Médio

RS 55,00

Nível Superior

RS 75,00

3.8. O candidato só poderá se inscrever para um único cargo e/ou uma única região, utilizando os códigos dispostos no anexo III deste Edital; caso haja desistência do cargo, o candidato deverá efetuar uma nova inscrição, sem devolução da taxa paga anteriormente, passando a ter validade a última inscrição efetuada, salvo se o horário das provas não coincidir.

3.9. Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor pago a título de inscrição.

3.10. O candidato é responsável por todas as informações contidas na ficha de inscrição, sendo eliminado do certame caso preste qualquer informação inexata.

3.11. Os candidatos inscritos receberão todas as informações referentes ao concurso, através do site www.dinamicaconsultoria.com.br, na sede da Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos e na Prefeitura Municipal de Rio Largo e nos pontos de acesso para inscrições.

4. ANEXO I- QUADRO DAS PROVAS (em anexo)

4.1. Todas as questões serão de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas, sendo 01 (uma) e somente 01 (uma) a correta.

4.2. Os programas para todos os cargos constam deste Edital e serão afixados nos Órgãos Públicos Municipais, na Dinâmica Consultoria, Assessoria e Eventos, na Prefeitura Municipal de Rio Largo/AL e ainda no site www.dinamicaconsultoria.com.br.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1. A prova objetiva será realizada no dia 16 de Dezembro de 2007 , ou outra data a ser divulgada juntamente com os locais e horários, até 15 (quinze) dias após o término das inscrições, publicados no Diário Oficial, no site www.dinamicaconsultoria.com.br e afixado nos pontos de acesso. (locais de inscrição).

5.2. O candidato deverá comparecer ao local da realização das provas com antecedência mínima de 01 (uma) hora, munido de Cédula de Identidade original, comprovante de pagamento da inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.3. Os portões serão fechados 10 (dez) minutos antes do horário previsto para o início das provas. (horário local).

5.4. Não será permitida durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, impressos e/ou qualquer outro material de consulta. Não será permitida, também, a entrada de candidatos portando arma e/ou a utilização de aparelhos eletrônicos (celular, bip, telefone, walkman, receptor, gravador, ipod e etc.). O uso de boné ou chapéu também não será permitido.

5.5. Acarretará a eliminação do candidato do Concurso, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer normas definidas neste Edital e/ou em outros editais relativos ao Concurso, nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.

5.6. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas:

5.6.1. Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

5.6.2. For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para execução de quaisquer prova;

5.6.3. Utilizar-se de objeto constante no item 5.4;

5.6.4. Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, as autoridades presentes e/ou os candidatos;

5.6.5. Recusar-se a entregar o material de prova ao término do tempo estabelecido;

5.6.6. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;

5.6.7. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta e/ou a folha de rascunho;

5.6.8. Descumprir as instruções contidas no caderno de provas;

5.6.9. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos incorrendo em comportamento inadequado;

5.6.10. Quando, após as provas, for constatado ter o candidato utilizado processos ilícitos, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso;

5.7. No dia da realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das mesmas;

5.8. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas;

5.9. O tempo máximo de duração das provas será de 03 (três) horas, a partir do início da sua realização, que será determinada pelo fiscal e anotada de forma clara para visualização de todos os candidatos.

5.10. O 2abarito das provas será divulgado 72 (setenta e duas) horas após a realização das provas, começando a contar deste momento o prazo para recursos.

6. DA AVALIAÇÃO DAS PROVAS

6.1. A prova objetiva terá um valor máximo de 60 (sessenta) pontos (2 pontos por questão).

6.3. Para o cargo de digitador, as provas serão em 02 (duas) etapas, sendo a primeira de provas objetivas eliminatórias e a segunda de provas práticas, classificatórias com mínimo de 50% de acertos em cada uma.

6.4. Serão convocados para a prova prática, 05 (cinco) vezes a quantidade de vagas para o cargo.

6.5. As provas práticas, serão avaliadas por uma Comissão Técnica, 10 (dez) dias após o resultado da primeira etapa, em local e horário a serem divulgados 02 (dois) dias após a publicação do resultado da primeira etapa nos locais de inscrição, na Prefeitura, na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Largo, no Diário Oficial do Estado de Alagoas e também no site: www.dinamicaconsultoria.com.br e valerão um total de 40 (quarenta) pontos.

6.6. O resultado das provas práticas, será divulgado até 15 (quinze) dias após sua realização.

6.7. Para o Nível Superior, as provas serão em 02 (duas) etapas, sendo a primeira com provas objetivas eliminatórias, e a segunda após o resultado da primeira, com provas de títulos com caráter classificatório.

6.8. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 50% (cinqüenta por cento) nas provas, serão de pronto desclassificados.

6.9.Qualquer candidato que deixar de comparecer às provas objetivas eliminatórias, por qualquer motivo será, de pronto, desclassificado.

6.10. Para os cargos de nível superior, os títulos valerão 15 (quinze) pontos no total, assim definidos:

6.10.1. Título de Pós-Graduação "Stricto Sensu" ( Doutorado) , em qualquer área, conferido por instituição reconhecida -08 (oito) pontos.

6.10.2. Título de Pós-Graduação "Stricto Sensu" ( Mestrado), em qualquer área, conferido por instituição reconhecida-05 (cinco) pontos.

6.10.3. Título de Pós-Graduação "Lato Sensu" ( Especialização ) em qualquer área, conferido por instituição reconhecida -02 (dois) pontos.

6.11. Os documentos destinados à avaliação da prova de títulos, sob pena de desconsideração, deverão ser entregues em cópias autenticadas ou cópias com os originais, até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado das provas objetivas, porém deverá ser informado no cadastro de inscrição, se o candidato possui título bem como o nível do mesmo. A apresentação dos originais no ato da nomeação será de caráter obrigatório.

6.12. Os candidatos residentes em outros Estados/Municípios que fizerem inscrição pela Internet, os títulos poderão ser encaminhados via Correios para o endereço: Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos, Praça 13 de Maio, 200, Poço, Maceió-AL - CEP: 57.025- 420, sendo o carimbo de emissão dos correios datado de até 48 (quarenta e oito) horas após o resultado das provas objetivas ou ainda entregues no próprio endereço no prazo especificado acima.

6.13. Será computada a pontuação dos títulos e emitido um novo resultado para os cargos que o possuam, até 05 (cinco) dias após o prazo determinado para recebimento dos mesmos.

6.14. Não serão considerados os títulos dos candidatos que não obtiveram a pontuação mínima exigida na prova objetiva.

6.15. Os pontos dos títulos não são cumulativos, ou seja, apenas será validado um titulo de cada nível.

7. CLASSIFICAÇÃO

7.1. Os candidatos serão classificados se obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) da totalidade de pontos.

7.2. A classificação final dos candidatos obedecerá à ordem decrescente das notas finais por código de inscrição.

8. DO RESULTADO ANTES DOS RECURSOS

8.1. Dar-se-á publicidade do primeiro resultado até 30 (trinta) dias após a realização das provas.

8.2 A lista de aprovados será publicada em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida, segundo as informações contidas na ficha de inscrição.

8.3. Neste resultado já serão levados em conta, os critérios de desempate definidos nos itens 10.1.1, 10.1.2 e 10.1.3.

8.4. Após o prazo de recursos, a Dinâmica terá um prazo máximo de 10 (dez) dias para divulgar o Resultado Pós-Recursos, o qual será o definitivo.

8.5. Todos os resultados serão divulgados na sede da Prefeitura Municipal de Rio Largo, nas Secretarias Municipais, na Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos e no site www.dinamicaconsultoria.com.br.

9. DOS RECURSOS

9.1. Será admitido recurso quanto a:

a) à formulação das questões;

b) ao gabarito;

c) ao resultado final do concurso público.

9.2. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, para cada evento, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

9.3. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicado o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo e endereço para correspondência, e ainda que sejam interpostos dentro do prazo.

9.4. O(s) ponto(s), à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos que participam do certame.

9.5.O prazo para interposição de recursos será de até 72 horas (setenta e duas horas).

9.6.O recurso interposto fora do prazo acima especificado, não será aceito.

9.7. Os recursos deverão ser protocolados no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Rio Largo, destinados à Comissão Organizadora do Concurso, e caso o candidato resida em Maceió, poderá protocolar diretamente na Dinâmica-Consultoria, Assessoria e Eventos. Para os candidatos residentes em outras cidades/municípios, os recursos deverão ser enviados pelo fax (82) 3336-3239, mantendo-se os critérios contidos no item 9 deste Edital.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1. Em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que tiver:

10.1.1. Maior idade civil;

10.1.2. Maior número de filhos;

10.1.3. Maior nota na prova de conhecimentos específicos.

10.2 As informações que serão utilizadas para o critério de desempate constam na ficha de cadastro eletrônico. Evento que seja posterior à data de inscrição não será considerado para esta finalidade.

11. DOS CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

11.1. A admissão obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final para cada código de inscrição, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais e às necessidades de pessoal da Prefeitura Municipal de Rio Largo.

11.2. Para todas as categorias, são condições de admissão:

11.2.1. Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;

11.2.2. Estar quite com as obrigações eleitorais;

11.2.3. Apresentar cédula da carteira de identidade, título de eleitor, certidão de nascimento e/ou casamento e CPF;

11.2.4. Comprovação do nível de escolaridade e/ou habilitação legal para o exercício do cargo;

11.2.5. Declaração de bens;

11.2.6. Declaração negativa de acumulação de cargo público;

11.2.7. Gozar de boa saúde física e mental comprovada mediante exame médico, determinado pelo Município de Rio Largo/AL;

11.2.8. Uma fotografia recente tipo 3X4;

11.2.9. Idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 65 (sessenta e cinco) anos, salvo se já funcionário público.

11.3. O candidato deverá comprovar, na data de admissão, as informações constantes na inscrição, utilizadas no critério de desempate.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. O concurso terá prazo de validade de 01 (hum) ano, contado da data de sua homologação e prorrogável por igual período, a critério da Sra. Prefeita do Município de Rio Largo/AL, através de ato administrativo;

12.2. O resultado final do Concurso será homologado pela Sra. Prefeita do Município de Rio Largo/AL;

12.3. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

12.4. Os cargos do referido concurso serão de natureza celetista, de acordo com a Lei Municipal de n° 1457/2007 de 09 de Maio de 2007 e Lei Orgânica do Município de Rio Largo/AL.

12.5. A inexatidão das informações ou as irregularidades dos documentos exigidos, eliminarão o candidato do concurso, tornando sem efeito todos os atos decorrentes da inscrição.

12.5.1. A chamada para admissão será feita por mala direta ou comunicação via correios, unicamente pelo endereço constante do formulário de inscrição ou de sua alteração.

12.6. O município de Rio Largo/AL excluirá do Concurso aquele que não atender à chamada para admissão, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, convocando no seu lugar o próximo candidato imediatamente classificado.

12.7. O candidato residente neste ou em outro Município, se classificado e nomeado, não terá direito à ajuda de custo para: hospedagem, alimentação e deslocamento para o local de trabalho.

12.8. A classificação não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático, mas apenas a expectativa de ser admitido, segundo as rigorosas ordens classificatórias, ficando a concretização deste ato, condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e conveniência do Município de Rio Largo/AL.

12.11. Qualquer alteração no presente Edital será feita através de publicação afixada nos quadros de avisos da Prefeitura, Secretarias Municipais e no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

12.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Concurso juntamente com a Dinâmica - Consultoria, Assessoria e Eventos, organizadora do concurso.

Publique-se e cumpra-se.

Rio Largo/AL, 22 de Outubro de 2007.

VÂNIA OITICICA PINTO GUEDES DE PAIVA
Prefeita de Rio Largo

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS/COZINHEIRO.

RACIOCÍNIO LÓGICO - (20)

PORTUGUÊS (10): Separação de Sílabas; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; interpretação de texto, substantivo, adjetivo.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

FISCAL DE TRANSPORTE ESCOLAR.

RACIOCÍNIO LÓGICO (10)

PORTUGUÊS (05) - Separação de Sílabas; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; interpretação de texto, numeral, artigo, substantivo, adjetivo, verbo.

CONHECIMENTOS GERAIS (05) - a história de Rio Largo; estrutura administrativa municipal; política; geografia; emancipação; religião; tradições populares.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - a Lei do Trânsito; direção defensiva; primeiros socorros; noções básicas de mecânica automotiva; atendimento às crianças.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

AGENTE ADMINISTRATIVO / AUXILIAR DE DISCIPLINA / TÉCNICO DE INFORMÁTICA / TÉCNICO EM TURISMO / TÉCNICO EM CONTABILIDADE / DIGITADOR / FISCAL AMBIENTAL / FISCAL DE TRÂNSITO / PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL / PROFESSOR DE 1 A 4 SÉRIE.

PORTUGUÊS (10) - Separação de Sílabas; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; interpretação de texto, numeral, artigo, substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição.

CONHECIMENTOS GERAIS (10) - a história de Rio Largo; estrutura administrativa municipal; política; geografia; emancipação; religião; tradições populares.

AGENTE ADMINISTRATIVO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - técnicas de atendimento a clientes; correspondências oficiais; técnicas de atendimento ao telefone; noções de segurança e ambiente de trabalho; técnicas de comunicação;

AUXILIAR DE DISCIPLINA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - técnicas de atendimento a clientes; controle de acesso na escola - entrada e saída das crianças; noções de primeiros socorros; punições que podem ser dadas a um aluno indisciplinado;

TÉCNICO EM INFORMÁTICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - a história do computador; peças específicas do computador e suas utilidades; windows; word; excel; power point; internet explorer; hardwares e softwares.

TÉCNICO EM TURISMO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - Turismo Geral: conceito, evolução, tipos, classificação; Os subsistemas: mercado, oferta, produção distribuição, demanda e consumo; As relações ambientais: ecológica, social, econômica, e cultural; Impactos econômicos do turismo e efeitos macroeconômico. Nova estrutura do turismo no Brasil. Turismo e globalização. Turismo e Meio Ambiente. Turismo e patrimônio ambiental e cultural, Turismo em áreas naturais e suas diferentes formas. Economia ambiental. Planejamento turístico em áreas naturais. Impactos positivos e negativos do turismo e meio ambiente. Planejamento Turístico. Conceituação e tipologia. Turismo sustentável, Etica Profissional; Etiqueta; Eventos em Hotelaria; Geografia Ambiental; Geografia do Brasil aplicada ao Turismo; Geografia Turística; História do Brasil aplicada ao Turismo; História e Geografia do Cone Sul; Introdução ao Turismo; Lazer e Recreação; Legislação Turística e Direito do Consumidor; Manifestações da Cultura Popular; Montagem de Roteiros Turísticos. Zelo pelo patrimônio público.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - Contabilidade Geral: Princípios Fundamentais de Contabilidade; Plano de Contas; Livros e Documentos Contábeis; Classificações e Registros Contábeis; Operações com Mercadorias; Avaliação de Investimentos Temporários e Permanentes; Avaliação e Registro do Ativo Imobilizado e Diferido; Encerramento de Exercício e Apuração de Resultado; Provisão para Imposto de Renda; Destinação do Resultado; Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública: Conceito de Orçamento Público; Tipos de Orçamentos; Princípios Orçamentários; Elaboração e aprovação do orçamento; Créditos Orçamentários e Adicionais; Execução Orçamentária; Receita Pública e seus Estágios; Despesa Pública e seus Estágios; Plano de Contas da Administração Pública Federal; Operações Típicas da Administração Pública Federal; Patrimônio da Entidade Pública; Balanços Públicos e Demonstração das Variações Patrimoniais, Lei de Responsabilidade Fiscal; Zelo pelo patrimônio público.

DIGITADOR - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10)- Windows, Word, Excel, Acess, Teclas de atalho, Formatação de um Texto, Tipos de Gráficos, Tabelas, Internet,, Outlook,e-mail passos, sites/endereços eletrônicos.

FISCAL AMBIENTAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - Conservação de recursos naturais renováveis. Avaliação de impactos ambientais. Manejo de fauna silvestre. Biodiversidade. Educação e interpretação ambiental. Manejo de fragmentos florestais. Legislação Florestal. Política Florestal. Recuperação de áreas degradadas. Manejo de Bacias Hidrográficas. Silvicultura. Produção de mudas e sementes de espécies florestais. Reflorestamento. Planejamento de parques e reservas. Matas Ciliares. Agrossilvicultura. Ecologia. Noções de Botânica. Art. 225 CF. Art Lei 6.938 de 31/08/1981 Política Nacional de Meio Ambiente. Lei 4.771 de 15/09/1965 - Código Florestal Brasileiro e alterações.

FISCAL DE TRÂNSITO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - a Lei do Trânsito; direção defensiva; primeiros socorros; noções básicas de mecânica automotiva, elétrica e hidráulica de veículos; legislação do trânsito vigente no município; técnicas de atendimento a clientes;

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Zelo pelo patrimônio público. COMPROMISSO - A importância da identidade pessoal de alunos, das famílias, professores e outros profissionais; as novas visões e concepções de aprender e ensinar. EDUCAR, CUIDAR E FORMAR - A criança, um ser completo, total e indivisível: práticas de educação e cuidados, que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo / lingüísticos e sociais ; a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã; acompanhamento e registros de etapas alcançadas nos cuidados e na educação para crianças de 0 a 6 anos; o acesso ao ensino fundamental. GESTÃO DEMOCRÁTICA: liderança responsável e de qualidade; garantia dos direitos básicos de crianças e suas famílias à educação e cuidados, num contexto de atenção multidisciplinar com profissionais necessários para o atendimento. PROPOSTA PEDAGÓGICA e AÇÃO PEDAGÓGICA: princípios Eticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade; princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais; Currículo para a educação infantil.

PROFESSOR DE 1 A 4 SÉRIE - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10) - Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Parâmetros Curriculares Nacionais; Tendências Pedagógicas; Projeto Pedagógico Escola Nova; Projeto Pedagógico Progressista; Didática e conhecimento; Planejamento Escolar (Elaboração de Planos de Ensino, de Projetos); Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos); Educação de Jovens e Adultos; Zelo pelo patrimônio público.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ANALISTA DE SISTEMAS / ADMINISTRADOR DE REDES DE COMPUTADORES / AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS/ PROFESSOR DE MATEMÁTICA / PROFESSOR DE PORTUGUÊS / PROFESSOR DE HISTÓRIA / PROFESSOR DE GEOGRAFIA / PROFESSOR DE CIÊNCIAS / PROFESSOR DE ARTES / PROFESSOR DE INGLÊS / PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA / MÉDICO / ODONTÓLOGO / ASSISTENTE SOCIAL / PSICÓLOGO / ENFERMEIRO / TERAPEUTA OCUPACIONAL / FISIOTERAPEUTA / NUTRICIONISTA / FARMACÊUTICO / ENGENHEIRO CIVIL / ANALISTA DE IMPRENSA E MARKETING / ENGENHEIRO AMBIENTAL / ODONTÓLOGO DO PSF / MÉDICO DO PSF / ENFERMEIRO DO PSF.

PORTUGUÊS (10) - Separação de Sílabas; ortografia; pontuação; interpretação de texto; artigo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição; concordância nominal e verbal; regência.

ANALISTA DE SISTEMAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Sistemas de computação: hardware e software. Hardware: definição, constituição, componentes, características, funções funcionamento dos computadores e periféricos. Software: definição, tipos de software, funções e características. Gerenciamento de Banco de Dados: arquitetura de um SGBD (características, componentes, vantagens e desvantagens e funcionalidades). Banco de Dados: fundamentos, características, componentes e funcionalidade. Modelos de Banco Dados: conceitual, lógico e físico; modelo relacional e modelo entidade-relacionamento; linguagem de consulta estruturada (SQL); Projeto de Banco de Dados relacional; Banco de Dados distribuídos. Engenharia de software: evolução e características, ciclo de vida, metodologias e técnicas de especificação. Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas, elaboração do projeto, validação e análise de risco; teste e medidas de software. Sistemas de informação: conceitos e tipologia (sistema de informação gerencial, executivo e empresarial, sistemas transacional, sistemas de apoio a decisão); análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação utilizando os conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases, ferramentas, diagramas e notações da análise estruturada, engenharia da informação, análise essencial e análise e projeto orientados a objetos (UML); ferramentas Case; Intranet; Groupware; data warehouse e data mining. Administração de informática: funções da administração e fatores críticos de sucesso. Redes de computadores: conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados. Protocolo: o modelo OSI da ISSO, TCP/IP (fundamentos, endereçamento IP, máscara de rede, protocolos IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, DNS, TELNET, FTP, SMTP e HTTP). Sistema operacional: conceituação, gerenciamento de memória, escalonamento de processos, sistemas de arquivos. Sistema operacional Linux: instalação e configuração do sistema operacional como DNS, PROXY, FIREWALL, servidor de página (WWW) e servidor de e-mail (POP e SMTP). Programação em linguagens PHP, PERL, PYTHON: sintaxe, variáveis e impressão, operadores lógicos, operadores de comparação, loops, instrução if, elseif, else e switch, funções, array, constantes matemáticos, operadores matemáticos, funções do sistema de arquivo e funções de sistema; conceitos em orientação a objeto e usabilidade. Gerência de projetos: estatísticas, técnicas de controle, projeção de custos, métricas de sistema, de projeto, de implementação e de resultados. Algoritmo: conhecer, elaborar e interpretar algoritmos utilizando pseudocódigo (portugol), fluxograma, utilizando estruturas de controle básicas (seqüência, seleção e repetição), vetores e matrizes. Estrutura de dados: representação e manipulação de matrizes, listas, filas, pilhas, e árvores.

ADMINISTRADOR DE REDES DE COMPUTADORES - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Técnicas de Analises de Algoritmos, Medida de Tempo, Notação O, Complexidade. Estruturas de Dados em Memória Principal, Tipos Abstratos de Dados, Lista Linear, Pilha, Fila e Arvore. Algoritmos de Ordenação, Seleção, Inserção, QuickSort. Pesquisa seqüencial e binária. Pesquisa Digital, Trie e Patrícia. Algortimos em Grafo. Criptografia, Método de deslocamento, Tabela de transformação de chaves múltiplas. Método de chave publica - RSA. Sistemas Distribuídos. Redes de Computadores - Comunicação de dados nas camadas físicas e de enlace. protocolos para essas camadas. protocolos da arquitetura TCP/IP. Protocolo da camada de rede; IP. Protocolos da camada de transporte: TCP e UDP. Protocolos da camada de aplicação: DNS, SNMP, HTTP, correio, eletrônica, Multimídia. Segurança em redes.: Projeto de Redes de Computadores -Metodologia. Analise do Cliente e Requisitos do Projeto, Projeto Lógico, Projeto Físico, Implementação, testes ,validação e documentação Sistemas de Computação:-Computadores Digitais; Níveis de Abstração; Blocos Funcionais: Processadores, Memórias, Entrada/Saída; Nível Lógico-Digital: Circuitos Digitais Básicos, Circuitos de Memória, Circuitos de Microprocessadores e Barramentos, Interfaces; Nível de Micro programação: Micro-arquitetura, Macro-arquitetura, Micro-programas, Projeto do Nível de Micro- programação. Medidas de performance. Arquitetura do conjunto de instruções. Técnicas de pipelines. Paralelismo em nível de instruções. Escalonamento dinâmico. Previsão de desvios condicionais. Projeto de hierarquia de memórias. Entrada/saída. Redes de interconexão. Multiprocessadores. Coerência de memórias cache. Gerência de Redes de Computadores - Visão geral sobre redes de alta velocidade, aplicações multimídia em redes e Redes ATM. Introdução à Gerência de redes de computadores; Sistemas de Gerência de Redes; Áreas funcionais de gerência de redes: gerência de falhas, gerência de desempenho, gerência deconfiguração, gerência de segurança e gerência de contabilização. Gerência de Redes TCP/IP: visão geral da pilha de protocolos TCP/IP; O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol); Gerência de Redes OSI; CMIS/CMIP; MIB II (Management Information Base); Monitoramento Remoto (RMON); MIB RMON; Exemplos de programas de Gerência de Redes. Sistemas Operacionais Adminsitração de Banco de Dados - Conceitos básicos, Modelagem de dados, álgebra relacional, linguagem de consultas SQL, introdução ao banco de dados MySQL, controle de transação, concorrência, segurança de dados, arquiteturas de bancos de dados implementação, testes ,validação e documentação Sistemas Distribuídos - Serviços de Redes de Computadores, Serviços na Web: protocolos, modelos de interação e desafios exclusivos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade. Metodologias de planejamento de capacidade no estado da arte. Problemas específicos e cargas de trabalho associadas aos protocolos HTTP e TCP/IP. Benchmarking do desempenho atual em níveis de sistema e componente Administração de Redes de Computadores - Oraganização e funcionamento da Adm de Redes. Padrões e Modelos. Conceitos administrativos. Funcionamento interno do UNIX e Windows. Redes em TCP/IP, NIS, DNS, NFS. Sendmail. MIB (Management Information Base), ASN. 1 (Abstract Syntax Notation One) e Estrutura de Codificação. Protocolos de Administração: SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3, RMON. Adm e Gerenciamento de Redes de Banda Larga. Acesso, Redes de Telecomunicações e baseado na Web. Analise e Modelagem de Desempenho de Sistema - Serviços de Redes de Computadores, Serviços na Web: protocolos, modelos de interação e desafios exclusivos de desempenho, confiabilidade e disponibilidade. Metodologias de planejamento de capacidade no estado da arte. Problemas específicos e cargas de trabalho associadas aos protocolos HTTP e TCP/IP. Benchmarking do desempenho atual em níveis de sistema e componente Comércio Eletrônico- Processo de comercialização e modalidades de comércio eletrônico. Serviços de comércio eletrônico. Servidores de comércio eletrônico. Do mainframe ao e-Business; Redes Corporativas; E-business; B2C; B2B; Wireless; e-mail; Supply Chain Segurança digital; Comunicação de dados; Integração; As tendências do e-business. Auditoria e Segurança de Redes de Computadores - Política de segurança. Vulnerabilidades do TCP/IP e aplicações: o Protocolos, deficiências, ataques: rotas, ICMP, UDP, seqüência, TCP, DNS, fragmentação, saturação de portas, buffer/stack overflow, format string attack, racing conditions. Firewalls, DNS. Criptografia e PKI Análise de segurança, scanning, conceitos e técnicas. Forense computacional, conceitos, aspectos legais, procedimentos e técnicas. IPSec/IPv6, gerenciamento de chaves, certificação. Canais seguros: L2TP, SSL, SSH, VPN/IPSec. IDS: taxonomia, técnicas. Kerberos, Segurança na Web, Imunologia computacional. Engenharia de Software - Produção de Software : Paradigma funcional x paradigma de orientação a objetos . Conceitos de classe, objeto e relacionamento. Linguagem de programação JAVA e PHP. Processo de desenvolvimento de software. Histórico das linguagens de especificação. The Unified Modeling Language (UML) Descrição dos modelos em UML. Desenvolvimento de framework MVC com PHP, J2EE, Struts, .NET.

AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Normas de auditoria independente: normas relativas a pessoas do auditor, à execução do trabalho e ao parecer. Etica Profissional e Responsabilidade Legal. Normas Brasileiras para o exercício da Auditoria Interna: independência, competência profissional, âmbito de trabalho, execução do trabalho e administração do órgão de auditoria interna. Finalidades e Objetivos da Auditoria Governamental. Abrangência de atuação. Formas e Tipos. Normas relativas à execução dos trabalhos. Normas relativas à opinião do auditor. Relatórios e pareceres de Auditoria: Planejamento dos rabalhos. Programas de auditoria. Papéis de trabalho. Testes de auditoria. Amostragem estatística em auditoria. Avaliação de controles internos. Materialidade, relevâncias e risco em auditoria. Evidência em auditoria. Eventos ou transações subseqüentes. Revisão analítica. Entrevista. Conferência de cálculo. Confirmação. Interpretação das informações. Procedimentos de auditoria em áreas específicas das Demonstrações Contábeis. Normas de auditoria governamental: normas gerais, normas para o trabalho de campo de auditorias financeiras, normas para apresentação de relatórios de auditorias financeiras e de recursos humanos. Relatórios e pareceres de auditoria. Contabilidade Pública: Conceito, objetivo e regime. Campo de Aplicação. Legislação básica (Lei N° 4.320/64, Decreto 93.872/86, Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101/00). Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra-Orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas. Plano de Contas: conceito, estruturas e contas do ativo, despesa, receita, resultado e compensação. Balanço financeiro, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei N° 4.320/64. Relatório resumido da Execução Gestão Fiscal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Novos conceitos advindos da Lei de Responsabilidade Fiscal: Receita Corrente Líquida, Empresa Estatal Dependente. Administração Pública: Governo e sistemas de governo. Estado: conceito e evolução do Estado moderno. O aparelho de Estado nas democracias liberais. A emergência da questão social como campo de intervenção do Estado. Finanças Públicas, Planejamento e Orçamento Governamental: objetivos, metas, abrangência, e definição de Finanças Públicas. Visão clássica das funções do Estado, evolução das funções do Governo. Instrumentos e recursos da economia pública (política fiscal, regulatória e monetária). Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo finalidade, natureza e agente. O financiamento dos gastos públicos - tributação e equidade. Incidência tributária. Os princípios teóricos da tributação: tipos de impostos; progressividade, regressividade e neutralidade. Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários; orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamentoprograma. Tópicos da Lei de Responsabilidade Fiscal: princípios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo orçamentário; limites para despesas de pessoal; limites para dívida; mecanismos de transparência fiscal. Código Tributário do Município de Rio Largo; Matemática Financeira;

PROFESSOR DE MATEMÁTICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Proporcionalidade, Juros, Porcentagens e médias: Conceito de Razões e Proporções: Proporções Contínuas, Cálculo de termos desconhecidos de uma proporção; Divisão em partes direta e inversamente proporcionais; Regra de Três simples e composta; Frações e Dízimas Periódicas; Cálculo de Médias: Aritmética. Ponderada, Geométrica e Harmônica; Teoria dos Conjuntos: Conjuntos Naturais; Conjuntos dos Inteiros; Conjuntos dos Racionais; Conjuntos dos Reais; Funções: Conceito de funções; domínio, imagem, contradomínio, notação, funções numéricas; Funções elementares e funções definidas por várias sentenças; Operações com funções; Composição de funções; Classificação de funções; Polinômios: função polinomial. Equações, Inequações e sistemas de 1° e 2° Graus. Equações redutíveis ao 1° e 2° Graus. Funções lineareas quadráticas e valor absoluto. Funções exponenciais e logarítmicas. Análise combinatória e binômio de Newton; Matrizes; Determinantes e sistemas de equações lineares. Introdução à geometria, ângulos, triângulos, polígonos, circunferências e círculo. Área das superfícies planas e área e volumes dos soldos usuais; Geometria no espaço; Postulado da reta e do plano. Intersecção de planos; Paralelismos e perpendicularismos de retas, de planos, de retas e planos. Poliedros conexos, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PROFESSOR DE PORTUGUÊS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Morfologia: estrutura e formação das palavras - radicais gregos e latinos; prefixos e sufixos; substantivo e adjetivo - classificação, flexão e grau; verbo - classificação e conjugação; artigo; pronome; numeral; preposição; advérbio; conjunção; interjeição; sintaxe: de concordância; de regência; de colocação; do período; processo de coordenação e subordinação; semântica; significado das palavras - sinônimos; antinomia; hiperonimia; conotação e denotação; pontuação; acentuação; ortografia; Literatura: característica da época de cada um dos períodos literários - barroco, romantismo, realismo, parnasianismo, simbolismo, modernismo; o romance nordestino, arcadismo; estrutura das obras dos seguintes autores: Antônio Vieira, Gregório de Matos, Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves, machado de Assis, Aluisio de Azevedo, Olavo Bilac, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

PROFESSOR DE HISTÓRIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - A reforma protestante; o estado absolutista; o mercantilismo; a revolução francesa; a era napoleônica; capitalismo e imperialismo; a industrialização no Brasil; movimentos sociais e sindicalismo; os movimentos pela terra no Brasil; os Presidentes do Brasil; a reforma agrária; História de Alagoas; os conflitos no Oriente Médio, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PROFESSOR DE GEOGRAFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - As ferramentas da cartografia; A paisagem e o espaço geográfico; O espaço mundial: a formação da sociedade urbano-industrial; Os blocos econômicos e a formação dos grandes mercados. Geografia Brasileira: A formação, organização e produção do espaço brasileiro; Os complexos naturais e a questão ambiental; O processo de industrialização e urbanização no Brasil; A reforma agrária e a reforma urbana; A formação dos estados nacionais e as relações internacionais; Redefinições da ordem mundial: crises do sistema soviético e as transformações do leste europeu; Aspectos geográficos do estado de Alagoas; relevo e classificação climática; A biodiversidade e a questão ambiental; A população alagoana; A Lei de Diretrizes e bases da Educação - noções básicas, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PROFESSOR DE CIÊNCIAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Universo: noções de astronomia; Sistema solar; movimentos da terra; tempo, ano, calendário e estações do ano; Planeta Terra: história, estrutura e transformações no tempo e no espaço; Ambiente: constituição, dinâmica e equilíbrio; Seres vivos: organização funcional e utilização como recurso natural; Matéria , energia e recursos Naturais; Ser Humano: desenvolvimento e saúde; Reprodução e sexualidade; organismo humano; saúde; ambiente e convívio, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PROFESSOR DE ARTES - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Poesia: animação e jogos poéticos; sensibilização; caminhos de expressão e jogos de palavras; música: desenvolvimento e métodos ativos da educação musical; desenho: cores primárias, secundárias, etc; desenho na escola (condições psicológicas, pedagógicas e materiais); teatro: expressão oral e corporal; jogos dramáticos; dança: noções de ritmo; percepção de espaço, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PROFESSOR DE INGLÊS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Substantivo: número, gênero, caso possessivo. Artigo: definido, indefinido. Adjetivo: Formação, Graus. Numeral: Cardinais, Ordinais. Pronome: pessoais, possessivos, possessivo-objetivos, reflexivos, objetivos, interrogativos, recíprocos, indefinidos, relativos. Conjugação Verbos: Tempos verbais Presente (simple present, present continuous, present perfect, tense, presente perfect continuous tense, past subjuntive, past perfect subjuntive), Futuro (simple future, future perfect, future continuous, continuous tense) Expressões condicionais ( past conditional, present conditional, future conditional) Verbos Anômalos ou Modais, Verbos Auxiliares, Verbos Infinitivos, Gerúndio. Uso S Advérbios: classificação. Preposição: preposições, locuções conjuntivas, expressões idiomáticas, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - História da Educação Física no Brasil: Fases da Educação Física no País; Educação Física Escolar - Metodologia, Avaliação, Cultura Corporal; Emprego da Terminologia Aplicada a Educação Física; Fisiologia do Exercício - Abordagem neuromuscular. Estrutura e Funções Pulmonares; O Sistema cardiovascular; Capacidade funcional do sistema cardiovascular; Músculo esquelético (estrutura e função). Treinamento Desportivo e Atividades Físicas - Etapas da preparação desportiva; A periodização do treinamento; Velocidade motora; Resistência motora; Força motora; Flexibilidade; Coordenação; Equilíbrio motor; Capacidade de inteligência motora. Aprendizagens de habilidades motoras, Lei n° 9.394/96 LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

MÉDICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8142/90); Reorganização do serviço de Saúde; PSF E PACS; Vigilância Epidemiológica e sanitária; Saúde da mulher, da criança, do adolescente e do trabalhador; ações individuais e/ou coletivas que atendam as necessidades da demanda específica; Afecções; Procedimentos específicos relativos as ações específicas; Execução de exames médicos, diagnósticos, prescrição de medicamentos, realização de outras formas de tratamento, pequenas cirurgias aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica de acordo com a especialidade; Atividades de educação em saúde junto a usuários individualmente e/ou junto a grupos a comunidade local, regional e/ou municipal; Participação nas juntas médicas. Legislação e Etica Profissional.

ODONTÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8 142/90); Métodos de assepsia, desinfecção e esterilização em Odontologia; Anatomia, Fisiologia, Semiologia, Farmacologia e Anestesiologia em Odontologia; Controle dos principais problemas de saúde bucal; programa para controle das doenças bucais; História Natural das doenças bucais; A cárie; Doenças causadas pelas cáries; Endodontia; Exodontia; Periodontia; Traumatologia em Odontologia; Lesões de mucosa e câncer bucal: conceito, etiologia, etiopatogenia, classificação e diagnóstico; História natural do câncer bucal: prevenção e conduta clínica; Etica Profissional.

ASSISTENTE SOCIAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - O serviço social na divisão social e técnica do trabalho: necessidades, finalidades, demandas e utilidades da profissão; Política Social como espaço de atuação do Serviço Social: seguridade (saúde, assistência e previdência), habitação e política urbana; Planejameno social e Serviço Social; Serviço Social e Movimentos Sociais - participação popular; Lei de Regulamentação da profissão (Lei nº 8662); Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei 8742); Política Nacional de Assistência Social : Sistema Único de Assistência Social - SUAS; Centro de Referência de Assistência Social - CRAS; Programa de Atenção Integral à Família; Programa Bolsa Família, Serviço Social e Saúde Mental; Instrumental Técnico-Operativo;Etica Profissional.

PSICÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8142/90); Área de atuação do psicólogo; 1aInfância, 2a Infância, 3a Infância e Adolescência; Distúrbios comuns nas fases da 1a Infância até a Adolescência; Os procedimentos mais usados em Psicologia; Importância da Pesquisa; Observação do comportamento; Experimentação; Fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento humano; Princípios e fases do desenvolvimento; Princípios do desenvolvimento; Fases do Desenvolvimento; A personalidade; Freud; Piaget; Etica Profissional.

ENFERMEIRO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8142/90); Anatomia, Fisiologia e Semiologia Humana; prevenção de acidentes: hemorragias, queimaduras, fraturas, corpos estranhos e afogamentos; assistência de enfermagem a pacientes portadores de diabetes-mellitus, pacientes em tratamento quimioterápico, situações de emergência-choque, edema agudo no pulmão, insuficiência respiratória aguda e parada cardíaca; Enfermagem materna infantil; Anatomia e fisiologia da reprodução humana; desenvolvimento do embrião e do feto; Assistência de enfermagem ao recém-nascido normal e prematuro; Assistência de enfermagem às doenças crônicas e infecto-contagiosas; Assistência de enfermagem à saúde da criança (controle das doenças imunopreveníveis, das infecções respiratórias, das doenças diarréicas e parasitárias, aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento); Assistência de enfermagem à saúde da mulher ( pré-natal, puerpério, planejamento familiar, prevenção do câncer ginecológico e DST/AIDS); Métodos e procedimentos de esterilização e desinfecção; Aspectos éticos da assistência de enfermagem.

TERAPEUTA OCUPACIONAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Anatomia e Fisiologia Humana; História e fundamentos da Terapia Ocupacional; Avaliação em Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e os componentes de desempenho funcional; modelos e teorias da Terapia Ocupacional; raciocínio clínico em Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional na infância e na adolescência; Terapia Ocupacional na idade adulta e velhice; Terapia Ocupacional nas diferentes considerações diagnósticas; órteses, adaptações e tecnologia assistiva; processos grupais em Terapia Ocupacional; prática baseada em evidência científica.

FISIOTERAPEUTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Fundamentos nas ciências: Conhecimentos básicos: anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia, patologia. Conhecimentos em anatomofisiopatologia das alterações musculoesqueléticas, neurológicas e mental, cardiorrespiratórias, angiológicas e pediátricas. Fundamentos de Fisioterapia. Técnicas básicas em: cinesioterapia motora, manipulações, cinesioterapia respiratória, fisioterapia respiratória em UTI. Técnicas preventivas nas: alterações musculoesqueléticas, prevenção de escaras de decúbito, complicações do aparelho respiratório. Técnicas de treinamento em locomoção e de ambulação: treinamento com muletas e andadores, treinamento com cadeiras de rodas e outros. Técnicas específicas para a área ambulatorial: conhecimentos básicos em eletro, foto e termoterapia. Conhecimentos básicos em mecanoterapia e em métodos e técnicas cinesioterápicas que promovam a reeducação funcional. Fisioterapia nos diferentes aspectos clínicos e cirúrgicos (fase hospitalar ou ambulatorial). Atendimento nas fases pré e pós-operatórias nas diversas patologias. Ortopedia e traumatologia - pacientes submetidos à tração transesquelética, osteossínteses e fixadores externos, amputações e alterações neurológicas periféricas. Clínica médica - pacientes com alterações cardiorrespiratórias, metabólicas, infectocontagiosas, com seqüelas ou não. Neurocirurgia e Neuroclínica - pacientes com alterações de consciência ou não, submetidos a tratamento clínico, pré ou pós-operatórios de patologias neurológicas, seqüelados ou não, com vários graus de acometimento. Pediatria - pacientes com alterações respiratórias, motoras ou metabólicas decorrentes de afecções cirúrgicas, neurológicas, ortopédicas e outros. Clínica cirúrgica - pacientes em pré ou pós-operatórios de cirurgias abdominais ou torácicas com alterações respiratórias ou não.

NUTRICIONISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Nutrição em Saúde Pública; Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança: terapia de reidratação oral TRO, acompanhamento e desenvolvimento da criança Programa de suplementação alimentar PSA. Vigilância alimentar e nutricional: indicadores diretos e indiretos do Estado de nutrição. Comunidades: nutrição nos grupos etários no 1° ano de vida, pré-escolar, no adulto (gestantes e nutrizes), Patologia da nutrição e Dietoterapia - metabolismo basal. Modificações da dieta normal para atendimento ao enfermo. Alterações na nutrição (obesidade, magreza, doenças, carências) Patologias e dietoterapias. Aparelho digestivo, sistema endócrino, sistema cardio vascular. Técnica Dietética. Introdução à técnica dietética. Alimento:classificação, princípios nutritivos, seleção, preparo, perdas decorrentes. Planejamento de cardápios. Administração de serviços de Nutrição: unidade de serviço de alimentação e nutrição, tipos de serviços, planejamento físico, funcional. Lay Out, Fluxograma, peculiaridades da área física e construção social do serviço de alimentação e nutrição, previsão numérica e distribuição.

FARMACÊUTICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8142/90); Formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos; Farmacocinética e Farmacodinâmica. Princípios da terapêutica medicamentosa; Principais grupos de medicamentos; Farmacologia cardíaca, farmacologia renal e da hipertensão; Farmacologia do sistema nervoso central; Fármacos usados no tratamento de parasitoses; Fármacos que afetam a função gastrointestinal; Fármacos utilizados nas afecções do aparelho respiratório; Antiinflamatórios; Antimicrobianos; Farmacologia da dor; Abuso de drogas; Interações medicamentosas; Neurotransmis são colinérgica e adrenérgica; Insulina e fármacos hipoglicimiantes orais; Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

ENGENHEIRO CIVIL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Geologia Aplicada à engenharia; Resistência dos materiais; Estrutura de madeira; Estrutura metálica; Materiais de Construção Civil; Hidráulica Geral; Teoria das Estruturas; Mecânica do Solo; Sistemas de abastecimentos de água; Hidrologia Aplicada; Construção Civil; Construção em concreto; Estradas; Sistemas de esgoto; Instalações Hidráulicas e Sanitárias; Técnica e economia dos transportes; Arquitetura; Maciços e obras de terra; Pontes de concreto; Fundações; Urbanismo; Estatística; Topografia Geral; Instalações elétricas; Sistemas de Tratamento de Esgoto; Auto Cad.

ANALISTA DE IMPRENSA E MARKETING - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - Fundamentos da Comunicação: a comunicação na cultura contemporânea; as teorias contemporâneas da comunicação; a relação entre comunicação e política; os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação; conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa. Jornalismo - A inguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo; o jornalismo econômico. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, "press release" etc. Relacionamento e atendimento à imprensa. Os veículos: jornal, revista, televisão; agências, mídia eletrônica/Internet. Publicidade - conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de campanha publicitária (objetivos e processo de criação); a estrutura de agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma empresa; concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa. Editoração - Edição - copidesque; normas da ABNT; o projeto visual e Programação Visual (noções); revisão; produção gráfica (noções); editoração eletrônica (noções) - softwares mais utilizados. Marketing e Comunicação Organizacional - Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções mercadológicas, sistemas mercadológicos; marketing para promoção institucional; marketing cultural. Gestão estratégica da comunicação organizacional; comunicação interna; comunicação integrada interna-externa; planejamento estratégico. Relações Públicas - cerimonial e protocolo; eventos, campanhas e reuniões.

ENGENHEIRO AMBIENTAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8 142/90); Reorganização do serviço de Saúde; PSF E PACS; Vigilância Epidemiológica e sanitária; A equipe do PSF; Funções do Odontólogo no PSF: integração da equipe de saúde; Planejamento, Organização, execução, acompanhamento e avaliação dos programas (ações) de saúde bucal priorizados para área de abrangência da unidade de saúde, região e município; Atividades de educação em saúde bucal junto a usuários individualmente e/ou junto a grupos a comunidade local, regional e/ou municipal; Participação nas juntas médicas. Legislação e Etica Profissional.

ODONTÓLOGO DO PSF - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8 142/90); Reorganização do serviço de Saúde; PSF E PACS; Vigilância Epidemiológica e sanitária; A equipe do PSF; Funções do Odontólogo no PSF: integração da equipe de saúde; Planejamento, Organização, execução, acompanhamento e avaliação dos programas (ações) de saúde bucal priorizados para área de abrangência da unidade de saúde, região e município; Atividades de educação em saúde bucal junto a usuários individualmente e/ou junto a grupos a comunidade local, regional e/ou municipal; Participação nas juntas médicas. Legislação e Etica Profissional.

MÉDICO DO PSF - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8142/90); Reorganização do serviço de Saúde; PSF E PACS; Vigilância Epidemiológica e sanitária; A equipe do PSF; Funções do Médico no PSF: integração da equipe de saúde; Planejamento, Organização, execução, acompanhamento e avaliação dos programas (ações) de saúde priorizados para área de abrangência da unidade de saúde, região e município; Anatomia, Fisiologia, Semiologia e Farmacologia Médica; Saúde da mulher, da criança, do adolescente e do trabalhador; ações individuais e/ou coletivas que atendam as necessidades da demanda específica; Afecções; Procedimentos específicos relativos as ações específicas; Execução de exames médicos, diagnósticos, prescrição de medicamentos, realização de outras formas de tratamento, pequenas cirurgias aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica de acordo com a especialidade; Atividades de educação em saúde junto a usuários individualmente e/ou junto a grupos a comunidade local, regional e/ou municipal; Participação nas juntas médicas. Legislação e Etica Profissional.

ENFERMEIRO DO PSF - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20) - SUS: princípios, diretrizes, normatização (Leis 8080 e 8 142/90); Reorganização do serviço de Saúde; PSF E PACS; Vigilância Epidemiológica e sanitária; A equipe do PSF; Funções do Enfermeiro no PSF: integração da equipe de saúde; Planejamento, Organização, execução, acompanhamento e avaliação dos programas (ações) de saúde priorizados para área de abrangência da unidade de saúde, região e município; Saúde da mulher, da criança, do adolescente e do trabalhador; ações individuais e/ou coletivas que atendam as necessidades da demanda específica; Afecções; Procedimentos específicos relativos as ações específicas; Atividades de educação em saúde junto a usuários individualmente e/ou junto a grupos a comunidade local, regional e/ou municipal; Participação nas juntas médicas. Legislação e Etica Profissional.

ANEXO I

QUADRO DE PROVAS

CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO LARGO

CARGO

PRÉ-REQUISITO / ESCOLARIDADE

QUESTÕES

Raciocínio Lógico

Português

Conhec. Gerais

Conhecimentos Específicos

Auxiliar de Serviços Gerais

Fundamental Incompleto (até a 4 série)

20

10

-

-

Cozinheiro

Fundamental Incompleto (até a 4 série)

20

10

-

-

Fiscal de Transporte Escolar

Fundamental Completo (até a 8 série)

10

05

05

10

Agente Administrativo

Médio Completo

-

10

10

10

Auxiliar de Disciplina

Médio Completo

-

10

10

10

Técnico Informática

Médio Completo + Curso Técnico de Informática e manutenção de computadores

10

10

10

Técnico em Turismo

Médio Completo com habilitação em Turismo ou Superior em Turismo

-

10

10

10

Técnico em Contabilidade

Técnico em Contabilidade com habilitação específica e reg. no CRC.

-

10

10

10

Digitador

Médio Completo + Curso de Informática

10

10

10

Fiscal Ambiental

Médio Completo

-

10

10

10

Fiscal de Trânsito

Médio Completo

-

10

10

10

Professor de Educação Infantil

Magistério médio ou Superior em Pedagogia

-

10

10

10

Professor 1ª a 4ª série

Magistério médio ou Superior em Pedagogia

-

10

10

10

Analista de Sistema

Superior completo nas áreas de Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Computação ou Tecnologia da Informação

10

-

20

Administrador de Redes de Computadores

Superior completo nas áreas de Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Computação ou Tecnologia da Informação

10

-

20

Auditor Fiscal de Tributos

Superior completo em Contabilidade, administração ou economia

10

-

20

Professor de Matemática

Superior completo em Matemática, física ou engenharia

-

10

-

20

Professor de Português

Superior completo na área ou área correlata

-

10

-

20

Professor de História

Superior completo na área ou área correlata

-

10

-

20

Professor de Geografia

Superior completo na área ou área correlata

-

10

-

20

Professor de Ciências

Superior completo na área ou área correlata

-

10

-

20

Professor de Arte

Superior completo na área ou área correlata

10

-

20

Professor de Inglê

Superior completo na área ou área correlata

10

-

20

Professor Educação Física

Superior completo em Educação Física

10

-

20

Médico

Superior em Medicina e Reg. no CRM

10

-

20

Odontólogo

Superior Odontologia e Reg. no CRO

-

10

-

20

Assistente Social

Superior Serviço Social e Reg. no CAIS

10

-

20

Psicólogo

Superior em Psicologia e Reg. no CRP

-

10

-

20

Enfermeiro

Superior Enfermagem e Reg. no COREN

-

10

-

20

Terapeuta Ocupacional

Superior em Terapia Ocupacional e Reg. no CREFITO.

-

10

-

20

Fisioterapeuta

Superior em Fisioterapia e Reg. no CREFITO.

10

-

20

Nutricionista

Superior em Nutrição e Reg. no CRN

10

-

20

Farmacêutico

Superior em Farmácia ou Bioquímica e Reg. no Conselho Profissional.

-

10

-

20

Engenheiro Civil

Superior em Engenharia Civil e Reg. no CREA

-

10

-

20

Analista de Imprensa e Marketing

Superior em Marketing, Relações Públicas ou Jornalismo e Reg. no Conselho Profissional, caso haja.

-

10

-

20

Engenheiro Ambiental

Superior em Engenharia e Reg. no CREA

10

-

20

Odontólogo do PSF

Superior Odontologia e Reg. no CRO

-

10

-

20

Médico do PSF

Superior em Medicina e Reg. no CRM

-

10

-

20

Enfermeiro do PSF

Superior Enfermagem e Reg. no COREN

-

10

-

20

ANEXO III - QUADRO DE CARGOS

CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO LARGO

CARGO / EMPREGO

VAGAS

PRÉ-REQUISITO

SALÁRIO BASE (R$)

CARGA HORÁRIA

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Não def

Def.

Aux de Serviços Gerai

28

02

Fundamental Incompleto (até a 4ª série)

380,00

40h

Prestar serviços de carga, descarga e transporte sempre que solicitado; executar todos os tipos de serviços relacionados à conservação e limpeza;proceder distribuição interna e externa de correspondências; executar outras atividades relacionadas com a função como: preparar e distribuir: chá, café e outros; auxiliar nos eventos e confraternizações: recolher, limpar e guardar os utensílios e equipamentos após o uso, mantendo a ordem e a higiene das instalações; zelar pela organização e pela conservação dos utensílios e equipamentos colocados à sua disposição, sempre comunicando de imediato, qualquer dificuldade, defeitos nos equipamentos ou outros fatos que venham impedir a boa e perfeita execução dos serviços.

Cozinheiro

01

-

Fundamental Incompleto (até a 4ª série)

380,00

40

Executar tarefas correspondentes ao preparo e distribuição de refeições, selecionando os ingredientes necessários para atender aos cardápios estabelecidos e outras correlatas.

Fiscal de Transporte Escolar

06

-

Fundamenta Completo (até a 8[ série)

580,00

40

Exercer atividades inerentes ao cargo

Agente Administrativo

14

01

Médio Completo

580,00

40h

Elaborar, receber, classificar, conferir, protocolar, localizar, expedir e/ou arquivar expedientes e outros documentos; redigir correspondências simples e executar serviços gerais e de digitação; controlar o material de consumo e/ou permanente existente no setor; realizar operação básica de micro‑computador e periférico e executar atividades correlatas.

Auxiliar de Disciplina

06

-

Médio Completo

380,00

40h

Cuidar da entrada e saída das crianças, observar o comportamento das crianças durante o horário de aulas; auxiliar na distribuição da merenda escolar; executar outras atividades correlatas.

Técnico em Informática

01

-

Médio Completo + Curso Técnico de Informática e manutenção de computadores

650,00

40h

Efetuar manutenção preventiva e corretiva em todos os equipamentos de informática, seus periféricos e acessórios, bem como instalar, desinstalar, substituir e configurar os softwares utilizados nos equipamentos; instalar, transferir, remover e zelar pelo armazenamento dos equipamentos de informática; esclarecer e solucionar dúvidas dos usuários , orientando e promovendo treinamentos quando da instalação de novos hardwares e/ou softwares ou quando necessário para facilitar ou potencializar sua utilização; auxiliar na definição dos equipamentos a serem adquiridos e efetuar inspeção quando do seu recebimento, conferindo seu funcionamento, qualidade e compatibilidade com o pedido efetuado; utilizar os softwares da Prefeitura Municipal , incluindo nestes todo e qualquer dado referente aos serviços burocráticos realizados por esta municipalidade.

Técnico em Turismo

01

-

Médio Completo com habilitação em Turismo ou Superior em Turismo

580, 00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo

Técnico em Contabilidade

01

-

Técnico em Contabilidade com habilitação específica e reg. no CRC

580,00

40h

Organizar os serviços de contabilidade em geral, bem como os documentos e métodos de escrituração, cumprindo as exigências legais e administrativas; conferir e preparar todos os documentos que exigem pagamentos, inclusive com cálculos e recolhimentos, se necessário; informar e orientar sobre pagamentos e fornecedores e as unidades administrativas; fazer relatórios e levantamentos; executar balancetes diários, mensais e balanços anuais; executar a escrituração contábil ; contabilizar todas as operações financeiras com controle de saldos bancários; controlar saldo da conta, bens e valores a incorporar; controlar todos os convênios firmados pela Instituição; contabilizar o sistema financeiro, orçamentário e patrimonial; fazer conciliação em fichas contábeis; elaborar a declaração de isenção de imposto de renda, pessoa jurídica, para ser entregue na receita federal; controlar as verbas orçamentárias e extra orçamentárias, dentro dos seus respectivos programas, sub‑programas, projetos e atividades; controlar, contabilizar e conferir prestação de contas de suprimentos de fundos; emitir empenhos, anulações, correspondências, requerimentos. Prestar informações sobre posições de processo; efetuar cálculos diversos como IPI, descontos, fretes, embalagens, taxas de correio, entre outros; dar suporte às atividades didáticas de pesquisa e extensão; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de escolaridade.

Digitador

09

01

Médio Completo + Curso de Informática

580,00

40h

Digitação de documentos, formulários eletrônicos e execução de atividades correlatas.

Fiscal Ambienta

01

-

Médio Completo

580,00

40h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Fiscal de Trânsito

18

02

Médio Completo

580,00

40h

Pesquisar, levantar e tabular dados para elaboração de relatórios diversos; participar do preenchimento de formulários e da elaboração de relatórios; elaborar relatórios de ocorrências do sistema viário e sinalização, preenchendo SMV - Solicitação de Manutenção e elaborando croqui de localização: promover sinalização de emergência; prestar primeiros socorros a vítimas de trânsito e acionar equipes de socorro quando for o caso; fiscalizar o sistema de transporte e fiscalizar e de trânsito de acordo com o procedimento e legislação em vigor e orientar motoristas, usuários e operadores do transporte público e fretado de passageiros; efetuar notificaçães e autuaçães relativas a infraçães de trânsito e irregularidades de condutores de veículo e operadores de transporte coletivo: táxi, moto-táxi, veículo de tração animal e escolar, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e regulamentaçães pertinentes; executar planos operacionais, conforme instruções dos técnicos e analistas; elaborar projetos operacionais de menor porte (P0) relacionados a implantação, alteração da sinalização, pontos de táxi, moto-táxi, veículo de tração animal e estacionamento escolar; avaliar em campo as condições de fluidez e segurança no sistema de transporte e trânsito, comunicando a central de rádio, providenciando desobstruções, remoção de veículos, desvio e sinalização de emergência; divulgar alterações no sistema de transporte e trânsito através da afixação de cartazes e distribuição de material informativo em campo aos usuários, motorista e/ou operadores; fiscalizar e vistoriar equipamentos e frotas nas garagens das empresas de transporte coletivo, de acordo com ordens de serviço, portarias, determinações e regulamentos; monitorar itinerários, avaliando a sinalização, extensão e trafegabilidade, sugerindo alterações e/ou melhorias; realizar viagens a bordo dos veículos de transporte coletivo, avaliando o tempo de viagem, intinerário, demanda, evasão e comportamento de operadores ; orientar usuários quanto à correta utilização do sistema de estacionamento rotativo e os locais para compra de talões ; executar e elaborar planos operacionais de pequeno porte, com base em situações levantadas "in loco"; auxiliar no estudo e desenvolvimento de planos operacionais e de menor porte sob supervisão; efetuar remoção e apreensão de veículos seguindo os procedimentos legais; executar fiscalizações e operações especiais tipo monitoramento aéreo, blitz, etc.; distribuir material e alocar equipe em campo, em auxílio ao técnico responsável; realizar intervenções emergenciais em linhas de transporte coletivo; apurar o cumprimento de especificações de serviços através de softwares específicos e realizar outras tarefas do mesmo nível de complexidade e referenciadas no cargo.

Professor de Educação Infantil

17

02

Magistério médio ou Superior em Pedagogia

431,54

25h

Garantir a qualidade do processo educativo infantil, tendo em vista a necessidade de "educar"e "cuidar"; planejar suas atividades curriculares e extra-curriculares de acordo com os princípios da Educação Infantil previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); reger a classe que lhe for confiada; planejar seu trabalho pedagógico, visando a educação integral da criança, provendo-a com qualidade; participar de cursos/reuniões, visando seu constante aperfeiçoamento profissional; cultivar um relacionamento cooperativo de trabalho; executar todos os procedimentos de registros referentes ao processo de avaliação de seus alunos; manter atualizados os registros de freqüências e de ações pedagógicas; zelar pela integridade física e moral das crianças; trabalhar pedagogicamente aspectos de higiene pessoal das crianças; trabalhar pedagogicamente aspectos de alimentação e de saúde com as crianças; estabelecer e fortalecer a relação positiva entre a escola e a família; observar normas legais e regulamentos pertinentes; apresentar lealdade e respeito às Instituições constitucionais e administrativas a que servir e outras atividades correlatas;

Professor 1 a 4ª Serie

18

02

Magistério médio ou Superior em Pedagogia

431,54

25h

Preparar as atividades diárias de aula, de acordo com o ritmo de desenvolvimento dos alunos e em consonância com a proposta pedagógica da escola; cumprir e fazer cumprir fielmente os horários escolares; assinar diariamente o livro de ponto; manter e fazer manter a ordem e a disciplina em sala e na escola; conhecer e atuar respeitando as Leis vigentes e o Regimento Escolar; comparecer às reuniões para as quais for convocado ainda que em horários e datas diferentes das usuais; manter em dia a escrituração do diário de classe e planejamentos semanais/mensais; ser discreto, zelando pelo bom nome da escola; ser respeitoso, cordial e amigo com todas as pessoas da comunidade educativa (direção, funcionários, pais, alunos); ser assíduo, comunicando com antecedência os atrasos e faltas eventuais, enviando a programação de atividades para ser desenvolvida com os alunos; acompanhar o desenvolvimento dos alunos, fazendo registros individuais; assistir ao recreio de sua turma, acompanhando a entrada e saída das salas; atender, com cuidado especial para as diferenças individuais dos alunos; não permitir que o aluno saia da sala de aula; usar uma linguagem condigna no trato com os alunos; promover a formação de bons hábitos e atitudes; notificar os pais a respeito da vida escolar dos alunos por meio de entrevistas, observações e escrito; demonstrar criatividade e interesse em participar dos eventos escolares; participar ativamente das oportunidades de formação continuada oferecidas pela escola e Secretaria Municipal de Educação; manter ambiente sugestivo e agradável em sala de aula.

Analista de Sistemas

03

-

Superior completo nas áreas de Análise de Sistemas, Sistema de Informação,Computação ou Tecnologia da Informação.

1.000,00

40h

Planejamento, coordenação e execução de projetos de sistemas de informação como tais entendidos os que envolvam o processamento de dados ou utilização de recursos de informática e automação; elaboração de orçamentos e definições operacionais e funcionais de projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação; definição, estruturação, teste e simulação de programas e sistemas de informação; elaboração e codificação de programas; estudos de viabilidade técnica e financeira para a implantação de projetos e sistemas de informação, assim como máquinas e aparelhos de informática e automação; fiscalização, controle e operação de sistemas de processamento de dados que demandam acompanhamento especializado; suporte técnico e consultoria especializada em informática e automação; estudos, análises, avaliações, vistorias, pareceres, perícias e auditorias de projetos e sistemas de informação e outras atividades correlatas;

Administrador de Redes de Computadores

01

-

Superior completo nas áreas de Análise de Sistemas, Sistema de Informação, Computação ou Tecnologia da Informação

1.000,00

40h

Administrar as redes de computadores e distribuí-las nos setores e Secretarias da Prefeitura Municipal; cuidar da manutenção preventiva de hardware e software utilizados em todos os departamentos; executar outras atividades correlatas.

Auditor Fiscal de Tributos

04

-

Superior completo em Contabilidade, administração ou economia.

1.200,00

40h

Exercer atividades de fiscalização e arrecadação tributária junto aos estabelecimentos sujeitos apenas a taxa de licença ou ao regime de estimativa, aos profissionais liberais e autônomos, orientando os contribuintes infratores para assegurar o cumprimento da legislação tributária do Município; fiscalizar estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, verificando a correta inscrição quanto ao tipo de atividades, recebimento de taxas e tributos municipais ou licença de funcionamento, para notificar as irregularidades encontradas; autuar e notificar os contribuintes que cometerem infrações e informá-los sobre a legislação vigente , visando a regularização da situação e o cumprimento da Lei.

Professor de Matemática

06

-

Superior completo em Matemática, física ou engenharia.

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor de Português

04

-

Superior completo na área ou área correlata

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor de História

03

-

Superior completo na área ou área correlata

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor de Geografia

03

-

Superior completo na área ou área correlata

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor de Ciência

03

-

Superior completo na área ou área correlata

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor de Artes

01

-

Superior completo na área ou área correlata

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor de Inglês

03

-

Superior completo na área ou área correlata

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Professor Educação Física

01

-

Superior completo em Educação Física.

483,33

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Médico

02

-

Superior em Medicina e registro no CRM.

1.000,00

20h e plantões

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Odontólogo

02

-

Superior Odontologia e registro no CRO.

1.000,00

20

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Assistente Social

02

-

Superior Serviço Social e registro no CAIS.

1.000,00

20h

Planejar e executar atividades que visem assegurar o processo de sociabilização e de melhorias de qualidade de vida, bem como buscar garantir o atendimento das necessidades básicas das classes populares e dos segmentos sociais econômicos.

Psicólogo

05

-

Superior em Psicologia e registro no CRP.

1.000,00

20

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Enfermeiro

03

-

Superior Enfermagem e registro no COREN.

800,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Terapeuta Ocupacional

01

-

Superior Terapia Ocupacional e registro no CRTO.

800,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Fisioterapeuta

01

-

Superior em Fisioterapia e registro no CRF.

800,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Nutricionista

01

-

Superior em Nutrição e Reg. no CRN.

800,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Farmacêutico

01

-

Superior em Farmácia ou Bioquímica e registro no Conselho Profissional.

1.000,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Engenheiro Civil

01

-

Superior em Engenharia Civil e registro no CREA.

2.280,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Analista de Imprensa e Marketing

01

-

Superior em Marketing, Relações Públicas ou Jornalismo e Reg. no Conselho Profissional, caso haja.

1.000,00

20h

Redigir textos para veiculação na imprensa; produzir programas de rádio e TV; assessorar e preparar campanhas de divulgação do trabalho do Poder Executivo, enviando material jornalístico (folderes, panfletos e outros); acompanhar sessões comunitárias e outras atividades correlatas.

Engenheiro Ambienta

01

-

Superior em Engenharia e Reg. no CREA.

2.280,00

20h

Exercer atividades inerentes ao cargo.

Odontólogo do
PS

02

-

Superior Odontologia e registro no CRO.

2.000,00

40h

Realizar todos os procedimentos referentes ao Programa Saúde da Família

Médico do PSF

02

-

Superior em Medicina e registro no CRM.

4.032,00

40h

Realizar todos os procedimentos referentes ao Programa Saúde da Família

Enfermeiro do PSF

02

-

Superior Enfermagem e registro no COREN.

2.000,00

40h

Realizar todos os procedimentos referentes ao Programa Saúde da Família

90167

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